A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

sexta-feira, 22 de julho de 2011

TIMIDEZ, TODO MUNDO TEM UM POUCO.

Vejo durante as aulas na faculdade, vários alunos com dificuldade na hora de fazer uma apresentação de um seminário. Mas o porquê deste problema? Será vergonha? Falta de preparo? Ou timidez? Sendo assim fui fazer algumas pesquisas na internet, e olhe o que encontrei.


Uma das maiores causas que leva o discente a não querer apresentar um trabalho na frente da turma, na sala de aula, é justamente a timidez. Isso mesmo, poucos a levam em consideração, mas ela é uma coisa muito grave nos dias atuais. Saibamos mais sobre ela.

A palavra timidez vem do latim timor que significa “medo”. Esse medo é o medo do que as pessoas vão pensar sobre nós, se nós vamos comprometer alguém ou nosso grupo (no caso de um trabalho em grupo), se vamos errar, entre vários outros tipos de medo.

A muito se pensava que esse problema era uma característica pessoal, e sem cura. Mas os anos se passaram a medicina também, e hoje sabemos que ela se trata de um distúrbio emocional e que tem cura.

Esse distúrbio atrapalha nossa vida em todos os níveis, desde o campo escolar/universitário, como dito nas apresentações de trabalhos e interação com colegas; até no campo profissional, pois neste campo a exigência de pessoas desinibidas hoje é muito grande; além da vida amorosa, pois uma pessoa tímida não consegue fazer a abordagem a uma outra pessoa para quem sabe conversar e trocar uma ideia sobre algo, e quem sabe rolar a química (sendo sincero, sou um desses, risos).

Quando tem que tomar uma decisão rápida, e em público, a pessoa tímida sente seu coração disparado, mãos frias, um desconforto geral, as pernas ficam trêmulas. Isso é chamado de “medo do palco”.

Sendo assim, pessoas tímidas evitam o meio social, vivem somente na frente de um computador. Pois é muito melhor e mais fácil você se abrir para alguém que você não está vendo, do que em público. Essas pessoas não vão a festas, não namoram.

Creio que a plenitude da vida é a inclusão de todo ser humano, seja rico ou pobre, negro ou branco, religioso ou ateu, no convívio social; mas com as pessoas tímidas não é isso que ocorre. Com elas acontece o contrario, elas se excluem com o objetivo de se sentirem bem e protegidas.

Mas o que leva uma pessoa a ser tímida? Você sabe?

O perfeccionismo do tímido e sua não aceitação em errar, o levam a querer tudo certo, e sendo assim, ele acha que sempre dará errado e todos estarão olhando justamente ele. Ele não sabe levar um não, pois tem dificuldades em ser mal visto, esse não que ele recebeu pode acabar com todo um ano da vida dele. Os erros, e quedas que todos nós levamos nas nossas vidas, para os tímidos, são muito maiores, pois eles se auto criticam, acham que poderiam e deveriam ter feito melhor.

Relacionado com o que foi dito acima, vem à baixa auto estima. Essas pessoas que são muito com elas mesmas esbarram na condição humana do erro. Todos somos passiveis de erro, todos nós erraremos um dia.

E por ultimo os tímidos acreditam que para vencer a timidez, eles têm que vencê-la para depois agir. O que está completamente errado; você tem de agir, para vencer a timidez. É enfrentando nossos medos que começaremos a participar socialmente das coisas a nossa volta. Seja na escola/universidade ou com os amigos na vizinhança. É claro, situações vão voltar, mas temos de ser fortes e lutar, pois só assim sairemos dessa zona de conforto, e gozaremos a plenitude da liberdade.



Artigo escrito pelo aluno Hassan Marra Jorge, do Curso de Licenciatura em História
da Faculdade Barretos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores