A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

sábado, 4 de junho de 2011

4 de junho de 1989 – O Massacre na Praça da Paz Celestial

Em represália à ocupação da Praça da Paz Celestial, no Centro de Pequim, por estudantes, e o aumento da onda de protesto civil, o Exército chinês iniciou na madrugada do dia quatro uma ação violenta contra os manifestantes. Frente à resistência dos militantes que ocupavam o local havia sete semanas, a ação militar foi intensificada, provocando a morte de mais de 1.400 jovens.

Duas semanas antes do massacre, a onda de protestos foi intensificada pelos estudantes devido à presença da imprensa internacional na cidade, que cobria a visita do então líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev. Na praça, palco da maioria dos protestos, ficam as sedes do governo, do Partido Comunista e do Parlamento.

Vice-governador do PR critica índice de deficientes nas escolas

O vice-governador e secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, criticou nesta terça-feira o baixo índice de pessoas com deficiência matriculadas em escolas no Brasil. Segundo ele, existem hoje cerca 3,5 milhões de crianças e adolescentes com deficiência com idades entre 4 e 17 anos, mas apenas 681 mil delas frequentam algum colégio. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

"É um desafio extraordinário para a sociedade transformar esse número. Contudo, precisamos ter em vista que as peculiaridades de cada deficiência devem ser observadas na oferta do ensino", afirmou Arns, que também é representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

MPF denuncia 5 pessoas por fraude em vestibular em AL

ReduzirNormalAumentarImprimirO Ministério Público Federal (MPF) de Alagoas informou nesta terça-feira que denunciou cinco pessoas por fraude na inscrição do vestibular da Universidade Aberta do Brasil (UAB). De acordo com o MPF, o crime teve início em 2007, quando três candidatas se inscreveram no exame do curso de pedagogia utilizando declaração de exercício do magistério falsificada.
Mary Grace Nobre Cavalcante, Rochelle Thayana Alves Silva e Maria Páscoa Alves dos Santos são acusadas por utilizar documentos falsos na inscrição. Já Maria Lúcia Vilela Agra e Rejane de Oliveira Silva Nascimento, que trabalhavam como secretárias de Educação dos municípios de Carneiros e Senador Rui Palmeira, respectivamente, vão responder por emitir certificado falso.

Justiça nega corte em salários de 36 mil professores do DF

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ) julgou improcedente nesta terça-feira o pedido de liminar proposto pelo governo do Distrito Federal (DF) com vistas a suspender vantagem salarial de 36 mil professores estaduais. O governo solicitava a suspensão de pagamentos iguais a educadores com curso superior e a docentes contratados com curso normal, mas que apresentaram diploma de conclusão de graduação após a aprovação no concurso.

De acordo com o TJ, a lei 4075/2007 prevê como requisito para ingresso na carreira de magistério do Distrito Federal concurso público de provas e títulos e apresentação pelo candidato de, no mínimo, diplomação com licenciatura plena. No entanto, o artigo 15 da lei, alvo de questionamento pelo governo, determina que os professores com curso secundário (normal) ou com licenciatura curta, que já pertençam à rede pública de ensino, poderão ascender na carreira mediante apresentação de diploma com licenciatura plena ou de bacharelado com complementação.

Prêmio sobre igualdade de gênero abre inscrições para estudantes

ReduzirNormalAumentarImprimirA Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal lançou nesta quarta-feira o 7° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que tem o objetivo de estimular estudantes da rede pública e privada a produzir textos científicos e ter uma reflexão crítica sobre as desigualdades entre mulheres e homens.
Podem concorrer alunos de nível médio, que terão de escrever uma redação; estudantes que estejam frequentando ou tenham concluído cursos de graduação, mestrado ou doutorado, que terão de redigir um artigo científico; e escolas, que deverão fazer relatos de projetos e ações pedagógicas.

Câmara aprova eleição direta para reitores de universidades

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira proposta que estabelece a eleição direta para escolha de reitores, vice-reitores e diretores das instituições públicas de educação superior. Conforme o projeto, devem participar da votação os professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Segundo a Agência Câmara de Notícias, a proposta, que não precisou passar por votação no Plenário, ainda será analisada no Senado Federal.

O texto também determina que o órgão colegiado deliberativo superior das instituições públicas de educação superior será formado de forma democrática, com dois terços dos assentos ocupados por membros da comunidade acadêmica e um terço por representantes da sociedade civil local e regional.

USP aprova mudanças no vestibular da Fuvest

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) aprovou nesta quinta-feira mudanças no vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Entre as principais alterações está a utilização da nota da primeira fase no peso da nota final do candidato. De acordo com a assessoria da universidade, as mudanças entrarão em vigor na edição de 2012 do vestibular.

A assessoria informou que foram aprovadas outras quatro propostas pelos conselheiros: o aumento na nota de corte da primeira fase de 22 para 27 pontos; a redução no número de questões de 20 para 16 na segunda prova da segunda fase; a convocação de dois a três alunos por vaga para a segunda etapa - até a última edição eram chamados três estudantes; e a opção do candidato mudar de carreira caso não seja convocado até a terceira chamada.

Câmara aprova vestibular gratuito para aluno de escola pública

ReduzirNormalAumentarImprimirA Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira proposta que isenta da taxa de inscrição no vestibular das instituições federais os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública e os que tenham recebido bolsa integral em escola particular. Segundo a Agência Câmara de Notícias, o projeto foi aprovado em caráter conclusivo (sem precisar de análise no plenário) e será encaminhada para apreciação no Senado.
Em ambos os casos, os candidatos devem comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (o equivalente a R$ 817,10). O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Educação e Cultura ao projeto de lei 176/07, do deputado Fábio Souto (DEM-BA).

Créditos: http://noticias.terra.com.br/educacao/vestibular/noticias/0,,OI5164142-EI12889,00-Camara+aprova+vestibular+gratuito+para+aluno+de+escola+publica.html

Assembléia Legislativa de São Paulo disponibiliza Acervo Histórico na rede

"A página do Acervo Histórico no Portal da Alesp entra em nova fase, disponibiliza para consulta e reprodução mais de 350 mil páginas de documentos originais. A iniciativa completa trabalho iniciado com a parceria da FAPESP, entre 1998 e 2001, que permitiu o escaneamento e a catalogação, em preto e branco, dos documentos mais antigos do Legislativo de São Paulo. Também estão disponíveis para download os primeiros volumes dos “Anais da Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo (1869/1872) e os três volumes das “Falas Presidenciais”, reunidas por Eugenio Egas na série: “Galeria dos Presidentes de São Paulo”, documento fundamental no processo Legislativo durante o Império e a República Velha." Para acessar os documentos: http://www.al.sp.gov.br/web/acervo2/index_acervo.htm

Créditos: http://historica.me/profiles/blogs/assembleia-legislativa-de-sao

Lançamento do site D. João VI: o papel de um legado

A Coordenadoria de Pesquisa e a Coordenadoria de Informação Bibliográfica estão lançando o site D. João VI: o papel de um legado.
O projeto possibilita o acesso remoto dos visitantes à versão virtual da exposição homônima, que foi hospedada no Centro Cultural da Justiça Federal na época das comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro. Além da exposição virtual, guiada por módulos explicativos divididos por critérios temáticos e cronológicos, o site disponibiliza ao internauta uma vasta seleção de documentos relativos ao período joanino.
A estrutura do site, os textos e a seleção de documentos baseiam-se no guia de fontes D. João VI: um legado em papel, lançado pela coordenação Geral de Pesquisae Editoração. Esta publicação, que também está disponível para download no site, tem como objetivo auxiliar o pesquisador na busca de documentos relativos ao tema pertencentes ao acervo da Fundação Biblioteca Nacional.
Para a construção do site, foram digitalizados cerca de 120 documentos na íntegra, totalizando mais de 1500 páginas, destacando-se livros raros, manuscritos, gravuras, desenhos, jornais, mapas, documentos legislativos e administrativos, entre outros.
O projeto tem como curadores os professores convidados Ismênia Martins e Vitor Fonseca, da Universidade Federal Fluminense, e conta com o apoio e a colaboração de todos os setores de acervo da FBN.

Para visitá-lo, é só acessar o endereço http://bndigital.bn.br/expo/djoaovi/

Fonte: Fundação Biblioteca Nacional

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Câmara dos Deputados aprova criação da Unasul

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (31/05) o projeto de decreto legislativo que cria a Unasul (União de Nações Sul-Americanas).
A proposta, que será agora analisada pelo Senado, cria uma área de integração continental que abrange o Brasil, Uruguai, Chile, Equador, Paraguai, a Argentina, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru, e o Suriname.
Na sessão anterior, os deputados retiraram de pauta de votação as medidas provisórias 522 e 524, que perdem a validade na quarta-feira (01/06). Os deputados entenderam que seria inócua a votação da MPs, uma vez que não haveria tempo hábil para que elas fossem votadas pelo Senado Federal, antes de perderem suas eficácias.

Créditos: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/CAMARA+DOS+DEPUTADOS+APROVA+CRIACAO+DA+UNASUL_12357.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Presença de Collor constrange, dizem historiadores

Ao ser informado sobre o comentário do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de que o impeachment de Fernando Collor foi um "acidente" e, por isso, não faria parte dos fatos históricos exibidos no corredor da Casa conhecido como "túnel do tempo", o cientista político Luiz Werneck Vianna ironizou: "Foi um acidente? Então vai ser corrigido?" Parecia antever que, poucas horas depois, Sarney voltaria atrás e mandaria acrescentar o episódio na exposição permanente.

Esclarecido de que o "acidente" apontado por Sarney foi o impeachment, e não a omissão, o professor e pesquisador da PUC-Rio lamentou: "Não lidamos criticamente com a nossa história. Temos um instrumental de apagar o retrato das pessoas indesejáveis e devolver para a vida em outra circunstância".
Werneck citou que também "foi esquecida a era Vargas, e depois recuperada". Para o cientista político, a presença de Collor no Senado, depois de eleito em 2006, "deve ter sido determinante" para a opção de apagar o impeachment do rol de momentos marcantes da história. "A culpa não é tanto do Sarney, mas de quem o devolveu à ribalta: os partidos e o voto", afirmou.

Um site que auxilia moradores de repúblicas na organização das contas

Um site desenvolvido por um ex-aluno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos auxilia moradores de repúblicas, empresas e famílias na organização das contas diárias. Criado há cinco anos por Guilherme Fonseca de Souza Leite durante o curso de Bacharelado em Informática, o sistema está disponível gratuitamente no site http://www.supercontas.com.br/

A necessidade de organizar a divisão de uma quantidade enorme de contas entre muitas pessoas, principalmente quando se trata de ligações telefônicas, fez surgir o site. “No início era algo simples e pouco intuitivo, já que todos os moradores conheciam bem informática e também os conceitos do sistema. Com o tempo, novos integrantes, que não eram da área e não conheciam o sistema, foram apresentando novas dificuldades e assim fui aprimorando a ferramenta”, explica Leite.

Religiosos fazem protesto contra projeto que criminaliza homofobia

Religiosos realizaram nesta quarta-feira (1º) um protesto em frente ao Congresso Nacional contra o projeto que criminaliza a homofobia.

Eles temem que pastores possam ser punidos se condenarem a homossexualidade nas pregações.
Relatora do projeto, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) disse, no entanto, que vai incluir um artigo que protegerá os cultos da criminalização.
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) e a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) chegaram a trocar insultos no Senado no mês passado após o adiamento da votação do projeto.

3 de junho de 1977 – Morre o pai do neorrealismo italiano

Um ataque cardíaco encerrou a saga do criador do neorrealismo italiano, Roberto Rosselini, aos 71 anos de idade. Fazia poucos dias que Rosselini regressara da França, onde tinha presidido o júri do Festival de Cannes, o qual concedeu a Di Cavalvalcanti, curta-metragem de Glauber Rocha, o Prêmio Especial da temporada.

Filho de um dono de cinema, Rosselini desde cedo se interessou pela sétima arte. Foi durante a ditadura de Mussolini, na década de 30, que o jovem começou a trabalhar no ramo. Antes do início da Segunda Guerra, ele já rodara alguns curta-metragens. Foi ao fim do grande conflito mundial, no entanto, que Rosselini fez o trabalho que o consagraria para o resto de sua vida.

Morre Eulália Maria Lahmeyer Lobo, a primeira mulher a defender uma tese de doutora em História no Brasil

Morre no Rio a professora Eulália Maria Lahmeyer Lobo, a primeira mulher a defender uma tese de doutorado em História no Brasil, segundo o verbete com seu nome no “Dicionário mulheres do Brasil”. Nascida em 1924, também no Rio, Eulália era professora emérita tanto na UFRJ, onde havia se graduado em história e geografia na década de 1940, quanto na UFF, onde tinha sido uma das responsáveis pela formulação do curso de pós-graduação em História Urbana.

“Foi uma pioneira na historiografia brasileira, principalmente na História da América, nos anos 1950, publicando textos importantíssimos, como ‘Administração colonial luso espanhola’ que faz uma comparação entre a administração centralizada espanhola e a descentralizada, portuguesa”, contou o historiador Ronaldo Vainfas, que teve a professora Eulália como presidente de banca para se tornar professor titular na UFF.

Livro retrata Smurfs como racistas, totalitários e antissemitas

Os pequenos seres azuis com gorros brancos criados pelo ilustrador belga Peyo protagonizam de forma polêmica o livro "Le Petit Livre Bleu" (o pequeno livro azul), de Antoine Buéno, lançado nesta quarta-feira (1º) na França.
A obra revela uma "utopia totalitária com pitadas stalinista e nazista", que afasta os personagens da visão inocente da ocupada no imaginário popular.
Analisando desde o Papai Smurf, líder da comunidade, até o corporativismo social, a obra apresenta um novo olhar sobre a aldeia fictícia escondida no meio da floresta para defender sua tese.
O personagem Gargamel, cujo nariz, segundo o autor, "lembra uma caricatura antissemita", e seu gato, que se chama Azrael (Cruel, na versão brasileira), foram usados como exemplos de estereótipos, assim como o perfil de beleza "ariano" de Smurfette, a única mulher do povoado.

Comissão convida FHC a falar sobre descriminalização de droga

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) foi convidado a fazer parte do debate da descriminalização do uso de drogas na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. O ex-presidente, que já integra a Comissão Global de Políticas sobre Drogas, é apresentador do documentário Quebrando o Tabu e adotou a bandeira para promover o debate na sociedade. A comissão quer trazer também o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que assim como FHC, se destaca pela defesa do tema.

Apresentado pela senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), o requerimento foi aprovado pela comissão em reunião nesta quarta-feira (1º). Uma segunda proposta aprovada, a pedido do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), inclui no debate a ser agendado o deputado petista.

Mãe de aluna espanca professora da rede pública no interior de SP

Uma professora foi agredida pela mãe de uma aluna em frente à Escola Municipal João Fernandes de Andrade, em Salto de Pirapora, a 122 quilômetros de São Paulo, na última segunda-feira. Sônia Maria Mendes, 48, sofreu fraturas e ferimentos na face e precisou ser operada em hospital de Sorocaba. Ela passa bem e deve receber alta em breve.

A direção da escola desconhece o motivo da agressão. "Não era uma mãe presente. Sabemos apenas que se trata de uma pessoa agressiva, problemática", diz a diretora Débora de Moura. A aluna tem cinco anos e está matriculada no ensino infantil.
Segundo testemunhas, a agressão ocorreu após a aula. A mãe teria chegado por trás e espancado a professora. Em protesto, pais e educadores decidiram paralisar as aulas na tarde de terça-feira. A direção e a prefeitura registraram boletim de ocorrência contra a mãe por agressão.

Créditos:

Aumenta a concorrência no vestibular de meio de ano da Unesp

Em 2011, a concorrência do vestibular de meio de ano da Unesp bate recordes. A universidade atingiu o total de 24,3 candidatos por vaga, maior relação da história de seu processo seletivo. O número de inscritos foi de 9.029 para 12.375, um acréscimo de 37%, segundo a assessoria da Fundação Vunesp.

As carreiras com maior crescimento de candidatos por vaga, em comparação com os dados de 2010, foram as de Agronomia (79,8%), Engenharia Civil (36,8%) e Geografia (28,1%).

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Protesto estudantil por passe livre congestiona a Grande Vitória

Um protesto organizado por estudantes em frente ao Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo, no centro de Vitória, causou transtornos no trânsito em toda a região metropolitana na manhã desta quinta-feira. Os manifestantes atearam fogo em pneus e fecharam uma das principais avenidas da capital. Desde as 8h até pelo menos as 12h15, nenhum veículo conseguia passar pelo local.

O movimento conta com a adesão de membros do Diretório Central da Universidade Federal do Espírito Santo, alunos da rede pública estadual, além do Fórum Estadual da Juventude Negra e do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL). O grupo reivindica passe livre para todos os estudantes no transporte coletivo.

Em greve, professores de estaduais da Bahia dormem na Assembleia

Professores das universidades estaduais da Bahia, em greve há quase dois meses, dormiram na galeria dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (31). A invasão do prédio do legislativo baiano, iniciada por volta das 11h de ontem, pretende pressionar o governo a negociar os pedidos dos docentes.

Pelo menos 60 mil alunos estão sem aulas devido à greve de cerca de 5.000 professores no Estado. Estão sem aulas a Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana), a Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), a Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a Uneb (Universidade do Estado da Bahia).
Os professores pedem a retirada de uma cláusula do acordo salarial que congela os salários por quatro anos, além da revogação do decreto 12.583, de fevereiro de 2011, que prevê o contingenciamento de verbas das universidades.
Segundo a Aduneb (Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia), o decreto elimina pontos fundamentais para o trabalho dos professores, como o regime de dedicação exclusiva e o afastamento para cursos de aperfeiçoamento --como doutorado e outros.

De acordo com os grevistas, o governo retirou as propostas apresentadas na mesa de negociação em reunião na Secretaria de Educação na sexta-feira (27). Por enquanto, o governo não apresentou novas propostas.
Para o coordenador do Fórum das Associações Docentes, Gean Santana, esta é uma tentativa de pressionar os professores a retomar as aulas. "Primeiro o governo suspende o pagamento dos nossos salários e agora retira as propostas da mesa de negociação. Não vamos nos intimidar, pois isso só aumenta a nossa indignação e capacidade de luta", disse.

Com professores nativos, curso de francês em SP enfoca turismo

Pensando nos que pretendem viajar de férias em julho para países de língua francesa, o Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo (Ifesp) realiza um curso de francês específico para turismo, de duas semanas, com início dia 20 de junho.
A carga horária é de 12h, em seis aulas. Os horários são flexíveis e disponíveis nos níveis básico ou intermediário / avançado. Com desconto de 60%, o investimento é de R$ 396. Há opção também de presentear alguém por meio de um voucher.

MEC suspende 11 mil vagas em cursos de direito mal avaliados

O Ministério da Educação suspendeu cerca de 11 mil vagas de 136 cursos de direito que tiveram resultados insatisfatórios em avaliações da pasta. A medida, publicada no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira, que receberam notas 1 e 2, em uma escala de 1 a 5, no CPC (Conceito Preliminar de Curso). O CPC leva em conta indicadores como a titulação dos professores e a nota dos alunos no Enade 2009, exame federal que avalia os universitários. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 razoável e o 4 e o 5 bons.

O corte de vagas ficou entre 15% e 65% do total oferecido pelas instituições --quanto pior a nota, maior a redução. O entendimento é de que esses cursos não têm estrutura para receber o número de alunos que estava autorizado anteriormente.
A medida vale para o próximo processo seletivo. Os alunos já matriculados não são afetados. As instituições atingidas podem recorrer ao MEC nos próximos 30 dias.
É a segunda vez que o ministério determina a redução do número de alunos em cursos de direito mal avaliados. Em 2007, o processo de supervisão resultou no fechamento de 24 mil vagas.

Educação contratará 13.252 agentes escolares temporários

A Secretaria de Estado da Educação anunciou ontem que irá contratar 13.252 agentes escolares. São 8.769 para a área de organização e 4.483 para a de serviços.

Os salários são de R$ 654,86 para agente de organização e de R$ 628,13 para agente de serviços. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
As inscrições serão abertas em cada uma das 91 diretorias de ensino do Estado, conforme a necessidade de cada unidade, segundo a pasta.

Créditos: http://www.agora.uol.com.br/trabalho/ult10106u924183.shtml

Enem 2011 já recebeu mais de 3 milhões de inscrições

Até o meio-dia desta quinta-feira (2), o Enem 2011 (Exame Nacional do Ensino Médio deste ano) recebeu 3.080.600 milhões de inscrições. A informação é do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pelo Enem.

A previsão é que até o fim do prazo de inscrições (10 de junho) o total chegue ao dobro, isto é, 6 milhões. Os interessados em participar desta edição devem se inscrever exclusivamente pela internet. O prazo começou na segunda-feira (23).

2 de junho de 1995 – Acaba a greve dos petroleiros

Trinta e um dias após ser iniciada, a maior greve já realizada pelos petroleiros no Brasil terminou sem nenhum ganho para os trabalhadores. Uma mensagem enviada aos sindicatos pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) recomendou a volta ao trabalho mesmo sem a garantia de reintegração dos demitidos durante o movimento. No dia anterior, a Petrobrás abriu concurso para novos profissionais, alegando abandono de emprego dos seis mil petroleiros (número divulgado pela empresa na época) que permaneciam sem trabalhar.
Quando a greve começou, os petroleiros exigiam cumprimento de acordo firmado em novembro do ano anterior com o presidente Itamar Franco, que previa reajuste de até 18% do salário da classe, e que tinha sido desrespeitado pela gestão de Fernando Henrique. Durante o movimento, o Exército ocupou algumas das refinarias paradas.

Pesquisa: 25% dos estudantes de Londres são quase analfabetos

Londres é uma capital com muitas livrarias e bibliotecas, mas cerca de 25% dos estudantes são quase considerados analfabetos funcionais ao terminarem a escola primária, segundo uma nova pesquisa. Além disso, cerca de 20% termina o ensino médio sem ler ou escrever com confiança, indica uma pesquisa publicada no London Evening Standard.

A pesquisa aponta ainda que 1 milhão de adultos que trabalham na capital estão na mesma situação, enquanto em todo o país 5% dos adultos têm um nível de alfabetização equivalente ao de uma criança de no máximo 7 anos de idade.

Livro Cem Melhores Contos Brasileiros do Século continua proibido a alunos da rede pública

A liminar concedia em novembro do ano passado que proíbe novas distribuições do livro Cem Melhores Contos Brasileiros do Século a alunos da rede pública de educação foi mantida pela Câmara Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O motivo da proibição da obra literária, segundo a decisão, é o elevado conteúdo sexual da obra expostos a crianças e adolescentes sem uma análise mais apurada de sua adequação à faixa etária destinada, o que poderia causar consequências indesejáveis à sua formação.

Escola chinesa ensina mulheres a "fisgar" ricaços

Uma escola chinesa ensina mulheres a fisgar homens milionários. Aulas de etiqueta, maquiagem, de comportamento e como preparar um bom chá são dadas pelo Centro de Educação Moral de Pequim.

No país oriental, os homens valorizam mulheres que ajam com formalidade mesmo dentro de casa. Mais de 30 casamentos foram realizados em menos de dez meses com as alunas da escola.
Milionários da China pagam até R$ 7.000 por apenas um encontro de apresentação com alunas do curso.
Uma das estudantes relata que decidiu procurar a escola depois que a empresa familiar começou a falir. Ela não queria passar por dificuldades, então decidiu buscar um marido rico.

Créditos: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/escola-chinesa-ensina-mulheres-a-fisgar-homens-ricacos-20110527.html?question=0

Iniciativas individuais ajudam a alfabetizar adultos em todo país

Quase 10% dos adultos e adolescentes brasileiros não sabem ler nem escrever. O percentual representa 14 milhões de pessoas que deixaram os estudos por algum motivo em determinada época de suas vidas.

E, onde o Estado não atua, as iniciativas individuais fazem a diferença. Ao ver a necessidade das pessoas à sua volta, a professora Elisabete Dias resolver abrir uma salinha de alfabetização gratuita na laje de sua casa, no conjunto de favelas no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
Lá que seu José, que não sabia ler, nem escrever aos 50 anos, aprendeu a juntar as letras e se apaixonar pelos livros e fez Elisabete realizada com seu trabalho.

Mulher fundou escola para garantir a educação da filha

Ao chegar no bairro de São Raimundo, em São Luiz, no Maranhão, Maria Celeste Ribeiro procurou uma escola para a filha, mas não encontrou. Celeste resolveu, então, fundar uma escola comunitária para garantir a educação de Camila Ribeiro, na época com quase 4 anos de idade.
Hoje, Camila, com 21 anos, agradece a dedicação da mãe que ajudou na educação não só dela, mas de mais 300 crianças com a Escola da Tia Celeste, mantida com a ajuda de voluntários.

Senadora critica uso de livros didáticos

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) criticou nessa terça-feira (31) livros didáticos aprovados pelo MEC (Ministério da Educação) que fazem comparações entre os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), supostamente elogiosos ao petista e depreciativos ao tucano.

Ao questionar o ministro Fernando Haddad, presente na Comissão de Educação, para explicar os critérios de seleção, a senadora disse ser um “absurdo” trechos de livros que, segundo ela, ensinavam que Lula, ao ser eleito, havia tirado as elites e levado o povo ao poder.

Projeto proíbe concursos e vestibulares aos sábados; o que você acha disso?

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 605/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que proíbe a realização de concursos públicos e vestibulares aos sábados.

O autor da proposta argumenta que o sábado é o principal dia de culto religioso de muitos brasileiros. Segundo ele, alguns candidatos têm recorrido ao Judiciário para tentar impugnar os editais e mudar o horário das provas.

Qual a sua opinião sobre o assunto? Comente

 
 
Créditos: http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/05/31/projeto-proibe-concursos-e-vestibulares-aos-sabados-o-que-voce-acha-disso.jhtm

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Eles não prestaram vestibular, mas entraram na Unicamp

Alex Tomás de Aquino, de 17 anos, não se inscreveu no vestibular para a Universidade de Campinas (Unicamp) no ano passado. Apesar de se destacar entre os alunos do 3º ano do ensino médio da escola estadual Álvaro Cotomacci, na mesma cidade, ele imaginava que não teria chance de conseguir uma vaga na instituição de nível superior que mais admira, concorrendo com estudantes de cursinhos e das melhores escolas do País.

A história é muito parecida com a de Talita Nicacio, Josiane dos Santos, Yasmin Almeida, Anderson Pimentel e da maioria dos alunos da primeira turma do Programa de Formação Interdisciplinar (Profis) da Unicamp, que começou este ano. Todos foram selecionados por ter o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em comparação aos colegas que cursaram a mesma escola – e não a candidatos em geral.

Haddad propõe incluir homofobia em campanha ampla contra preconceito

No dia 27 de maio, o Ministério da Educação abriu a possibilidade de refazer o kit do projeto “Escola sem Homofobia” e distribuir em escolas para professores de turmas de ensino médio ainda neste ano. O kit, que inclui um guia para o professor e três vídeos, foi suspenso pela presidente Dilma Rousseff na semana passada.

O ministro da Educação afirmou que a questão do kit será debatida com a comissão criada pela presidente Dilma para discutir questões polêmicas.
“Como a presidenta criou uma comissão no âmbito da Secretaria da Comunicação da Presidência para dar a palavra final sobre materiais que envolvam costumes, valores, assuntos mais delicados, que envolvem essa questão, vamos encaminhar”, declarou.

Adolescente é suspeito de agredir criança em escola particular do Rio

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) investiga o caso de um aluno de 6 anos que teria sido agredido por um outro estudante adolescente no Colégio São Bento, no Centro do Rio. De acordo com a delegada titular Valéria de Aragão Sádio, a denúncia foi feita pelo pai do menor um dia após o episódio que teria sido agredido.

Procurada pelo G1, a coordenadora de marketing do Colégio São Bento, Lílian Areias, informou que não iria se manifestar sobre o assunto. Segundo ela, na segunda-feira (30), uma carta explicando o caso foi enviada aos pais de todos os alunos do colégio.

Briga entre estudantes deixa adolescente ferida no interior de SP

Uma briga entre duas estudantes de 12 e 13 anos foi parar na internet após ser gravada por um aluno com um celular em Campos do Jordão, no interior de São Paulo. A confusão aconteceu a poucos metros da escola. As duas jovens estudavam na mesma classe.

"Ela achou que eu tinha feito fofoca dela, falado um monte de coisas dela", contou a jovem agredida. A mãe da adolescente registrou a ocorrência como lesão corporal e procurou um advogado. "Está acontecendo todos os dias", diz Danielle César Ferreira. A aluna agredida foi transferida de escola.
De acordo com o Conselho Tutelar, as brigas têm sido frequentes em Campos do Jordão. Nos últimos dois meses, 50 alunos foram agredidos. Recentemente uma aluna chegou a ser encaminhada para um pronto-socorro.

Professora é afastada após aluno apresentar maconha em sala de aula

Uma professora da rede estadual do Paraná foi afastada depois de permitir que um aluno portasse maconha dentro da sala de aula. A situação ocorreu no dia 26 de maio, quando o estudante da oitava série utilizou a droga como parte da apresentação de um trabalho escolar. A professora de artes havia requisitado aos alunos que elaborassem uma apresentação com temática livre. O aluno escolheu o tema drogas, e para ilustrar a explicação levou a maconha para dentro da sala. O caso só chegou até a direção da escola quando os pais de outros alunos reclamaram da situação. Um dos pais inclusive solicitou transferência da filha para uma outra instituição de ensino.

Ministro da Educação compara críticas a livro do MEC a fascismo

O ministro da Educação, Fernando Haddad, classificou nesta terça-feira (31) de uma “postura de viés fascista” as críticas de diferentes setores da sociedade a um livro didático distribuído pelo governo nas escolas, que permitiria erros de concordância.

Haddad defendia, durante reunião da Comissão de Educação do Senado, a decisão do Ministério da Educação (MEC) de distribuir a 484.195 alunos de 4.236 escolas o livro "Por uma Vida Melhor" pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA). Nele, os autores afirmam que o uso da língua popular - ainda que com seus erros gramaticais - é válido, permitindo frases como "nós pega o peixe" ou "os menino pega o peixe". Para o ministro da Educação, a maioria dos críticos sequer havia lido a obra.

1 de junho de 1973 – Proclamada a República na Grécia

O primeiro-ministro George Papadopoulos aboliu a monarquia e proclamou a República da Grécia, assumindo a Presidência e acusando o Rei Constantino de tentativas de golpe e “imperdoável falta de maturidade”. Constantino estava exilado em Roma desde 1967, quando tentou aplicar um contra-golpe ao governo direitista vigente, no poder desde a insurreição de 1965.

“O governo decidiu abolir a monarquia devido à óbvia oposição da grande maioria do povo em manter o sistema de democracia coroada na Grécia, circunstâncias sob as quais o Rei saiu do país”, explicou o novo presidente.
Numa mensagem de dez minutos à nação, Papadopoulos convocou um plebiscito nacional para dois meses mais tarde, quando o povo julgaria sua decisão. Prometeu ainda eleições parlamentares para fins de 1974. Quando proclamou a República, Papadopoulos estava no poder desde 1967, ocasião em que ajudou o Exército a aplicar um golpe de Estado no governo vigente.

Site Enem 2011 ganha mais capacidade, e inscrições não apresentam problemas

Diferentemente dos dois últimos anos em que as inscrições para o Enem foram marcadas por dificuldade de acesso ao site e lentidão no processo, as primeira semana de inscrição para prova deste ano, nos dias 22 e 23 de outubro, não registrou grandes problemas. É bom lembrar que o prazo se encerra às 23h59 de 10 de junho, e você só estará realmente inscrito quando pagar a taxa de R$ 35.
Depois de registrar mais de 2 milhões de inscrições na primeira semana, Andrea Kern, diretora de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, diz que a fase mais crítica do processo já passou. Segundo ela, nesta semana deve haver uma queda no número de acessos ao site, seguida por um aumento nos últimos dias. Portanto, é bom não deixar para se inscrever em cima da hora para evitar o congestionamento do site www.enem.inep.gov.br.

USP terá policiais alunos

A Polícia Militar (PM) vai criar uma unidade de policiamento especializada no público universitário. PMs que cursam graduação e pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) devem participar do treinamento do novo pelotão e serão destacados para policiar a Cidade Universitária, informou o jornal O Estado de S. Paulo.
A proposta é que a Polícia Civil crie um destacamento especializado na investigação de crimes dentro da universidade. Para a corporação, eles entendem "melhor o que pensam os universitários" e podem ajudar a adaptar o policiamento comunitário ao ambiente da USP.

A PM ainda aguarda a análise do protocolo pela SSP, mas entre as medidas de policiamento ostensivo a serem adotadas está a instalação de pelo menos uma base móvel no câmpus e policiamento com bicicletas durante os fins de semana.

Créditos: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/05/31/831612/usp-tera-policiais-alunos.html

Secretaria da Educação convoca 15 mil professores para a rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, por meio de edital publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 28 de maio, iniciou a convocação de 15 mil professores para o Ensino Fundamental ciclo 2, o Médio (PEB II) e para a Educação Especial. Estes candidatos prestaram o concurso em março de 2010.

Em fevereiro deste ano, o governador Geraldo Alckmin anunciou a contratação de 25 mil novos professores para a rede estadual. Os outros 10 mil profissionais deverão ser convocados posteriormente.

"Alunos querem discutir diversidade sexual", diz professora transexual

Os adolescentes brasileiros estão prontos para discutir a diversidade sexual em sala de aula. Uns têm preconceito, mas muitos outros estão cheio de curiosidade e disposição para debater o tema. Assim pensa a transexual Marina Reidel, professora na escola estadual Rio de Janeiro, em Porto Alegre (RS), e na Fundarte, em Montenegro, no mesmo estado. “Eles querem essas aulas e gostam delas, pois conhecem algo que não é vivido na família.”
Por essa razão, a professora acredita ser um retrocesso o veto ao “kit gay”, como é chamado o material didático criado pelo MEC (Ministério da Educação) para combater a homofobia. “O material é de boa qualidade, não ensina ninguém a ser gay e mostra a realidade na qual vivemos, pois temos alunos que precisam desse apoio”, diz.

“Hoje [no dia da entrevista], inclusive, eu propus um trabalho com tema livre e um grupo decidiu falar sobre a diversidade sexual. Isto é, eles mesmos pedem para falar e alguns até dizem ‘eu não homossexual, mas respeito’.”

Servidores da educação na Bahia ocupam Assembleia

Um dia após a Justiça considerar abusiva a greve de professores e servidores das universidades estaduais da Bahia, iniciada há 57 dias, um grupo de cerca de 300 pessoas, entre docentes, funcionários e estudantes das instituições, ocupou na manhã desta terça-feira (31) a galeria dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Estado, em Salvador.

Segundo os manifestantes, a intenção é permanecer no local pelas próximas 48 horas, para cobrar do governo a reabertura das negociações. Segundo a Justiça, os grevistas têm 48 horas, desde a manhã de hoje, para voltar às atividades, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia, a ser paga pelo sindicato da categoria.

Professores da rede estadual de MG poderão entrar em greve no dia 8

Professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais decidiram cruzar os braços por tempo indeterminado a partir do próximo dia 8. A decisão foi tomada após assembleia realizada pela categoria no fim da tarde desta terça (31) na Assembleia Legislativa do Estado.

Após a assembleia, os professores seguiram em passeata para a Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, e prometem nova manifestação no dia 8, junto com policiais civis e militares, que também ameaçam entrar em greve.

Lápis, borracha, relógio e celular continuam proibidos no Enem 2011

Algumas regras seguem as mesmas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011: estão proibidos o uso de lápis e borracha na prova e os inscritos não poderão portar relógio e celular.

Todas as normas para o exame deste ano devem ser publicadas no Diário Oficial da União na próxima quinta (19).
O exame deverá ser respondido com caneta preta ou azul. E, segundo o Inep, será colocado um marcador de tempo em cada uma das 140 mil salas, onde a prova será aplicada.
Caso os inscritos levem relógio ou celular, os objetos serão colocados em sacos plásticos lacrados, identificados e serão mantidos embaixo da cadeira dos candidatos durante a prova. (Continua)

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/18/lapis-borracha-relogio-e-celular-continuam-proibidos-no-enem-2011.jhtm

Inep contrata Inmetro e empresa de gestão de risco para Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 terá a participação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e de uma empresa de gestão de risco chamada Módulo. O Inmetro irá certificar a gráfica onde o exame será impresso.

À Módulo caberá verificar a logística do exame. De acordo com a presidente do Inep --órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem--, Malvina Tuttman, a empresa já está mapeando todas as etapas de aplicação da prova para evitar problemas. Segundo Dênio Menezes, diretor de gestão e planejamento do Inep, a Módulo já atuou nas eleições e nos jogos Pan Americanos.
A aplicação e correção do Enem novamente ficarão a cargo do Cespe, ligado à UnB, e da Fundação Cesgranrio.
A presidente do Inep prometeu que as falhas ocorridas nas outras edições do Enem não voltarão a ocorrer. Ela disse, no entanto, que não pode garantir um exame sem nenhum problema. "Garantir é uma palavra muito difícil de ser usada", afirmou.
"Não perguntem nem a mim nem a ninguém se vamos ter perfeição porque perfeição não existe. Mas estaremos prontos para dar respostas imediatas", acrescentou.
Em fevereiro, o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que dois dirigentes do Inep paguessem multas por falhas no exame que acabou sendo adiado em 2009 depois do vazamento da prova.
A fraude adiou a realização da prova, que acabou marcada por abstenção recorde e erro no gabarito oficial.
O Ministério Público Federal em São Paulo também pediu à 10ª Vara Federal Criminal a condenação dos cinco acusados pelo vazamento.

REVISÃO

O edital do Enem 2011 não permitirá que o aluno peça revisão da prova. De acordo com a presidente do Inep, essa questão está sendo discutida com o Ministério Público.
No começo do ano, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspendeu todas as liminares (decisões provisórias) que haviam sido concedidas no país garantindo a estudantes o acesso à correção do Enem, apresentação de recurso ou prorrogação de inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

INSCRIÇÕES

Em 2011, o exame ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições serão abertas às 10h do dia 23 de maio e terminarão às 23h59 do dia 10 de junho.
A taxa de inscrição continua R$ 35. Alunos da rede pública não pagam e os de escolas particulares podem pedir isenção.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/saber/917507-inep-contrata-inmetro-e-empresa-de-gestao-de-risco-para-enem.shtml

"Educação brasileira é ineficaz", dizem pesquisadores

Nesta quarta-feira (18), aconteceu a reunião da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE) apresentado pelo governo. Os pesquisadores José Francisco Soares, do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Simon Schwartzman, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade do Rio de Janeiro, fizeram críticas contundentes à política educacional brasileira e apresentaram suas propostas de mudança.

José Francisco Soares trouxe números que mostram como o Brasil ainda encontra-se muito distante de outros países no que diz respeito à qualidade do ensino. Para ele, a escola brasileira não é atraente. "É preciso mudar a nossa base educacional, precisamos de uma base diversificada e racional que incentive o aluno”, afirma Soares.
Enquanto isso, o pesquisador Simon Schwartzman concentrou as críticas ao ensino médio brasileiro e mostrou alguns dados que comprovam a ineficiência educacional do país. Dos alunos entre 15 e 17 anos, 33% estão atrasados, 15% abandonaram a escola e 35% estão acima da idade adequada para o ano que cursam. Além disso, Schwartzman apontou problemas no Enem ao afirmar que “o problema do exame é obrigar todos os alunos a fazerem a mesma coisa. Deveríamos especializar a prova e dar a chance ao aluno de colocar em prática aquilo que lhe interessa, e não o contrário”.
Já o deputado federal Artur Bruno (PT-CE) saiu em defesa do Enem. “Se compararmos o exame com os atuais vestibulares, principalmente das instituições privadas que são um verdadeiro massacre, podemos afirmar que tivemos melhoras, inclusive adotando uma visão de interdependência entre as matérias estudadas no ensino médio”.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/18/para-pesquisadores-educacao-brasileira-e-ineficaz.jhtm

Impressão das provas do Enem 2011 terá monitoramento eletrônico para evitar erros

A edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá algumas mudanças no processo de logística para evitar que erros cometidos em anos anteriores não se repitam. Uma das inovações será no processo de impressão. Segundo o diretor de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Dênio Menezes, um novo dispositivo eletrônico será instalado na gráfica para detectar possíveis erros de impressão e impedir que provas com defeito sejam entregues aos alunos.
No ano passado, um problema de impressão do material causou tumulto durante a aplicação. Um lote de 21 mil cadernos de prova amarelos apresentou erro na montagem. Eles não continham todas as 90 questões das provas de ciências da natureza e humanas. Os alunos prejudicados puderam refazer o Enem. Além do problema com os cadernos amarelos, a folha em que os estudantes marcam as respostas estava com o cabeçalho das duas provas trocado.

Segundo a gráfica, o erro ocorreu porque o controle de qualidade do material impresso era feito por amostragem, a cada 20 mil cadernos, já que o conteúdo do Enem é sigiloso e as provas não poderiam ser conferidas sob risco de vazamento de informações. A gráfica escolhida para o processo de 2011 é a mesma de 2010, a RR Donelley. Para que o erro não se repita, a inovação será o monitoramento eletrônico: por meio de códigos, uma máquina irá conferir se as provas estão montadas de forma correta ou se há erro no padrão de impressão.
A escolha da gráfica sempre foi um ponto sensível na logística do Enem. Na avaliação do Ministério da Educação (MEC ), há poucas gráficas no país capazes de atender o grande volume de impressão de material do exame – em 2010 foram 10 milhões de provas impressas - e, ao mesmo tempo, aptas a cumprir os requisitos de segurança necessários. Em 2009, funcionários contratados pelo consórcio responsável pela aplicação do exame roubaram um caderno de provas de dentro da Gráfica Plural. Com o vazamento das questões, a prova teve que ser adiada causando prejuízos aos alunos inscritos.
O edital para 2011 também chama a atenção dos candidatos para que seja feito o trabalho de conferência da prova antes que ela comece a ser respondida. De acordo com a presidente do Inep, Malvina Tuttman, os participantes serão orientados pelos fiscais de sala a conferir se a prova contém todas as questões e se não há nenhum erro de impressão ou montagem do material recebido. Caso o estudante detecte algum problema, poderá substituir a prova defeituosa. No ano passado, muitos alunos só perceberam quando já tinham respondido parte das questões, o que teria prejudicado o desempenho deles.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/19/impressao-das-provas-do-enem-2011-tera-monitoramento-eletronico-para-evitar-erros.jhtm

Exame para revalidar diplomas tem adesão de 31 universidades

O Revalida, exame nacional para revalidação de diplomas médicos recebidos no exterior, terá a participação de 31 universidades públicas. Em abril, elas firmaram termo de adesão com o MEC (Ministério da Educação). O Inep ainda não divulgou o edital com o cronograma e os locais das provas.

A inscrição no exame pode ser feita pelo candidato que tenha diploma expedido no exterior em curso reconhecido pelo MEC ou por órgão correspondente do país onde se formou. O Revalida terá uma prova teórica e outra prática, de habilidades clínicas. A avaliação será feita com base nas diretrizes curriculares nacionais do curso de medicina no Brasil.
A região Nordeste concentra o maior número de instituições que aderiram ao exame, com nove federais e uma estadual. O Revalida será aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em colaboração com a subcomissão de revalidação de diplomas médicos, da qual participam representantes dos ministérios da Saúde, Educação e Relações Exteriores e da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior).
O Revalida é um novo modelo para a revalidação dos diplomas de medicina obtidos por estudantes em universidades estrangeiras. O projeto teve início no ano passado, a partir de projeto-piloto do qual participaram 25 universidades públicas. Participaram 628 candidatos com diplomas oriundos de 32 países. Atualmente, os alunos formados em medicina em universidades de outros países precisam revalidar os diplomas em instituição pública brasileira, mas cada universidade adota procedimentos próprios. Com o exame nacional, o MEC pretende unificar o processo.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/19/exame-para-revalidar-diplomas-tem-adesao-de-31-universidades.jhtm

Escola é criticada por oferecer "pole dance" a crianças

Na Inglaterra, uma escola de dança está recebendo críticas por oferecer “pole dance” a crianças de 12 anos. A dança, caracterizada por movimentos sensuais ao redor de um poste, costuma ser utilizada em casas noturnas por stripers.

Um membro do parlamento britânico e um grupo cristão atestam que as crianças não deveriam estar agindo como se “estivessem num clube de striptease”. A escola, chamada A Arte da Dança, defende a atividade dizendo que existe uma “grande diferença” entre pole dance como exercício físico e sua vertente erótica. E afirma que pode incrementar a força e a auto-confiança dos pequenos.
Gary Streeter, um membro da ala conservadora do parlamento, diz que é preciso “ter muito cuidado” com as aulas. “Nós temos um problema real no nosso país com o aumento da sexualidade das crianças pela mídia, propaganda e produtos. Uma atividade dessas pode ser um passo em direção ao caminho errado”, diz.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/20/escola-oferece-pole-dance-a-criancas-e-e-criticada.jhtm

USP divulga datas das inscrições para transferências

A Fuvest publicou hoje em seu site as informações para os estudantes que queiram pedir transferência para a USP em 2012. São 1.101 vagas --128 em biológicas, 541 em exatas, 306 em humanidades e 126 no Instituto de Física de São Carlos, que realiza concurso separado.

As inscrições devem ser feitas de 30 de junho a 08 de julho, somente pelo site da Fuvest (www.fuvest.br). O concurso é aberto a estudantes de cursos superiores do Brasil e do exterior. Alunos com matrícula trancada poderão participar do processo, mas, caso aprovados, deverão estar matriculados no primeiro semestre de 2012 na escola de origem, para que a transferência se efetive.
A taxa de inscrição, de R$ 100, dever ser paga em qualquer agência bancária até o dia 11 de julho. O manual do candidato já está disponível no site da Fuvest.
Os locais de exame serão divulgados em 22 de julho, e a prova da primeira etapa ocorre no dia 31. Os aprovados para a segunda etapa serão convocados em 12 de agosto.

PROVA

A prova tem 80 questões, divididas em língua portuguesa, inglês e questões específicas. Em humanidades, os candidatos respondem a questões de cultura contemporânea; em biológicas, a testes de genética e bioquímica e em exatas a perguntas de física e matemática.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/saber/918537-usp-divulga-datas-das-inscricoes-para-transferencias.shtml

terça-feira, 31 de maio de 2011

3º Olimpíada Nacional em História do Brasil recebe inscrições

O Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP recebe desta segunda- feira até 9 de agosto, em sua página na internet, as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos, com o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões. A primeira fase da competição começa dia 15 de agosto. A fase presencial acontece no dias 15 e 16 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas.
Podem participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história. A taxa de inscrição é de 20 reais para equipes de escolas públicas e 40 para equipes de escolas particulares.

Grevistas das Fatecs e Etecs fazem ato em São Paulo

Os professores e funcionários das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) do Centro Paula Souza programam um protesto para a tarde desta terça-feira, 31, na praça coronel Fernando Prestes, no bairro do Bom Retiro. A praça fica próxima à estação Tiradentes do metrô e de um campus da Fatec.
A manifestação estava programada para as 14h. Os servidores estão em greve desde o dia 13 de maio, cobrando reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Escolas e faculdades de todo o Estado de São Paulo participam da paralisação.

Professores da Paraíba invadem sede do governo em protesto

Centenas de professores da rede estadual de ensino da Paraíba invadiram nesta segunda-feira o Palácio da Redenção, sede do governo do Estado. Eles estão em greve desde o dia 2 de maio, mas a reação de hoje foi motivada por cortes no salário referente ao mês de abril. O governo decidiu descontar os dias de greve como falta, mas o sindicato alega que o movimento só começou em maio.

O secretário do governo, Walter Aguiar, decidiu realizar uma nova reunião na Assembleia Legislativa, mas afirmou que só iniciaria o diálogo com a categoria após a desocupação do Palácio.

Preço e qualidade de ensino atraem estudantes à África do Sul

Preços baixos e ensino qualificado, somados às belezas naturais e às possibilidades de voluntariado, têm atraído jovens intercambistas brasileiros à África do Sul. Considerado pela Associação Brasileira dos Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta) como uma das oito principais rotas educacionais de ensino de inglês, o país alia boas condições de ensino para estrangeiros e diversidade cultural. A entidade credita os investimentos maciços em ensino na África do Sul "pós-apartheid" como chamariz para os estudantes.
A Central de Intercâmbio (CI) afirma que a procura pela África do Sul como destino cresce cerca de 15% a cada ano no Brasil. Já a World Study leva em média 280 intercambistas anualmente para as terras sul-africanas. Surf e trabalho voluntário ainda são os principais objetivos de quem embarca para uma temporada na região. "As pessoas costumam relacionar a África do Sul somente com desigualdades sociais e belezas naturais. Isso realmente existe, mas o ensino do país também é muito rico. Os brasileiros têm percebido isso, pois cada vez mais eles estão aliando essas práticas a cursos e estudos", afirma Maura Leão, presidente da associação.

UFMG adota nota do Enem como 1ª etapa do vestibular 2012

A direção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) confirmou nesta segunda-feira que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai substituir a prova da primeira etapa do vestibular 2012 da universidade. No último processo seletivo, a universidade já havia utilizado a nota do exame em substituição à primeira etapa.
De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFMG, Antônia Vitória Aranha, é indispensável que os estudantes façam a inscrição no Enem, que começou nesta segunda-feira e vai até o dia 10 de junho. As provas do exame serão nos dias 22 e 23 de outubro.
Sobre uma das mudanças no vestibular 2012, que consiste na aplicação de uma nova prova de português - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - a 44 dos 75 cursos de graduação, a pró-reitora disse que a decisão foi tomada tendo em vista a mensuração da capacidade de interpretação e de produção de textos dos alunos, além de manutenção da qualidade dos alunos que ingressam na universidade.

Prazo para renovar contratos do Fies vai até 30 de junho

O prazo de renovação dos contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) foi aberto nesta segunda-feira e se estenderá até 30 de junho. A revisão dos contratos é necessária a cada seis meses.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o procedimento foi simplificado. A partir de agora, o estudante financiado deve acessar a página eletrônica do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no Portal do Ministério da Educação ou do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e conferir e confirmar dados pessoais, dos fiadores, valores das parcelas, entre outros itens. Para isso, deve utilizar o CPF e a senha já cadastrados no sistema.
O estudante que contratou o financiamento com garantia do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc) terá o aditamento, assim que concluído no sistema, enviado imediatamente de forma eletrônica para validação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). A comissão analisa e valida informações e procedimentos exigidos pelas normas do fundo, nas etapas de inscrição do estudante, contratação e aditamentos.
Constituída nos locais de oferta nas sedes e campi das instituições de ensino, a CPSA é integrada por estudantes, professores e representantes da administração da instituição. Após a validação do processo, o sistema encaminha o arquivo eletrônico à instituição financeira. "Um dos ganhos de celeridade do processo é que, no mesmo dia, será confirmado o aditamento entre os agentes envolvidos", afirma o diretor financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Corrêa Neto.
Os demais contratos, com fiança convencional e solidária, firmados na modalidade simplificada, terão a mesma agilidade. Nesse caso, o estudante segue o procedimento sem precisar comparecer ao banco. Sua presença será exigida somente em caso de contratos aditados na modalidade não simplificado - esse tipo de renovação decorre de alterações nas cláusulas contratuais do financiamento.

Aula obrigatória de música nas escolas amplia mercado na área

A carreira de músico se inicia muito antes de entrar na vida acadêmica. Para ingressar na faculdade, é preciso ter algum conhecimento para enfrentar a prova de conhecimentos específicos. Com a obrigatoriedade das aulas de música no currículo das escolas, especialistas acreditam que o número de alunos na faculdade tende a aumentar.
Para ingressar no curso, é preciso passar por uma prova específica antes de realizar o vestibular. Nesse teste, o aluno já encaminha a área que pretende fazer na faculdade. É feita uma prova individual, em que o estudante é acompanhado por uma bancada de professores e precisa demonstrar suas habilidades em diversas áreas da música, com ênfase para o campo que deseja seguir.

Enem deverá substituir vestibular da Federal do Rio de Janeiro

A partir do ano que vem, a UFRJ deve usar o Enem como forma única de ingresso de estudantes nos cursos de graduação da universidade. "É uma decisão que está para ser formalizada, mas tenho interesse na adesão ao sistema único", disse o futuro reitor, Carlos Levi, que tomará posse em julho. Segundo ele, a substituição do vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio é uma tendência em todas as federais.
A implantação do projeto depende ainda da aprovação do Conselho de Ensino de Graduação da Universidade e da homologação do Conselho Universitário. Se o resultado for positivo, os estudantes vão garantir o acesso à universidade apenas com o Enem.
Atualmente, a UFRJ já destina 40% das vagas aos candidatos mais bem-colocados no exame. Outras 20% são voltadas para alunos das redes estadual e municipal e das escolas mantidas pela Faetec, de acordo com as notas do Enem. As 40% restantes são preenchidas pelo vestibular.

Rio: alunos do Complexo do Alemão recebem oficinas de cinema

O Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, vai receber a partir deste sábado as ações do Cine Tela Brasil Educativo. O projeto foi criado para unir conhecimentos audiovisuais a um método educacional focado nos alunos e nos professores. Serão executadas sessões gratuitas de filmes, oficinas de cinema para estudantes e workshops de capacitação de professores.
Na primeira etapa, conhecida como Cine Tela, os moradores poderão assistir gratuitamente, durante três dias, sessões diárias de cinema com filmes nacionais. Na segunda parte do projeto serão realizadas as oficinas para jovens a partir dos 15 anos. O programa ensina técnicas de produção, roteiro, direção e edição de vídeo para os alunos. Com duração de aproximadamente uma semana, cada turma da oficina produz três curtas-metragens que são exibidos gratuitamente para a população ao final das aulas.

Primeira mulher presidente é tema de provas de história e redação

Primeira mulher a ocupar a presidência da República no Brasil, Dilma Rousseff pode sair das páginas dos jornais para as provas de vestibular neste ano. Provas de Geografia, História e até a redação podem abordar a questão dos direitos da mulher, da participação de Dilma como militante contra a ditadura militar e até com projetos do governo. Portanto, fique atento.
Professor de Geografia do curso pré-vestibular da Poli, em São Paulo, André Luis Guibur diz que podem aparecer na prova aspectos relacionados a projetos de governo. "A continuidade de algumas propostas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a erradicação da pobreza, podem ser abordados", afirma. Respostas sobre mudanças na autonomia do Banco Central em relação ao governo e nas relações exteriores em países como o Irã também podem ser pedidas pela banca.

Federal do Sergipe aprova adoção do Enem para a seleção de 2013

A Universidade Federal de Sergipe aprovou na manhã desta sexta-feira a regulamentação do processo seletivo para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2013. A proposta contempla a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de avaliação dos candidatos às graduações presenciais, mas sem adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O vestibular de 2012, que vai ocorrer de 27 a 30 de novembro deste ano, será o último a ser aplicado da forma tradicional.

31 de maio de 1962 - A execução de Adolf Eichmann

"Diz-se que etmologicamente o nome Eichmann significaria o mesmo que o Everyman do poema inglês: isto é, Cada Homem, ou melhor, Todos os Homens. Seja como for, a terrível verdade é que um pouco de Cada Homem foi enforcado com Adolf Eichmann. Como um pouco de Cada Homem suicidou-se com Adolf Hitler. Num caso e no outro, foi punido e puniu-se o que há de mais sinistro no ser humano. Mas, por outro lado, não um pouco, porém muito, de cada um de nós, do que temos de maior e melhor foi assassinado nos seis milhões de vítimas desses dois homens...". Jornal do Brasil

Você Sabia? Frequentar museus e teatro melhoram a saúde

As pessoas cultas que visitam museus e frequentam peças de teatro regularmente tem uma saúde melhor e uma vida mais satisfatória. É o que afirma o estudo publicado na revista Journal of Epidemiology and Community Health.
A investigação foi coordenada por cientistas noruegueses e foi realizada com mais de 50 mil adultos. Tanto homens quanto mulheres que tocam instrumentos musicais, pintam e vão a teatro e museus em seu tempo livre têm saúde melhor e são menos propensos a sofrer de ansiedade e depressão. O efeito de bem-estar, entretanto, era mais notado em quem se interessa por produtos culturais do que pelos que realizavam atividades criativas.

Os resultados mostraram que quanto maior o número de atividades culturais que a pessoa frequentava, maior eram os níveis de saúde e bem estar. De acordo com os autores, os resultados indicam que fazer parte de atividades culturais é importante para o cuidado da saúde.

Créditos: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/05/31/831468/voce-sabia-frequentar-museus-e-teatro-melhoram-saude.html

Instituições de Ensino têm até o dia 20 de junho para validar dados do Censo de Educação Superior

Foi liberado nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) o acesso ao sistema de coleta de dados do Censo de Educação Superior 2011. As instituições de ensino superior têm até o dia 20 de junho para validar todos os dados já declarados anteriormente no portal. A validação deve ser feita pela página do Censo Superior. Os representantes legais de cada instituição de ensino superior são responsáveis pela autenticidade dos dados, que serão usados na composição dos indicadores de qualidade.

Divulgado, quase sempre, anualmente, o censo de educação superior coleta e disponibiliza dados sobre as instituições de ensino, cursos de graduação presencial ou à distância, cursos seqüenciais, vagas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes.
Segundo os dados do último censo 2009, quase seis milhões de estudantes foram cadastrados na base de dados do censo. Ainda de acordo com os últimos dados divulgados, as instituições privadas são as que predominam na educação superior, com 89,4% do total.

Créditos: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/05/31/831485/instituices-ensino-tem-ate-dia-20-junho-validar-dados-do-censo-educaco-superior.html

Projeto de pesquisa sobre política e classes sociais recebe inscrições

O Projeto Temático “Política e classes sociais no capitalismo neoliberal”, apoiado pela Fapesp, oferece uma oportunidade de pós-doutoramento. O projeto é coordenado pelo professor Armando Boito Júnior, do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas, substituído temporariamente pela professora Leda Paulani, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Descoberta da Aids completa 30 anos

A aids, uma doença ainda sem cura, foi descoberta há trinta anos e já provocou 30 milhões de mortes, transformou o mundo, gerou um investimento financeiro exemplar, uma mobilização de larga escala e avanços médicos espetaculares.

Há três décadas, no dia 5 de junho de 1981, o Centro de Controle de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, descubriu em cinco jovens homossexuais uma estranha pneumonia que até então só afetava pessoas com o sistema imunológico muito debilitado.
Um mês depois, foi diagnosticado um câncer de pele em 26 homossexuais americanos e se começou a falar de "câncer gay". No ano seguinte, a doença foi batizada com o nome de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida), em inglês Aids.

Em 1983 uma equipe francesa isolou o vírus transmitido pelo sangue, secreções vaginais, leite materno ou sêmen, que ataca o sistema imunológico e expõe o paciente a "infecções oportunistas" como a tuberculose ou a pneumonia.

Professora mais velha da USP tem 93 anos

Nem cinco, nem 20, nem 30 anos. Berta Lange de Morretes dá aulas na USP (Universidade de São Paulo) há nada menos do que 70 anos, completados em abril de 2011. Professora mais antiga da universidade ela é presença garantida entre os alunos de segunda a quinta-feira.

Doutora Berta, como é conhecida no Instituto de Botânica da USP, afirma que o bom professor tem que se preocupar sobretudo com o estudante. E reclama que os professores de hoje em dia não têm essa visão.
- Tem que ter um “sexto sentido”, conhecer a vida dos alunos. Não adianta chegar na sala de aula, “vomitar” matéria e ir embora. Gostaria que os novos professores tivessem essa ideia, mas não estou vendo acontecer.
Curitibana, Berta se mudou para São Paulo com a família em meados de 1930, quando o pai veio trabalhar como zoologista na metrópole. Sua história com a USP começou assim que chegou na cidade. Ela e e a irmã do meio, Ruth, ingressaram no curso de história natural em 1938, apenas quatro anos após aa criação da universidade.

Sequestro da História

Um dos pontos turísticos de Brasília é um corredor, o “Túnel do Tempo”, passagem subterrânea que liga o plenário do Senado aos gabinetes dos senadores. Lá ficam expostos bustos e painéis retratando momentos da história do Brasil. O espaço, recentemente, passou por uma reforma e os antigos painéis foram refeitos. Um deles sumiu: o que assinalava o impeachment do ex-presidente (e hoje senador) Fernando Collor de Melo.

Questionado sobre o motivo da retirada do painel, José Sarney, presidente do Senado, disse que o afastamento de Collor não tinha grande importância: “Eu não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Mas acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil”. Para ele, os fatos que marcaram o impeachment não foram importantes e “de certo modo não deveriam ter acontecido”.

Enem 2011 já recebeu mais de 2,3 milhões de inscrições

O Enem 2011 (Exame Nacional do Ensino Médio deste ano) já recebeu mais de 2,3 milhões de inscrições até 16h30 desta segunda (30). A informação é do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pelo Enem. A previsão é que o total chegue a 6 milhões até o fim do prazo de inscrições (10 de junho).
Os interessados em participar da edição devem se inscrever exclusivamente pela internet. O prazo começou na última segunda-feira (23).

Pais de alunos vítimas do massacre de Realengo criam ONG por mais segurança nas escolas

A falta de segurança nas escolas públicas levou os pais de alunos mortos no massacre da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, a criar a organização não governamental (ONG) Anjos de Realengo com objetivo de lutar contra a violência nas unidades educacionais do município. A entidade também tem o objetivo de defender os direitos dos parentes dos adolescentes mortos e feridos na tragédia.

“O nosso objetivo é cuidar da segurança nos colégios públicos e também, cuidar das crianças que ficaram feridas não só fisicamente, mas também psicologicamente”, disse a presidente da ONG, Adriana Maria da Silveira, mãe de Luísa Paula da Silveira Machado, estudante morta no massacre.

AFS Intercultura dá intercâmbio a aluno da rede pública

O AFS Intercultura Brasil abriu inscrições para bolsas de intercâmbio para alunos de escolas públicas. Ao todo, 11 estudantes serão contemplados para uma temporada de estudos em países como México, Hungria, República Tcheca, Panamá, Turquia, Eslováquia, Tailândia, Costa Rica, República Dominicana, Argentina e Hong Kong.

Treinamento: Recém-formado deve priorizar experiência a salário

O profissional em início de carreira deve se preocupar mais com o seu aprendizado e menos com a remuneração, diz Ana Estela de Souza Pinto, editora de Treinamento da Folha.

No áudio a seguir, ela responde a dúvida de uma leitora que está insatisfeita com o salário que recebe. A leitora diz trabalhar na área do jornalismo em uma empresa conceituada, mas ganha pouco pelo que faz.
Para Ana Estela, é importante que se aproveite a oportunidade de estar em uma grande empresa para aprender e ganhar experiência, algo que irá contar bastante no currículo.
"Claro que ninguém quer trabalhar de graça, mas devemos pensar menos no curto prazo e mais em nos capacitarmos para no futuro", orienta.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/podcasts/922852-treinamento-recem-formado-deve-priorizar-experiencia-a-salario.shtml

DPU quer recolher livro que defende fala coloquial

A Defensoria Pública da União no Distrito Federal (DPU-DF) entrou com uma ação na Justiça Federal para que sejam recolhidos das escolas públicas os 485 mil exemplares do livro "Por uma Vida Melhor". A obra defende que o uso da língua coloquial - ainda que com seus erros gramaticais - é válido na tentativa de estabelecer comunicação.

"Você pode estar se perguntando: 'Mas eu posso falar os livro?'. Claro que pode", diz um trecho. Segundo o livro, caso deixem de lado a norma culta, os alunos podem sofrer "preconceito linguístico". "Fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico. Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras estabelecidas para a norma culta como padrão de correção de todas as formas linguísticas".

Haddad vai ao Senado para audiência pública sobre material didático; entenda polêmicas

Nesta terça-feira (31), às 10h, o ministro da Educação, Fernando Haddad, participará de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado. No debate, serão levantadas as polêmicas que envolveram o MEC (Ministério da Educação) nos últimos dias, como o conteúdo de livros didáticos. Entre os alvos de críticas, está um título que criticaria o governo de Fernando Henrique Cardoso e elogiaria o de Luiz Inácio Lula da Silva, outro que causou polêmica ao considerar a variação linguística "nós pega" e, o caso mais recente, o kit anti-homofobia.

PB: 450 mil alunos estão sem aula; professores estão em greve desde 2 de maio

Cerca de 450 mil alunos devem continuar sem aula nesta terça-feira (31). Os professores da rede estadual de ensino, na Paraíba, decidiram continuar o movimento grevista após assembleia e reuniões realizadas ontem. A segunda-feira foi marcada por mobilizações da categoria, que invadiu o Palácio do Governo, em João Pessoa, e depois ocupou os corredores da Assembleia Legislativa. A reivindicação principal é o pagamento do piso nacional de professor e a retirada do corte de ponto.
Na assembleia realizada no início da manhã, os professores decidiram manter a greve por tempo indeterminado. A rede estadual está sem aulas desde o dia 2 de maio. Após a assembleia, a categoria saiu em passeata para o Palácio do Governo, que foi tomado pelos manifestantes. Representantes do Sintep-PB (Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Paraíba) se reuniram com o secretário-chefe do governo, Walter Aguiar, mas não houve avanços.

Professora é detida por transar com aluno

A professora de ensino médio Angela Sue, 39, foi detida no Texas, EUA, por manter relação sexual com um aluno de 18 anos da escola onde lecionava, na cidade de Union Grove.

O caso foi descoberto no dia 27 de abril, cinco dias depois da data em que teria ocorrido o fato. A professora foi afastada da sala de aula durante a investigação.
Com o fim do inquérito, a professora foi detida. Pagou fiança de 20 mil dólares e foi liberada no mesmo dia.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/20/professora-e-detida-por-transar-com-aluno.jhtm

Duas mulheres foram presas por "vender" diplomas do ensino médio com suposto Enem

Duas mulheres foram presas por tentar "vender" diplomas de ensino médio na cidade de Arcos, localizada na região centro-oeste de Minas Gerais. Elas se diziam "representantes" do "Portal Enem" e foram detidas numa palestra por policiais infiltrados no encontro, que recebeu em torno de 30 pessoas.
De acordo com a polícia, os alunos deveriam estudar em kits vendidos a R$ 290 à vista, ou R$ 440 a prazo. Depois, os aspirantes ao diploma deveriam fazer uma prova e conseguir, pelo menos, nota 4. O processo de certificação do ensino médio é feito por órgãos oficiais, como secretarias estaduais de Educação ou por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino), aplicado pelo MEC (Ministério da Educação).

As mulheres foram presas em flagrante e levadas para a cadeia pública da cidade. Elas poderão responder por estelionato.
Segundo a assessoria da Polícia Civil do Estado, a delegada que cuida do caso não descarta a possibilidade de uma quadrilha estar por trás do golpe, já que foram apreendidos boletos, fichários com os nomes dos interessados e quase 100 kits contendo material didático com símbolos do governo federal.
Conforme a ocorrência, um jornalista recebeu panfleto que era distribuído em casas da cidade sobre a palestra. Ele desconfiou e alertou a polícia.

Promessa

A ocorrência destacou que a dupla presa prometia o certificado de conclusão do ensino médio a alunos que alcançassem ao menos a nota 4 no exame. Quem estivesse nessa situação poderia, ao cabo de 30 dias, solicitar o documento em qualquer secretaria de educação, prometiam as palestrantes.
Em outra frente, elas atiçavam o desejo dos interessados ao afirmar que eles poderiam se inscrever no Prouni (Programa Universidade para Todos) do governo federal e pleitear bolsas de estudos para os cursos superiores desejados.
As duas, segundo a polícia, estavam trajadas com camisetas nas quais estavam estampados os dizeres: “Portal Enem – Democratizando o Ensino para Todos – Enem e Prouni 2011”.
Segundo um policial civil que atendeu a reportagem do UOL Educação, testemunhas disseram que uma das palestrantes repetia a todo momento que quem adquirisse as apostilas, e se “esforçasse”, poderia ir direto da “8ª série para a faculdade”.
Outra forma de pressionar os interessados se baseou, segundo o policial, na afirmação de que, em 2012, somente quem fizesse o exame poderia se habilitar a concorrer em concursos públicos.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/20/duas-mulheres-foram-presas-por-vender-diplomas-do-ensino-medio-com-suposto-enem-por-r-290.jhtm

Rio de Janeiro inaugura primeira escola ecológica do país

A primeira escola ecológica do país foi inaugurada hoje (20) em um dos bairros mais carentes do Rio de Janeiro, Santa Cruz, zona oeste da cidade. O colégio estadual Erich Walter Heine possui instalações que captam a água da chuva para ser usada nos sanitários, jardins e na limpeza da escola, com economia de 50% da água potável. As lâmpadas LED em todo o edifício reduzem em até 80% o consumo de energia.

O formato de cata-vento da construção e o telhado verde reduzem a temperatura, em uma região em que o calor ultrapassa 40 graus Celsius no verão. A escola está entre as 121 instituições no mundo com certificação Leed Schools (de liderança em energia e design ambiental) e é a primeira escola de ensino médio profissionalizante da região, que tem um dos menores índices de desenvolvimento humano do município.
A iniciativa faz parte de um convênio entre o governo do estado e a empresa Thyssenkrupp CSA. O investimento de R$ 11 milhões foi arcado integralmente pela siderúrgica, a maior da América Latina.
O diretor de sustentabilidade da empresa, Luiz Cláudio Castro, explicou que a construção da escola estava prevista dentro do projeto de compensação por liberação de carbono, e que a ideia de uma construção sustentável surgiu para contribuir para reduzir os gases de efeito estufa.
Desde fevereiro, cerca de 200 alunos estudam na escola que foi oficialmente inaugurada hoje com a conclusão da piscina e da quadra poliesportiva. O estudante Leonardo Andreol, 15 anos, passou na prova seletiva para o colégio que oferece especialização em administração, com um computador por aluno e lousas digitais, com acesso à internet. “É uma escola diferente e aqui estou aprendendo que se a gente não conservar a natureza agora vai ficar bem difícil para as próximas gerações”.
O professor de química Agnaldo Pereira dos Santos disse que esta é a primeira vez que vê seu trabalho ser valorizado em seus 16 anos de magistério. “É muito gratificante, porque a gente [professores] já está há um bom tempo no estado e nunca havia visto uma resposta dessa, com laboratório dessa qualidade e alunos dedicados”.
O governador do estado, Sérgio Cabral, visitou a escola e em seu discurso a alunos, moradores, pais e professores, prometeu um notebook para cada estudantes do estabelecimento. “O que vocês encontraram aqui é totalmente diferente da realidade das escolas do estado. Aqui, vocês vão aprender a serem empreendedores. Por isso sei que vão curtir e cuidar de cada metro quadrado e se dedicar muito para saírem com uma formação extraordinária”.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/20/rio-de-janeiro-inaugura-primeira-escola-ecologica-do-pais.jhtm

CNE vai propor emendas ao projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação

Após dois dias de discussão em um seminário que reuniu mais de 30 entidades, o Conselho Nacional de Educação (CNE) apresentou no domingo (22) documento que propõe dez emendas ao projeto de lei que criará o novo Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação na Câmara. Uma das alterações que será sugerida é o aumento da meta do investimento público em educação de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) – patamar estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) – para 10%.

O texto apresentado pelo MEC reúne 20 metas que deverão guiar as ações dos governos municipais, estaduais e federal até 2020. Entre elas estão a ampliação de matrículas na educação infantil e no ensino superior e medidas de valorização do magistério. Diversas entidades da área já se mobilizaram para apresentar emendas ao projeto.
“Consideramos de imediato que ele é um bom plano. O projeto do Executivo é muito melhor do que o anterior, no entanto podemos aperfeiçoá-lo”, afirmou o presidente do CNE, Francisco Aparecido Cordão.
O PNE anterior, que vigorou de 2001 a 2010, continha mais de 295 metas e boa parte não foi cumprida. Àquela época, o plano estabeleceu um investimento mínimo de 7% do PIB em educação, mas o item foi vetado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. O CNE avalia que é preciso ampliar, e não repetir a meta proposta há dez anos. A sugestão do colegiado é que se atinja o patamar de 7% do PIB até 2014, até chegar a 10% em 2020. Atualmente o Brasil aplica cerca de 5% do PIB na área. “Todas as entidades presentes no seminário consideraram esse princípio como fundamental”, ressaltou Cordão.
O conselho também quer metas mais ousadas de acesso à educação integral e a outras etapas de ensino. Enquanto a proposta do MEC é que 50% das escolas públicas de educação básica ofereçam a jornada ampliada até 2020, o CNE vai defender, via emenda, que esse patamar seja elevado para 80%.
O CNE também faz algumas recomendações em relação à redação do plano. Uma delas é que as metas ou estratégias de ação não se refiram a programas específicos de governos e pede que a tramitação do projeto no Congresso Nacional não passe de 2011. Atualmente a matéria está sendo analisada por uma comissão especial na Câmara. A previsão dos deputados que compõem o grupo é que a aprovação na Casa se dê no último trimestre do ano. Depois disso, o texto segue para o Senado.
“A educação é uma questão urgente e precisamos torná-la prioritária. Se o plano não for aprovado este ano teremos sérias consequências. Ele prevê, por exemplo, que os estados e municípios elaborem seus próprios planos no prazo de um ano após a aprovação do PNE, ou seja, seria só em 2013 [caso a tramitação seja concluída só ano que vem]. Quanto mais demora, pior fica”, disse o presidente do CNE.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/23/cne-vai-propor-emendas-ao-projeto-de-lei-do-novo-plano-nacional-de-educacao.jhtm

Garota ganha direito de ouvir iPod durante provas escolares

Uma garota do ensino médio obteve na Escócia o direito de usar um iPod enquanto faz as avaliações escolares. Ela alegou que não conseguia se concentrar sem escutar as suas músicas favoritas.

A família da garota ameaçou entrar com ação judicial contra a escola para meninas Mary Erskine e as autoridades educacionais. Contra a vontade dos educadores, a instituição se viu obrigada a comprar o aparelho. Os professores são responsáveis por inserir as canções escolhidas pela menina – para garantir que não haja tentativa de cola.
A aluna tem de se sentar numa área separada durante os exames para evitar que o barulho da música atrapalhe os colegas de classe.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/23/garota-ganha-direito-de-ouvir-ipod-durante-provas-escolares.jhtm

Unicamp utilizará as notas do Enem 2011 no vestibular deste ano

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) utilizará as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 no processo seletivo deste ano, se as notas forem disponibilizadas até o dia 15 de janeiro de 2012. A utilização do resultado do exame será opcional e irá compor até 20% da nota da primeira fase do vestibular.

No entanto, as notas do Enem não serão utilizadas na classificação dos candidatos para a segunda fase, pois a Comvest (Comissão Permanete para os Vestibulares) precisaria dos dados até o dia 30 de novembro. A inclusão das notas do Enem só ocorrerá no momento de calcular as notas finais dos candidatos, após a segunda fase.

Vestibular

As inscrições para o processo seletivo 2011 da Unicamp serão realizadas entre 22 de agosto e 23 de setembro. A primeira fase será aplicada no dia 13 de novembro e a segunda etapa acontece entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2012.
A lista de convocados para a segunda fase e os locais de realização dos exames serão divulgados em 20 de dezembro. As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre dos dias 23 e 26 de janeiro de 2012.

A previsão é que a primeira chamada seja divulgada no dia 6 de fevereiro. A matrícula está marcada para o dia 9 do mesmo mês.

Isenção

Os pedidos de isenção de taxa podem ser feitos pelo site www.comvest.unicamp.br/, até 31 de maio.
A relação de candidatos beneficiados com a isenção será divulgada no dia 17 de agosto. Os candidatos comtemplados não estão automaticamente inscritos no vestibular, devendo realizar a inscrição no processo.


Leitura obrigatória

A lista de livros obrigatórios está em vigência desde 2010 e foi mantida para essa edição. Veja quais são os livros do vestibular 2012 e inicie seus estudos com o material do UOL Vestibular:

Auto da barca do inferno - Gil Vicente


Memórias de um sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida


Iracema - José de Alencar


Dom Casmurro - Machado de Assis


O Cortiço - Aluísio Azevedo


A cidade e as serras - Eça de Queirós


Vidas secas - Graciliano Ramos


Capitães da areia - Jorge Amado


Antologia poética (com base na 2ª ed. aumentada) - Vinícius de Moraes.



Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/23/unicamp-utilizara-as-notas-do-enem-2011-no-vestibular-deste-ano.jhtm

Faculdade na Coreia do Sul enfrenta onda de suicídios

Quatro estudantes e um professor se suicidaram recentemente em uma das mais prestigiadas faculdades da Coreia do Sul. As tragédias levaram o Kaist (Insituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia) a revogar a decisão, tomada há pouco tempo, de cobrar uma taxa extra de estudantes que tivessem baixa nas notas.

Para combater o problema, a faculdade aumentou o apoio psicológico aos alunos. A Coreia do Sul, conhecida pelo seu bem-sucedido sistema educacional, sofre com o alto nível de insatisfação entre seus jovens. A competitividade acirrada e a pressão para se dar bem nos estudos são alguns dos motivos que fazem dos estudantes sul-coreanos os mais infelizes entre os dos países membros da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Uma pesquisa do Ministério da Educação em Seul mostra que 146 estudantes suicidaram-se no último ano, sendo 53 nos últimos anos do ensino fundamental e três nos primeiros.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/23/universidade-da-coreia-do-sul-enfrenta-onda-de-suicidios.jhtm

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Passeata em praia do Rio condena suspensão do kit anti-homofobia

Dezenas de pessoas caminharam pela orla da praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo, em uma manifestação contra a decisão da presidente Dilma Rousseff de suspender a distribuição do kit anti-homofobia nas escolas públicas do País. A caminhada foi organizada por grupos gays das igrejas católica e evangélica que carregavam faixas e cartazes pedindo uma educação mais inclusiva.

Membro do grupo Diversidade Católica, formado por gays católicos, Juliana Luvizaro disse que a passeata busca, sobretudo, chamar a sociedade para discutir a questão do homossexualismo nas escolas, que não é tratado de maneira responsável e cidadã. "Ninguém transforma ninguém em gay. Assim como não se pode transformar um gay em heterossexual. Pedimos uma educação inclusiva dentro de casa e na escola, porque a violência contra alunos que se descobrem homossexuais ou transexuais é grande e o número de evasão escolar dessas crianças é enorme".
Juliana afirmou ainda esperar que Dilma Rousseff reformule o kit para que atenda a todas as camadas da sociedade, mas que o material não deixe de ser oferecido nas escolas. "O kit foi feito com a ajuda de diferentes grupos da sociedade e foi aprovado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação). Trata-se de um material para ajudar o educador e os alunos a praticarem o respeito à pluralidade e às diferenças".
O consultor financeiro Renato Roizenblit, que passeava no calçadão da praia de Ipanema com a esposa Daniele e a filha Raíssa, de 1 ano, comemorou a iniciativa. "Essa passeata deveria ter acontecido há muito tempo, mas antes tarde do que nunca, né? A gente tem que educar as pessoas para aceitarem as diferenças", disse.
O kit anti-homofobia suspenso inclui um caderno com orientações para professores, uma carta para o diretor da escola, cartazes de divulgação nos murais do colégio, boletins para os alunos e gravações em vídeos.

Créditos: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5155907-EI8266,00-Passeata+em+praia+do+Rio+condena+suspensao+do+kit+antihomofobia.html

ES: travestis e transexuais poderão usar nome social nas escolas

O Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo aprovou a resolução 2.735/2011, que permite a inclusão do nome social dos Travestis e Transexuais nos registros escolares das escolas do estado. A partir disso, as instituições devem incluir nas "chamadas", registros diários de frequência, entre parênteses, o nome social pelo qual estudante se identifica.

A resolução foi publicada no Diário Oficial no dia 20 deste mês. De acordo com o presidente da ABGLT, Toni Reis, o processo estava parado desde 2008, mas agora as/os Travestis e Transexuais têm direito a usar a denominação com a qual se identificam. "Isso é uma grande vitória para movimento", afirmou o presidente em nota.
No entanto, o nome social não deverá constar nas declarações do histórico escolar, dos certificados e dos diplomas.
De acordo com a resolução, cabe à instituição de ensino garantir a presença e a permanência do aluno, tendo em vista o respeito às diferenças. "Os professores e demais profissionais da educação devem estar atentos para evitar toda e qualquer forma de discriminação e preconceito que traga constrangimento para o (a) aluno (a)", diz o texto.

Créditos: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5156993-EI8266,00-ES+travestis+e+transexuais+poderao+usar+nome+social+nas+escolas.html

Idosa de 100 anos decide voltar à sala de aula no Paraná

Um exemplo de vida para um País com milhares de analfabetos, dona Isolina Mendes Campos aos 100 anos de idade decidiu voltar à sala de aula. Moradora da cidade de Londrina, no Paraná, ela é a estudante mais velha da Escola Municipal Moacyr Camargo Martins, no Conjunto Parigot de Souza, na Zona Norte, que tem uma turma de alunos acima de 45 anos.

"Quando a gente nasce, a idade começa a contar para frente. Mas tem uma hora que começa a contar para trás e a gente vira criança de novo", afirma dona Isonilda. Ela diz que fez muito amigos e colegas e que, quando falta, eles mandam chamar.
A diretora da escola Regina Pierotti lembra que os mais novos sempre querem saber da 'vovó'. "Os meninos queriam saber se ela tem uma letra bonita, e se consegue aprender tudo. Conto a eles que ela não foi alfabetizada e que o mais importante é se dispor a aprender, e ter vontade de vir para a sala de aula como os demais, apesar dos 100 anos de idade", lembra a diretora.

Créditos: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5156818-EI8266,00-Idosa+de+anos+decide+voltar+a+sala+de+aula+no+Parana.html

Transformação pedagógica é necessária para incluir deficientes

A meta 4 Plano Nacional de Educação para 2011-2020 do MEC, que ainda espera aprovação, propõe a matrícula dupla para os alunos com deficiência, ou seja, ele deverá frequentar a rede regular de ensino e, no contraturno, a escola
Segundo reportagem de Vanessa Costa Santos publicada na edição desta segunda-feira da Folha, capacitação dos docentes, adaptação do currículo e vontade e disposição são as condições necessárias para a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino.

Pais protestam para manter instituto como escola especial

A Associação de Pais, Alunos e Reabilitados do Instituto Benjamin Constant --escola para cegos-- pretende fazer uma manifestação hoje no Rio de Janeiro para reivindicar, além de mais participação nas políticas públicas de inclusão, a permanência do instituto como escola especial. O Instituto Benjamin Constant e o Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos), no Rio de Janeiro foram ameaçados recentemente pelo MEC de terem suas portas fechadas sob o argumento de que são contraditórios à política da dupla matrícula. Ambos reafirmam sua posição como escolas de educação básica especiais.

Quando perguntadas sobre a possibilidade de funcionarem também como escolas de contraturno, ambas as diretorias disseram não ter esse preparo.
"Essa não é a nossa vocação. Se eventualmente precisarmos ampliar nosso trabalho no esquema de atendimento especializado, teremos que ter mais recursos, mais profissionais e mais verbas, pois não podemos comprometer, de forma alguma, a educação de ensino básico que é hoje oferecida aos nossos alunos", diz Solange Rocha, diretora do Ines, que oferece ensino infantil, fundamental e médio.
"Em nenhum momento fomos convocados para discutir a inclusão", diz Darcy Siqueira, presidente da associação.
Para ela, não há outra razão para a intenção de fechar as portas das escolas especiais senão o corte de verbas. "Só pode ser questão de dinheiro. Até hoje nem 3% dos R$ 211 milhões previstos este ano para o Instituto Benjamin Constant entraram no nosso caixa", disse ela.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/saber/922029-pais-protestam-para-manter-instituto-como-escola-especial.shtml

Para coordenador, escolas regulares e especiais podem ser iguais

Fundada em 1829, a Perkins School for the Blind, sediada na cidade de Watertown, em Massachusetts, é a primeira escola para cegos dos Estados Unidos. Ao longo de sua experiência de mais de cem anos na inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos, a escola especializou-se também na inclusão de surdos, surdocegos, pessoas com baixa visão e pessoas com outras deficiências associadas. Em 1987, a instituição internacionalizou seu programa de formação de líderes, que busca capacitar educadores e professores para a educação especial.
Atualmente, por meio desse programa, a instituição ajuda na inclusão de pessoas com deficiência múltipla em 63 países, entre eles o Brasil, fornecendo apoio financeiro e consultoria técnica aos seus parceiros locais. Em 2010, a Perkins Internacional injetou mais de US$ 70 mil em programas de capacitação. O coordenador dos projetos da Perkins Internacional conduzidos na América Latina, Steve Perreault, conversou por e-mail com a Folha sobre a educação inclusiva.


FOLHA - Qual é o objetivo da Perkins Internacional no Brasil e em outros países?
STEVE PERREAULT - A Perkins Internacional dá suporte à educação de crianças com deficiência visual associada à outra deficiência e a surdocegos. Quando começamos nosso trabalho no Brasil, em 1990, crianças com esse tipo de deficiência praticamente não recebiam nenhuma assistência no campo da educação. Nossa filosofia defende o desenvolvimento de serviços de educação coerentes com as necessidades dessas crianças, por meio de consultorias, capacitação de professores, alinhamento com as políticas públicas e apoio à família dos alunos.

FOLHA - Qual é o valor do investimento da Perkins na inclusão dessas crianças no Brasil?
PERREAULT - Temos uma verba anual de US$ 30 mil para programas desenvolvidos no Brasil. Mas nos últimos três anos temos conseguido prover um adicional de US$ 20 mil para os programas no país, conduzidos pelos nossos parceiros locais, dentre os quais estão a Ahimsa (Associação Educacional para a Múltipla Deficiência), a Adefav (Associação para Deficientes da Áudio Visão), a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no setor de baixa visão, e a Abrapascem (Associação Brasileira de Pais e Amigos dos Surdocegos e dos Deficientes Sensoriais).

FOLHA - O que o senhor poderia dizer sobre as políticas públicas brasileiras relacionadas à educação inclusiva?
PERREAULT - Há uma lei, aprovada pelo governo, que diz que todas as escolas públicas e privadas regulares devem aceitar alunos com deficiência. Eu não tenho tanto conhecimento sobre as políticas públicas para a educação inclusiva no Brasil, mas proibir a recusa é uma grande vitória, pois amplia o acesso à educação a todas as crianças com deficiência. Durante muitos anos, escolas e governos escolheram arbitrariamente quem iriam educar, e, ao negarem a educação a pessoas com deficiência, um grande potencial para o aprendizado foi desperdiçado. O passo seguinte é saber como podemos assegurar os apoios capazes de realmente incluir as crianças com base em suas necessidades individuais. É preciso profissionais capacitados para trabalhar junto aos professores das escolas públicas no estabelecimento de planos individualizados de aprendizagem. O Perkins Internacional tem trabalhado com seus parceiros no Brasil o detalhamento desses apoios à educação de crianças com deficiência múltipla para facilitar a inclusão nas escolas locais. Este documento está sendo distribuído a autoridades de educação especial.

FOLHA - Em sua opinião, considerando o relacionamento da Perkins com seus parceiros locais, quais são os principais gargalos da educação inclusiva no Brasil?
PERREAULT - Em vez de rotular questões como problemas, nós reconhecemos o trabalho que resta a ser feito. O Brasil é um país progressista e voltado para o movimento da educação inclusiva, mas enfrenta desafios que vem de suas grandes distâncias e da densidade populacional. A tarefa é trabalhar com profissionais e famílias para levar suas vozes à política de tomada de decisões e definir o que é verdadeiramente acesso à educação. A questão não é apenas passar pela porta da escola, mas como o aluno pode se conectar e tirar o melhor proveito dos recursos que a escola tem para oferecer. A adequação do transporte para o colégio, por exemplo, muitas vezes é a chave para o sucesso do aluno com deficiência. Muitos alunos que são cegos, outro exemplo, tem pouco acesso a máquinas braillers.

FOLHA - Como é a política de educação inclusiva no EUA?
PERREAULT - A lei de educação especial apoia a inclusão de crianças com deficiências múltiplas com base no seu plano educativo individual, que deve ser desenvolvido com os pais e com a aprovação dos pais. Isso é muito importante. O sistema de ensino nos Estados Unidos ainda oferece suporte a uma gama de opções de posicionamento, baseado nas necessidades individuais de cada criança.

FOLHA - Como escolas especiais e regulares podem trabalhar juntas para incluir os alunos com deficiência em um sistema de educação que realmente faça com que eles aprendam?
PERREAULT - Acredito que as políticas devem apoiar o planejamento individualizado para cada criança, em um sistema conjunto. Escolas regulares e especiais não precisam ter sistemas diferentes. Tanto profissionais da educação regular quanto os da especial precisam de capacitação para alcançar esses apoios.

FOLHA - Quais são as iniciativas prioritárias da Perkins no Brasil?
PERREAULT - O programa Perkins Internacional continuará a trabalhar com seus principais parceiros no Brasil para promover oportunidades de educação às crianças com múltipla deficiência e às surdocegas. Continuaremos a nos concentrar na formação de professores expandido e explorando o uso de novas tecnologias, e ampliando a voz das famílias na definição das prioridades de ensino. Também continuaremos a proporcionar a troca de experiências entre profissionais da América Latina. Anualmente, nosso programa de capacitação alcança mais de 10 mil professores e pais de crianças com deficiências na América Latina.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/saber/921954-para-coordenador-escolas-regulares-e-especiais-podem-ser-iguais.shtml

Marcadores