Durante a cerimônia oficial de abertura da 11ª Feira do Livro de Ribeirão Preto, o presidente da Biblioteca Nacional, jornalista Galeno Amorim, em seu pronunciamento, anunciou a realização de 20 novas feiras do livro em cidades de médio porte, numa iniciativa do Ministério da Cultura. A primeira delas será realizada em Barretos.
Ainda sem data definida, a Feira do Livro de Barretos já é uma realidade e terá como principal missão a divulgação e incentivo à leitura, principalmente entre jovens e crianças, contando com a participação da comunidade estudantil.
Créditos: http://www.jornaldebarretos.com.br/novo/2011/05/31681
By: Thais Muniz
A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"
sábado, 28 de maio de 2011
Adultos podem concluir ensino médio com Enem
Maiores de 18 anos que não tiveram a chance de concluir o ensino médio podem conseguir o certificado de conclusão do curso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos interessados devem informar, no momento da inscrição, que desejam o certificado.
Neste caso, não é necessário ter frequentado escola regular ou a educação de jovens e adultos, mas basta ter 18 anos completos. O candidato à certificação fará as mesmas provas dos estudantes que buscam vaga na educação superior pública.
A pontuação exigida para obter o documento será definida pela instituição certificadora, que o candidato deve escolher também durante a inscrição no Enem, pela internet. Mais de 350 instituições estão credenciadas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Para concluir a certificação, as instituições que firmaram o acordo de cooperação técnica com o Inep devem publicar a relação com os nomes e dados dos candidatos aprovados. Em 2010, cerca de 110 mil pessoas, com mais de 18 anos, conseguiram concluir o ensino médio ao fazer o Enem.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/26/adultos-podem-concluir-ensino-medio-com-enem.jhtm
Neste caso, não é necessário ter frequentado escola regular ou a educação de jovens e adultos, mas basta ter 18 anos completos. O candidato à certificação fará as mesmas provas dos estudantes que buscam vaga na educação superior pública.
A pontuação exigida para obter o documento será definida pela instituição certificadora, que o candidato deve escolher também durante a inscrição no Enem, pela internet. Mais de 350 instituições estão credenciadas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Para concluir a certificação, as instituições que firmaram o acordo de cooperação técnica com o Inep devem publicar a relação com os nomes e dados dos candidatos aprovados. Em 2010, cerca de 110 mil pessoas, com mais de 18 anos, conseguiram concluir o ensino médio ao fazer o Enem.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/26/adultos-podem-concluir-ensino-medio-com-enem.jhtm
Escola aplicou tolerância zero com atraso de aluno; pais reclamaram e diretora voltou atrás
O Instituto Estadual de Educação de Maringá (PR) instituiu uma política de tolerância zero em relação ao atraso de alunos. Qualquer estudante que se atrasasse para o primeiro horário perderia todas as aulas do dia. Mas a medida não durou mais que duas semanas.
Nesta quinta-feira (26), a diretora da escola, Neide Gomes Clemente, decidiu flexibilizar as regras e deixar que os alunos entrassem para a segunda aula. Ela se reuniu com representantes do Conselho Tutelar, Ministério Público e Núcleo de Educação após a decisão causar polêmica entre os pais.
“Nós vamos continuar a exigir que os horários sejam cumpridos. Mas agora os alunos serão acolhidos e poderão entrar na escola. Queremos o fim da cultura do atraso, da prática de chegar para o segundo horário”, disse Neide. O Instituto tem 2,5 mil alunos e funciona em três turnos. “Não podemos deixar que a minoria atrapalhe o andamento das aulas e prejudique a maioria dos alunos”, afirmou.
Atrasou? Volta para casa
A polêmica começou há duas semanas quando a diretora determinou que nenhum aluno entrasse mais na escola após o horário de entrada. Com isso, muitos eram obrigados a voltar para casa ou ficavam pelas ruas. O Conselho Tutelar considerou que a decisão da escola era arbitrária e que colocava as crianças e adolescentes em situação de risco.
“Não se justifica uma medida intransigente e inflexível como esta. Na reunião de hoje ficou acertado que os alunos poderão ter acesso às salas de aula. Que os alunos que se atrasarem por três vezes serão cadastrados e que o Conselho Tutelar será avisado para tomar as providências”, explicou Carlos Eduardo Rodrigues Bonfim, presidente do Conselho Tutelar.
Ele contou que alguns pais reclamaram do procedimento adotado pela escola. “Os pais ficaram preocupados porque, ao invés de estarem na escola, os filhos poderiam estar em qualquer lugar, pois não voltavam para casa”, informou Carlos Eduardo. “Não somos contra a disciplina, mas a escola falhou ao não acolher os alunos. Tem que haver um trabalho pedagógico com relação aos atrasos”.
Pontualidade é obrigação
A diretora Neide disse que não vai desistir do seu objetivo. “Tem que existir disciplina. Os horários devem ser cumpridos. Não podemos educar se não cobrar o óbvio: é obrigação chegar no horário pontualmente”. Ela disse que os alguns alunos abusam e não se esforçam para chegar na hora certa, o que ela chama de cultura do atraso.
“Tem gente que chega com copo de café, andando devagar e que acha que a escola começa as atividades no segundo horário. Virou um costume de vários alunos”, contou Neide. Segundo ela, os alunos ficavam no pátio. “Tentamos proibir isso. Agora os alunos terão uma tolerância máxima de 10 minutos e precisaram justificar o porquê do atraso. Depois de três vezes o Conselho Tutelar será acionado e vai avisar os pais e resolver o problema”.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/26/escola-aplicou-tolerancia-zero-com-atraso-de-aluno-pais-reclamaram-e-diretora-voltou-atras.jhtm
Nesta quinta-feira (26), a diretora da escola, Neide Gomes Clemente, decidiu flexibilizar as regras e deixar que os alunos entrassem para a segunda aula. Ela se reuniu com representantes do Conselho Tutelar, Ministério Público e Núcleo de Educação após a decisão causar polêmica entre os pais.
“Nós vamos continuar a exigir que os horários sejam cumpridos. Mas agora os alunos serão acolhidos e poderão entrar na escola. Queremos o fim da cultura do atraso, da prática de chegar para o segundo horário”, disse Neide. O Instituto tem 2,5 mil alunos e funciona em três turnos. “Não podemos deixar que a minoria atrapalhe o andamento das aulas e prejudique a maioria dos alunos”, afirmou.
Atrasou? Volta para casa
A polêmica começou há duas semanas quando a diretora determinou que nenhum aluno entrasse mais na escola após o horário de entrada. Com isso, muitos eram obrigados a voltar para casa ou ficavam pelas ruas. O Conselho Tutelar considerou que a decisão da escola era arbitrária e que colocava as crianças e adolescentes em situação de risco.
“Não se justifica uma medida intransigente e inflexível como esta. Na reunião de hoje ficou acertado que os alunos poderão ter acesso às salas de aula. Que os alunos que se atrasarem por três vezes serão cadastrados e que o Conselho Tutelar será avisado para tomar as providências”, explicou Carlos Eduardo Rodrigues Bonfim, presidente do Conselho Tutelar.
Ele contou que alguns pais reclamaram do procedimento adotado pela escola. “Os pais ficaram preocupados porque, ao invés de estarem na escola, os filhos poderiam estar em qualquer lugar, pois não voltavam para casa”, informou Carlos Eduardo. “Não somos contra a disciplina, mas a escola falhou ao não acolher os alunos. Tem que haver um trabalho pedagógico com relação aos atrasos”.
Pontualidade é obrigação
A diretora Neide disse que não vai desistir do seu objetivo. “Tem que existir disciplina. Os horários devem ser cumpridos. Não podemos educar se não cobrar o óbvio: é obrigação chegar no horário pontualmente”. Ela disse que os alguns alunos abusam e não se esforçam para chegar na hora certa, o que ela chama de cultura do atraso.
“Tem gente que chega com copo de café, andando devagar e que acha que a escola começa as atividades no segundo horário. Virou um costume de vários alunos”, contou Neide. Segundo ela, os alunos ficavam no pátio. “Tentamos proibir isso. Agora os alunos terão uma tolerância máxima de 10 minutos e precisaram justificar o porquê do atraso. Depois de três vezes o Conselho Tutelar será acionado e vai avisar os pais e resolver o problema”.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/26/escola-aplicou-tolerancia-zero-com-atraso-de-aluno-pais-reclamaram-e-diretora-voltou-atras.jhtm
Estudante é atingido por tiro na perna dentro de sala de aula no Rio Grande do Sul
Um estudante de 15 anos foi baleado na perna por um colega, na tarde desta quinta-feira (26), dentro da sala de aula em uma escola de Viamão (cidade a 10 km de Porto Alegre). O autor do disparo, preliminarmente tido como acidental, foi um colega da mesma idade. Os dois cursam o 1º Ano do Ensino Médio.
O incidente ocorreu na Escola Estadual Santa Isabel, durante uma aula de química, ministrada pela professora Priscila Lacerda. Ela conta que estava atendendo dois outros alunos quando ouviu o estampido e logo sentiu um forte cheiro de pólvora.
Em um primeiro momento, a docente acreditou que tratava-se de um tiroteio. “Mandei todo mundo se abaixar e fiquei cuidando pela janela.” Até que foi advertida: “Ele atirou em mim!”.
O menino que portava um revólver calibre .22 fugiu da escola e foi apreendido pela Brigada Militar (PM do Rio Grande do Sul) próximo de casa.
Segundo outros alunos, há pelo menos duas semanas ele andava armado. Conforme a professora, ele era um adolescente que sempre apresentou comportamento normal.
O estudante ferido foi socorrido e passa bem. Até o início da noite, o menor armado estava sendo apresentado ao Ministério Público.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/26/estudante-e-atingido-por-tiro-na-perna-dentro-de-sala-de-aula-no-rio-grande-do-sul.jhtm
O incidente ocorreu na Escola Estadual Santa Isabel, durante uma aula de química, ministrada pela professora Priscila Lacerda. Ela conta que estava atendendo dois outros alunos quando ouviu o estampido e logo sentiu um forte cheiro de pólvora.
Em um primeiro momento, a docente acreditou que tratava-se de um tiroteio. “Mandei todo mundo se abaixar e fiquei cuidando pela janela.” Até que foi advertida: “Ele atirou em mim!”.
O menino que portava um revólver calibre .22 fugiu da escola e foi apreendido pela Brigada Militar (PM do Rio Grande do Sul) próximo de casa.
Segundo outros alunos, há pelo menos duas semanas ele andava armado. Conforme a professora, ele era um adolescente que sempre apresentou comportamento normal.
O estudante ferido foi socorrido e passa bem. Até o início da noite, o menor armado estava sendo apresentado ao Ministério Público.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/26/estudante-e-atingido-por-tiro-na-perna-dentro-de-sala-de-aula-no-rio-grande-do-sul.jhtm
Sobram 76 mil vagas em curso do MEC para formação de professores
O Ministério da Educação (MEC) estuda prorrogar o prazo para que professores da rede pública possam se inscrever em cursos de formação continuada oferecidos pelo governo federal em parceria com instituições públicas de ensino superior. O prazo termina domingo (29), mas até ontem (26) apenas 11% das 86 mil vagas ofertadas tinham sido solicitadas.
Lançado em 2009, o Plano Nacional de Formação de Professores tem como objetivo capacitar docentes que não têm a formação mínima exigida por lei – ou não fizeram o ensino superior ou cursaram graduação em áreas diferentes daquela que lecionam. Para os que já concluíram essa etapa, são ofertadas vagas em cursos de capacitação ou atualização – presenciais, semipresenciais ou a distância – em universidades públicas. Mas a demanda está aquém do que foi planejado pelo ministério.
“No caso da formação continuada, há um componente diferente porque o professor não sabe que curso fazer, a multiplicidade de cursos é muito grande e às vezes isso acaba sendo um entrave porque o professor não localiza o que gostaria de fazer”, acredita Helena de Freitas, assessora da Secretaria de Educação Básica do MEC.
A inscrição do professor deve ser feita pelo diretor da escola com base em um levantamento de qual é a demanda por formação daquela equipe. A lista dos cursos disponíveis, com informações sobre a duração e o conteúdo de cada um deles, está disponível na Plataforma Freire. É lá que o diretor da escola fará a inscrição de seus profissionais que deverão, posteriormente, confirmar o interesse em participar do curso. (Continua)
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/27/sobram-76-mil-vagas-em-curso-do-mec-para-formacao-de-professores.jhtm
Lançado em 2009, o Plano Nacional de Formação de Professores tem como objetivo capacitar docentes que não têm a formação mínima exigida por lei – ou não fizeram o ensino superior ou cursaram graduação em áreas diferentes daquela que lecionam. Para os que já concluíram essa etapa, são ofertadas vagas em cursos de capacitação ou atualização – presenciais, semipresenciais ou a distância – em universidades públicas. Mas a demanda está aquém do que foi planejado pelo ministério.
“No caso da formação continuada, há um componente diferente porque o professor não sabe que curso fazer, a multiplicidade de cursos é muito grande e às vezes isso acaba sendo um entrave porque o professor não localiza o que gostaria de fazer”, acredita Helena de Freitas, assessora da Secretaria de Educação Básica do MEC.
A inscrição do professor deve ser feita pelo diretor da escola com base em um levantamento de qual é a demanda por formação daquela equipe. A lista dos cursos disponíveis, com informações sobre a duração e o conteúdo de cada um deles, está disponível na Plataforma Freire. É lá que o diretor da escola fará a inscrição de seus profissionais que deverão, posteriormente, confirmar o interesse em participar do curso. (Continua)
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/27/sobram-76-mil-vagas-em-curso-do-mec-para-formacao-de-professores.jhtm
Inscrições para o Enem já somam 1,8 milhão
Segundo o MEC (Ministério da Educação), até as 10h desta sexta-feira (27), 1,8 milhão de pessoas haviam se inscrito para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011. A previsão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) é que o total chegue a 6 milhões até o fim do prazo de inscrições (10 de junho).
Os interessados em participar da edição devem se inscrever exclusivamente pela internet. O prazo começou na última segunda-feira (23).
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/27/inscricoes-para-o-enem-ja-somam-18-milhao.jhtm
Os interessados em participar da edição devem se inscrever exclusivamente pela internet. O prazo começou na última segunda-feira (23).
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/27/inscricoes-para-o-enem-ja-somam-18-milhao.jhtm
Em Minas, projeto anti-homofobia nas escolas funciona desde 2008 com apoio do MEC
Os professores da rede pública de Minas Gerais têm à disposição desde 2008 um curso de formação sobre questões relacionadas à homofobia. O projeto, chamado de “Educação sem Homofobia”, é financiado em parte pela Secad/Mec (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação). Foi desenvolvido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania GLBT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) da Universidade Federal de Minas Gerais (Nuh/UFMG).
O programa está inserido nas diretrizes do "Brasil sem Homofobia", criado em 2004 pela Secretaria de Direitos Humanos – os demais ministérios, como o MEC, são responsáveis por colocar em prática as ações previstas (veja quadro). É deste programa que faz parte também o Escola sem Homofobia, responsável pela criação do kit vetado pela presidente Dilma na quarta-feira (25).
Para Marco Aurélio Prado, coordenador do Nuh/UFMG, as recentes discussões em torno do kit anti-homofobia "estão atrasadas". "Muitas universidades federais têm programas que tratam do combate à homofobia nas escolas. Já temos material muito melhor do que esse kit, feito por pesquisadores da área de educação", afirmou Prado.
O nome oficial do curso promovido pelo Nuh/UFMG é Formação de Profissionais da Educação para a Promoção da Cultura de Reconhecimento da Diversidade Sexual e da Igualdade de Gênero. Segundo o coordenador, o programa já formou aproximadamente 500 professores da rede pública. No último ano eles atuaram em seis municípios mineiros.
Em nove meses de curso, é desenvolvida uma série de atividades, como aulas, oficinas e visitas a ONGs. Ao final, cada professor desenvolve projetos nas escolas de acordo com o que aprendeu.
O núcleo desenvolve vídeos, apresentações em slides para as aulas e jogos didáticos sobre diversidade sexual. Esse material é utilizado no curso aos professores e podem ser apresentados também em sala de aula. Veja o conteúdo produzido no site do projeto.
Vídeos falam sobre travestis
Os vídeos produzidos até agora pelo Nuh/UFMG falam sobre travestis e transexuais, que, segundo Prado, estão os mais excluídos da vida escolar. Estão em produção vídeos mais curtos sobre lesbianidade, homossexualidade masculina e experiências de professores em sala de aula relacionadas com o tema.
A produção dos vídeos também contou com o financiamento do Prêmio LGBT Cultural 2009, do Ministério da Cultura, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/27/em-minas-projeto-anti-homofobia-na-escolas-funciona-desde-2008-com-apoio-do-mec.jhtm
O programa está inserido nas diretrizes do "Brasil sem Homofobia", criado em 2004 pela Secretaria de Direitos Humanos – os demais ministérios, como o MEC, são responsáveis por colocar em prática as ações previstas (veja quadro). É deste programa que faz parte também o Escola sem Homofobia, responsável pela criação do kit vetado pela presidente Dilma na quarta-feira (25).
Para Marco Aurélio Prado, coordenador do Nuh/UFMG, as recentes discussões em torno do kit anti-homofobia "estão atrasadas". "Muitas universidades federais têm programas que tratam do combate à homofobia nas escolas. Já temos material muito melhor do que esse kit, feito por pesquisadores da área de educação", afirmou Prado.
O nome oficial do curso promovido pelo Nuh/UFMG é Formação de Profissionais da Educação para a Promoção da Cultura de Reconhecimento da Diversidade Sexual e da Igualdade de Gênero. Segundo o coordenador, o programa já formou aproximadamente 500 professores da rede pública. No último ano eles atuaram em seis municípios mineiros.
Em nove meses de curso, é desenvolvida uma série de atividades, como aulas, oficinas e visitas a ONGs. Ao final, cada professor desenvolve projetos nas escolas de acordo com o que aprendeu.
O núcleo desenvolve vídeos, apresentações em slides para as aulas e jogos didáticos sobre diversidade sexual. Esse material é utilizado no curso aos professores e podem ser apresentados também em sala de aula. Veja o conteúdo produzido no site do projeto.
Vídeos falam sobre travestis
Os vídeos produzidos até agora pelo Nuh/UFMG falam sobre travestis e transexuais, que, segundo Prado, estão os mais excluídos da vida escolar. Estão em produção vídeos mais curtos sobre lesbianidade, homossexualidade masculina e experiências de professores em sala de aula relacionadas com o tema.
A produção dos vídeos também contou com o financiamento do Prêmio LGBT Cultural 2009, do Ministério da Cultura, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/27/em-minas-projeto-anti-homofobia-na-escolas-funciona-desde-2008-com-apoio-do-mec.jhtm
UFV reserva 80% das vagas para candidatos do Sisu
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) traz mudanças em seu processo seletivo. Agora, 80% das vagas nos cursos de graduação dos campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba serão preenchidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os 20% restantes são reservados aos candidatos do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases), que já é utilizado pela instituição.
Antes, apenas 20% das vagas eram destinadas aos candidatos que optavam pelo Sisu. Nilda de Fátima Ferreira Soares, reitora da UFV, é a favor dessa decisão e disse que é “um passo importante para a democratização do acesso ao ensino superior”.
O Sisu usa a nota do candidato obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após saber sua pontuação, ele deve entrar no sistema Sisu e escolher a instituição e o curso desejados. O pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis, informa que, caso o candidato queira ingressar através do Pases, na terceira etapa do processo, que equivalia à prova do vestibular, passa a ser utilizada a nota do Enem.
Créditos: http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/05/27/ufv-reserva-80-das-vagas-para-candidatos-do-sisu.jhtm
Antes, apenas 20% das vagas eram destinadas aos candidatos que optavam pelo Sisu. Nilda de Fátima Ferreira Soares, reitora da UFV, é a favor dessa decisão e disse que é “um passo importante para a democratização do acesso ao ensino superior”.
O Sisu usa a nota do candidato obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após saber sua pontuação, ele deve entrar no sistema Sisu e escolher a instituição e o curso desejados. O pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis, informa que, caso o candidato queira ingressar através do Pases, na terceira etapa do processo, que equivalia à prova do vestibular, passa a ser utilizada a nota do Enem.
Créditos: http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/05/27/ufv-reserva-80-das-vagas-para-candidatos-do-sisu.jhtm
Após bullying, menino terá que lavar louça e pátio de escola no MS
O adolescente de 13 anos que foi flagrado extorquindo dinheiro de um colega de escola, em Campo Grande (MS), terá que limpar o pátio e lavar as louças da merenda do colégio por três meses. A punição foi determinada nesta sexta-feira pelo titular da 27º Promotoria da Infância e Juventude do município, Sérgio Harfouche.
"O menino se mostrou arrependido. Essa medida é uma oportunidade para ele aprender a não realizar novos atos como este, o que não aconteceria em uma Unei [Unidade Educacional de Internação", afirmou o promotor.
Além das atividades no colégio, a punição prevê que o adolescente deverá participar de um curso sobre bullying. As penalidades serão aplicadas a partir de segunda-feira (30).
De acordo com o promotor, a adoção dos "castigos" no lugar de medidas sócioeducativas faz parte do Proceve (programa contra violência e evasão escolar), em ação no município há dois anos.
"O programa oferece aos jovens a chance deles mostrarem que não vão voltar a cometer os mesmos problemas. Se o autor voltar a ter esta atitude, vou ser obrigado a pedir a sua internação", disse Harfouche.
O dinheiro retirado do colega durante um ano --cerca de R$ 500-- será pago pela mãe do autor aos aos pais da vítima.
CASO
As ameaças começaram na 7ª série, quando os dois alunos ainda estudavam juntos. De acordo com a delegada Aline Sinnott Lopes, responsável pelo caso, o suposto agressor começou a extorquir o garoto e a ameaçá-lo ao perceber que ele era mais 'frágil'. Primeiro, ele obrigava a vítima a fazer suas tarefas escolares. Depois, a pagar lanches na escola. Em seguida, o colega começou a exigir dinheiro do garoto.
As extorsões --de R$ 50 a R$ 90 por vez-- continuaram mesmo após o agressor pedir transferência de escola, no final do ano passado.
As ameaças foram comprovadas após a polícia ter acesso a ligações telefônicas entre os dois meninos. Segundo a delegada Lopes, a vítima pegava dinheiro escondido da família para repassar ao outro adolescente. Em uma das ligações, ele diz que vai 'arrebentá-lo' caso ele não dê o valor pedido.
Em depoimento à polícia, o adolescente confessou ter recebido dinheiro do menino, mas em valor menor que o informado pela vítima. Ele disse que bateu no garoto apenas uma vez, na metade do ano passado. De acordo com Lopes, o adolescente ficou nervoso e chegou a urinar ao encontrar a polícia, que acompanhou um dos momentos em que ele recebia o dinheiro.
Outros dois meninos da mesma idade também são suspeitos de tentar extorquir o garoto e estão sendo investigados. Um deles é colega da vítima.
Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/921944-apos-bullying-menino-tera-que-lavar-louca-e-patio-de-escola-no-ms.shtml
"O menino se mostrou arrependido. Essa medida é uma oportunidade para ele aprender a não realizar novos atos como este, o que não aconteceria em uma Unei [Unidade Educacional de Internação", afirmou o promotor.
Além das atividades no colégio, a punição prevê que o adolescente deverá participar de um curso sobre bullying. As penalidades serão aplicadas a partir de segunda-feira (30).
De acordo com o promotor, a adoção dos "castigos" no lugar de medidas sócioeducativas faz parte do Proceve (programa contra violência e evasão escolar), em ação no município há dois anos.
"O programa oferece aos jovens a chance deles mostrarem que não vão voltar a cometer os mesmos problemas. Se o autor voltar a ter esta atitude, vou ser obrigado a pedir a sua internação", disse Harfouche.
O dinheiro retirado do colega durante um ano --cerca de R$ 500-- será pago pela mãe do autor aos aos pais da vítima.
CASO
As ameaças começaram na 7ª série, quando os dois alunos ainda estudavam juntos. De acordo com a delegada Aline Sinnott Lopes, responsável pelo caso, o suposto agressor começou a extorquir o garoto e a ameaçá-lo ao perceber que ele era mais 'frágil'. Primeiro, ele obrigava a vítima a fazer suas tarefas escolares. Depois, a pagar lanches na escola. Em seguida, o colega começou a exigir dinheiro do garoto.
As extorsões --de R$ 50 a R$ 90 por vez-- continuaram mesmo após o agressor pedir transferência de escola, no final do ano passado.
As ameaças foram comprovadas após a polícia ter acesso a ligações telefônicas entre os dois meninos. Segundo a delegada Lopes, a vítima pegava dinheiro escondido da família para repassar ao outro adolescente. Em uma das ligações, ele diz que vai 'arrebentá-lo' caso ele não dê o valor pedido.
Em depoimento à polícia, o adolescente confessou ter recebido dinheiro do menino, mas em valor menor que o informado pela vítima. Ele disse que bateu no garoto apenas uma vez, na metade do ano passado. De acordo com Lopes, o adolescente ficou nervoso e chegou a urinar ao encontrar a polícia, que acompanhou um dos momentos em que ele recebia o dinheiro.
Outros dois meninos da mesma idade também são suspeitos de tentar extorquir o garoto e estão sendo investigados. Um deles é colega da vítima.
Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/921944-apos-bullying-menino-tera-que-lavar-louca-e-patio-de-escola-no-ms.shtml
Adolescente é espancada na porta de escola em João Pessoa
Uma adolescente de 16 anos foi espancada na porta da escola da qual era aluna do 8° ano no turno da noite numa escola pública municipal de João Pessoa. Os agressores seriam três rapazes que conheciam a vítima e faziam parte de uma gangue do bairro onde a escola está localizada. O fato ocorreu na quarta-feira (25) à noite, quando a adolescente caminhava pelas ruas e foi abordada pelo trio. Ela correu e procurou refúgio na escola, mas antes de entrar, foi alcançada e agredida com socos e pontapés.
De acordo com a Polícia Militar, o motivo da violência foi o fato da aluna ter repassado informações dos agressores a outra gangue. A adolescente só não apanhou mais porque teve ajuda de colegas para entrar na Escola Municipal Afonso Pereira da Silva. Quando a polícia chegou ao local, os rapazes já tinham ido embora. Temendo a ameaça de morte feita pelos agressores, a adolescente foi com a família para outra cidade.
Depois do ocorrido, a Secretaria de Educação prometeu reforçar a segurança nas escolas. Atualmente, apenas duas viaturas são responsáveis pela patrulha em 120 estabelecimentos de educação do município de João Pessoa. Outros casos de violência foram registrados em escolas municipais da capital paraibana, a exemplo de ameaças a professores e agressão entre alunos. Também já houve denúncias de venda de drogas nos portões e até dentro das escolas.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/27/adolescente-e-espancada-na-porta-de-escola-em-joao-pessoa.jhtm
De acordo com a Polícia Militar, o motivo da violência foi o fato da aluna ter repassado informações dos agressores a outra gangue. A adolescente só não apanhou mais porque teve ajuda de colegas para entrar na Escola Municipal Afonso Pereira da Silva. Quando a polícia chegou ao local, os rapazes já tinham ido embora. Temendo a ameaça de morte feita pelos agressores, a adolescente foi com a família para outra cidade.
Depois do ocorrido, a Secretaria de Educação prometeu reforçar a segurança nas escolas. Atualmente, apenas duas viaturas são responsáveis pela patrulha em 120 estabelecimentos de educação do município de João Pessoa. Outros casos de violência foram registrados em escolas municipais da capital paraibana, a exemplo de ameaças a professores e agressão entre alunos. Também já houve denúncias de venda de drogas nos portões e até dentro das escolas.
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/27/adolescente-e-espancada-na-porta-de-escola-em-joao-pessoa.jhtm
Novo kit anti-homofobia deve ser lançado ainda neste ano
O ministro Fernando Haddad disse hoje pela manhã em São Paulo que o kit anti-homofobia deverá estar pronto ainda neste ano para distribuição em 6.000 escolas. Criticado principalmente por parlamentares evangélicos, o material que vem sendo preparado pelo MEC foi alvejado na quinta-feira pela própria presidente Dilma Rousseff, que viu em peças do kit "propaganda de opção sexual".
No mesmo pronunciamento, Dilma aproveitou para chamar para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República a responsabilidade final pela aprovação de materiais produzidos por órgãos de governo e que tratem de costumes ou valores culturais.
O presidente nacional do DEM, senador José Agripino, disse nesta quinta-feira (27) que o partido vai propor ações judiciais com o objetivo de devolver à União os gastos correspondentes à elaboração e distribuição do kit.
Ontem, Haddad admitiu que o filmete chamado 'Probabilidade', que versa sobre bissexualidade, tem conteúdo inadequado, por apresentar a situação de um garoto que se descobre bissexual, concluindo que ele teria duas vezes mais chances de encontrar uma companhia do que outro, heterossexual.
Além desse filmete, o kit de trabalho do projeto "Escola sem Homofobia" incluiria ainda outros, sobre transexualismo e lesbianismo, além de um livro de orientação aos professores.
Segundo o ministro, o material anti-homofobia ainda estava em fase de elaboração. Embora já tivesse obtido o aval da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o kit deveria passar por uma série de críticas técnicas e científicas, antes de ser encaminhado às escolas.
Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/921973-novo-kit-anti-homofobia-deve-ser-lancado-ainda-neste-ano.shtml
No mesmo pronunciamento, Dilma aproveitou para chamar para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República a responsabilidade final pela aprovação de materiais produzidos por órgãos de governo e que tratem de costumes ou valores culturais.
O presidente nacional do DEM, senador José Agripino, disse nesta quinta-feira (27) que o partido vai propor ações judiciais com o objetivo de devolver à União os gastos correspondentes à elaboração e distribuição do kit.
Ontem, Haddad admitiu que o filmete chamado 'Probabilidade', que versa sobre bissexualidade, tem conteúdo inadequado, por apresentar a situação de um garoto que se descobre bissexual, concluindo que ele teria duas vezes mais chances de encontrar uma companhia do que outro, heterossexual.
Além desse filmete, o kit de trabalho do projeto "Escola sem Homofobia" incluiria ainda outros, sobre transexualismo e lesbianismo, além de um livro de orientação aos professores.
Segundo o ministro, o material anti-homofobia ainda estava em fase de elaboração. Embora já tivesse obtido o aval da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o kit deveria passar por uma série de críticas técnicas e científicas, antes de ser encaminhado às escolas.
Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/921973-novo-kit-anti-homofobia-deve-ser-lancado-ainda-neste-ano.shtml
Quase 13% dos meninos entre 16 e 25 anos ficam incomodados com homossexuais, diz pesquisa
Quase 13% dos meninos disseram que ficariam incomodados "se tivesse[m] como parente ou colega de escola ou de trabalho uma pessoa homossexual" -- essa informação foi retirada dos questionários socioeconômicos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aplicados entre 2004 e 2008. Entre as meninas, o percentual é de quase 4%. A tabulação dos dados foi feita por Josafá Moreira da Cunha e Araci Asinelli da Luz, ambos do programa de pós-graduação em educação da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Para a pesquisadora Claudiene Santos, da UFS (Universidade Federal de Sergipe), o fato de o grupo de meninos ser tão maior é esperado. "Tanto homens quanto mulheres são conduzidos à heterossexualidade, mas o cerceamento em relação à atitude dos meninos é maior", explica. Por isso, os garotos tendem a ser mais intolerantes à presença de gays. (Continua)
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/28/meninos-ficam-mais-incomodados-com-presenca-de-homossexuais-na-escola-diz-pesquisa-com-dados-do-enem.jhtm
Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/05/28/meninos-ficam-mais-incomodados-com-presenca-de-homossexuais-na-escola-diz-pesquisa-com-dados-do-enem.jhtm
Assinar:
Postagens (Atom)
Marcadores
- Abave (1)
- ABGLT (1)
- ADE (1)
- Agressão Fisíca (1)
- Alemanha (1)
- Aluizio Mercadante (7)
- Alunos (1)
- Analfabetismo Funcional (1)
- Analfabetos (2)
- Andifes (2)
- Anped (1)
- Apaesp (1)
- Apeosp (2)
- Atividade Complementar (1)
- Atividades Extracurriculares (1)
- Augusto Pinochet (1)
- Auxílio Transporte (1)
- Avaliação (1)
- Bahia (1)
- Beslas-Artes (1)
- Blog (1)
- Bolívia (1)
- Bolsa Família (2)
- Bônus (3)
- Bullying (2)
- Bullying Virtual (1)
- Camâra dos Deputados (1)
- Campus Party (1)
- Capes (1)
- CCJ (1)
- CDED (1)
- Censo da Educação Superior (1)
- Censo Escolar (2)
- Cespe/Cesgranrio (2)
- Chile (1)
- Ciência sem Fronteiras (1)
- Citi (1)
- CNE (5)
- Computador (2)
- Concurso (1)
- Congresso Nacional (1)
- Conif (1)
- Conselho de Segurança (1)
- Coréia do Sul (1)
- Corrupção (1)
- Cultura (1)
- Cultura Afro-Brasileira (1)
- Currículo (3)
- Cursinho (1)
- Curso de Extensão (2)
- Cursos Livres (1)
- Cursos Online (1)
- Cyberbullying (1)
- Defensoria Pública da União (1)
- Diário Oficial da União (1)
- Didática (12)
- Dilma Rousseff (1)
- Diretos Humanos (1)
- Diretrizes Curriculares (4)
- Ditadura (1)
- Doutorado (1)
- Ead (2)
- Educação (8)
- Educação Básica (4)
- Educação em Tempo Integral (1)
- Educação Financeira (1)
- Educação Infantil (1)
- Educação no Campo (1)
- Educação no Exterior (3)
- Educação Segmentada (1)
- Educacenso (1)
- EJA (1)
- Enade (2)
- Encceja (1)
- Enem (11)
- Ensino de Arte (1)
- Ensino de História (1)
- Ensino Fundamental (15)
- Ensino Médio (17)
- Ensino Superior (13)
- Ensino Técnico (1)
- Escola Particular (2)
- Escola Pública (1)
- Estudante (1)
- Evasão (1)
- Evo Morales (1)
- Excelência (1)
- Faap (1)
- Facebook (5)
- Faced (1)
- Facet (1)
- Faculdade Maurício de Nassau (1)
- Fama (1)
- Famene (1)
- Fapeg (1)
- Fapemig (1)
- Fernando Haddad (4)
- Fies (3)
- FNDE (3)
- Frequência Escolar (1)
- Fundeb (1)
- Geisy Arruda (1)
- Gilberto Kassab (1)
- Gratificação (1)
- Greve (2)
- Homofobia (1)
- HQs (1)
- IBGE (2)
- Ideb (3)
- Iesi (1)
- Imposto de Renda (1)
- Indenização (2)
- Índice de Qualidade da Educação (1)
- Inep (7)
- Inflação (3)
- Iniciação Cientifíca Junior (1)
- Instituto de Qualidade de Ensino (1)
- Intercâmbio (1)
- Ipea (2)
- Isenção (1)
- Jornada de Trabalho (2)
- LDB (2)
- Lei Nacional do Piso do Magistério (3)
- Leitura (2)
- Liberdade de Expressão (1)
- Livros (3)
- Luiz Cláudio Costa (3)
- Malvina Tuttman (1)
- Material Didático (1)
- Material Escolar (3)
- Matricula (1)
- Memória (1)
- Mensalidade (1)
- Mercado de Trabalho (1)
- Mestrado (1)
- Ministério da Educação (29)
- Ministério do Planejamento (1)
- Ministério Público (2)
- MIT (1)
- Movimento Estudantil (1)
- Música (1)
- Niied (1)
- Nordeste (1)
- OCW (1)
- ONU (1)
- Orkut (1)
- Pais (1)
- Paraíba (1)
- PDE (1)
- Pedagogia (10)
- Pedagogia Social (1)
- Pesquisas (2)
- PIB (3)
- Pisa (3)
- Piso Salarial (4)
- Plano de Lei do Senado (1)
- PNE (4)
- Polícia (1)
- Política (3)
- Pós-Doutorado (1)
- Pós-Graduação (1)
- Positivo (1)
- Pré-Escola (1)
- Prefeitura de São Paulo (1)
- Processo (1)
- Procon (4)
- Professor (8)
- Pronatec (2)
- Prouca (1)
- Prouni (9)
- PSDB (1)
- Psicologia (2)
- PUC (1)
- Quadrinhos (2)
- Qualificação Profissional (1)
- Reclamação (2)
- Rede Pública (1)
- Rede Social (1)
- Redes Sociais (2)
- Reforma Educativa (1)
- Responsabilidade Social (1)
- Reuni (2)
- Ruben Klein (1)
- SAEB (2)
- Salvador Allende (1)
- São Paulo (2)
- Saúde (1)
- Secretária Educação Goiás (1)
- Seeduc (1)
- Senado (1)
- Sisu (2)
- Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado (1)
- STF (1)
- Suicídio (1)
- Tablets (2)
- Taxa de Matrícula (1)
- Taxa de Vestibular (1)
- Terceira Idade (1)
- TI (9)
- Todos Pela Educação (3)
- Tumblr (1)
- Twitter (3)
- UAB (1)
- UCA (3)
- Uerj (1)
- UFC (2)
- UFMG (1)
- UFMT (1)
- UFPE (1)
- UFPR (2)
- Ufrj (1)
- UFV (1)
- UnATI (1)
- Undime (1)
- Unesp (2)
- União Européia (1)
- Uniban (2)
- Unicastelo (1)
- Unifesp (1)
- Uniforme Escolar (1)
- Unirio (1)
- Unisant'Anna (1)
- Unisinos (1)
- Universidade São Marcos (2)
- Uppes (1)
- USP (4)
- Vestibular (1)
- Volta às Aulas (1)
- Youtube (2)