A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

Chamadas de Artigos

Chamada de artigos para o próximo número dos "Cadernos Cedem"

A Comissão Editorial dos Cadernos Cedem receberá matérias para o número 3, volume 2, previsto para publicação em julho de 2012.

Nossa revista eletrônica publica artigos, resenhas, traduções, documentos comentados, experiências técnicas e metodológicas na área da documentação histórica e outros de natureza similar relacionados com os dois núcleos de acervo do Centro: Memória Social e Memória da Universidade. O primeiro engloba estudos e pesquisas sobre a história política contemporânea, com ênfase nos movimentos, manifestações e organizações das esquerdas brasileiras; o segundo envolve a história da UNESP, mas também abre espaço para outras instituições universitárias brasileiras.
Os artigos deverão ser originais, resultantes de pesquisas científicas e significativas para o perfil do periódico. Poderão ser incluídos outros tipos de contribuições como artigos de revisão, comunicações, resenhas e estudos de caso. As referidas publicações não serão consideradas artigos originais.
As propostas deverão ser enviadas até 31 de março de 2011 de acordo com as Instruções e Normas para Publicação da revista.

Mais em: http://www.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=2518




REVISTA HISTÓRIA, DEBATES E TENDÊNCIAS


A Revista História, Debates e Tendências está recebendo colaborações para os dossiês:

* História e Cultura - até 31 de março/2012
* Memórias Políticas e Políticas de Memória - até 31 de agosto/2012

Artigos livres, resenhas e entrevistas serão recebidos em fluxo contínuo.

Mais em: http://www.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=2506




REVISTA CIÊNCIAS & LETRAS

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Estamos recebendo artigos e resenhas, escritos por pós-graduandos e pós-graduados das áreas de Educação, História e Letras, para o número 51 da revista, de acordo com as seguintes especificações:
NÚMERO 51
Tema do dossiê: O MUNDO ÁRABE EM TRANSFORMAÇÃO
Número especial dedicado ao Prof. Alexandre Roche
Organizadores: Paulo Visentini e Analúcia Danilevicz Pereira
Prazo para submissão: 1º de março de 2012

Mais em: http://www.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=2499




REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA ORAL

É com prazer que informamos a publicação de mais um número da revista "História Oral", da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), com o dossiê "História Oral, memória e novas tecnologias", além de artigos com tema livre, resenhas, entrevista e seção multimídia.


Acesse a publicação através do link
http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=index

Noticiamos também a chamada abaixo:

CHAMADA DE ARTIGOS: DOSSIÊ "HISTÓRIA, NATUREZA, CULTURA E ORALIDADE"
ORGANIZADORES: MARCOS MONTYSUMA (UFSC) E EURÍPEDES FUNES (UFC)
DATA-LIMITE PARA ENVIO DE ARTIGOS: 15/03/2012

O presente número da RBHO tem como dossiê "HISTÓRIA, NATUREZA, CULTURA E ORALIDADE". Busca-se discutir as relações entre o homem e seu ambiente, na perspectiva da história ambiental, um novo campo que vem se firmando na produção historiográfica brasileira nos últimos tempos. Trata-se de refletir sobre a relação entre natureza e cultura, em suas múltiplas possibilidades. Tomar a paisagem como fonte e entender que a paisagem construída expressa cultura. Neste sentido, as temáticas e objetos de investigação são de possibilidades amplas, passando pelo processo de ocupação e exploração e transformação do meio ambiente e os impactos ambientais, os movimentos sociais e as lutas pelo direito aos bens da natureza em seus mais diferentes biomas. Debates sobre o desenvolvimento sustentável, o agronegócio, espaços de trabalho, ambiente fabril, moradia, memórias, entre tantos outros. As fontes para os estudos no campo da história ambiental são as mais diversas. Aqui nos interessa os artigos que trazem como fontes fundamentais narrativas, depoimentos, de sujeitos que vivenciaram experiências onde natureza e cultura se entrecruzam.

A Revista História Oral também aceita artigos com temáticas variadas, entrevistas, resenhas e colaborações para a seção multimídia, desde que os textos sejam adequados ao perfil editorial da revista.
As colaborações devem ser enviadas para o e-mail bbissos@yahoo.com

As normas editoriais se encontram em: http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=about&op=submissions#onlineSubmissions

Mais em: http://www.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=2465




REVISTA SANKOFA

Revista Sankofa - Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana.

Encontra-se aberta a chamada de artigos, resenhas, ensaios e documentação para o nono número, a ser lançado em julho de 2012, o prazo de submissão é 30 de maio de 2012. As orientações para autores também estão disponíveis no site da revista.

Mais em: http://www.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=2437




REVISTA CRÍTICA HISTÓRICA

A Revista Crítica Histórica recebe artigos em fluxo contínuo.

A Revista Crítica Histórica é uma publicação semestral do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis) dos cursos de História da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo principal é divulgar a produção historiográfica em geral com ênfase em pesquisas originais e articular a troca de informações junto a outros pesquisadores da região e do país. Com isso, quer-se criar um veículo democrático para o debate e a reflexão crítica sobre os temas históricos de interesse regional e nacional.
Compreende-se que através dos estudos históricos é possível buscar o conhecimento dos processos dinâmicos da sociedade no tempo e no espaço com as perspectivas de transformação e melhoria da vida social como um todo.
Isso posto a Revista Crítica Histórica compõe-se das seguintes sessões:
-Dossiê Temático: composto por artigos sobre uma temática específica eleita pelo Conselho Administrativo e/ou coordenada por especialista da área.
-Artigos Gerais: a sessão é composta por artigos aprovados pelo Conselho Consultivo entre os recebidos durante as Chamadas Abertas e/ou fluxo contínuopara o público pesquisador em geral.
-Estudos de Documentação: artigos que analisam fontes primárias ainda inéditas ou pouco exploradas pelos historiadores; também podem ser apresentados resultados parciais de pesquisa em cima de tais fontes, catálogos, listagens e apresentação de fundos de acervo arquivístico e outros.
-Resenhas: resenha de livros lançados e/ou reeditados/traduzidos no Brasil nos últimos cinco (5) anos, além dos clássicos que componham bibliografia importante para a História.
-Ensaios: Textos de professores e pesquisadores conhecidos, a serem convidados pelo conselho administrativo, que têm liberdade de desenvolver uma reflexão sobre a história ou sobre a sociedade de modo geral.
-Entrevistas: Com pesquisadores, especialistas e professores da área de História e Ciências Sociais que tenham contribuído com o desenvolvimento de suas áreas no país.
-Eventos Acadêmicos: Calendário de eventos na área de História no país, congressos, seminários, simpósios, etc, a ser apresentado pela equipe de edição.
-Materiais Didáticos: sugestões de livros, filmes, mapas e outros que sejam ferramentas pedagógicas e didáticas para o ensino de História em todos os níveis, a ser levantados pela equipe de edição.

Mais em: http://www.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=2413




Marcadores