Uma candidata do vestibular da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) foi eliminada nesta segunda-feira (11) por supostamente ter levado uma "cola" para a prova. Ela, que não teve o nome revelado pelos coordenadores do vestibular, foi obrigada a sair da sala porque os fiscais suspeitaram que ela estava com dois pedaços de papel contendo dicas e fórmulas de matemática.
A vestibulanda, que tentava uma vaga no curso de enfermagem, disse que os panfletos foram distribuídos para muitos candidatos por pessoas contratadas por um cursinho pré-vestibular da cidade, a segunda maior da Bahia, localizada a 108 km de Salvador.
Em conversa informal com os fiscais, antes de sair da sala, a candidata afirmou que não prestou atenção no material porque pensou que os panfletos faziam parte de uma ação de marketing do cursinho. Apesar das explicações, o coordenador do vestibular e pró-reitor de Graduação da UEFS, Rubens Alves Pereira, ressaltou que o edital não deixa dúvidas sobre o processo seletivo. “O texto diz que os panfletos são considerados ajudas externas, o que é proibido”, afirmou.
A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"
sábado, 23 de julho de 2011
Alunos bagunceiros
Por Içami Tiba
Aluno bagunceiro em sala de aula é o que perturba o andamento da aula, prejudicando a aprendizagem - não só a própria como a dos outros colegas. Não vou listar aqui as bagunças mais comuns ou até mesmo as especiais para não estimular o leitor a ser mais um bagunceiro e nem para alimentar a turma da bagunça.
A bagunça é contagiante. A imitação é um forte componente do aprendizado infantil e juvenil, assim como é a necessidade de pertencer a um grupo. Existe um vínculo entre os enturmados que favorece com que um imite o outro. O grupo, ou turma, reforça o comportamento de um bagunceiro por dois motivos: sensações de prazer e de pertencimento. Em geral é a de pertencimento que gera a idéia: o que um faz, todos fazem.
Geralmente um aluno faz bagunça quando se sente respaldado pelo seu grupo. Raramente quem se sente isolado, fragilizado ou rejeitado faz bagunça a não ser para ser aceito pela “turma dos bagunceiros”.
As bagunças podem ter várias origens:
1.A aula é muito parada, enfadonha e sonífera. A bagunça pode ser até um movimento de vida dos alunos. Raramente os alunos aprendem com este clima. Eles gostam de participação, movimentos, novidades, desafios, não perder tempo etc.;
2.O bagunceiro quer interromper algo que não está gostando. O aluno tem dificuldades em fazer algo que não gosta, que não entende, que não vê o significado do aprendizado;
3.O bagunceiro não tem educação relacional, não sabe se comportar em grupo, só pensa em si mesmo, sem levar em consideração os interesses alheios;
4. O bagunceiro não consegue ficar parado e atento às aulas por ser muito agitado, disperso, desinteressado;
5.O bagunceiro não aceita regras, quer impor o seu modo de ser às pessoas;
6.O bagunceiro sente-se suficientemente forte para enfrentar professores ou qualquer outra autoridade docente;
7.O bagunceiro não tem interesse em que a aula progrida e passa a fazer tudo para atrapalhar o professor;
8.O bagunceiro não quer estudar, vai forçado para a escola, não gosta de nenhum professor e faz questão de agredi-lo, mesmo durante as aulas;
9.O aluno necessita ser notado e valorizado de qualquer maneira, mesmo que seja fazendo bagunças;
10.Todo aluno quer primeiro se enturmar e já na turma quer se sobressair seja no que for, inclusive nas bagunças etc.
Uma das melhores maneiras do professor lidar com as bagunças é tomar alguma atitude que seja mais interessante para todos os alunos da sala, inclusive o bagunceiro, desde que elas (bagunças) não causem danos materiais, transgressões às regras internas e externas à sala de aula, contravenções às leis, ferimentos físicos e sofrimentos psicológicos e/ou outros constrangimentos seja a quem for, paralisias, distorções e/ou prejuízos do bom funcionamento seja do que for.
Há bagunças que não são possíveis ser resolvidas no âmbito escolar. A estas, é preciso que a escola convoque os pais ou responsáveis pelo bagunceiro para se fazer um trabalho de parceria escola-pais do bagunceiro para que ele não manipule ninguém. O bagunceiro não fala a verdade sobre as suas ações aos seus pais que geralmente nem sabem o que seu filho anda aprontando. Falo sobre esta parceria no meu mais recente livro “Pais e Educadores de Alta Performance”.
Enquanto o bagunceiro não arcar com as conseqüências provocadas pelas suas ações, ele não encontra motivos para mudar estes comportamentos.
Créditos: http://educacao.uol.com.br/colunas/icami_tiba/2011/07/12/alunos-bagunceiros.jhtm
Aluno bagunceiro em sala de aula é o que perturba o andamento da aula, prejudicando a aprendizagem - não só a própria como a dos outros colegas. Não vou listar aqui as bagunças mais comuns ou até mesmo as especiais para não estimular o leitor a ser mais um bagunceiro e nem para alimentar a turma da bagunça.
A bagunça é contagiante. A imitação é um forte componente do aprendizado infantil e juvenil, assim como é a necessidade de pertencer a um grupo. Existe um vínculo entre os enturmados que favorece com que um imite o outro. O grupo, ou turma, reforça o comportamento de um bagunceiro por dois motivos: sensações de prazer e de pertencimento. Em geral é a de pertencimento que gera a idéia: o que um faz, todos fazem.
Geralmente um aluno faz bagunça quando se sente respaldado pelo seu grupo. Raramente quem se sente isolado, fragilizado ou rejeitado faz bagunça a não ser para ser aceito pela “turma dos bagunceiros”.
As bagunças podem ter várias origens:
1.A aula é muito parada, enfadonha e sonífera. A bagunça pode ser até um movimento de vida dos alunos. Raramente os alunos aprendem com este clima. Eles gostam de participação, movimentos, novidades, desafios, não perder tempo etc.;
2.O bagunceiro quer interromper algo que não está gostando. O aluno tem dificuldades em fazer algo que não gosta, que não entende, que não vê o significado do aprendizado;
3.O bagunceiro não tem educação relacional, não sabe se comportar em grupo, só pensa em si mesmo, sem levar em consideração os interesses alheios;
4. O bagunceiro não consegue ficar parado e atento às aulas por ser muito agitado, disperso, desinteressado;
5.O bagunceiro não aceita regras, quer impor o seu modo de ser às pessoas;
6.O bagunceiro sente-se suficientemente forte para enfrentar professores ou qualquer outra autoridade docente;
7.O bagunceiro não tem interesse em que a aula progrida e passa a fazer tudo para atrapalhar o professor;
8.O bagunceiro não quer estudar, vai forçado para a escola, não gosta de nenhum professor e faz questão de agredi-lo, mesmo durante as aulas;
9.O aluno necessita ser notado e valorizado de qualquer maneira, mesmo que seja fazendo bagunças;
10.Todo aluno quer primeiro se enturmar e já na turma quer se sobressair seja no que for, inclusive nas bagunças etc.
Uma das melhores maneiras do professor lidar com as bagunças é tomar alguma atitude que seja mais interessante para todos os alunos da sala, inclusive o bagunceiro, desde que elas (bagunças) não causem danos materiais, transgressões às regras internas e externas à sala de aula, contravenções às leis, ferimentos físicos e sofrimentos psicológicos e/ou outros constrangimentos seja a quem for, paralisias, distorções e/ou prejuízos do bom funcionamento seja do que for.
Há bagunças que não são possíveis ser resolvidas no âmbito escolar. A estas, é preciso que a escola convoque os pais ou responsáveis pelo bagunceiro para se fazer um trabalho de parceria escola-pais do bagunceiro para que ele não manipule ninguém. O bagunceiro não fala a verdade sobre as suas ações aos seus pais que geralmente nem sabem o que seu filho anda aprontando. Falo sobre esta parceria no meu mais recente livro “Pais e Educadores de Alta Performance”.
Enquanto o bagunceiro não arcar com as conseqüências provocadas pelas suas ações, ele não encontra motivos para mudar estes comportamentos.
Créditos: http://educacao.uol.com.br/colunas/icami_tiba/2011/07/12/alunos-bagunceiros.jhtm
Rio obriga escolas a divulgar nota em avaliação
As escolas municipais do Rio terão que afixar em suas portas, ou em outro local de fácil visualização, suas médias e metas a serem atingidas a partir das avaliações de qualidade feitas pelo governo federal e pela Secretaria Municipal de Educação.
A medida será tomada por meio de um decreto que o prefeito Eduardo Paes publica nesta quarta-feira no "Diário Oficial" do município. A secretaria municipal de educação distribuirá um cartaz padrão onde deverão ser afixadas as médias e metas de cada escola.
Os dois indicadores que deverão constar do cartaz são o Ideb e o IDE-Rio. O Ideb é a avaliação federal que dá médias de zero a dez para todas as escolas de acordo com suas taxas de aprovação e o desempenho de alunos em testes de português e matemática. O IDE-Rio é a versão municipal desse indicador.
A sugestão de que todas as escolas públicas do país fossem obrigadas a afixar na entrada sua nota no Ideb foi feita pelo economista Gustavo Ioschpe, em artigo publicado no mês passado na revista "Veja". Desde então, vereadores e deputados estaduais e federais propuseram leis com a medida. No caso do Rio, no entanto, a decisão foi tomada por decreto.
A medida será tomada por meio de um decreto que o prefeito Eduardo Paes publica nesta quarta-feira no "Diário Oficial" do município. A secretaria municipal de educação distribuirá um cartaz padrão onde deverão ser afixadas as médias e metas de cada escola.
Os dois indicadores que deverão constar do cartaz são o Ideb e o IDE-Rio. O Ideb é a avaliação federal que dá médias de zero a dez para todas as escolas de acordo com suas taxas de aprovação e o desempenho de alunos em testes de português e matemática. O IDE-Rio é a versão municipal desse indicador.
A sugestão de que todas as escolas públicas do país fossem obrigadas a afixar na entrada sua nota no Ideb foi feita pelo economista Gustavo Ioschpe, em artigo publicado no mês passado na revista "Veja". Desde então, vereadores e deputados estaduais e federais propuseram leis com a medida. No caso do Rio, no entanto, a decisão foi tomada por decreto.
Promotoria troca processo por doação de livros no interior de SP
Suspeitos de cometerem crimes federais leves em São Carlos (232 km de São Paulo) estão se deparando com uma proposta "inusitada" do Ministério Público Federal: doar livros em vez de responder ao processo.
O acordo começou a ser proposto há sete meses para casos em que a punição seria inferior a dois anos e para suspeitos sem antecedentes criminais. Se enquadram nessa situação crimes como falso testemunho, contrabando, descaminho e desacato, por exemplo.
Até agora, três processos já terminaram em acordo, e 80 novos livros chegaram às prateleiras de bibliotecas do município. Um quarto acordo foi fechado na última semana e renderá mais R$ 1.650 em livros, valor que será dividido em dez vezes.
Segundo o procurador Ronaldo Ruffo Bartolomazi, 34, que desenvolve a parceria com a Secretaria da Educação de São Carlos, o acordo é facultativo e pode ser feito antes do início do processo ou durante o andamento.
De acordo com a secretária da Educação de São Carlos, Lourdes Moraes, os supostos infratores escolhem os títulos em uma lista elaborada pela pasta.
O futuro doador vai à livraria, compra os livros conforme o valor da multa, os leva à secretaria e, se quiser, entrega na biblioteca.
O projeto de São Carlos foi inspirado em um que existe em Presidente Venceslau desde 2010. O juiz Silas Silva Santos, 34, decidiu aplicar a doação de livros no lugar das cestas básicas em casos de crimes leves --como porte de droga e lesões corporais. De acordo com ele, em um ano, foram doados mil livros a 16 escolas.
Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/942838-promotoria-troca-processo-por-doacao-de-livros-no-interior-de-sp.shtml
O acordo começou a ser proposto há sete meses para casos em que a punição seria inferior a dois anos e para suspeitos sem antecedentes criminais. Se enquadram nessa situação crimes como falso testemunho, contrabando, descaminho e desacato, por exemplo.
Até agora, três processos já terminaram em acordo, e 80 novos livros chegaram às prateleiras de bibliotecas do município. Um quarto acordo foi fechado na última semana e renderá mais R$ 1.650 em livros, valor que será dividido em dez vezes.
Segundo o procurador Ronaldo Ruffo Bartolomazi, 34, que desenvolve a parceria com a Secretaria da Educação de São Carlos, o acordo é facultativo e pode ser feito antes do início do processo ou durante o andamento.
De acordo com a secretária da Educação de São Carlos, Lourdes Moraes, os supostos infratores escolhem os títulos em uma lista elaborada pela pasta.
O futuro doador vai à livraria, compra os livros conforme o valor da multa, os leva à secretaria e, se quiser, entrega na biblioteca.
O projeto de São Carlos foi inspirado em um que existe em Presidente Venceslau desde 2010. O juiz Silas Silva Santos, 34, decidiu aplicar a doação de livros no lugar das cestas básicas em casos de crimes leves --como porte de droga e lesões corporais. De acordo com ele, em um ano, foram doados mil livros a 16 escolas.
Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/942838-promotoria-troca-processo-por-doacao-de-livros-no-interior-de-sp.shtml
Alckmin sanciona leis que reajustam salários de professores e servidores
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sancionou as leis que concedem aumento salarial escalonado de até 42,25% e para professores e servidores de apoio da rede de ensino do Estado. Além do acréscimo, os textos modificam regras promoção por desempenho e de progressão acadêmica.
As leis 1.143 e 1.144 foram publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta terça (12) também contemplam plano de carreira que vai possibilitar um incremento no salário de até 183%.
Com as mudanças, o salário-base de um professor com jornada de 40 horas semanais, que é de R$ 1.665,05, aumentaria para até R$ 4.047,78 ao longo de toda a carreira do professor. Além disso, com as novas leis, o total de vencimentos para aqueles que cumprirem todos os oito níveis verticais e horizontais será de R$ 5.361,20. Nenhum dos dois valores considera os adicionais por tempo de serviço e os aumentos salariais previstos para os próximos anos.
De acordo com o governo de São Paulo, as novas regras permitem ao professor ter um salário máximo de R$ 6.704,07, sem contar aumentos por tempo de serviço.
O aumento será retroativo a 1º de junho deste ano.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/13/governador-de-sp-sanciona-leis-que-concedem-aumento-salarial-para-professores-e-servidores.jhtm
As leis 1.143 e 1.144 foram publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta terça (12) também contemplam plano de carreira que vai possibilitar um incremento no salário de até 183%.
Com as mudanças, o salário-base de um professor com jornada de 40 horas semanais, que é de R$ 1.665,05, aumentaria para até R$ 4.047,78 ao longo de toda a carreira do professor. Além disso, com as novas leis, o total de vencimentos para aqueles que cumprirem todos os oito níveis verticais e horizontais será de R$ 5.361,20. Nenhum dos dois valores considera os adicionais por tempo de serviço e os aumentos salariais previstos para os próximos anos.
De acordo com o governo de São Paulo, as novas regras permitem ao professor ter um salário máximo de R$ 6.704,07, sem contar aumentos por tempo de serviço.
O aumento será retroativo a 1º de junho deste ano.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/13/governador-de-sp-sanciona-leis-que-concedem-aumento-salarial-para-professores-e-servidores.jhtm
sexta-feira, 22 de julho de 2011
O Sistema de Cotas em Universidades no Brasil
Há tempos critico o sistema de cotas brasileiro, pois sou totalmente contra esse sistema falho que simplesmente privilegia uma minoria, e que só serve para aumentar ainda mais a discriminação entre brancos e negros, e outros tantos mais.
Lembro-me de dois episódios em que na própria faculdade que estudo (curso Licenciatura em História), cheguei a discutir com dois professores diferentes, pois os mesmos queriam me convencer de que o sistema de cotas era justo. Mas não dá, não dá mesmo. Fico indignado. E aproveitando as férias agora do meio de ano, resolvi escrever sobre o assunto, mas de uma forma mais dinâmica e mais abrangente. Então vamos lá.
O sistema de cotas nasceu nos EUA, no ano de 1961, na presidência de John Kennedy, para afirmar que ele estava combatendo as leis segregacionistas que existiam naquele país, e que vigoraram até 1954. Porém, em 1970 a Suprema Corte América concluiu inconstitucionais cotas para negros e qualquer outra minoria. O juiz que decidiu isso nos EUA disse na época: “Preferências raciais, quando corroboradas pelo Estado, podem ser a mais segregacionista das políticas, com o potencial de destruir a confiança na constituição e na ideia de igualdade” (1), (2).
Eis então que esta praga chega ao Brasil. Aqui, a primeira universidade a adotar o sistema de cotas foi a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no ano de 2001. Já a primeira universidade federal que utilizou esse programa mesquinho de cotas, foi a Universidade de Brasília (UnB). Que no ano de 2003 aprovou um plano para cotas raciais e étnicas.
O doutor em geografia humana Demétrio Magnoli, diz que reservar vagas para negros seria contra à democracia. "As cotas são uma solução simplista, que rompe com o princípio republicano básico de igualdade entre os cidadãos. Os negros não têm acesso ao ensino superior porque, na maioria dos casos, são pobres e passaram anos estudando em escolas públicas arruinadas. Em vez de cotas, o Estado deveria aumentar os investimentos no ensino público. Em poucos anos, os negros passariam a ocupar as melhores vagas nas universidades" (3)
Temos ainda, nossa Carta Maior, que é a Constituição Federal de 1988, que em várias partes nos diz que somos igual, indiferentes de cor, raça, credo, ou outros. Vejamos:
A Constituição Brasileira (4) de 1988 cita:
“Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
Já a Lei 7.716 de 05/01/1989 (5) que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, diz o seguinte:
“Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.” (nova redação dada pela Lei nº. 9.459, de 13 de maio de 1997)
Art. 6º Recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau.
Pena: reclusão de três a cinco anos.
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.
Depois de ler tudo isto, devemos agora levar em consideração, uma das coisas que a maioria das pessoas contra as cotas raciais dizem e com razão. Se continuar esse sistema, o próprio racismo vai se agravar, pois o negro por si só já é racista. Além do que outros grupos vão começar a questionar vagas especificas para eles, tais como homossexuais, mulheres, e outros.
Segundo um jurista famoso na área do direito, o senhor Ives Gandra o sistema de cotas é inconstitucional, pois ele fere o principio da igualdade entre os cidadãos: "É uma discriminação às avessas, em que o branco não tem direito a uma vaga mesmo se sua pontuação for maior. Reconheço que o preconceito existe, mas a política afirmativa não deve ser feita no ensino superior, e sim no de base”. (3).
Já os que argumentam serem a favor das cotas, dizem que o Brasil tem uma divida histórica com os negros. Então eu sugiro a essas pessoas que Leiam um livro chamado A Conquista da América, de Tzetan Todorov. Lá vocês verão o massacre que foram feito com os índios em toda a América, e, no entanto cadê a divida com os índios brasileiros? A me de um pouco de esperança em vocês, por favor.
Referências:
1) Macêdo, M. A. D. Cotas Raciais nas Universidades Brasileiras. Legalização da Descriminação. 2009. Disponível em: http://jus.uol.com.br/revista/texto/13491/cotas-raciais-nas-universidades-brasileiras.
2) Cabral, Daniela. Sistema de Cotas Raciais. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacao/sistema-cotas-racial.htm. Acesso em 16/07/2011
3) Henriques, Solange. Sistema de Cotas para negros amplia o debate sobre Racismo. 2003. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/negros/06.shtml
4) Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm
5) Decreto Lei 7.716 de 05/011989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Disponível em: http://www.soleis.adv.br/racismo.htm
Artigo escrito pelo aluno do Curso de Licenciatura em História,
da Faculdade Barretos Hassan Marra Jorge
TIMIDEZ, TODO MUNDO TEM UM POUCO.
Vejo durante as aulas na faculdade, vários alunos com dificuldade na hora de fazer uma apresentação de um seminário. Mas o porquê deste problema? Será vergonha? Falta de preparo? Ou timidez? Sendo assim fui fazer algumas pesquisas na internet, e olhe o que encontrei.
Uma das maiores causas que leva o discente a não querer apresentar um trabalho na frente da turma, na sala de aula, é justamente a timidez. Isso mesmo, poucos a levam em consideração, mas ela é uma coisa muito grave nos dias atuais. Saibamos mais sobre ela.
A palavra timidez vem do latim timor que significa “medo”. Esse medo é o medo do que as pessoas vão pensar sobre nós, se nós vamos comprometer alguém ou nosso grupo (no caso de um trabalho em grupo), se vamos errar, entre vários outros tipos de medo.
A muito se pensava que esse problema era uma característica pessoal, e sem cura. Mas os anos se passaram a medicina também, e hoje sabemos que ela se trata de um distúrbio emocional e que tem cura.
Esse distúrbio atrapalha nossa vida em todos os níveis, desde o campo escolar/universitário, como dito nas apresentações de trabalhos e interação com colegas; até no campo profissional, pois neste campo a exigência de pessoas desinibidas hoje é muito grande; além da vida amorosa, pois uma pessoa tímida não consegue fazer a abordagem a uma outra pessoa para quem sabe conversar e trocar uma ideia sobre algo, e quem sabe rolar a química (sendo sincero, sou um desses, risos).
Quando tem que tomar uma decisão rápida, e em público, a pessoa tímida sente seu coração disparado, mãos frias, um desconforto geral, as pernas ficam trêmulas. Isso é chamado de “medo do palco”.
Sendo assim, pessoas tímidas evitam o meio social, vivem somente na frente de um computador. Pois é muito melhor e mais fácil você se abrir para alguém que você não está vendo, do que em público. Essas pessoas não vão a festas, não namoram.
Creio que a plenitude da vida é a inclusão de todo ser humano, seja rico ou pobre, negro ou branco, religioso ou ateu, no convívio social; mas com as pessoas tímidas não é isso que ocorre. Com elas acontece o contrario, elas se excluem com o objetivo de se sentirem bem e protegidas.
Mas o que leva uma pessoa a ser tímida? Você sabe?
O perfeccionismo do tímido e sua não aceitação em errar, o levam a querer tudo certo, e sendo assim, ele acha que sempre dará errado e todos estarão olhando justamente ele. Ele não sabe levar um não, pois tem dificuldades em ser mal visto, esse não que ele recebeu pode acabar com todo um ano da vida dele. Os erros, e quedas que todos nós levamos nas nossas vidas, para os tímidos, são muito maiores, pois eles se auto criticam, acham que poderiam e deveriam ter feito melhor.
Relacionado com o que foi dito acima, vem à baixa auto estima. Essas pessoas que são muito com elas mesmas esbarram na condição humana do erro. Todos somos passiveis de erro, todos nós erraremos um dia.
E por ultimo os tímidos acreditam que para vencer a timidez, eles têm que vencê-la para depois agir. O que está completamente errado; você tem de agir, para vencer a timidez. É enfrentando nossos medos que começaremos a participar socialmente das coisas a nossa volta. Seja na escola/universidade ou com os amigos na vizinhança. É claro, situações vão voltar, mas temos de ser fortes e lutar, pois só assim sairemos dessa zona de conforto, e gozaremos a plenitude da liberdade.
Uma das maiores causas que leva o discente a não querer apresentar um trabalho na frente da turma, na sala de aula, é justamente a timidez. Isso mesmo, poucos a levam em consideração, mas ela é uma coisa muito grave nos dias atuais. Saibamos mais sobre ela.
A palavra timidez vem do latim timor que significa “medo”. Esse medo é o medo do que as pessoas vão pensar sobre nós, se nós vamos comprometer alguém ou nosso grupo (no caso de um trabalho em grupo), se vamos errar, entre vários outros tipos de medo.
A muito se pensava que esse problema era uma característica pessoal, e sem cura. Mas os anos se passaram a medicina também, e hoje sabemos que ela se trata de um distúrbio emocional e que tem cura.
Esse distúrbio atrapalha nossa vida em todos os níveis, desde o campo escolar/universitário, como dito nas apresentações de trabalhos e interação com colegas; até no campo profissional, pois neste campo a exigência de pessoas desinibidas hoje é muito grande; além da vida amorosa, pois uma pessoa tímida não consegue fazer a abordagem a uma outra pessoa para quem sabe conversar e trocar uma ideia sobre algo, e quem sabe rolar a química (sendo sincero, sou um desses, risos).
Quando tem que tomar uma decisão rápida, e em público, a pessoa tímida sente seu coração disparado, mãos frias, um desconforto geral, as pernas ficam trêmulas. Isso é chamado de “medo do palco”.
Sendo assim, pessoas tímidas evitam o meio social, vivem somente na frente de um computador. Pois é muito melhor e mais fácil você se abrir para alguém que você não está vendo, do que em público. Essas pessoas não vão a festas, não namoram.
Creio que a plenitude da vida é a inclusão de todo ser humano, seja rico ou pobre, negro ou branco, religioso ou ateu, no convívio social; mas com as pessoas tímidas não é isso que ocorre. Com elas acontece o contrario, elas se excluem com o objetivo de se sentirem bem e protegidas.
Mas o que leva uma pessoa a ser tímida? Você sabe?
O perfeccionismo do tímido e sua não aceitação em errar, o levam a querer tudo certo, e sendo assim, ele acha que sempre dará errado e todos estarão olhando justamente ele. Ele não sabe levar um não, pois tem dificuldades em ser mal visto, esse não que ele recebeu pode acabar com todo um ano da vida dele. Os erros, e quedas que todos nós levamos nas nossas vidas, para os tímidos, são muito maiores, pois eles se auto criticam, acham que poderiam e deveriam ter feito melhor.
Relacionado com o que foi dito acima, vem à baixa auto estima. Essas pessoas que são muito com elas mesmas esbarram na condição humana do erro. Todos somos passiveis de erro, todos nós erraremos um dia.
E por ultimo os tímidos acreditam que para vencer a timidez, eles têm que vencê-la para depois agir. O que está completamente errado; você tem de agir, para vencer a timidez. É enfrentando nossos medos que começaremos a participar socialmente das coisas a nossa volta. Seja na escola/universidade ou com os amigos na vizinhança. É claro, situações vão voltar, mas temos de ser fortes e lutar, pois só assim sairemos dessa zona de conforto, e gozaremos a plenitude da liberdade.
Artigo escrito pelo aluno Hassan Marra Jorge, do Curso de Licenciatura em História
da Faculdade Barretos
Mais investimento em educação pode reduzir exposição de crianças à violência
Se o investimento em qualidade na educação brasileira fosse maior, o resultado seria menos crianças e adolescentes vivendo em situações de risco ou de violência. A opinião é do presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo (SP), Ariel de Castro Alves, e vice-presidente da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Segundo o advogado, nos últimos anos, houve um aumento do número de assassinatos de crianças e adolescentes no país. “Há cinco anos, 16 crianças e adolescentes eram assassinados por dia. Atualmente, com base no último Mapa da Violência, são 21.”
Para Castro, é preciso investir cada vez mais na educação integral. “A criança e o adolescente deveriam cumprir um período na escola e, no contraturno, fazerem cursos de informática ou atividades na área de cultura, esporte e lazer. A partir dos 14 anos, elas também podem ser aprendizes”, disse à Agência Brasil.
Segundo o advogado, nos últimos anos, houve um aumento do número de assassinatos de crianças e adolescentes no país. “Há cinco anos, 16 crianças e adolescentes eram assassinados por dia. Atualmente, com base no último Mapa da Violência, são 21.”
Para Castro, é preciso investir cada vez mais na educação integral. “A criança e o adolescente deveriam cumprir um período na escola e, no contraturno, fazerem cursos de informática ou atividades na área de cultura, esporte e lazer. A partir dos 14 anos, elas também podem ser aprendizes”, disse à Agência Brasil.
Inep divulga conteúdos que vão cair no Enade 2011
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) publicou na edição desta quarta-feira (13) do Diário Oficial os conteúdos que serão cobrados nas provas de tecnólogos do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2011. Os testes acontecem no dia 6 de novembro.
Veja o que será cobrado (páginas 136 e seguintes do Diário Oficial)
O exame precisa ser feito pelos alunos ingressantes nos cursos neste ano (com exceção daqueles que fizeram o Enem) e pelos concluintes. Estão nesta última categoria aqueles que tenham expectativa de conclusão em 2011 e/ou quem já fez mais de 80% da carga horária mínima do curso. Quem colar grau até 31 de agosto está dispensado do Enade.
A partir deste ano, os ingressantes dos cursos que serão avaliados no exame poderão utilizar sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Cursos avaliados
Neste ano, só fazem as provas os alunos dos seguintes cursos:
•Arquitetura e urbanismo
•Engenharia
•Biologia (bacharelado e licenciatura)
•Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura)
•Computação (bacharelado e licenciatura)
•Filosofia (bacharelado e licenciatura)
•Física (bacharelado e licenciatura)
•Geografia (bacharelado e licenciatura)
•História (bacharelado e licenciatura)
•Letras (bacharelado e licenciatura)
•Matemática (bacharelado e licenciatura)
•Química (bacharelado e licenciatura)
•Pedagogia (licenciatura)
•Educação Física (licenciatura)
•Artes Visuais (licenciatura)
•Música (licenciatura).
Além desses, os seguintes cursos tecnológicos também passarão por avaliação em 2011:
•Alimentos
•Construção de Edifícios
•Automação industrial
•Gestão da produção industrial
•Manutenção industrial
•Processos químicos
•Fabricação mecânica
•Análise e desenvolvimento de sistemas
•Redes de computadores
•Saneamento ambiental.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/13/inep-divulga-conteudos-que-vao-cair-no-enade-2011.jhtm
Veja o que será cobrado (páginas 136 e seguintes do Diário Oficial)
O exame precisa ser feito pelos alunos ingressantes nos cursos neste ano (com exceção daqueles que fizeram o Enem) e pelos concluintes. Estão nesta última categoria aqueles que tenham expectativa de conclusão em 2011 e/ou quem já fez mais de 80% da carga horária mínima do curso. Quem colar grau até 31 de agosto está dispensado do Enade.
A partir deste ano, os ingressantes dos cursos que serão avaliados no exame poderão utilizar sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Cursos avaliados
Neste ano, só fazem as provas os alunos dos seguintes cursos:
•Arquitetura e urbanismo
•Engenharia
•Biologia (bacharelado e licenciatura)
•Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura)
•Computação (bacharelado e licenciatura)
•Filosofia (bacharelado e licenciatura)
•Física (bacharelado e licenciatura)
•Geografia (bacharelado e licenciatura)
•História (bacharelado e licenciatura)
•Letras (bacharelado e licenciatura)
•Matemática (bacharelado e licenciatura)
•Química (bacharelado e licenciatura)
•Pedagogia (licenciatura)
•Educação Física (licenciatura)
•Artes Visuais (licenciatura)
•Música (licenciatura).
Além desses, os seguintes cursos tecnológicos também passarão por avaliação em 2011:
•Alimentos
•Construção de Edifícios
•Automação industrial
•Gestão da produção industrial
•Manutenção industrial
•Processos químicos
•Fabricação mecânica
•Análise e desenvolvimento de sistemas
•Redes de computadores
•Saneamento ambiental.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/13/inep-divulga-conteudos-que-vao-cair-no-enade-2011.jhtm
Um em cada cinco estudantes do ensino fundamental está atrasado na escola
Um em cada cinco estudantes brasileiros do ensino fundamental está atrasado na escola. No ensino médio, pelo menos três em cada dez alunos também estão nessa situação. É o que mostram os dados do Censo Escolar 2010 sobre as taxas de distorção idade-série. O indicador mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária.
Pela legislação que organiza a oferta de ensino no país, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio. De 2008 a 2010, o percentual de alunos fora da série adequada para a idade registrou leve alta. Em 2008, a taxa era 22,1% no ensino fundamental, passou para 23,3% em 2009 e para 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual era de 33,7% em 2008, foi para 34,4% em 2009 e chegou a 34,5% no ano passado.
Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, essa estagnação é resultado do arrefecimento da política de progressão continuada. Muitas redes de ensino que tinham como orientação a não reprovação dos alunos nos primeiros anos do ensino fundamental mudaram essas diretrizes. “Isso provocou uma manutenção da reprovação, quando ela é grande causa a distorção idade-série. Hoje já se pensa em políticas de correção de fluxo e de aprendizagem sem usar a reprovação, como o reforço escolar”, explica.
Pela legislação que organiza a oferta de ensino no país, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio. De 2008 a 2010, o percentual de alunos fora da série adequada para a idade registrou leve alta. Em 2008, a taxa era 22,1% no ensino fundamental, passou para 23,3% em 2009 e para 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual era de 33,7% em 2008, foi para 34,4% em 2009 e chegou a 34,5% no ano passado.
Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, essa estagnação é resultado do arrefecimento da política de progressão continuada. Muitas redes de ensino que tinham como orientação a não reprovação dos alunos nos primeiros anos do ensino fundamental mudaram essas diretrizes. “Isso provocou uma manutenção da reprovação, quando ela é grande causa a distorção idade-série. Hoje já se pensa em políticas de correção de fluxo e de aprendizagem sem usar a reprovação, como o reforço escolar”, explica.
Norte e Nordeste concentram maior índice de estudantes fora da faixa etária
O percentual de estudantes que estão atrasados na escola é maior nos estados do Norte e Nordeste. No Pará, quase 40% dos alunos do ensino fundamental não cursam a série adequada para sua idade, enquanto a média nacional é de 23,6%. No ensino médio, o problema atinge quase 60% dos alunos paraenses. É o que apontam as taxas de distorção idade-série do Censo Escolar 2010. O indicador mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária. Bahia e Sergipe também têm altos índices: 38,1% e 37,9%, respectivamente.
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado do Pará, o governo está desenvolvendo “ações de curto, médio e longo” prazo para resolver o problema. Uma delas é o projeto de aceleração nas escolas da rede estadual que promove a reorganização dos estudantes no período de três anos para correção de fluxo.
Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Educação de Sergipe disse que reconhece a alta taxa de distorção idade-série no estado e afirma que o problema é causado pelos “índices elevados de reprovação e abandono”. O órgão também destacou que desde 2005 já desenvolve um programa para correção de fluxo e está investindo em projetos que “causem impacto direto na gestão da sala de aula”, mas que os resultados “não aparecem de imediato”. A Secretaria de Educação da Bahia foi procurada pela Agência Brasil, mas não se manifestou sobre o problema até a publicação desta matéria.
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado do Pará, o governo está desenvolvendo “ações de curto, médio e longo” prazo para resolver o problema. Uma delas é o projeto de aceleração nas escolas da rede estadual que promove a reorganização dos estudantes no período de três anos para correção de fluxo.
Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Educação de Sergipe disse que reconhece a alta taxa de distorção idade-série no estado e afirma que o problema é causado pelos “índices elevados de reprovação e abandono”. O órgão também destacou que desde 2005 já desenvolve um programa para correção de fluxo e está investindo em projetos que “causem impacto direto na gestão da sala de aula”, mas que os resultados “não aparecem de imediato”. A Secretaria de Educação da Bahia foi procurada pela Agência Brasil, mas não se manifestou sobre o problema até a publicação desta matéria.
Presidente do Inep diz que estuda enviar para casa de candidato redação do Enem corrigida
A presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Malvina Tuttman, disse que estuda enviar à casa dos candidatos uma cópia da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) corrigida. A afirmação foi feita na terça (12), durante a 63ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Goiânia,
A novidade, se aplicada, só valeria a partir do segundo semestre de 2012. Segundo Malvina, seria preciso, no entanto, que o órgão adquirisse “maquinário pesado” para implantar esse esquema de correção e distribuição.
A novidade, se aplicada, só valeria a partir do segundo semestre de 2012. Segundo Malvina, seria preciso, no entanto, que o órgão adquirisse “maquinário pesado” para implantar esse esquema de correção e distribuição.
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Instituições oferecem bolsa de estudos em 4 países
Jovens profissionais e pesquisadores podem encontrar oportunidades para se aperfeiçoar no exterior. Instituições internacionais de várias áreas estão com inscrições abertas para bolsas de estudos, com oportunidades para quem quer fazer pesquisa, especialização, pós-graduação e cursos livres.
ALEMANHA
Pesquisadores verdes
Jovens cientistas interessados em sustentabilidade podem se inscrever para concorrer a bolsas de pesquisa na Alemanha.
Os 20 vencedores da terceira edição do Green Talents poderão participar de fórum científico por dez dias no terceiro trimestre deste ano. Em 2012, eles voltarão à Alemanha para ficar três meses com bolsa de pesquisa.
É possível se inscrever até 29 de julho. O candidato deve encaminhar currículo, incluindo pesquisas já feitas e publicações, carta de recomendação com a opinião de um especialista sobre sua carreira e sua atuação como cientista e texto argumentativo explicando os motivos pelos quais quer participar do fórum de pesquisa e suas expectativas.
Políticas públicas
Os interessados em fazer pós-graduação no exterior podem se inscrever até 31 de julho para o programa alemão de pós sobre políticas públicas e boa governança e para os cursos com temática sobre países em desenvolvimento.
As bolsas são oferecidas pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, com valor de 750 euros mensais, mais ajuda de custo para passagem aérea, curso preparatório de alemão e seguro saúde.
A lista dos documentos, que devem estar em inglês ou alemão, pode ser acessada no site do Daad (serviço alemão de intercâmbio acadêmico). Para concorrer às bolsas, é preciso ter graduação completa em administração, ciências sociais e políticas, direito ou relações internacionais e conhecimentos em inglês.
ALEMANHA
Pesquisadores verdes
Jovens cientistas interessados em sustentabilidade podem se inscrever para concorrer a bolsas de pesquisa na Alemanha.
Os 20 vencedores da terceira edição do Green Talents poderão participar de fórum científico por dez dias no terceiro trimestre deste ano. Em 2012, eles voltarão à Alemanha para ficar três meses com bolsa de pesquisa.
É possível se inscrever até 29 de julho. O candidato deve encaminhar currículo, incluindo pesquisas já feitas e publicações, carta de recomendação com a opinião de um especialista sobre sua carreira e sua atuação como cientista e texto argumentativo explicando os motivos pelos quais quer participar do fórum de pesquisa e suas expectativas.
Políticas públicas
Os interessados em fazer pós-graduação no exterior podem se inscrever até 31 de julho para o programa alemão de pós sobre políticas públicas e boa governança e para os cursos com temática sobre países em desenvolvimento.
As bolsas são oferecidas pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, com valor de 750 euros mensais, mais ajuda de custo para passagem aérea, curso preparatório de alemão e seguro saúde.
A lista dos documentos, que devem estar em inglês ou alemão, pode ser acessada no site do Daad (serviço alemão de intercâmbio acadêmico). Para concorrer às bolsas, é preciso ter graduação completa em administração, ciências sociais e políticas, direito ou relações internacionais e conhecimentos em inglês.
Creches conveniadas funcionam sem autorização em SP
Menos de 4% dos Centros de Educação Infantil (CEI) conveniados com a Prefeitura de São Paulo têm autorização da Diretoria Regional de Educação para funcionar. Dados do Ministério Público mostram que, de 975 creches conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação (mantidas por entidades filantrópicas com verba da Prefeitura), apenas 36 são autorizadas.
"Abrimos um inquérito civil por causa do grande número de denúncias que recebemos", explica João Paulo Faustinoni e Silva, promotor do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Educação (Geduc). "Há casos em que os entraves são meramente burocráticos, mas há outros que envolvem questões de segurança, higiene e estrutura pedagógica."
Para receber a autorização de funcionamento da Diretoria Regional de Educação, a creche precisa apresentar uma série de documentos, entre eles comprovante de pagamento de impostos e cadastro na Vigilância Sanitária, apresentar o projeto pedagógico e passar por vistorias, feitas por supervisores escolares. São eles que analisam a infraestrutura da escola, que inclui questões de segurança e higiene, e o corpo docente.
"Abrimos um inquérito civil por causa do grande número de denúncias que recebemos", explica João Paulo Faustinoni e Silva, promotor do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Educação (Geduc). "Há casos em que os entraves são meramente burocráticos, mas há outros que envolvem questões de segurança, higiene e estrutura pedagógica."
Para receber a autorização de funcionamento da Diretoria Regional de Educação, a creche precisa apresentar uma série de documentos, entre eles comprovante de pagamento de impostos e cadastro na Vigilância Sanitária, apresentar o projeto pedagógico e passar por vistorias, feitas por supervisores escolares. São eles que analisam a infraestrutura da escola, que inclui questões de segurança e higiene, e o corpo docente.
Mudança na lei permite que alunos não assistam aulas de religião no Peru
O Congresso do Peru aprovou ontem (13) uma alteração na legislação nacional que muda a Lei da Liberdade Religiosa no país. Pela mudança, desde que haja solicitação dos pais, as crianças terão o direito de não frequentar as aulas de religião nas escolas públicas e privadas do país.
A norma, apresentada pelo governo, foi aprovada na comissão permanente do Parlamento com 18 votos a favor, dois contra e uma abstenção. De acordo com o texto, os alunos estarão dispensados das aulas de religião “por motivos de consciência ou em razão das suas convicções religiosas”.
Pela mudança na lei, ficou determinado ainda que as escolas definam um currículo “não baseado em valores ou princípios religiosos em todos os níveis de ensino”. No Peru, dos 28,6 milhões de habitantes cerca de 98% declaram-se cristãos, dos quais 92% são católicos.
No próximo dia 28, o nacionalista Ollanta Humala assume a Presidência do Peru. Ele enfrentou uma disputa acirrada com a conservadora Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000).
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/14/mudanca-na-lei-permite-que-alunos-nao-assistam-aulas-de-religiao-no-peru.jhtm
A norma, apresentada pelo governo, foi aprovada na comissão permanente do Parlamento com 18 votos a favor, dois contra e uma abstenção. De acordo com o texto, os alunos estarão dispensados das aulas de religião “por motivos de consciência ou em razão das suas convicções religiosas”.
Pela mudança na lei, ficou determinado ainda que as escolas definam um currículo “não baseado em valores ou princípios religiosos em todos os níveis de ensino”. No Peru, dos 28,6 milhões de habitantes cerca de 98% declaram-se cristãos, dos quais 92% são católicos.
No próximo dia 28, o nacionalista Ollanta Humala assume a Presidência do Peru. Ele enfrentou uma disputa acirrada com a conservadora Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000).
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/14/mudanca-na-lei-permite-que-alunos-nao-assistam-aulas-de-religiao-no-peru.jhtm
Academia Brasileira de Letras e Ibram firmam acordo para difundir acervos
Para garantir uma preservação mais eficiente e ampliar a difusão de acervos documentais e bibliográficos da Academia Brasileira de Letras (ABL), um acordo de cooperação técnica será firmado na tarde de hoje (14), no Rio de Janeiro, entre a instituição e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura.
De acordo com o presidente do Ibram, José Nascimento Junior, por meio da parceria será formada uma comissão composta por técnicos do instituto que orientarão as equipes da ABL e seus acadêmicos sobre o tratamento adequado que deve ser dado às obras e a divulgação de suas coleções. Ele destacou que a assessoria faz parte da missão do Ibram de apoiar entidades que produzem suporte à memória do país.
“Vamos estabelecer uma agenda de trabalho comum e há até a possibilidade de criarmos um manual para que os acadêmicos saibam, enquanto estão produzindo seus arquivos, suas bibliotecas e seus documentos, como fazer isso [preservar] da melhor maneira possível e possam dar um bom tratamento e uma boa destinação a esse material”, afirmou.
O objetivo, segundo ele, é contribuir para melhorar o acesso da população a esses acervos, “na medida em que se avance na difusão dessa memória, produzida por pessoas que têm tanta relevância, que são os acadêmicos da ABL”.
De acordo com o presidente do Ibram, José Nascimento Junior, por meio da parceria será formada uma comissão composta por técnicos do instituto que orientarão as equipes da ABL e seus acadêmicos sobre o tratamento adequado que deve ser dado às obras e a divulgação de suas coleções. Ele destacou que a assessoria faz parte da missão do Ibram de apoiar entidades que produzem suporte à memória do país.
“Vamos estabelecer uma agenda de trabalho comum e há até a possibilidade de criarmos um manual para que os acadêmicos saibam, enquanto estão produzindo seus arquivos, suas bibliotecas e seus documentos, como fazer isso [preservar] da melhor maneira possível e possam dar um bom tratamento e uma boa destinação a esse material”, afirmou.
O objetivo, segundo ele, é contribuir para melhorar o acesso da população a esses acervos, “na medida em que se avance na difusão dessa memória, produzida por pessoas que têm tanta relevância, que são os acadêmicos da ABL”.
Polícia prende suspeito de ter atirado contra estudante da USP
A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (13), em Osasco (Grande São Paulo), o homem acusado de atirar contra o estudante da USP Felipe Ramos Paiva, 24, morto dentro da universidade, na noite do dia 18 de maio. O suspeito foi preso por porte ilegal de arma após ser denunciado por outro acusado de envolvimento no crime, Irlan Graciano Santiago, 22. Santiago se apresentou no dia 9 de junho à polícia e confessou a participação no crime, mas disse que seu parceiro é quem tinha atirado contra o estudante. Na época, ele chegou a dizer que não revelaria o nome do autor dos disparos em nome da "ética do crime". Após se apresentar à polícia, ele chegou a ser liberado, já que não houve flagrante e Santiago não tem antecedentes criminais. Ele foi preso, no entanto, no dia 16, após a prisão preventiva ser decretada pela Justiça. Informações indicam que ele revelou o nome do cúmplice --Daniel Sousa-- durante a reconstituição do crime.
De acordo com o depoimento de Santiago à polícia, uma mulher em um Ecosport escuro foi abordada antes de Paiva. A dupla resolveu não assaltar a mulher após perceber que ela era deficiente, mas pediu que ela dirigisse até eles encontrarem outra vítima. Foi quando avistaram Paiva.
De acordo com o depoimento de Santiago à polícia, uma mulher em um Ecosport escuro foi abordada antes de Paiva. A dupla resolveu não assaltar a mulher após perceber que ela era deficiente, mas pediu que ela dirigisse até eles encontrarem outra vítima. Foi quando avistaram Paiva.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Complexo da Maré ganha primeira biblioteca infantil em favelas do Rio
Pela primeira vez uma favela no Rio de Janeiro ganhou uma biblioteca especializada para atender o público mirim. Com um acervo de três mil obras infantis, a biblioteca popular Lima Barreto localizada em Nova Holanda, uma das 16 comunidades do Complexo da Maré, tem agora um espaço dedicado às crianças e vai promover atividades com autores, "contação" de histórias e jogos lúdicos, além de oferecer uma sala multimídia. Ela foi inaugurada nesta quinta-feira (14).
O espaço da biblioteca Lima Barreto já existia para adultos desde 2005, mas foi ampliado e reequipado, e conta hoje com 12 mil obras. Agora a novidade é o acervo infanto-juvenil, um laboratório fotográfico, além de salas de leitura e midiateca.
A coordenadora-geral e uma das fundadoras da Redes de Desenvolvimento da Maré (a organização não-governamental responsável pela biblioteca), Eliana Silva, disse ao UOL Educação que, antes, o espaço da biblioteca era apenas para adultos e jovens de cursos de pré-vestibulares, mas “as crianças começaram a ocupar o espaço e a gente viu a necessidade de construir numa biblioteca mesmo”.
As obras do prédio de dois andares localizado na Rua Sargento Silva Nunes, no coração na Nova Holanda, começaram em outubro de 2010. Foram gastos cerca de R$ 200 mil para equipar as salas e os espaços da biblioteca.
“Falta espaço de bibliotecas públicas de uma maneira geral no Rio de Janeiro. [Elas] Ainda são muito escassas, e nas favelas, é mais escasso ainda”, admitiu Eliana. “O conceito que a gente trabalha é o direito à leitura e acesso aos livros. É um desafio garantir o direito à leitura para todas as crianças, por isso tem que haver políticas públicas”, disse.
O espaço da biblioteca Lima Barreto já existia para adultos desde 2005, mas foi ampliado e reequipado, e conta hoje com 12 mil obras. Agora a novidade é o acervo infanto-juvenil, um laboratório fotográfico, além de salas de leitura e midiateca.
A coordenadora-geral e uma das fundadoras da Redes de Desenvolvimento da Maré (a organização não-governamental responsável pela biblioteca), Eliana Silva, disse ao UOL Educação que, antes, o espaço da biblioteca era apenas para adultos e jovens de cursos de pré-vestibulares, mas “as crianças começaram a ocupar o espaço e a gente viu a necessidade de construir numa biblioteca mesmo”.
As obras do prédio de dois andares localizado na Rua Sargento Silva Nunes, no coração na Nova Holanda, começaram em outubro de 2010. Foram gastos cerca de R$ 200 mil para equipar as salas e os espaços da biblioteca.
“Falta espaço de bibliotecas públicas de uma maneira geral no Rio de Janeiro. [Elas] Ainda são muito escassas, e nas favelas, é mais escasso ainda”, admitiu Eliana. “O conceito que a gente trabalha é o direito à leitura e acesso aos livros. É um desafio garantir o direito à leitura para todas as crianças, por isso tem que haver políticas públicas”, disse.
Haddad diz que quer aumentar valor da bolsa-permanência de alunos do Prouni
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (14) que pretende aumentar o valor da bolsa-permanência concedida a alunos do Prouni (Programa Universidade para Todos), que atualmente pode chegar a R$ 300. Ele afirmou que quer incluir o reajuste na proposta orçamentária de 2012.
A bolsa é concedida aos alunos que têm bolsa integral em cursos presenciais de, no mínimo, seis semestres e com carga horária média superior ou igual a seis horas por dia.
A afirmação de Haddad foi feita durante o 52º Conune (Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes), que acontece em Goiânia até o dia 17 de julho.
A bolsa é concedida aos alunos que têm bolsa integral em cursos presenciais de, no mínimo, seis semestres e com carga horária média superior ou igual a seis horas por dia.
A afirmação de Haddad foi feita durante o 52º Conune (Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes), que acontece em Goiânia até o dia 17 de julho.
EUA: os gays ganham lugar nos programas escolares da Califórnia
A contribuição de gays, lésbicas e transexuais na história americana será ensinada, a partir de agora, na Califórnia, como parte de uma lei promulgada nesta quinta-feira pelo governador democrata do estado, Jerry Brown.
Será o primeiro estado americano a adotar a iniciativa. A lei, defendida pelo senador democrata Mark Leno, havia sido votada em abril pelo Congresso da Califórnia (oeste dos EUA). Proposta semelhante já havia sido aprovada em 2006, mas o governador da época, Arnold Schwarzenegger, impôs seu veto.
O texto, além de dar um lugar aos homossexuais nos livros de história, destaca também a contribuição dos portadores de deficiência.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2011/07/14/eua-os-gays-ganham-lugar-nos-programas-escolares-da-california.jhtm
Será o primeiro estado americano a adotar a iniciativa. A lei, defendida pelo senador democrata Mark Leno, havia sido votada em abril pelo Congresso da Califórnia (oeste dos EUA). Proposta semelhante já havia sido aprovada em 2006, mas o governador da época, Arnold Schwarzenegger, impôs seu veto.
O texto, além de dar um lugar aos homossexuais nos livros de história, destaca também a contribuição dos portadores de deficiência.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2011/07/14/eua-os-gays-ganham-lugar-nos-programas-escolares-da-california.jhtm
MEC "tem simpatia" por propostas que aumentem os investimentos em educação, diz Haddad
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse hoje (14) que vê com simpatia as propostas de aumento dos investimentos públicos em educação. “É óbvio que o Ministério da Educação tem a maior simpatia pelas emendas que propõem recursos a mais. Isso significa dizer o que a sociedade representada no Congresso Nacional está sensível à educação”, disse o ministro após conferência na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre até amanhã (15) na capital de Goiás.
O total de investimentos em educação que serão necessários para a década estão em discussão na Câmara dos Deputados, que avalia o novo Plano Nacional de Educação 2011-2020 (PNE) - Projeto de Lei no. 8.035/2010.
O uso dos royalties da exploração de petróleo na camada pré-sal a fim de aumentar os recursos para educação e para pesquisa científica tem sido defendido pela SBPC e, mais recentemente, pelo ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), fato que também agrada a Haddad. “Nós recebemos com alegria qualquer movimento que traga mais recursos que a educação precisa”.
O total de investimentos em educação que serão necessários para a década estão em discussão na Câmara dos Deputados, que avalia o novo Plano Nacional de Educação 2011-2020 (PNE) - Projeto de Lei no. 8.035/2010.
O uso dos royalties da exploração de petróleo na camada pré-sal a fim de aumentar os recursos para educação e para pesquisa científica tem sido defendido pela SBPC e, mais recentemente, pelo ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), fato que também agrada a Haddad. “Nós recebemos com alegria qualquer movimento que traga mais recursos que a educação precisa”.
Ministro é contra contratação de professor universitário sem pós
O ministro da Educação Fernando Haddad afirmou nesta quinta-feira que é contra o projeto de lei da Comissão de Serviços de Infraestrutura que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e permite a contratação de professores em universidades públicas e privadas sem título de mestrado ou doutorado.
"O PL está na contramão do que o PNE [Plano Nacional da Educação] quer", disse Fernando Haddad durante sua palestra, na 63a reunião anual da SBPC, que acontece em Goiânia.
"É óbvio que o ministério entende que quem está no mercado de trabalho [e não tem titulação de pós] deve ser valorizado para dar aula. Mas isso deve ser a exceção e não a regra", completou o ministro.
Uma das justificativas do PL é permitir a contratação de profissionais de "notório saber" que não são absorvidos nas universidades em razão da exigência de títulos.
"O PL está na contramão do que o PNE [Plano Nacional da Educação] quer", disse Fernando Haddad durante sua palestra, na 63a reunião anual da SBPC, que acontece em Goiânia.
"É óbvio que o ministério entende que quem está no mercado de trabalho [e não tem titulação de pós] deve ser valorizado para dar aula. Mas isso deve ser a exceção e não a regra", completou o ministro.
Uma das justificativas do PL é permitir a contratação de profissionais de "notório saber" que não são absorvidos nas universidades em razão da exigência de títulos.
terça-feira, 19 de julho de 2011
Estado de SP vai dividir férias de professores
O governo de São Paulo decidiu dividir em dois períodos as férias dos professores da rede estadual.
Até este ano, eram 30 dias corridos de descanso, em janeiro. Resolução publicada na semana passada prevê que, a partir de 2012, as férias passem a ser de 15 dias em janeiro e 15 dias em julho.
A rede estadual paulista de educação básica, a maior do país, possui pouco mais de 200 mil docentes.
A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) afirma que a mudança permite que os professores tenham mais tempo para organizar as aulas antes do começo do ano letivo, que passa a ser no primeiro dia útil de fevereiro; em 2011, foi em 10 de fevereiro.
De acordo com a Secretaria da Educação, o início das aulas foi antecipado para que haja mais tranquilidade para o cumprimento do calendário letivo, que exige ao menos 200 dias de aula.
Até este ano, eram 30 dias corridos de descanso, em janeiro. Resolução publicada na semana passada prevê que, a partir de 2012, as férias passem a ser de 15 dias em janeiro e 15 dias em julho.
A rede estadual paulista de educação básica, a maior do país, possui pouco mais de 200 mil docentes.
A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) afirma que a mudança permite que os professores tenham mais tempo para organizar as aulas antes do começo do ano letivo, que passa a ser no primeiro dia útil de fevereiro; em 2011, foi em 10 de fevereiro.
De acordo com a Secretaria da Educação, o início das aulas foi antecipado para que haja mais tranquilidade para o cumprimento do calendário letivo, que exige ao menos 200 dias de aula.
Inscrições do ENADE começaram ontem
Essa é uma compilação de uma matéria de ontem, do site do UOL:
"Começam hoje (18) as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Podem se candidatar alunos ingressantes e concluintes de cursos de educação superior. O prazo de inscrições termina no dia 19 de agosto. As provas serão aplicadas em 6 de novembro, em todo o país.
As inscrições são de responsabilidade das instituições de ensino públicas e particulares cujos cursos serão avaliados nesta edição do exame. Pelas previsões do Ministério da Educação (MEC), 1,2 milhão de estudantes devem se inscrever este ano e cerca de 400 mil farão o Enade.
A prova - com duração de quatro horas – terá 30 questões de componente específico e dez de formação geral."
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/18/inscricoes-para-o-enade-comecam-hoje.jhtm
"Começam hoje (18) as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Podem se candidatar alunos ingressantes e concluintes de cursos de educação superior. O prazo de inscrições termina no dia 19 de agosto. As provas serão aplicadas em 6 de novembro, em todo o país.
As inscrições são de responsabilidade das instituições de ensino públicas e particulares cujos cursos serão avaliados nesta edição do exame. Pelas previsões do Ministério da Educação (MEC), 1,2 milhão de estudantes devem se inscrever este ano e cerca de 400 mil farão o Enade.
A prova - com duração de quatro horas – terá 30 questões de componente específico e dez de formação geral."
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/18/inscricoes-para-o-enade-comecam-hoje.jhtm
EUA passam a abolir ensino de letra de mão nas escolas
O ensino da letra cursiva (de mão) será opcional no Estado norte-americano de Indiana e deverá ser banido definitivamente nos próximos anos. A decisão deve ser seguida por mais de 40 Estados do país que também consideram esta forma de escrever como ultrapassada. Na avaliação deles, é mais importante se concentrar no aprendizado das letras bastão (de forma).
O argumento dos defensores desta lei, que provocou polêmica nos Estados Unidos nas últimas semanas, é de que hoje as crianças praticamente não necessitam mais escrever as letras com caneta ou lápis no papel. Seria mais importante elas aprenderem a digitar mais rapidamente, já que quase toda a comunicação acontece por meio de letras de forma nos celulares e computadores.
"As escolas devem decidir se pretendem ensinar letra cursiva, mas recomendamos que deixem de ensinar e se foquem em áreas mais importantes. Também seria desnecessário encomendar apostilas que ensinem letras cursiva", diz um memorando do Departamento de Educação de Indiana.
O argumento dos defensores desta lei, que provocou polêmica nos Estados Unidos nas últimas semanas, é de que hoje as crianças praticamente não necessitam mais escrever as letras com caneta ou lápis no papel. Seria mais importante elas aprenderem a digitar mais rapidamente, já que quase toda a comunicação acontece por meio de letras de forma nos celulares e computadores.
"As escolas devem decidir se pretendem ensinar letra cursiva, mas recomendamos que deixem de ensinar e se foquem em áreas mais importantes. Também seria desnecessário encomendar apostilas que ensinem letras cursiva", diz um memorando do Departamento de Educação de Indiana.
Eleito para UNE, Daniel Iliescu diz que entidade terá postura independente
Apesar de ter liderado a chapa ligada a um dos partidos da base do governo, o PCdoB, o novo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, disse que entidade terá uma atuação marcada pela independência. Segundo ele, a ideia é discutir todas as propostas da área educacional com a sociedade.
“Nem pensar [em ser chapa-branca]. Nossa relação com o governo vai ser independente, de respeito e de pressão em relação a todos os governos”, disse à Agência Brasil.
Entre as principais reivindicações da UNE na nova gestão estão a destinação de 50% dos recursos provenientes da exploração do petróleo na camada pré-sal para a educação, a criação de um pacto nacional contra o analfabetismo e o investimento, até 2014, de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em educação.
“Nem pensar [em ser chapa-branca]. Nossa relação com o governo vai ser independente, de respeito e de pressão em relação a todos os governos”, disse à Agência Brasil.
Entre as principais reivindicações da UNE na nova gestão estão a destinação de 50% dos recursos provenientes da exploração do petróleo na camada pré-sal para a educação, a criação de um pacto nacional contra o analfabetismo e o investimento, até 2014, de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em educação.
Professores de seis estados continuam em greve
Iniciadas a partir da aprovação da Lei do Piso pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em abril deste ano, as greves de professores ainda se mantém no Rio de Janeiro, Sergipe, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
A lei, de número 11.738/2008, determina que todos os professores de nível médio da educação básica, com jornada de quarenta horas semanais, têm direito a uma remuneração mínima de R$1.597,87, além de plano de carreira adequado aos novos valores.
Segundo Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), “as greves começaram após muitas tentativas de negociação com as autoridades locais”. Na maioria delas, informa Leão, os gestores alegaram falta de recursos para o cumprimento da lei.
“O que eles se esquecem de dizer é que a própria lei prevê um fundo da União para ser utilizado pelos estados e municípios que não tiverem recursos para aplicar o piso. Só que para acessar esse dinheiro é preciso comprovar o investimento de 25% da arrecadação de impostos em educação. E, diante de tantos desvios de recursos, são poucos os que conseguem alcançar esse valor.”
A lei, de número 11.738/2008, determina que todos os professores de nível médio da educação básica, com jornada de quarenta horas semanais, têm direito a uma remuneração mínima de R$1.597,87, além de plano de carreira adequado aos novos valores.
Segundo Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), “as greves começaram após muitas tentativas de negociação com as autoridades locais”. Na maioria delas, informa Leão, os gestores alegaram falta de recursos para o cumprimento da lei.
“O que eles se esquecem de dizer é que a própria lei prevê um fundo da União para ser utilizado pelos estados e municípios que não tiverem recursos para aplicar o piso. Só que para acessar esse dinheiro é preciso comprovar o investimento de 25% da arrecadação de impostos em educação. E, diante de tantos desvios de recursos, são poucos os que conseguem alcançar esse valor.”
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Educação a Distância = demissão de professores?
Em um de meus artigos menciono que um dos qualificadores de um bom curso a distância é a relação entre professores e alunos que a instituição mantém. E me assustou muito nessa semana a seguinte reportagem em uma importante revista de negócios falando sobre a recuperação de uma determinada instituição:
“Educação a distância - Disciplinas opcionais deixaram de ser presenciais e agora estão num portal único para todas as 800 turmas da rede. Com isso, 450 professores foram demitidos.”
Como isso aconteceu? Qual a mágica? Voltando ao princípio, o que é Educação a Distância? Educação sem professor? Essa é uma grande novidade para mim.
Existe sim uma modalidade de educação chamada auto-instrucional, onde o aluno tem que conduzir seu estudo sozinho. Um modelo importante para algumas situações e que é muito utilizado no mundo corporativo para nivelamento de conhecimentos. Um modelo que demanda grandes investimentos em tecnologia pois o sistema tem que dar o máximo suporte ao aluno, o que de maneira alguma substitui o professor.
Mas esse não é o caso das instituições de ensino de graduação e pós que são reconhecidas pelo MEC. Nessas, por razões óbvias, o professor mantém sim sua função porém usando outros meios para interagir com os alunos.
“Educação a distância - Disciplinas opcionais deixaram de ser presenciais e agora estão num portal único para todas as 800 turmas da rede. Com isso, 450 professores foram demitidos.”
Como isso aconteceu? Qual a mágica? Voltando ao princípio, o que é Educação a Distância? Educação sem professor? Essa é uma grande novidade para mim.
Existe sim uma modalidade de educação chamada auto-instrucional, onde o aluno tem que conduzir seu estudo sozinho. Um modelo importante para algumas situações e que é muito utilizado no mundo corporativo para nivelamento de conhecimentos. Um modelo que demanda grandes investimentos em tecnologia pois o sistema tem que dar o máximo suporte ao aluno, o que de maneira alguma substitui o professor.
Mas esse não é o caso das instituições de ensino de graduação e pós que são reconhecidas pelo MEC. Nessas, por razões óbvias, o professor mantém sim sua função porém usando outros meios para interagir com os alunos.
domingo, 17 de julho de 2011
Ahmadinejad ordena fim da separação por gênero na universidade
O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad ordenou o fim imediato da separação entre mulheres e homens que certas universidades começavam a estabelecer, informou nesta quarta-feira a agência oficial Irna.
"Tomei conhecimento de que em algumas universidades foram organizadas classes não mistas, sem levar em consideração as consequências desta decisão. É necessário impedir imediatamente estas ações superficiais e não científicas", escreveu o presidente em uma carta aos ministros da Ciência, Pesquisa e Tecnologia, Kamran Daneshju, e da Saúde, Marzieh Vahid Dastjerdi.
Nos últimos meses, a corrente religiosa ultraconservadora que domina o regime iraniano iniciou uma campanha a favor do fim do caráter misto das turmas nas universidades, provocando um grande debate na imprensa e na classe política.
Na terça-feira, Daneshju afirmou que seu ministério não planeja uma separação de sexos nas turmas e rejeitou a ideia de "segregação sexual".
Ele recordou que alunos e alunas devem apenas sentar em filas separadas nas aulas das universidades.
"Somos contrários à mistura entre homens e mulheres à maneira ocidental, mas ninguém é contra a aquisição de conhecimento pelos estudantes", disse.
"Tomei conhecimento de que em algumas universidades foram organizadas classes não mistas, sem levar em consideração as consequências desta decisão. É necessário impedir imediatamente estas ações superficiais e não científicas", escreveu o presidente em uma carta aos ministros da Ciência, Pesquisa e Tecnologia, Kamran Daneshju, e da Saúde, Marzieh Vahid Dastjerdi.
Nos últimos meses, a corrente religiosa ultraconservadora que domina o regime iraniano iniciou uma campanha a favor do fim do caráter misto das turmas nas universidades, provocando um grande debate na imprensa e na classe política.
Na terça-feira, Daneshju afirmou que seu ministério não planeja uma separação de sexos nas turmas e rejeitou a ideia de "segregação sexual".
Ele recordou que alunos e alunas devem apenas sentar em filas separadas nas aulas das universidades.
"Somos contrários à mistura entre homens e mulheres à maneira ocidental, mas ninguém é contra a aquisição de conhecimento pelos estudantes", disse.
Emendas com 'boa intenção' enchem plano de educação
Em tramitação na Câmara, o Plano Nacional de Educação (PNE) foi inundado por emendas repletas de "boas intenções" que pretendem tornar mais ambiciosas as metas traçadas para esta década. Num esforço para atender movimentos sociais e sindicatos, os deputados ergueram várias bandeiras: universalização da demanda por creche, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e a destinação de 50% dos recursos do pré-sal para a área, o que havia sido vetado no governo Lula.
Segundo a comissão especial criada para tratar do PNE na Câmara, o PT foi a legenda que mais apresentou emendas: 1.422 ou 48,9% do total de 2.906. É seguido por PC do B (425), PSOL (261), PSDB (206) e PMDB (157). Os partidos da base governista propuseram 81,2% das emendas, ante 18,8% da oposição.
Segundo a comissão especial criada para tratar do PNE na Câmara, o PT foi a legenda que mais apresentou emendas: 1.422 ou 48,9% do total de 2.906. É seguido por PC do B (425), PSOL (261), PSDB (206) e PMDB (157). Os partidos da base governista propuseram 81,2% das emendas, ante 18,8% da oposição.
Diretora é condenada por chamar professora de "macaca" em SP
A diretora de uma escola pública de São Paulo foi condenada a um ano de prisão por ter chamado uma professora negra de "macaca". De acordo com a coluna de Monica Bergamo, Francisca Teixeira disse, ao receber Neusa Marcondes em sua sala: "Entra aqui, macaca, venha assinar esse documento".
A defesa da diretora alegou que ela se referia à "hiperatividade" da professora, que estaria pulando e fazendo brincadeiras com as colegas. A Justiça não aceitou o argumento.
O advogado da diretora, Alexandre Barduzzi Vieira, disse que vai recorrer. "Ela foi infeliz de usar essa palavra, que por si só não pode ter carga suficiente para caracterizar um crime", diz.
Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/939608-diretora-e-condenada-por-chamar-professora-de-macaca-em-sp.shtml
A defesa da diretora alegou que ela se referia à "hiperatividade" da professora, que estaria pulando e fazendo brincadeiras com as colegas. A Justiça não aceitou o argumento.
O advogado da diretora, Alexandre Barduzzi Vieira, disse que vai recorrer. "Ela foi infeliz de usar essa palavra, que por si só não pode ter carga suficiente para caracterizar um crime", diz.
Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/939608-diretora-e-condenada-por-chamar-professora-de-macaca-em-sp.shtml
Ministro chileno da Educação vem ao Brasil conhecer ProUni
O ministro chileno da Educação, Joaquín Lavín, viajará ao Brasil neste fim de semana para conhecer os programas desenvolvidos pelo governo federal em relação à educação superior.
Lavín quer entender o modelo de gestão de universidades privadas e se inteirar sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni) que, segundo dados oficiais do governo brasileiro, já atendeu 863 mil estudantes desde sua primeira edição, em 2005.
Ontem, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs um "grande acordo nacional para a educação" como forma de conter as recentes manifestações pelo país contra a situação do sistema educacional.
O mandatário anunciou um fundo de US$ 4 bilhões para a educação, e também propôs um debate sobre a mercantilização do setor.
"Há alguns que defendem uma total estatização da educação no Chile. Acredito que isso constitui um grave erro e que prejudica profundamente tanto a qualidade como a liberdade de ensino", afirmou Piñera.
Lavín quer entender o modelo de gestão de universidades privadas e se inteirar sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni) que, segundo dados oficiais do governo brasileiro, já atendeu 863 mil estudantes desde sua primeira edição, em 2005.
Ontem, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs um "grande acordo nacional para a educação" como forma de conter as recentes manifestações pelo país contra a situação do sistema educacional.
O mandatário anunciou um fundo de US$ 4 bilhões para a educação, e também propôs um debate sobre a mercantilização do setor.
"Há alguns que defendem uma total estatização da educação no Chile. Acredito que isso constitui um grave erro e que prejudica profundamente tanto a qualidade como a liberdade de ensino", afirmou Piñera.
FNDE divulga lista com 302 cidades que terão verba para construção de creches e quadras
O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) publicou hoje (6), no Diário Oficial da União, a relação dos 237 municípios selecionados em terceira chamada para a construção de unidades de educação infantil do Programa Pró-Infância e a lista de 65 cidades selecionadas em segunda chamada para a construção de quadras escolares poliesportivas.
As obras fazem parte do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e a confirmação da seleção dos municípios que serão apoiados para a construção está condicionada à celebração dos Termos de Compromisso, nos prazos definidos pelo FNDE.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/06/fnde-divulga-lista-com-302-cidades-que-terao-verba-para-construcao-de-creches-e-quadras.jhtm
As obras fazem parte do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e a confirmação da seleção dos municípios que serão apoiados para a construção está condicionada à celebração dos Termos de Compromisso, nos prazos definidos pelo FNDE.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/06/fnde-divulga-lista-com-302-cidades-que-terao-verba-para-construcao-de-creches-e-quadras.jhtm
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