A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

Congressos & Encontros

Congresso Internacional “Historiografia e Retórica: Intencionalidade do Discurso e Análise Histórica” (Unesp - Franca / Usp)


O Câmpus de Franca promove, em parceria com a USP, nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Congresso Internacional “Historiografia e Retórica: Intencionalidade do Discurso e Análise Histórica”. O evento é organizado pelo doutorando José Petrúcio de Faria Júnior, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp de Franca, sob orientação do professor Pedro Geraldo Tosi, da mesma unidade.
A atividade é voltada para pesquisadores das áreas de História, Filosofia e Letras, além de demais interessados na reflexão das especificidades e limites do discurso histórico.
A ideia para produção do evento surgiu a partir do doutorado-sainduíche que Faria Júnior fez em Berlim, orientado pela professora Therese Fuhrer, da Universidade Livre de Berlim (em alemão Freie Universität Berlin). Ele convidou Therese para realizar um evento que problematizasse a construção do ‘acontecimento histórico’.
Therese fará duas apresentações no congresso: uma na Unesp, no dia 2 às 19h, sobre Santo Agostinho, sua especialidade; e outra na USP, no dia 3 às 14h, sobre as marcas de intertextualidade e suas implicações para a compreensão de textos antigos.
A co-orientadora de Faria Júnior, a professora da USP Elaine Sartorelli, também fará uma apresentação no encontro. Ela falará a respeito da construção retórica do discurso histórico e suas formas de apropriação por pensadores tardios.
Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site http://200.145.119.5/eventos/programacaoHistRet.pdf e pelo e-mail petruciojr@terra.com.br .

Mais em: http://unesp.br/noticia.php?artigo=7966




SIMPÓSIO CPC-USP EXPERIÊNCIA CULTURAL E PATRIMÔNIO UNIVERSITÁRIO

07 a 09/03/2012 - Sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá, Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.

O Simpósio "Experiência Cultural e Patrimônio Universitário" pretende avançar na discussão de um conceito "nativo" de patrimônio, diretamente ligado à experiência cultural da universidade. Busca-se contribuir para a reflexão em torno dos objetos e suportes peculiares ao patrimônio universitário, naquilo que os distingue dos habitualmente considerados em outras esferas de preservação dos bens culturais. O desafio proposto é pensar criticamente os elos mais gerais entre patrimônio e universidade.

Mais em: http://www.anpuh.org/agenda/view?ID_AGENDA=1495




I CONGRESSO PAN-AMAZÔNICO e VII ENCONTRO DA REGIÃO NORTE DE HISTÓRIA ORAL

27 a 30/03/2012 - UFPA

I Congresso Pan-Amazônico e VII Encontro da Região Norte de História Oral.
Tema: "História do Tempo Presente & Oralidades na Amazônia"
Prazo para envio de propostas: 30 de novembro de 2011

Mais em: http://www.anpuh.org/agenda/view?ID_AGENDA=1459




II CONGRESSO BRASILEIRO DOS ARQUIVOS DO PODER JUDICIÁRIO

28 a 30/03/2012 - Tribunal Superior Eleitoral – SAFS, Quadra 7, Lotes 1/2 - Brasília/DF

Tema: Os Desafios da Gestão Documental e da Preservação da Memória do Poder Judiciário frente às Novas Tecnologias da Informação.
O II Congresso dos Arquivos é organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral com apoio do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho, do Superior Tribunal Militar, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, do Conselho da Justiça Federal e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Nesse congresso tem-se como objetivo qualificar e integrar os gestores e colaboradores da área de gestão da informação do Poder Judiciário e de outros poderes participantes frente às novas tecnologias que interferem na gestão e na preservação dos documentos e da memória institucional.
Os congressistas terão a oportunidade de participar das reuniões do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e do Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral (PGD/JE), nas quais serão apresentadas e discutidas as estratégias de melhoria para as áreas responsáveis pela informação arquivística.
Quatro minicursos serão oferecidos na área de gestão da informação, com início a ser informado em breve.
Inscrições Gratuitas.

Mais em: http://www.anpuh.org/agenda/view?ID_AGENDA=1499




III REUNIÃO DO COMITÊ ACADÊMICO HISTÓRIA, REGIÕES E FRONTEIRAS DA ASSOCIAÇÃO DE
UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEVIDEO

25 a 28/04/2012 - Santa Maria, RS, Brasil

O Comitê Acadêmico Região e História e Fronteiras da Associação de Universidades do Grupo Montevideo convida os seus membros para a III Reunião que ocorrerá nos dias 25, 26 e 28 de abril de 2012, na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Brasil.
RESUMOS: foi prorrogado a data para o envio da proposta de trabalho até o dia 06 de março de 2012.

Mais em: http://www.anpuh.org/agenda/view?ID_AGENDA=1502




SIMPÓSIO CENTENÁRIO DO MOVIMENTO DO CONTESTADO: HISTÓRIA, MEMÓRIA, SOCIEDADE E CULTURA NO BRASIL MERIDIONAL 1912-2012

29/05 a 01/06/2012 - UFSC

Simpósio sobre o Centenário do Movimento do Contestado: história, memória, sociedade e cultura no Brasil Meridional, 1912-2012.
Promoção: UFSC, UFPel, UFFS
Coordenação: Paulo Pinheiro Machado, Márcia Janete Espig, Delmir José Valentini e Grupo de investigação sobre o Movimento do Contestado.
O evento acontecerá em três etapas:
29 de maio a 01 de junho de 2012: Universidade Federal de Santa Catarina
29 a 31 de agosto de 2012: Universidade Federal de Pelotas
18 a 22 de outubro de 2012: Universidade Federal da Fronteira do Sul
Inscrições até 30 de setembro de 2011.

Mais em: http://www.anpuh.org/agenda/view?ID_AGENDA=1354




VIII ENCONTRO NACIONAL DE PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA e III ENCONTRO IBERO-
AMERICANO DE ENSINO DE HISTÓRIA

02 a 05/07/2012 - Unicamp

VIII ENCONTRO NACIONAL DE PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E III ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE ENSINO DE HISTÓRIA

Tema: Ensino de História: memórias, sensibilidades e produção de saberes

1ª CIRCULAR

O VIII Encontro Nacional PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA significa a continuidade de um projeto criado e implementado em 1988, pela Professora Dr.a Elza Nadai, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE USP, SP). O primeiro evento foi marcado pelo encontro de professores de história de todos os níveis de ensino e por debates, críticas, revisões curriculares na área do ensino de História e das trocas de experiências entre a Universidade e as escolas de educação básica. A partir de 1993, o "PERSPECTIVAS", como é conhecido, passou a coexistir com o ENPEH - Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História e os Encontros Nacionais e Regionais da ANPUH - Associação Nacional de História. Assim, os dois eventos específicos da área de Ensino de História têm sido realizados no Brasil, em diferentes instituições, com o objetivo de contribuir para o debate, o diálogo, a formação permanente de professores e pesquisadores na área do ensino de História.
Em 06 de novembro de 2009, a Plenária do VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU, MG), aprovou a proposta de realização do VIII Encontro Nacional na Universidade Estadual de Campinas. O VIII Encontro dará continuidade à trajetória construída nas edições anteriores promovidas pela USP, UFPR, UFOP, UERJ, UFRN, UFU.
O tema escolhido para esta edição, "ENSINO DE HISTÓRIA: MEMÓRIA, SENSIBILIDADES E PRODUÇÃO DE SABERES", representa um desdobramento das temáticas anteriormente já desenvolvidas. Temos a preocupação, neste evento, de dar continuidade às ações que desenvolvemos em todos os níveis de ensino e também aprofundar as nossas relações com os países ibero-americanos. Desta forma, buscamos articular às problemáticas do Ensino de História em âmbito nacional e internacional, remetendonos aos processos formativos, à história, às políticas, aos saberes e às práticas de ensino e à pesquisa e aprendizagem em História. Assim sendo, justificamos a realização de mais uma edição do "Perspectivas do Ensino de História" com a finalidade de propiciar o permanente diálogo entre os profissionais da área de História, do Ensino de História e da Educação. Buscamos estimular reflexões, produção e difusão de novos conhecimentos. Esperamos que o evento seja, de fato, um espaço de trocas, de formação, de cidadania entre sujeitos que vivem a educação em todas as suas dimensões e que buscam diálogos entre os seus companheiros ibero-americanos.

Coordenação:
Dra. Ernesta Zamboni Dra. Maria Carolina Bovério Galzerani
Presidente da Associação Brasileira do Ensino de História Diretora do Centro de Memória da Unicamp

PÚBLICO ALVO:
. Professores de História da Educação Básica e Superior
. Educadores
. Gestores
. Pesquisadores
. Alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Educação e História
. Profissionais da área da História e da Pedagogia
. Demais interessados na temática do Evento

OBJETIVOS:
1. Dar continuidade aos Encontros de Perspectivas do Ensino de História.
2. Contribuir para a melhoria do Ensino de História na América Latina através da articulação e da troca de experiências entre os profissionais que atuam na área do ensino e da pesquisa em História nos diversos países e nas diversas modalidades da educação;
3. Promover o debate e a reflexão sobre diferentes temas e problemas referentes à produção de saberes, memórias e sensibilidades presentes no Ensino de História;
4. Refletir e socializar experiências didáticas, saberes e práticas educativas, projetos e resultados de pesquisas no campo do ensino de História desenvolvidos em diversos espaços de produção e difusão dos saberes históricos;
5. Fortalecer, consolidar e divulgar espaços, grupos e experiências na área do ensino e da pesquisa em História;
6. Contribuir para a formação docente e melhoria da qualidade da educação básica e superior na área do ensino e aprendizagem em História.

LOCAL DO EVENTO:
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Localização: Cidade Universitária - Barão Geraldo, Campinas/SP - Brasil

ORGANIZAÇÃO:

O Encontro privilegiará a divulgação e discussão de experiências e práticas docentes na área do Ensino de História, ampliando os canais de difusão e interlocução entre os diferentes segmentos da comunidade educacional e os Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação em Educação e História do Brasil e de outros países.

A programação científica estará organizada em:
. Conferências
. Mesas-Redondas
. Grupos de Trabalho (GTs)
. Fóruns de Discussão: Reflexões sobre práticas docentes
. Minicursos

O envio de propostas de Minicursos a serem oferecidos durante o evento deverá ser feito pelo email: perspectivas2012@gmail.com até o dia 19/12/2011.
A inscrição de Trabalhos para os GTs e Fóruns de Discussão será feita unicamente por meio eletrônico no período de 01/02/2012 a 15/04/2012.
Maiores informações estarão disponíveis no site do evento a partir do mês de dezembro de 2011.

REALIZAÇÃO:

APOIO:
. ABEH - Associação Brasileira de Ensino de História . ANPUH
. Faculdade de Educação da Unicamp . CNPQ
. Grupo Memória . CAPES
. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada . FAPESP
. GT de Ensino de História e Educação da Anpuh . FUNCAMP
. Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp

Mais em: http://www.anpuh.org/agenda/view?ID_AGENDA=1454




II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AFRICANOS DA UFF



13 a 17/08/2012 - Universidade Federal Fluminense

Pretendendo dar continuidade ao estabelecimento de um fórum permanente de discussão de temas relativos à História da África e fomentar a consolidação deste amplo campo de pesquisas, o NEAF (Núcleo de Estudos Africanos), com apoio do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense convidam pesquisadores em vários níveis de formação a participar do II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AFRICANOS DA UFF,  em Niterói, entre os dias 13 a 17 de agosto de 2012.

CONFERENCISTAS CONFIRMADOS:
Augusto Nascimento - Instituto de Investigação Científica Tropical, Portugal
Mariana Candido - Princeton University, Estados Unidos
Paulo Farias - University of Birmingham, Reino Unido
Roquinaldo Ferreira - University of Virginia, Estados Unidos
Yacine Daddi Addoun - University of Kansas, Estados Unidos

INSCRIÇÕES:
O resumo expandido com o título do trabalho (de 3 a 5 mil caracteres com espaços) deverá ser enviado para o endereço de e-mail: encontroafrica2012@gmail.com, na formatação: arquivo ".doc";  fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entre linhas de 1,5. No resumo deverá constar o nome do(a) autor(a), sua filiação institucional, o maior nível de formação.
A data limite para o envio dos resumos é 16/03/2012.
Uma comissão científica avaliará e selecionará os trabalhos a serem apresentado no Encontro. As cartas de aceite serão encaminhadas até o dia 15/05/2012. Será cobrado o valor de R$35,00 para aqueles trabalhos que forem aceitos que deverá ser paga até 15/06/2012.
A língua oficial do evento será o português.
O evento não fornecerá cobertura de custos aos participantes.
ORGANIZAÇÃO: Membros do Núcleo de Estudos Africanos-NEAF/UFF
Alexandre Vieira Ribeiro
Alexsander Gebara
Marcelo Bittencourt
Mariza Carvalho

Mais em: http://www.anpuh.org/agenda/view?ID_AGENDA=1497




XIII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA


03 a 06/09/2012 - Departamento de História, USP

A SBHC - Sociedade Brasileira de História da Ciência - realizará o 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia entre os dias 03 e 06 de setembro de 2012, na cidade de São Paulo, nas dependências do Departamento de História da Universidade de São Paulo - USP.
Realizado desde o início da década de 1980, este é o mais importante evento nacional da área, congregando pesquisadores de diversas origens e especialidades.
Entre as atividades previstas estão Conferências, Mesas-Redondas, Simpósios Temáticos,
Sessões de Comunicação Livre, Mini-Cursos, Painéis de Iniciação Científica, lançamento de livros e eventos sócio-culturais.
Envio de propostas para os Seminários Temáticos: 12 de novembro a 19 de dezembro de 2011

Mais em: http://www.anpuh.org/agenda/view?ID_AGENDA=1442




Marcadores