A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

sábado, 6 de agosto de 2011

70% dos estudantes das federais se informam pela internet

Pesquisa que traça perfil do aluno nas universidades federais mostra que menos de 3% leem jornal e 20% se informam pela TV
A internet é a principal fonte de informação dos universitários de instituições federais: 70% utilizam a web para ter acesso às notícias. Menos de 3% leem jornal e 20% dizem que se informam pelos telejornais. Apenas um quarto participa com frequência de atividades artísticas e culturais e mais de 60% nunca participaram do movimento estudantil.

Os dados fazem parte do estudo que será lançado nesta quarta-feira (3) pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sobre o perfil dos estudantes. A pesquisa, realizada em 2010, indica que as mulheres ocupam a maioria das vagas (53,5%) e três quartos dos alunos têm até 24 anos. Cerca de 56% dos alunos das universidades federais utilizam o transporte público para ir à aula. Pouco mais de 18% vão de bicicleta, a pé ou de carona e só 21% usam transporte próprio.


Comportamento

Além de dados socioeconômicos, a pesquisa também traz informações sobre o comportamento e o modo de vida dos estudantes. A casa dos pais é a moradia da maioria (55,5%) dos alunos. Quase 10% vivem em repúblicas estudantis e menos de 7% moram sozinhos. O acesso à moradia estudantil na universidade ou custeada pela instituição ainda é restrito: apenas 2,5% conseguem o benefício.
Quase 15% fazem uso frequente do álcool e do tabaco e apenas 6% se declararam usuários de drogas ilícitas. Mais de 47% relataram ter vivido “crises emocionais” no período de 12 meses anterior à coleta dos dados da pesquisa, que se referem a 2010. As dificuldades estão relacionadas, em grande parte, à ansiedade, insônia, depressão, timidez excessiva ou a outros problemas que afetam a motivação para o estudo.
Créditos: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/70+dos+estudantes+das+federais+se+informam+pela+internet/n1597114750833.html

Criança Esperança anuncia reforço escolar no Cantagalo 'imediatamente'

Mesmo sediado em complexo com diversos projetos sociais e ambiente cultural rico, colégio teve pior nota do Rio no Ideb

O Espaço Criança Esperança anunciou que vai oferecer “imediatamente” atividades de reforço escolar no Cantagalo. O iG mostrou que o Ciep Presidente João Goulart, apesar de dividir o espaço do Complexo Rubem Braga com projetos sociais – como o Criança Esperança, Affroreggae e Dançando para não Dançar –, teve a pior nota no Ideb, entre as 970 escolas da rede municipal avaliadas.

Em nota conjunta, a Central Globo de Comunicação e a Unesco Brasil (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura), afirmaram que o Projeto Criança Esperança vai “procurar imediatamente implantar atividades de reforço escolar, como forma de colaborar com o município”.
“A Unesco, que coordena o programa, lamenta muito o resultado do CIEP no IDEB e irá procurar imediatamente implantar atividades de reforço escolar no Espaço Criança Esperança, como forma de colaborar com o município para o alcance de melhorar os índices na avaliação naquela escola”, informa a nota.
A nota da CGCom e Unesco afirma que “embora esteja localizado no mesmo Complexo Rubem Braga, no Rio de Janeiro, não conta com qualquer tipo de participação da TV Globo, da Unesco ou do programa Criança Esperança na sua gestão”. Como informou a reportagem, a escola é municipal e, portanto, gerida pela Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o texto, “é importante informar que o Espaço Criança Esperança de Cantagalo não é uma escola de ensino regular e, embora localizado no mesmo espaço físico, não tem nenhuma vinculação direta com a unidade escolar ou com os resultados alcançados por ela no Ideb”.
A nota diz que “o Espaço Criança Esperança atende a mais de 2.000 crianças e jovens por mês em suas instalações, entre elas alguns alunos do Ciep, em suas atividades de lazer, cultura e esporte, oferecidas gratuitamente para toda a comunidade local”.

Créditos: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/crianca+esperanca+anuncia+reforco+escolar+no+cantagalo+imediatamente/n1597116011938.html

Para especialistas, cultura e esporte ao redor da escola não garantem bom ensino

‘Badalação e políticos não afetam o resultado positivamente. O que afeta é como funciona, boa direção e apoio da comunidade’, diz consultor da Cesgranrio

Para dois especialistas em educação, Simon Schwatzman e Ruben Klein, o fato de um colégio ser cercado de atividades culturais não tem relação direta com o bom desempenho escolar. O iG mostrou que o Ciep Presidente João Goulart, no Morro do Cantagalo – localizado no prédio do Espaço Criança Esperança, do Affroreggae e visitado frequentemente por presidentes da República, governador e prefeito – teve o pior resultado no Ideb, na rede municipal do Rio.

“Muita badalação e políticos presentes não afetam o resultado positivamente. Político gosta é de inaugurar coisas. O que afeta (o desempenho dos alunos) é como a escola funciona, a direção e se tem o apoio da comunidade, dos pais”, disse Ruben Klein, especialista em avaliações educacionais e consultor da Fundação Cesgranrio. Ele ressalvou não conhecer a João Goulart e falou em tese sobre o tema.
“Em geral, o desempenho está associado ao nível sócio-econômico-cultural (dos pais e da comunidade). Essas desigualdades podem ser compensadas, e vemos muitos casos em que isso acontece, mas é esse o grande desafio”, disse Klein.

O sociólogo Simon Schwatzman, ex-presidente do IBGE, disse que a relação entre ambiente cultural rico e boa educação “não é automática”. “As atividades podem ser interessantes para motivar a criança, mas não se aprende a ler e escrever jogando futebol e sim na sala de aula”, afirmou, lembrando que não conhece a escola especificamente.
“Pode acontecer de, com muitas atividades complementares, deixar-se de lado o fundamental. Usa-se a escola para coisas que não têm valor direto para a educação. O mais importante é ter bons professores e um trabalho sistemático”, opina Schwatzman.
A secretária de Educação do município do Rio, Cláudia Costin, “escola com piscina, com aparato perto ou coisas charmosas, não é garantia de aprendizagem”. “Muitos dos nossos colégios com melhor desempenho não têm nada que chame a atenção (na estrutura física). Prédio não educa ninguém. Quem educa são pessoas, depende muito da equipe” afirmou Cláudia Costin.

Crédito: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/para+especialistas+cultura+e+esporte+ao+redor+da+escola+nao+garantem+bom+ensino/n1597115361194.html

Justiça proíbe propaganda que comparava ensino a distância de serviço social a fast food

A Justiça Federal em Campinas determinou que CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) suspenda uma propaganda veiculada na internet e em rádios comparando o ensino a distância na área a lanchonetes de fast food. Segundo a decisão do juiz federal Haroldo Nader, parte do material tem caráter “altamente pejorativo” e expõe “os consumidores deste método ao ridículo”.

Segundo o juiz, parte da campanha trata os alunos de ensino a distância como “pessoas de pouca inteligência e discernimento” e mesmo induzem “os telespectadores de que o curso será ministrado de forma antiética”. De acordo com a Anated (Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância), que ingressou com a ação, a propaganda estava causando “constrangimentos”.

Estudantes chilenos anunciam nova greve e protestos

A Confederação de Estudantes Universitários do Chile (Confech) anunciou que fará uma paralisação nacional no próximo dia 9 e confirmou duas marchas nesta quinta-feira. Os estudantes afirmaram que continuarão mobilizados e que estão realizando assembleias nacionais para definir sua postura diante do conjunto de medidas governamentais para a solução da crise no ensino.

A presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (Fech), Camila Vallejo, explicou que a iniciativa é um "alerta" de que o movimento estudantil continua "vivo", "mobilizado" e "discutindo".
"Queremos ressaltar que seguimos muito mobilizados. Vamos tomar uma posição na sexta-feira sobre a entrega da resposta para o ministro [da Educação], mas este movimento não vai ficar em um estado de status quo", acrescentou Vallejo.
Há dois meses, as escolas e universidades públicas estão ocupadas e uma ampla mobilização, que chegou a reunir cerca de 400 mil pessoas nas ruas do Chile no final de junho, pede melhoras na educação.
Uma proposta de reforma educacional que incluiu um pacote de 21 medidas foi entregue pelo governo às associações estudantis nesta segunda-feira, sendo que ontem muitas organizações estudantis rechaçaram o projeto por considerá-lo insatisfatório. A resposta definitiva será dada nesta sexta-feira.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2011/08/03/estudantes-chilenos-anunciam-nova-greve-e-protestos.jhtm

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Apesar de políticas afirmativas direcionadas para a população negra, esse público ainda é minoria nas universidades federais. Estudo que será lançado hoje (3) pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sobre o perfil dos estudantes de graduação mostra que 8,72% deles são negros. Os brancos são 53,9% , os pardos 32% e os indígenas menos de 1%.
Ainda que a participação dos negros nas federais seja pequena, houve um crescimento em relação à pesquisa anterior produzida pela Andifes em 2003, quando menos de 6% dos alunos eram negros. Isso significa um aumento de 47,7% na participação dessa população em universidades federais.
Para o presidente da associação, João Luiz Martins, a evolução é “tímida”. Ele defende a necessidade de políticas afirmativas mais agressivas para garantir a inclusão. “A universidade tem uma dívida enorme em relação a isso [inclusão de negros]. Há necessidade de ampliar essas ações porque o atendimento ainda é muito baixo”, avalia.
A entidade é contra uma legislação ou regra nacional que determine uma política comum para todas as instituições, como o projeto de lei que tramita no Senado e determina reserva de 50% das vagas para egressos de escolas públicas. “Cada um de nós tem uma política afirmativa mais adequada à nossa realidade. No Norte, por exemplo, a universidade precisa de uma política que tenha atenção aos indígenas. No Sul, o perfil já é outro e na Bahia outro”, explica Martins.
O estudo mostra que os alunos egressos de escolas públicas são 44,8% dos estudantes das universidades federais. Mais de 40% cursaram todo o ensino médio em escola privada. O reitor da Universidade Federal do Pará (Ufpa), Carlos Maneschy, explica que na instituição metade das vagas do vestibular é reservada para egressos da rede pública. Desse total, 40% são para estudantes negros. Ele acredita que nos próximos anos a universidade terá 20% de alunos da raça negra. “Antes, nem 5% eram de escola pública”, diz.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/03/estudantes-negros-sao-menos-de-10-nas-universidades-federais.jhtm

Mais da metade dos alunos das universidades federais usam transporte coletivo para ir à aula

Cerca de 56% dos alunos das universidades federais utilizam o transporte público para ir à aula. Pouco mais de 18% vão de bicicleta, a pé ou de carona e só 21% usam transporte próprio. Os dados fazem parte do estudo que será lançado hoje (3) pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sobre o perfil dos estudantes. Os dados coletados em 2010 indicam que as mulheres ocupam a maioria das vagas (53,5%) e três quartos dos alunos têm até 24 anos.

Além de dados socioeconômicos, a pesquisa também traz informações sobre o comportamento e o modo de vida dos estudantes. A casa dos pais é a moradia da maioria (55,5%) dos alunos. Quase 10% vivem em repúblicas estudantis e menos de 7% moram sozinhos. O acesso à moradia estudantil na universidade ou custeada pela instituição ainda é restrito: apenas 2,5% conseguem o benefício.
A internet é a principal fonte de informação dos universitários de instituições federais: 70% utilizam a web para ter acesso às notícias. Menos de 3% leem jornal e 20% dizem que se informam pelos telejornais. Apenas um quarto participa com frequência de atividades artísticas e culturais e mais de 60% nunca participaram do movimento estudantil.
Quase 15% fazem uso frequente do álcool e do tabaco e apenas 6% se declararam usuários de drogas ilícitas. Mais de 47% relataram ter vivido “crises emocionais” no período de 12 meses anterior à coleta dos dados da pesquisa, que se referem a 2010. As dificuldades estão relacionadas, em grande parte, à ansiedade, insônia, depressão, timidez excessiva ou a outros problemas que afetam a motivação para o estudo.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/03/mais-da-metade-dos-estudantes-das-universidades-federais-usam-transporte-coletivo-para-ir-a-aula.jhtm

Professores do RJ decidem manter greve iniciada há quase dois meses

Os professores da rede estadual do Rio de Janeiro decidiram manter a greve em assembleia realizada nesta quarta-feira (3). Eles se reuniram no final desta manhã na Fundição Progresso, Lapa, e seguiram em passeata para as escadarias da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado). Os docentes estão em greve desde 7 de junho. A próxima assembleia está marcada para o dia 9 de agosto. O Governo do Estado do Rio de Janeiro encaminhou na segunda-feira (1º) para a Alerj (Assembleia Legislativa do Estado) um projeto de lei com um reajuste salarial de 3,5% para os professores - a categoria reivindica 26%. Segundo a Secretaria de Educação, o reajuste total pode chegar a 13%, com a incorporação do bônus do programa Nova Escola ao sálario.

"Estou recebendo várias reclamações dos professores. O pessoal não viu com bons olhos um aumento que está abaixo da inflação e muito longe dos 26% que estamos reivindicando", disse Danilo Serafim, coordenador do Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro).
Serafim afirma que o foco das negociações agora passa a ser a assembleia legislativa: "Estamos pedindo uma audiência na assembleia e acreditamos que os deputados possam interferir nas negociações. Nossa avaliação é que o governo tem que melhorar esse índice".
O governo também anunciou que, a partir da segunda-feira, quem estivesse em greve teria o ponto cortado. Além disso, caso após o final da greve não haja reposição, haverá corte retroativo. Ainda de acordo com a secretaria, há 2,1 mil contratos temporários autorizados e que podem ser utilizados a partir do dia 1º. O coordenador do Sepe disse que "não será com esse mecanismo que o governo irá acabar com a greve".


Reivindicações

A principal reivindicação dos profissionais em greve é o reajuste emergencial de 26% e o descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos. Segundo a secretaria, o projeto encaminhado para a Alerj descongela a carreira dos servidores técnico-administrativos.
Segundo o sindicato, cerca de 60% dos funcionários aderiram ao movimento e 70% das escolas da baixada Fluminense estão paralisadas. Na capital, a porcentagem é de 50%. No interior, são 30% das escolas que estão sem aula. Já a Secretaria da Educação fala em uma adesão de 1,5% dos 51 mil professores.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/03/professores-do-rj-decidem-manter-greve-iniciada-ha-quase-dois-meses.jhtm

Menino abandona escola do interior de SP após ser repreendido por gostar de rock pesado

O primeiro dia de aula do garoto Marcelo Corrêa Carvalho, 8, no colégio Ponto Alfa, em São José do Rio Preto (438 km de São Paulo) foi também o último. Seus pais decidiram mudar o menino de escola depois de ele ser repreendido pela diretora por gostar de rock. Marcelo é fã das bandas como Iron Maiden e roqueiros como Ozzy Osbourne.

Tudo começou porque Marcelo começou a batucar na carteira como se estivesse tocando bateria. A professora não gostou e o mandou para a diretoria. Lá, a diretora Ana Maria Fernandes questionou seu comportamento e suas escolhas.
O menino teria dito a ela que quer ser guitarrista e que sonha em tocar com o Iron Maiden. A diretora mostrou imagens de capas de CDs das bandas, na tela do computador, e o alertou que “todas fazem referência ao demônio, com imagens satânicas e que lembram a morte”.
“Eu quis despertar nele uma reflexão para a realidade. Esse é meu trabalho, e as letras que ele ouve fazem alusão à besta, ao demônio. Não têm mensagem positiva”, disse a diretora Ana Maria ao UOL Notícias.
Nara Corrêa Carvalho, 26, mãe do garoto, diz que ele voltou para casa apavorado com o que viu na sala da diretora. Segundo Nara, Marcelo contou que a diretora lhe mostrou imagens de demônios e disse que os roqueiros fazem rituais satânicos. “Ela disse que eles sacrificam animais, cortam as cabeças e que têm pacto com o demônio. Ele ficou apavorado.”
Ana relatou que queria ajudar o garoto e a família, que, de acordo com ela, não tem consciência do que dizem as letras das músicas que o menino ouve. “Eu conversei três horas e meia com Marcelo. Ele é agressivo, e isso se deve a esse hábito de ouvir essas músicas que estimulam a violência.”

Liminar cassa decisão que liberou acesso individual a resultados do Enem

Liminar de um desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reverteu a decisão de primeira instância da Justiça Federal em Brasília, que alterou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para determinar o acesso individual dos alunos às provas corrigidas.

A decisão cassada havia promovido uma mudança no edital do exame para liberar o acesso dos estudantes aos cartões de respostas, provas objetivas e às redações digitalizadas. Agora, volta a valer o sistema adotado desde sempre pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): não é permitida a vista da prova corrigida, nem recursos dos candidatos contra os resultados.
O recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), que acabou acatado pelo magistrado, alegava que a alteração poderia gerar atrasos em todo o calendário e prejudicar os milhares de estudantes que usam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para entrar em universidades públicas. A AGU também alegava que a metodologia específica de correção não prejudicava o aluno, que é avaliado pelo padrão de respostas e não só pela quantidade de acertos.

Crédito: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/03/liminar-cassa-decisao-que-liberou-acesso-individual-a-resultados-do-enem.jhtm

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A importância da arte

“Muitas doenças que as pessoas têm são poemas presos
Abscessos, tumores, nódulos, pedras são palavras
Calcificadas, poemas sem vazão
Mesmo cravos pretos espinhas cabelo encravado
Prisão de ventre poderia um dia ter sido poema
Pessoas às vezes adoecem de gostar de palavra presa
Palavra boa é palavra líquida
Escorrendo em estado de lágrima(…)”

MOSÉ, Viviane

Partindo do pressuposto que o homo sapiens, ou seja, o “homem que sabe”, precisa de alguma maneira justificar e/ou conhecer o mundo ou a morte, por exemplo, cria-se então a linguagem, um modo de comunicação onde existe diferentes modos de se manifestarem. Esse tipo de manifestação, logo, a linguagem, tem que ser aceita pelos integrantes de um determinado grupo onde aceitam essas representações; onde podemos dizer também que nasce a cultura.

O mito é uma das formas de linguagem utilizada para justificar a realidade, (daquela época/Grécia Antiga) como se fosse uma organização das experiências humanas; porém, hoje no pensamento contemporâneo é vista como inferior, pois, não é racional, visto que o pensamento pós-socrático baseia-se na razão. Portanto, o mito que na verdade teria que ser visto como um conceito, (visto que o pensamento atual visa fechar conceitos) de ampla e rica interpretação, e não só metáfora feita por pessoas “loucas”; é exatamente ao contrario, o nosso pensamento nos condiciona a achar um mito adjetivo de utopia, ou mesmo história falsa, porém, na verdade o mito são metáforas que daquela época ligavam as experiências com o mundo da arte, muito diferente do mundo de conceitos como é hoje.

O artista diferente dos cientistas e religiosos atribui significados ao mundo por meio de obras, artísticas, o que só podem ser interpretada, não utilizando conceitos (razão). Portanto, a vida em si, os recursos (objetos) para a arte, não são experimentados de uma mesma forma para os outros campos de pensamento; para Nietzsche um influente filósofo alemão, a vida sem a música não seria possível, logo o que ele quis dizer que a vida sem a arte seria um erro, a música era a preferência dele.

Assim, Nietzsche dizia também que os verdadeiros filósofos eram o pré-socrático, pois, não usavam a razão, como forma de pensamento, não buscavam verdades. Portanto o pensamento vindo da arte foi digamos “assassinado” pelas idéias de Platão e Sócrates com o mito da caverna que mais tarde foi adotado pelo cristianismo; passou daí não interpretar o mundo com a arte como mediação, e sim como a linguagem da razão, utilizando a idéia de que essa vida é um erro, e a outra seria paraíso.

Nietzsche defende a idéia de que nossa civilização é vitima de uma interpretação socrático-platônico do mundo; logo a religião onde agrada a sociedade de acordo com os interesses políticos sociais, por isso ele afirma a arte sendo mais verdadeira do que a ciência, e/ou a religião, pois a arte mente, mas ela assume sua mentira. Ela não tem o objetivo com ela de ser a dona da verdade.

Os seres humanos carregam consigo uma enorme capacidade de sentir, e uma mínima capacidade de suportar o que sente, por isso recorrem a “verdade” e até outros recursos que oferecem a sociedade capitalista (consumo, etc.). Por isso, o pensamento fechado em conceitos exclui, se fecham sendo aquilo e pronto, ao contrario da arte que abre para metáforas entre outros.

É, portanto, de extrema importância a arte, pois se as pessoas conseguirem adquirir essa capacidade de controlar, ou gritar através da arte seus sentimentos, ela não precisará mais de “verdades”, não precisará mais de consumo para suprir as necessidades.
Thais  Muniz (4º período)
Aluna de História/ Faculdade Barretos

Mais de 40% dos alunos das universidades federais são das classes C, D e E

Cerca de 43% dos estudantes das universidades federais são das classes C, D e E. O percentual de alunos de baixa renda é maior nas instituições de ensino das regiões Norte (69%) e Nordeste (52%) e menor no Sul (33%). É o que mostra pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que será lançada hoje (3), sobre o perfil dos estudantes das universidades federais.

Para a Andifes, o resultado do estudo, que teve como base 22 mil alunos de cursos presenciais, desmistifica a ideia de que a maioria dos estudantes das federais é de famílias ricas. Os dados mostram, entretanto, que o percentual de alunos das classes mais baixas permaneceu estável em relação a outras pesquisas feitas pela entidade em 1997 e 2003.
Segundo o presidente da Andifes, João Luiz Martins, as políticas afirmativas e a expansão das vagas nas federais mudaram consideravelmente o perfil do estudante. A associação avalia que se não houvesse as políticas afirmativas, o atendimento aos alunos de baixa renda nessas instituições teria diminuído no período.
Martins destaca que se forem considerados os estudantes com renda familiar até cinco salários mínimos (R$ 2.550), o percentual nesse grupo chega a 67%. Esse é o público que deveria ser atendido – em menor ou maior grau – por políticas de assistência estudantil. A entidade defende um aumento dos recursos para garantir a permanência do aluno de baixa renda na universidade. “Em uma família com renda até cinco salários mínimos, com três ou quatro dependentes, a fixação do estudante na universidade é um problema sério”, diz Martins, que é reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
O estudo identifica que 2,5% dos alunos moram em residência estudantil. Cerca de 15% são beneficiários de programas que custeiam total ou parcialmente a alimentação e um em cada dez recebe bolsa de permanência.

Projeto que muda horário de aulas e de repartições públicas gera polêmica no Recife

Um projeto de lei aprovado em primeira votação pela Câmara de Vereadores do Recife está causando polêmica na capital pernambucana. Pela proposta pré-aprovada, as escolas terão que iniciar as aulas até 7h, enquanto as repartições públicas funcionariam a partir das 9h. A ideia é diminuir o trânsito nos horários de pico, especialmente às 8h. O projeto ainda vai passar por mais uma votação no legislativo e precisa ser sancionado pelo poder Executivo para vigorar.

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o Recife tem 517 mil veículos nas ruas, sendo a terceira maior frota do Nordeste – atrás de Fortaleza (746 mil) e Salvador (674 mil). Com 1,53 milhão de habitantes, a capital pernambucana tem uma média de um veículo para cada três pessoas.
O projeto do vereador Maré Malta (PPS) foi aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira (1º). Nesta terça-feira (2) haveria a segunda e última votação, mas, após discussões entre os vereadores durante a sessão, definiu-se que o projeto passará por uma discussão pública, com participação das categorias envolvidas.
A proposta de adiar a votação foi apresentada pelo líder do governo na Câmara, Josenildo Sinésio (PT), que questionou a falta de discussão para aprovação da matéria, deixando clara a posição do município de vetar o projeto, caso tivesse sido aprovado da forma como está.

MEC proíbe instituições não educacionais de oferecerem cursos de pós-graduação

O Ministério da Educação (MEC) publica amanhã (4) novas regras que restringem a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu (curta duração). A partir de agora, instituições não educacionais – como sindicatos, organizações não governamentais (ONGs), conselhos de classe, universidades corporativas e hospitais –, que antes eram autorizadas a oferecer especialização, não receberão mais o reconhecimento do ministério. Cerca de 400 instituições não educacionais tinham esses cursos e 134 esperavam autorização do MEC para funcionar. A resolução que determinou as mudanças foi elaborada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo ministro Fernando Haddad.

“O que essas instituições buscavam sempre era o carimbo do MEC, transformando o credenciamento da instituição em um aval de qualidade do ministério em relação aos cursos que elas ofereciam”, diz o secretário de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Luís Fernando Massonetto. “E isso causava sempre um certo incômodo por parte do MEC, porque o fato de você autorizar o funcionamento não significa que chancela o curso, no sentido de indicar que ele seja feito por alguém.”

Feira de Profissões da USP acontece de hoje até sábado; entrada é gratuita

A 5° Feira de Profissões da USP (Universidade de São Paulo) começa hoje (4) e vai até sábado (6). O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária com o objetivo de esclarecer dúvidas de estudantes do ensino médio e cursinhos pré-vestibulares sobre os cursos oferecidos pela instituição.
O evento receberá cerca de 70 expositores de todas as unidades de ensino dos 6 campi da Universidade (São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos) e órgãos de cultura. Docentes, alunos e funcionários serão mobilizados para atendimento ao público e apresentação de ferramentas que ilustram o cotidiano das principais áreas de formação que a USP oferece, tais como: disciplinas, grades de estudo, duração, estágios e mercado de trabalho.

Os jovens poderão contar também com esclarecimentos sobre o vestibular 2012 da Fuvest.
As inscrições são gratuitas e permanecerão abertas até dia 6 de agosto. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3511 ou pelo e-mail uspprofi@usp.br.

Serviço

Feira: 5ª Feira de Profissões da USP

Local: CEPEUSP (Praça 2, Prof. Rubião Meira, 61 - Cidade Universitária).

Data: 4, 5 e 6 de agosto de 2011.

Horário: das 9hs às 17hs.

Créditos: http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/08/04/feira-de-profissoes-na-usp-acontece-de-hoje-ate-sabado-entrada-e-gratuita.jhtm

Roberto Burle Marx

Roberto Burle Marx (São Paulo, 4 de agosto de 1909Rio de Janeiro, 4 de junho de 1994) foi um artista plástico brasileiro, tendo ganho renome internacional ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista. Morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde estão localizados seus principais trabalhos, embora sua obra possa ser encontrada ao redor de todo o mundo.

Biografia

Era o quarto filho de Cecília Burle (de origem pernambucana e francesa) e de Wilhelm Marx, judeu alemão, nascido em Stuttgart e criado em Trier (cidade natal de Karl Marx, primo de seu avô).
A mãe, exímia pianista e cantora, despertou nos filhos o amor pela música e pelas plantas. Roberto a acompanhava, desde muito pequeno, nos cuidados diários com as rosas, begônias, antúrios, gladíolos, tinhorões e muitas outras espécies que plantava no seu jardim. Com a ama Ana Piascek aprendeu a preparar os canteiros e a observar a germinação das sementes do jardim e da horta.
O pai era um homem culto, amante da música erudita e da literatura europeia, preocupado com a educação dos filhos, aos quais ensinou alemão, embora se dedicasse aos negócios, como comerciante de couros, num curtume que mantinha em São Paulo.


Mudança para o Rio de Janeiro

Quando os negócios começam a ir mal em São Paulo, seu pai resolveu mudar-se para o Rio de Janeiro em 1913. A família viveu um tempo em casa de familiares e, quando a nova empresa de exportação e importação de couros de Wilhelm Marx começou a ter resultados positivos, finalmente se mudaram para um casarão no Leme. Nesse casarão, Burle Marx, então com 8 anos, começou a sua própria coleção de plantas e a cultivar suas mudas.
 
Período na Alemanha
 
Aos 19 anos, Burle Marx teve um problema nos olhos e a família se mudou para Alemanha em busca de tratamento. Permaneceram na Alemanha de 1928 a 1929, onde Burle Marx entrou em contato com as vanguardas artísticas. Lá conheceu um Jardim Botânico com uma estufa mantendo vegetação brasileira, pela qual ficou fascinado.
As diversas exposições que visitou e, dentre as mais importantes, a de Picasso, Matisse, Paul Klee e Van Gogh, lhe causaram grande impressão, levando-o à decisão de estudar pintura.
  

Início do Paisagismo no Recife

O primeiro projeto de jardim público idealizado por Burle Marx foi a Praça de Casa Forte, no Recife, em 1934. Nesse mesmo ano assumiu o cargo de Diretor de Parques e Jardins do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, onde ainda lidava com um trabalho de inspiração levemente eclética, projetando mais de 10 praças. Nesse cargo, fez uso intenso da vegetação nativa nacional e começou a ganhar renome, sendo convidado a projetar os jardins do Edifício Gustavo Capanema (então Ministério da Educação e da Saúde). Em 1935, ao projetar a Praça Euclides da Cunha (a Praça do Internacional, conhecida também como Cactário Madalena) ornamentada com plantas da caatinga e do sertão nordestino, buscou livrar os jardins do "cunho europeu", semeando a alma brasileira e divulgando o "senso de brasilidade". Seu grupo do movimento arquitetônico modernista (junto com Luiz Nunes, da Diretoria de Arquitetura e Construção, e Attílio Correa Lima, responsável pelo Plano Urbanístico da cidade, ganhou opositores como Mário Melo e simpatizantes como Gilberto Freyre, Joaquim Cardozo e Cícero Dias, com os quais sempre se reunia. Em 1937 criou o primeiro Parque Ecológico do Recife.
 

Ruptura e modernidade

Sua participação na definição da Arquitetura Moderna Brasileira foi fundamental, tendo atuado nas equipes responsáveis por diversos projetos célebres. O terraço-jardim que projetou para o Edifício Gustavo Capanema é considerado um marco de ruptura no paisagismo brasileiro. Definido por vegetação nativa e formas sinuosas, o jardim (com espaços contemplativos e de estar) possuía uma configuração inédita no país e no mundo.
A partir daí, Burle Marx passou a trabalhar com uma linguagem bastante orgânica e evolutiva, identificando-a muito com vanguardas artísticas como a arte abstrata, o concretismo, o construtivismo, entre outras. As plantas baixas de seus projetos lembram em muitas vezes telas abstratas, nas quais os espaços criados privilegiam a formação de recantos e caminhos através dos elementos de vegetação nativa.
 

Cronologia

 Créditos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Burle_Marx
               http://www.google.com

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Relatório de Análise Entre o Filme “1492 A conquista do Paraíso” com Base no Texto “A Conquista da América” de Tzvetan Todorov.

Em vários trabalhos Hollywoodianos nos deparamos com filmes que tentam de toda forma apresentar um acontecimento histórico para seus telespectadores. Porém, por incompetência, ou até mesmo falta de informação dos seus produtores, que muitas vezes contratam historiadores que muitas vezes não sabem do assunto, e isso atrapalha e muito a produção do filme. Eles tentam fazer filmes romancistas que são aqueles que mais vendem.
Mas, em outras ocasiões somos brindados com algumas apresentações de gala. São feitos filmes de uma categoria tão grande, e de uma grandeza de realidade tão infinita que as vezes fica até difícil imaginar.
Quando o cinema mostra um acontecimento histórico, ou narra a vida de um personagem histórico, o cinema aproxima do seu publico dos fatos históricos muitas vezes desconhecidos deles. Isso faz com que o filme desperte no seu espectador a vontade de conhecer mais a respeito do que ele está assistindo. Mas isso é complicado, como dito antes, existem muitas coisas boas, mas as coisas ruins ganham. As produções de péssima direção ganham estourado em Hollywood.
Neste texto irei tentar contrapor a idéia de Colombo segundo o filme 1492 – A Conquista do Paraíso (1992) de Ridley Scott, cineasta britânico que mostrou sua competência em diversos projetos; com o livro A Conquista da América, de Tizetan Todorov.
Depois de assistir o filme 1492 – A Conquista do Paraíso e fazer a leitura de várias partes do texto do livro de Tzetan Todorov por várias vezes, abaixo segue um pequeno comparativo entre filme e texto, que abordam cada um a seu modo, o mesmo tema, a conquista da América pelo europeu.
Porém antes de qualquer coisa devemos lembrar que o filme procura um retorno financeiro e sucesso e por isso tende sempre a omitir alguns fatos ocorridos, a romantizar a história e a tornar seus protagonistas heróis cheios de virtude acima do bem e do mal.
Então não seria diferente nesse filme. Vemos nele um Cristóvão Colombo cheio de virtudes e boas intenções. Ele era um conquistador cheio de compaixão e compreensão para com os índios. Mas aos lermos o texto de Todorov, notamos que o Colombo do filme difere e muito da imagem real. Nós tiramos essa comparação do fato de que o filme foi feito para a comemoração dos 500 anos do descobrimento da América. Sendo assim ele resolve retratar as virtudes de Colombo no filme e esquece as suas falhas humanas. Muitas dessas falhas que gerariam problemas com os nativos e erros de julgamento por parte do próprio Colombo.
No filme Colombo é apresentado como um idealista, que a qualquer custo quer realizar a viagem para o ocidente. Ele acredita que por lá ele chegará ao continente asiático. No filme Colombo questiona a igreja, uma vez que para ele o modo vigente é um obstáculo para a obtenção de conhecimento.
No filme sua prioridade seria descobrir uma rota para as Índias pelo ocidente, em conseqüência desse ato viria a catequização dos povos que lá vivem e por fim viria o ganho final que é o enriquecimento por meio das riquezas que lá existem. Porém ao lermos o texto de Todorov, notamos que Colombo desejava chegar as Índias, pois, para ele seria a melhor forma de encontrar o Grande Can. Pois assim ele iria converter o Grande Can e junto com ele e com o seu ouro, ele empreenderia uma Cruzada e devolveria a Terra Santa a Santa Igreja.
Já para o Colombo real, catequizar os nativos seria uma forma de enriquecer; pois seria muito mais fácil obter bens de povos catequizados.
Nos preparativos para a viagem o filme mostra bem o que deveria ser a véspera de uma viagem daquele porte naquela época. Temos toda uma manifestação religiosa que visava proteger os viajantes. Temos as despedidas dos que ficam para com os que vão. As cenas no mar também são bastante reais. Toda imensidão do oceano, as pequenas embarcações, a claustrofobia dos tripulantes, etc. Colombo afirma muitas vezes que vê terra firme, se enganando muitas vezes, até que por fim eles acham a terra firme. Isso porque Colombo vê o que lhe convém.
No filme a tripulação está desacreditada de chegar a  terra firme e quer voltar para Espanha. Mas quando avistam a terra se ajoelham ao chão e dizem “viemos aqui como exploradores, mas nos rendemos e nos curvamos ante a grandiosidade e a beleza deste lugar”. Neste momento tanto filme quanto texto concordam que Colombo ficou impressionado com tamanha beleza que viu no lugar. Isso fica claro em suas cartas aos Reis. Ambos também concordam que ele nomeou a terra de San Salvador. O texto fala da incrível capacidade de Colombo de por nome em todas as localidades recém descobertas. Tanto que ele não aceitava a nomeação dada por outras pessoas. Mas o mais marcante ainda é sua fascinação pela beleza do local recém descoberto. Ele se mostra um naturalista amador, fazendo anotações de tudo o que ele vê; aspectos de rochas, terras rochas, árvores, pássaros, incluindo neste relato inclusive os nativos. Mas somente por estes fazerem parte da paisagem.
No filme, temos um Colombo compreensivo com os nativos e até bondoso, pois tenta evitar que os mesmos sejam maltratados por seus comandados. Essa paz só se abala quando ele começa a questionar se lá existe ouro, e começa a duvidar dos nativos. Mas analisando o texto temos um Colombo que muitas vezes é contraditório com relação aos nativos. Muitas vezes suas impressões e seus relatos vão variar de acordo com o que ele via. Como sempre ele interpretava as coisas a sua maneira, isso gerava confusões para ele, e seus julgamentos muitas vezes não era preciso.
Ele acreditava entender a língua dos nativos, mas mais uma vez isso só acontecia pois Colombo assim desejava. Ele tentava associar uma palavra dita na língua nativa para uma palavra da língua espanhola. Ele em certos momentos que o índio era provido de inteligência pois tinha uma língua nativa, em outros momentos ele falava que não, que eles tinham que ser educados pois não sabiam nem falar.  Isso é evidente no filme no momento em que Colombo pede para que Utapal fale com ele e recebe a seguinte resposta: “você nunca aprendeu minha língua”.
Entre os colonizadores e os nativos foram instituídas trocas, onde Colombo percebeu que os nativos não tinham maldade, pois eles trocavam bens valiosos como peças de ouro por peças como pedaços de vidro, ou miçangas.
Uma outra coisa que ficou mal compreendida, é a questão de que aparentemente os nativos não possuíam noção de propriedade privada, e assim sendo eles pegavam as coisas uns dos outros. E quando os europeus chegaram eles praticam isso da mesma maneira, e foram taxados de ladrões, sendo piamente punidos. Tratados como bandidos, “Ladrões”.
Mas Colombo achava acreditava que os índios não possuíam uma religiosidade e que eles aguardavam até amistosamente a conversão ao cristianismo trazido por ele (Colombo). Porém, ao se deparar com tribos um pouco mais hostis, ele muda completamente sua opinião e passa a dizer que existe tribos boas e más. Sendo que as más, são passiveis de punição. Essa caracterização dos índios por Colombo se da exclusivamente por conta do seu ponto de vista, que nada mais é do que a correspondência a extremos relacionados a uma apreciação superficial sem desejo de conhecimento mais profundo.
No que concerne o filme, vemos um Colombo que recusa qualquer proposta de punição e castigo, humilhação e desonra, para com os índios. Punindo ele mesmo a pessoa que fizesse isso. Entretanto, já no texto de Todorov, vemos um Colombo que prática os mais perversos castigos, sendo muito cruel até mesmo com crianças e mulheres.
Ele até mesmo praticou a escravidão contra povos nativos quando não conseguia o tanto de ouro pretendido. Assim ele propôs o cativeiro a nativos, como forma de pagamento, pela quantidade de ouro que eles não conseguiam trazer. Isso fica claro no texto, pois existe até uma parte que ele fala da remessa de índios para Espanha. Mas índios convertidos eram poupados dessa selvageria e hostilidade.
Uma outra coisa que Colombo errou, foi ao crer que a conversão ao cristianismo seria algo fácil. Isso até aconteceu, mas foi muito difícil. Os nativos possuíam uma religiosidade muito grande e eram totalmente contrários a troca ou conversão. Há relatos de nativos que foram queimados em praças publicas por atentarem contra imagens cristãs.


Fontes:
Filme 1492 – A Conquista do Paraíso.

Título Original: 1492: Conquest of Paradise


Texto: A Conquista da América
Todorov, Tzvetan.
Martins Fontes Editora
São Paulo 1999




Artigo escrito pelo aluno Hassan Marra Jorge, do Curso de Licenciatura em História 
da Faculdade Barretos, para obtenção de nota, na matéria de História da Améria I.  

Estagiários da Cultura programam Exposição sobre Festa do Padroeiro.

Os estagiários da Secretaria da Cultura, parceria entre a Prefeitura Municipal, Cultura e Faculdade Barretos, estão organizando uma exposição resgatando a Festa do Padroeirio Senhor Bom Jesus. Denominada “ Exposição-Histórias, Tradições e Costumes” a mostra será feita em vídeo e entrevistas abordandoo um pouco do significado dos festejos de mais de cem anos no município. A exposição ficará aberta ao público em um stand na praça Rio Branco nos dias 10, 12 e 13 de agôsto. O grupo de estudantes é formado pelos alunos Maicon Tadeu da Silva Augusto, Isabel Cristina Rodrigues de Oliveira, Hudierij Lopes Hermenegildo, Daiane Cristina Leal Pezan, Nayara Morato Speretta e Urian de Oliveira Fidelis. A parceria permite que os universitários do município que cursam história, administração, sistema de informática e direito, possam organizar os acervos municipais e outros exposições para resgartar a história do município. Através de bolsas de estudos do programa CIEE-Centro Integrado Empresa Escola- esses estudantes trocam os benefícios das bolsas por pesquisas e organização desses acervos. As reuniões dos estagiários acontecem todas as semanas na Casa da Cultura “Fábio Zucchi Rodas”.

Crédito: Fonte: Assessoria de Imprensa-Alberto Aragão-imprensa@

MEC prorroga prazo de renovação de novos contratos do Fies

Quem tem contrato do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) firmado após 14 de janeiro de 2010 tem até o dia 16 de setembro para renovar o financiamento. A prorrogação do prazo foi anunciada nesta sexta-feira (29) pelo MEC (Ministério da Educação).
No entanto, o prazo para renovação de contratos anteriores a janeiro de 2010 continua sendo 31 de agosto. Tanto os aditamentos simplificados quanto os não simplificados precisam cumprir os prazos.
Os alunos que usam o Fies precisam renovar o contrato a cada semestre. Se as alterações forem simples –dados pessoais e valor da semestralidade–, o aditamento pode ser feito pela internet, no site do programa. Quando as mudanças são maiores, o sistema imprime um documento que precisa ser levado ao banco responsável pelo financiamento (a Caixa ou o Banco do Brasil).

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/29/mec-prorroga-prazo-de-renovacao-de-novos-contratos-do-fies.jhtm

Sobrevivente de Realengo contraria médicos e ensaia primeiros movimentos

Ela foi a última estudante a receber alta no hospital, dia 14 de junho, após a tragédia na escola Tasso da Silveira, em Realengo, zona norte do Rio de Janeiro, que ocorreu em 7 de abril. Foram quase dois meses e meio de internação no hospital estadual Adão Pereira Nunes com um período de coma induzido e 12 dias no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Hoje, depois de um mês e meio em casa, Thayane Tavares Monteiro, de 14 anos, anda de cadeira de rodas mas contraria a expectativa de muitos médicos de que não voltaria mais a andar. Com intenso trabalho de fisioterapia, seis vezes por semana com profissionais no Into e com fisioterapia em casa, Thayane, que recém completou 14 anos dia 25 de julho, já consegue mexer os dedinhos do pé, e começa a ter algum movimento suave nas pernas. Ela afirma ter alguma sensibilidade em partes da perna.

“Quanto mais eu faço fisioterapia, mais evolução eu tenho. Faz umas três semanas numa fisioterapia que comecei a mexer os dedinhos. Na medida do possível eu estou bem. É ótimo estar em casa de novo, mas tem vezes que dá vontade de falar ‘ai desisto’. Parece que não vou conseguir andar nunca. Quando eu estou pra baixo, fico irritada, não quero falar com ninguém. Eu penso ‘ai que inferno a minha vida, queria morrer’”, desabafa Thayane.
O momento mais difícil para a adolescente que sonhava ser atleta foi saber que não sairia do hospital andando. “Eu não estava sentindo mais as minhas pernas. Os médicos fizeram uma tomografia e falaram que já era, não voltava mais. ‘Você não tem mais chance de voltar a andar’. Eu chorei tanto. Ele (o médico) disse que em cinco degraus, se eu subisse um seria muito”, disse ao UOL Notícias.
Mas a determinação e a vontade da adolescente de voltar a andar e retomar a sua rotina de ir a pé para a escola de manhã, frequentar o projeto de atletismo para crianças e adolescentes no Instituto Ideal Brasil em Sulacap, e iniciar o curso de inglês é o que tem motivado Thayane.
Nesta quarta-feira (27), ela viveu um momento emocionante, com a ajuda do fisioterapeuta, conseguiu ficar em pé com as talas amarradas às suas pernas que a sustentavam.
“Hoje foi a primeira vez que fiquei em pé. A sensação foi como se a qualquer momento eu fosse levantar e andar. Colocaram uma tala e me deixam em pé na prancha me segurando. Dói muito, é o peso do tronco na perna. Eu perdi toda a força na perna, dói o quadril, chorei muito hoje”, contou. Mas apesar do esforço e das dores, diz ter sido um momento especial.
Aos poucos Thayane tenta se adaptar à nova condição depois da tragédia na escola Tasso da Silveira, onde estudava há apenas um ano e cursava a oitava série. Ela vive com sua mãe, Andréia Tavares Monteiro, 32, o padrasto e suas duas irmãs menores, Tainara, 7, e Tamires, 12. Os cinco vivem num vila de casas em Realengo e dividem um único cômodo no térreo da casa que está em reformas. As dificuldades começam na própria casa que não é adaptada, assim como o banheiro que é apertado.

Ela ganhou uma cadeira de rodas nova e também uma especial para o banho. Mas a locomoção ainda é difícil, pois a família está sem carro e depende do transporte público que afirma ser bastante precário para receber um cadeirante.

MEC banca propaganda em defesa de Haddad

O Ministério da Educação decidiu veicular duas campanhas publicitárias de rádio e TV, ao custo total de R$ 396,9 mil, para rebater críticas recentes à pasta, informa reportagem de João Carlos Magalhães e Larissa Guimarães.

Os episódios tiveram origem em duas reportagens da "TV Globo" e atingiram a imagem do ministro Fernando Haddad, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PT. O MEC diz que as peças não têm o objetivo de promovê-lo politicamente.
O ministro já manifestou sua intenção de disputar a Prefeitura de São Paulo em 2012.

A reportagem da Folha de segunda-feira (25) mostra que o ministro irá iniciar em agosto sua agenda de pré-candidato. Sem se afastar do ministério, Haddad decidiu concentrar atividades nos finais de semana na capital.
Na semana passada, o ministro comunicou oficialmente a presidente Dilma Rousseff que é pré-candidato.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/poder/950788-mec-banca-propaganda-em-defesa-de-haddad.shtml

Estudante brasileiro ganha medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Informática

Pela primeira vez, um estudante brasileiro conquistou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Informática. Aluno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza terminou a competição, que este ano foi na Tailândia, como terceiro colocado geral, com 598 de 600 pontos possíveis.

Mais três brasileiros conquistaram medalhas na olimpíada, todas de bronze. No total de medalhas, o Brasil superou concorrentes como a Inglaterra, França, o Canadá e a Alemanha, equipes com tradição na competição, segundo a Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Os estudantes brasileiros foram selecionados durante a Olimpíada Brasileira de Informática, organizada pela SBC e pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A equipe do Brasil concorreu com mais de 300 estudantes, de cerca de 80 países.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/28/estudante-brasileiro-ganha-medalha-de-ouro-em-olimpiada-internacional-de-informatica.jhtm

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PROFESSORES DE FRUTAL E PLANURA ENTRAM EM GREVE POR PISO SALARIAL

A Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira aderiu hoje ao movimento de greve por tempo indeterminado. O comando de greve é liderado pelos professores Ellida Roberta, Danilo, Celso, Adalgisa e outros. Estiveram presente durante uma vários professores, que disseram sim a paralisação.
SIM, a esta luta!
Mais tarde estivemos em Planura, onde professores também estão em Greve.
Agradecemos aos alunos e pais pelo apoio dado a todos os professores. Vale lembrar, que essa luta é pelo nosso Piso Salarial, contra o Subsídio, imposto pelo nosso governo.

Texto adaptado do Facebook de um Professor colega nosso, que eu Hassan Marra Jorge achei interessate em estar divulgando.

Isolamento: o desafio e o prazer de ensinar em comunidades tradicionais caiçaras

Magro e baixo, com um olhar calmo e fala muito viva. Este é o professor Adriano Leite, um sujeito comum, que poderia ser confundido com qualquer outro educador primário. Isso se não fosse um detalhe: desde muito jovem, ele aceitou o desafio de deixar o conforto de sua casa para dar aulas em escolas isoladas, nas comunidades tradicionais caiçaras de Ilhabela (SP), município do litoral paulista, onde sempre viveu.

É uma rotina que inclui enfrentar horas de barco no mar, viver sem energia elétrica, sem farmácia, sem mercado. A escolha corajosa não foi por acaso: “Assim como meus alunos, eu sou de trás da ilha [como os moradores chamam as praias isoladas do município]. Eu nasci no Saco do Sombrio. Todos me conhecem nas comunidades. ‘Lá vem o neto de Benedito de Lau, filho de dona Elvira e de seu Joaquim’ ”.
Apesar disso, a maior parte da sua infância foi vivida na área urbanizada do município. Por isso, foi impossível não perguntar: “Qual sua motivação para ir para uma escola tão isolada?”. A resposta veio de pronto: “A limitação que as crianças têm lá”. E continuou: “Na minha cabeça não tinha professor melhor que eu pra ensinar pra eles, porque sou de lá. Eu sei as dificuldades que eles têm. Vivem uma vida humilde, de artesanato, pesca, roça, peixe seco e produção de farinha”.
E são exatamente esses elementos que transformam as aulas de Adriano em algo tão inusitado. “Em tudo na aula eu uso a cultura caiçara. Se eu vou alfabetizar uma sala, eu monto uma história sobre o cerco [técnica de pesca]. A palavras são os nomes dos peixes ou das ervas usadas nas rezas.”

Professor dá 'abraços grátis' para bater recorde em Ribeirão

O professor paulistano Gilberto Cruz distribuiu 2.011 abraços nesta quarta-feira (27) a pedestres que passavam pela praça 15, a principal do centro de Ribeirão Preto (313 km de SP).

A iniciativa do professor, que se intitula o maior recordista da América Latina, foi para somar mais uma marca.
Como não havia uma meta anterior a ser superada, ele não teve de cumprir um número mínimo de abraços para bater o recorde. Com um cartaz onde estava escrito "Abraços grátis", ele foi acompanhado por quatro auxiliares que registraram os nomes das pessoas que cederam ao apelo.

Os abraços gratuitos chamaram a atenção de quem passava pela praça. ""Achei [a iniciativa] bonita", disse o advogado Raphael Scaroti, 85, que abraçou o professor.
Cruz diz já ter contabilizado outros 34 recordes. Ele afirma usar os critérios do "Guinness Book", o livro dos recordes, para certificar suas façanhas, mas nem todas as tentativas de recorde foram analisadas oficialmente pela publicação internacional.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/950921-professor-da-abracos-gratis-para-bater-recorde-em-ribeirao.shtml

Briga entre crianças na escola vira caso de polícia no interior de São Paulo

Uma briga escolar entre duas crianças virou caso de polícia em Analândia (214 km de SP) e uma menina de nove anos foi tratada como adolescente infratora. Ela só não foi levada dentro de um carro da polícia para o fórum porque a mãe da garota interveio.

A mãe da menina, a funcionária pública Alessandra Lopes de Moraes, disse ao UOL Educação que pretende processar o Estado por causa do constrangimento sofrido pela sua filha e provocado por uma sucessão de erros de agentes públicos.
“Minha filha não quer mais ir para escola. Ela ficou três dias sem comer e ficava me perguntando se iria ser presa. Ficava repetindo que não era uma bandida. É um absurdo um caso de uma briga entre crianças na escola ir parar na polícia, que deu prosseguimento ao caso sem checar que minha filha era uma criança de nove anos”, disse a mãe da garota.
O caso começou no dia 5 de maio, quando duas amigas da 5ª séria de uma escola municipal de Analândia brigaram dentro da sala de aula. “A colega dela pisou três vezes no pé de minha filha e ela revidou com um tapa. Depois, as duas trocaram empurrões. Minha filha foi chamada na diretoria e cumpriu um dia de suspensão. Fui também chamada na escola e repreendi minha filha. Achei que o assunto estivesse resolvido internamente”, disse a mãe.
Para a surpresa de Alessandra, algumas semanas depois da briga, um investigador foi até a sua casa no dia 18 de julho (uma segunda-feira) pela manhã com um mandado de condução coercitiva da criança até o Fórum da cidade vizinha de Itirapina (212 km de SP), pois em Analândia não há Fórum.

Em site, alunos classificam docentes como "carrasco" e "mamata"

Insatisfeitos com os sistemas de avaliação de professores, três universitários cariocas resolveram criar uma forma mais "simples" para alunos compartilharem informações sobre os mestres. Inspirados no site americano "Rate my professors", eles desenharam um aplicativo para o Facebook em que se pode procurar um professor numa base de dados com cerca de 10 mil docentes e votar anonimamente se ele é "carrasco" ou "mamata". Há um espaço para comentários identificados.

"Nos EUA, os professores são avaliados pelos alunos e se leva isso muito em consideração. Não queremos expor ninguém. Só criamos um espaço para fazer uma avaliação objetiva", conta Igor Blumberg, estudante de engenharia da computação na PUC-Rio.
Ele criou o aplicativo com Rafael Dahis, aluno do mesmo curso na UFRJ, e Felipe Frajhof, estudante de engenharia de controle e automação na PUC-Rio.
Desenvolvido em cerca um mês e colocado no ar na terça-feira, o programa tinha até a tarde de ontem 15 mil usuários cadastrados e 12 mil votos dados.

Troca de terreno público por creches começa em 60 dias em SP

O polêmico plano da Prefeitura de São Paulo de repassar terrenos públicos ao mercado imobiliário em troca de creches começa em 60 dias, diz em entrevista o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Marcos Cintra, 65.
Os primeiros terrenos serão a praça Alfredo di Cunto, na Mooca, zona leste, e uma área na rua Pedro de Toledo, na Vila Mariana, zona sul.
Para levantar e comercializar prédios nos espaços --a maioria deles de grande valor no mercado imobiliário--, as construtoras terão de comprar áreas em regiões carentes e construir as creches.
Quem mora próximo de alguns dos terrenos públicos, no entanto, tem protestado. Cintra diz que a ideia geral parte do princípio segundo o qual é obrigação do administrador dar o melhor uso possível aos ativos públicos.
Quanto ao terreno do Itaim Bibi, zona oeste, onde ficam escolas, postos de saúde, teatro e biblioteca, o secretário diz que o projeto melhorará o acesso da população à área.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/950773-troca-de-terreno-publico-por-creches-comeca-em-60-dias-em-sp.shtml

domingo, 31 de julho de 2011

Em um ano, fila da creche ganha 52 mil nomes

São Paulo está perto de alcançar um recorde negativo na educação: a cidade tem hoje 147 mil crianças fora da creche. O número é próximo do registrado quatro anos atrás, quando a fila por uma vaga na rede tinha 158 mil nomes. Em junho do ano passado, havia 95 mil crianças à espera de uma vaga. A alta em um ano, portanto, foi de 52 mil crianças, ou 54%.

Os números divulgados ontem pela Secretaria Municipal da Educação mostram ainda que o extremo da zona sul da capital é o mais prejudicado pela falta de atendimento. A região tem seis dos dez distritos mais necessitados de creches. Grajaú é o primeiro da lista --lá, há 6.807 crianças à espera de uma matrícula em creche.
Na contramão, bairros nobres da cidade e o centro são as áreas com os menores índices. Mas, apesar de registrar pouca fila, nenhum desses bairros, como Jardim Paulista, Alto de Pinheiros (ambos na zona oeste) e República (região central) apresentam procura zero.

Créditos: http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u950826.shtml

Jornalismo é o curso mais concorrido do processo de transferência de 2012 da USP

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) divulgou nesta terça-feira (26) a relação candidato/vaga do processo de tranferência de 2012 da USP (Universidade de São Paulo). O curso mais concorrido é jornalismo (matutino), que oferece apenas uma vaga e tem 71 candidatos na disputa. Em seguida, aparece psicologia (integral), com 29 candidatos para cada uma das três vagas ofertadas, e arquitetura e urbanismo (integral), com 27,14 c/v.

No total, foram recebidas 2.639 inscrições. Alguns cursos não tiveram nenhum candidato inscrito, é o caso de matemática (integral - São Carlos), gerontologia (vespertino) e ciências da informação e da documentação (noturno). Confira aqui a concorrência para todos os cursos.

Provas

A prova de pré-seleção, organizada pela Fuvest, acontece no dia 31 de julho, das 13h às 17h. O exame terá 80 questões de múltipla escolha.

Locais de prova da primeira fase do exame de transferência de 2012 da USP


Cidade Local Endereço

São Paulo Etapa – Unidade Ana Rosa Rua Vergueiro, 1987 (Estação Ana Rosa do Metrô)

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB – USP Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75

Campinas Liceu Nossa Senhora Auxiliadora Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Jardim Guanabara

Lorena Escola de Engenharia de Lorena – EEL - USP Estrada Municipal do Campinho, s/nº, Campinho – Campus 1

Piracicaba ESALQ – USP Avenida Pádua Dias, 11 (Pavilhão de Engenharia)

Pirassununga Centro de Eventos do Campus de Pirassununga - USP Avenida Duque de Caxias Norte, 225

Ribeirão Preto E.E. Otoniel Mota Rua Prudente de Moraes, 764 – Centro

São Carlos EESC – Escola de Engenharia de São Carlos – USP Avenida Trabalhador São-carlense, 400 (Salas de Aula – Bloco C)

 
São oferecidas 975 vagas, divididas da seguinte maneira:




•128 na área de Biológicas;

•541 na área de Exatas;

•306 na área de Humanidades.

No dia 12 de agosto será publicada a lista de classificados para a segunda etapa de provas. Essa etapa é de responsabilidade da escola que oferece o curso pretendido pelo candidato. Nos dias 18 e 19 de agosto os selecionados devem entregar a documentação solicitada na seção de alunos da escola.

Créditos: http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/07/26/jornalismo-e-o-curso-mais-concorrido-do-processo-de-transferencia-de-2012-da-usp.jhtm

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