A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

sábado, 20 de agosto de 2011

Após levar bronca por gostar de Iron Maiden, menino roqueiro muda de escola

O garoto Marcelo Corrêa Carvalho, 8 anos, que foi repreendido pela diretora por gostar de rock pesado e não quis mais frequentar as aulas depois disso, começa nesta segunda-feira (8) em outra escola de São José do Rio Preto. A unidade segue a linha construtivista.

A escola dá aulas de música, tem uma banda e o garoto poderá até tocar guitarra, se quiser. A mãe de Marcelo, Nara Campos Calachi, não quis comentar sobre a mudança de escola do filho. Ele vai estudar no período da tarde e começa hoje, como ouvinte. Ela ainda deve decidir se ele fica definitivamente no novo colégio.
O menino estava em seu primeiro dia de aula na escola no Colégio Ponto Alfa quando foi repreendido pela diretora, a professora Ana Maria Fernandes, por gostar de rock pesado. Ele é fã das bandas de heavy metal Iron Maiden e Ozzy Osbourne. A diretora disse a ele que essas bandas fazem referência ao demônio e seus músicos praticam rituais satânicos. Depois da conversa, Marcelo não voltou mais à escola e deixou de tocar guitarra e violão, instrumentos que gosta e toca desde pequeno.

Tentativa de diálogo

Segundo pesquisador, as manifestações de indisciplina no âmbito da escola podem ser sinalizações de que os jovens almejam novas regras e maneiras de relacionar-se, mais flexíveis e próximas ao mundo contemporâneo.

Poucos temas têm mobilizado tanto a atenção dos professores da Educação Básica como o da disciplina. O tema aparece frequentemente recolocado sob novas roupagens ou questões correlatas, como o bullying ou mesmo a violência física. A sensação, contudo, é que não há avanço, ou pior, há retrocesso. Para Joe Garcia, pesquisador e professor de Pós-Graduação da Universidade de Tuiuti, no Paraná, há uma combinação de mensagens antigas com expressões novas - e continua em pauta o que classifica de esvaziamento do papel da escola, tensões de convivência e uma crise moral. Na entrevista a seguir, concedida ao repórter Paulo de Camargo, Garcia, um dos conferencistas mais requisitados quando o assunto é indisciplina escolar e autor do livro Escritos sobre o currículo escolar (Editora Iglu, 2010), expõe suas ideias sobre o tema. Para ele, há avanços - entre eles, o fato de que a discussão rompeu os muros da escola. Segundo argumenta, o ambiente complexo das escolas de hoje está originando "um professor diferente, assim como outras crenças, outras rotinas, outras identidades". Contudo, alerta, os educadores ainda precisam se abrir mais para as novas formas de diálogo do mundo contemporâneo. A questão da educação moral vem sendo recolocada nas escolas e na mídia nos últimos anos sob diferentes perspectivas. Já se focou a questão da indisciplina, da violência física e a bola da vez parece ser o bullying. Trata-se de algo novo ou apenas tiramos de debaixo do tapete questões antigas? A escola possui um "tapete" muito antigo e extenso. Sob ele, há muito a resolver. De todos os problemas ali guardados, o bullying veio à luz apenas há poucas décadas. É uma forma complexa de violência, que permaneceu muito tempo oculta em função do modo desatento como os educadores há séculos observam a relação entre alunos na escola. Já a indisciplina é um problema reconhecido pelos professores há muito mais tempo. Quando olhamos para todos esses problemas, sob uma perspectiva atual, vemos uma combinação de mensagens antigas sob expressões novas. A comunicação paralela em sala de aula através de gadgets modernos e o ciberbullying refletem, na verdade, velhas questões sobre o esvaziamento do papel da escola, apontam tensões de convivência e uma certa crise moral. Assim, entre as soluções atuais, está a educação moral, que é importante, mas pensar a indisciplina apenas sob essa perspectiva é desonerar outras fontes daquele problema.


A seu ver, estamos avançando em algum sentido?
Vejo diversos avanços. Talvez o mais evidente resida no aumento da percepção social sobre os problemas que ocorrem dentro dos muros da escola. A indisciplina hoje é um tema de interesse mundial e não mais um assunto de sala dos professores somente. Quanto ao diálogo nas escolas, também avançou. Há 50 anos, não seria possível debater com liberdade temas tais como sexualidade, política e drogas. Mas existem avanços a realizar. Sob diversos aspectos, a escola é um ambiente de interação defasado em relação às possibilidades de diálogo deste século. Olhemos, por exemplo, a sutil revolução que está ocorrendo nas redes sociais, em relação às quais a escola está ainda adormecida.

A questão da formação do professor é um impedimento para o avanço nessa compreensão mais ampla das relações humanas vividas nas escolas?

Nos currículos de formação inicial de professores, nas licenciaturas, há um certo silêncio em relação à questão da indisciplina e violência nas escolas. Nas universidades, não estamos preparando os futuros professores para alguns dos principais desafios da profissão. Parece persistir a crença de que docentes bem preparados são aqueles que dominam conteúdos e métodos de ensino. Em complemento, a formação continuada, em serviço, também apresenta viés. Um estudo publicado recentemente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que embora o número de dias anuais supostamente dedicados ao desenvolvimento profissional dos professores brasileiros seja compatível com o padrão das nações industrializadas, as estratégias mais exploradas são pouco efetivas para promover mudanças. É preciso alterar as práticas de formação. Enquanto isso, os professores, mesmo sabendo o que e como ensinar, nem sempre conseguem ser efetivos em sala de aula - o que requer também saber lidar com a indisciplina.

O senhor acredita em soluções que não incluam mudanças de postura de toda a escola? Ou, em outras palavras, a evolução nas questões ligadas à qualidade do convívio prospera, se forem iniciativas apenas do professor em sala de aula?

Tenho acompanhado pesquisas sobre essas questões em diversos países. As soluções mais promissoras seguem o que se poderia denominar de abordagem global ou ecológica, que compreende a escola como um todo. Ainda precisamos da força intelectual e moral dos professores, mas estes precisam atuar em uma escola onde exista uma visão compartilhada, uma cultura e ambiente que sustentem suas práticas pedagógicas, ou que as recuse quando não forem compatíveis com um projeto coletivo. Mas as abordagens globais também são interessantes pelo papel ativo que atribuem aos alunos na construção do ambiente de convivência na escola. Também estes precisam desejar e contribuir na construção de uma escola mais interessante para todos.

As questões que o senhor ouve dos professores em suas palestras vêm mudando ao longo do tempo?
Atuo em processos de formação de professores desde o início dos anos 1990. Guardei muitos registros de diálogos com professores e observei alguns fatos interessantes. Nestes 20 anos, constatei uma mudança na leitura dos problemas de indisciplina na escola, na direção de uma melhor crítica e consciência social. Hoje, parece menos complicado aos professores reconhecer e conversar sobre os problemas de convivência em suas salas de aula. Mas aquilo que mais se destaca em meus dados reside na transformação do conteúdo das queixas em relação ao tempo na profissão. Os professores mais experientes acumulam mais tempo de exposição a conflitos e isso parece influenciar a leitura que fazem dos alunos, da escola e de si mesmos. O ambiente atual das escolas, complexo e muitas vezes conflituoso, está originando um professor diferente, assim como outras crenças, outras rotinas, outras identidades.

No caso específico do bullying, não lhe parece mais uma dessas palavras mágicas que de repente parecem explicar tudo?
O termo bullying expressa um fenômeno complicado, uma categoria de violência capaz de afetar profundamente o ambiente e a aprendizagem escolar. É uma palavra mais trágica do que mágica! É muito interessante observar que o bullying foi "descoberto" nos países escandinavos, onde justamente se acreditava que a educação estava mais resolvida no final do século passado. Em paralelo à consciência sobre esse problema, veio a percepção de que não estávamos tão atentos à qualidade das relações humanas na escola. Mas a solução não reside em maior controle social, e sim em melhor coexistência. Outro aspecto interessante é que o bullying descreve um desequilíbrio nas relações de poder. Parece ironia, mas esse fenômeno expressa uma mensagem clara sobre as relações em toda a sociedade do século passado.

Qual é a relação entre ambiente escolar e qualidade de ensino? Cuidar melhor da convivência não é também uma forma de melhorar a aprendizagem?

Desejamos, há séculos, melhorar o desempenho dos estudantes. Essa tarefa, no entanto, vai além de estimular avanços nas práticas de ensino. Há dois fatores principais a considerar que sustentam ou impedem a aprendizagem: a cultura e o clima da escola. Esses dois aspectos estão diretamente relacionados à qualidade da convivência. Alguns estudos sobre rendimento escolar e convivência na escola revelam que a aprendizagem em sala de aula decai em função da indisciplina, mesmo quando o desempenho dos professores é avaliado positivamente pelos alunos. Esse é o retrato do Brasil, segundo os dados do Pisa, na última década.

A TV e a internet têm algum papel nisso tudo? As relações virtuais levam a um enfraquecimento das relações humanas?
Há estudos que apontam a influência da mídia, incluindo a internet, como uma das principais causas indiretas de problemas de indisciplina nas escolas. A mídia claramente afeta não somente hábitos de consumo, mas a formação de valores e estilos de vida que se apresentam em sala de aula. Mas penso que ainda é cedo para entendermos toda a extensão das relações virtuais sobre o ambiente de aprendizagem na escola. E certamente não há apenas aspectos negativos a considerar. O fluxo de informações nas redes sociais torna possível uma percepção global sem precedentes. Isso pode mesmo levar a um fortalecimento da consciência e relações sociais, quando, por exemplo, as pessoas se engajam na luta por direitos humanos, na proteção do planeta ou em campanhas que tornam visíveis abusos e injustiças sociais.

Quais são os passos iniciais que o senhor sugere para educadores que vivem às voltas com os problemas da disciplina? O que é possível fazer já?

Gostaria de destacar duas ideias. Uma muito antiga e outra mais recente. No século 17, [o educador tcheco] Jan Amos Comenius escreveu que a disciplina na escola, embora necessária, não teria a força para inspirar os alunos a aprender. Seria a qualidade do ensino o elemento capaz de inspirar, ou não, os alunos. Penso que, sob essa abordagem, a indisciplina deveria ser interpretada mais como necessidade de avançar nas experiências de aprendizagem do que no controle do comportamento dos alunos. Essa é uma ideia antiga, mas ainda valiosa. Professores considerados bem-sucedidos em suas escolas me sugeriram que a indisciplina seria um modo de os alunos forçarem a escola na direção de uma abertura. A indisciplina refletiria a distância entre a forma pouco flexível e cheia de regras como eles aprendem na escola e o modo flexível e de regras mínimas como eles aprendem no mundo. Tais ideias sugerem a combinação de um currículo que seja fonte de inspiração, em uma escola que apresente regras mínimas para a aprendizagem.

Créditos: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=13177

Uso de música em sala de aula facilita o aprendizado, aponta estudo

A música facilita o ensino da história pois cria empatia entre aluno e professor e forma um referencial de memória para os alunos, facilitando, assim, sua relação com o conteúdo. É o que diz Milton Joeri Fernandes Duarte, autor da tese de doutorado A música e a construção do conhecimento histórico em aula, defendido em maio na Faculdade de Educação (FE) da USP, sob orientação de Katia Maria Abud Lopes.

Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e professor de história desde 1987, Duarte afirma sempre ter utilizado música em suas aulas. Foi a partir da sua experiência em classe que ele resolveu estudar até que ponto a linguagem musical auxilia no ensino da história e como professores e alunos que não possuem conhecimentos de linguagem musical conseguem trabalhá-la em sala de aula.

Para responder tais questionamentos, o pesquisador acompanhou durante o ano de 2007 as aulas de uma professora de história para alunos da quinta série da rede municipal de São Paulo. No ano seguinte, ele selecionou 8 dos alunos da turma, 4 meninos e 4 meninas. Ele os entrevistou para saber os seus gostos musicais e, principalmente, qual era a relação que eles faziam entre o conteúdo e as músicas apresentadas pela professora.

O dizer "não" na educação

Por Içami Tiba


É muito comum os pais se queixarem que seus filhos não atendem aos nãos que eles lhes falam, ordenam, pedem, imploram ou mesmo quando dão a entender...
Esta desobediência ao não dos pais é globalizada. Praticamente todas as crianças do planeta custam a obedecer os seus pais. Há exceções, que são raras, que confirmam a regra de que os filhos hoje estão desobedientes aos seus pais.
É bastante comum eu ouvir este lamento de mães dito com um grande desânimo: Meu filho não me obedece, grita comigo, faz só o que quer, me agride, me ofende... Então eu pergunto: Quantos anos ele tem? Elas respondem: 2 anos!
Como pode uma criança de dois anos de idade tumultuar tanto a vida da sua mãe?
Digo com bastante convicção que é devido ao que o filho recebeu, como educação ou não, do que lhe aconteceu desde que nasceu. Raríssimos são os casos em que as crianças nascem desobedientes, como doenças psiquiátricas e graves transtornos psicológicos e de caráter. A maioria nasce absolutamente normal e vai se tornando inadequada ou deseducada aos poucos.
Um nenê que durma no colo para depois ser colocado no bercinho já começa um costume errado, pois lugar de dormir passa ser o colo e não o berço. Se, cada vez que acorda durante a noite, ele é pego no colo ele aprende que berço não é lugar para ele ficar, e passa a reivindicar a ficar no colo, onde irá adormecer. O nenê começa a formar a imagem de que só deve ir ao berço quando já estiver dormindo. Assim se ele for colocado no berço ainda acordado, ele se recusará a ficar no berço e criará mil desculpas próprias da idade para não ficar no berço. Sem dúvida é muito gostoso dormir no calor, no balanço e no afeto de um colo do que no bercinho. Não é natural no ser humano acordar em um lugar que ele não deitou. Enquanto ele nada sabe, ele dorme em qualquer lugar, portanto ele após arrotar o que mamou deve ser colocado de lado no berço para dormir, por mais que os adultos queiram lhe dar colo. O nenê chorar no berço, gritar, dizer palavras incompreensíveis etc é uma defesa natural por preferir fazer o que aprendeu, dormir no colo. Ele já sabe que está lutando por um direito que ganhou dos pais que queriam muito mais agradá-lo do que não o educar. O nenê não está desrespeitando ninguém. São os adultos à sua volta que não souberam educá-lo a dormir sozinho no berço. Quem aprende dormir no colo não quer saber se naquela noite os pais não têm como dar-lhe colo. Ele luta para dormir no que já se acostumou: o colo.
Um ponto muito importante que todos os humanos deveriam saber é: “Ninguém sente falta do que não conhece, mas arca com suas consequências”.
Todos sabem que lugar do bebê dormir é no berço e não no colo, mas como a maioria não sabe que o local do bebê adormecer também deve ser no berço, arcam com as conseqüências de um bebê que acaba atrapalhando o sono dos pais e muitas vezes até separando os cônjuges. Amor é muito bom, mas não resolve este problema das noites mal dormidas de todos na família. Não é errando que se aprende, mas sim corrigindo o erro.

Assim também muitos nãos dos pais não são obedecidos principalmente pelos filhos:

•que percebem que o não pode ser transformado em sim;

•que nada lhe acontece se não obedecer ao não e continuar fazendo o que queria;

•que os pais num dia dizem sim e noutro, não;

•que basta questioná-los que eles deixam quando os pais não têm respostas;

•que a boca diz não, mas os olhos dizem sim;

•que a palavra diz não, mas todo o comportamento diz sim;

•que o agora não se transforma em daqui a pouco pode.
 
Créditos: http://educacao.uol.com.br/colunas/icami_tiba/2011/08/09/o-dizer-nao-na-educacao.jhtm

Infraestrura de TIC nas escolas é insuficiente para atender demanda dos alunos

O CGI.br divulgou nesta terça-feira, 09/08, os resultados da primeira edição da Pesquisa TIC Educação, que identificou usos e apropriações da Internet banda larga na rotina de escolas públicas. Realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a TIC Educação entrevistou, ao longo de 2010, 1.541 professores, 4.987 alunos, 497 diretores e 428 coordenadores pedagógicos em 497 escolas brasileiras.
Além da pesquisa quantitativa, o CGI.br iniciou com esta pesquisa uma análise qualitativa que será feita ao longo de quatro anos. Foram escolhidas 12 escolas, que serão monitoradas e terão sua evolução no uso da tecnologia detalhada ao final do período. Para a próxima edição da pesquisa, cuja apuração começa em setembro deste ano, serão incluídas ainda 200 escolas particulares.
A pesquisa mostra que 81% das escolas públicas urbanas possuem laboratório de informática. “Por outro lado, o cotidiano do ensino-aprendizagem atualmente se desenvolve principalmente dentro da sala de aula e não no laboratório de informática”, afirma Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br. Um exemplo: 86% das escolas pesquisadas possuem computador instalado no laboratório de informática e conexão à rede. No entanto, diretores, professores e coordenadores pedagógicos consideram esta estrutura um fator de limitação: o número de computadores conectados à Internet e a baixa velocidade de conexão ainda são barreiras para a integração das TICs à educação.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Por causa de Enem e de greve, MG vai contratar 3.000 professores para dar aula ao 3º ano

Em razão de greve parcial em escolas estaduais do ensino médio, a secretária de Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola, anunciou, nesta terça-feira (9), que o governo mineiro vai contratar aproximadamente 3.000 professores em regime de urgência. Esses profissionais serão responsáveis por repor aulas a alunos do 3º ano do ensino médio que farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 22 e 23 de outubro.
Segundo a secretária, as contratações foram autorizadas a partir de hoje, por meio de decreto no Diário Oficial do Estado, e os profissionais ficarão no cargo até o fim do ano letivo. De acordo com ela, as aulas serão dadas em dias da semana, distintos do horário de aulas normais dos estudantes, e também aos sábados.
“São professores com licenciatura plena”, disse Gazzola em alusão aos profissionais que serão chamados. Ela também afirmou que poderão ser convocados os que estão regularmente dando aulas.
“Como vocês sabem, o professor pode ter mais de um contrato”, disse referindo-se à carga horária de 24 horas semanais que vigora no Estado.

Unifesp realiza a I Semana da Educação

O Campus Guarulhos, da Universidade Federal de São Paulo, promove entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro a I Semana de Educação na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

O evento, promovido pelos alunos do curso de Pedagogia da Universidade, tem como tema central “Educação, escola e formação: a pedagogia em questão” e o objetivo de discutir questões envolvendo temas e pesquisas recentes em Educação, Formação Docente, Organização Escolar, Práticas Pedagógicas, entre outros assuntos.
Os três dias de programação contarão com 5 mesas redondas, atividades culturais e oficinas ministradas por profissionais da Unifesp, Fundação Carlos Chagas, USP, entre outras instituições. A programação completa está disponível no link: http://proex.epm.br/eventos11/educacao/programacao.htm
O evento é aberto a alunos da Unifesp e de outras Universidades, simpatizantes do tema Educação, profissionais da rede pública e privada de ensino do Município de Guarulhos e de outros municípios.
As inscrições podem ser feitas por meio do site http://proex.epm.br/eventos11/educacao/index.htm. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3381-2072.

Créditos: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2011/08/08/unifesp-realiza-a-i-semana-da-educacao/

Menino diz ter sido agredido por colegas em Juazeiro-BA

Um garoto alegou ter sido agredido por 14 colegas em uma escola estadual de Juazeiro (BA), na manhã de ontem. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o caso está sendo investigado pela escola. O gestor da unidade afirma que encontrou o menino caído no chão durante o intervalo, mas não presenciou a agressão, e que ele e seus colegas estariam brincando.

O gestor ofereceu ajuda para levá-lo para casa, mas o garoto teria se levantado e ido embora sozinho. Os pais dos supostos agressores estão sendo chamados e serão ouvidos pela direção da escola.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/08/09/menino-diz-ter-sido-agredido-por-colegas-em-juazeiro-ba.jhtm

SP: audiência discute menor tarifa em transporte público para estudantes

A Câmara Municipal de São Paulo realizará audiência pública para discutir o Projeto de Lei 235/2010, que cria uma política de redução de tarifa do transporte público da capital paulista para estudantes. De acordo com a proposta, o desconto não pode exceder 50%.

"Toda a rede de assistência social alega que os jovens não conseguem frequentar os cursos por não terem condições de arcar com as despesas de transporte público. Por isso achamos fundamental que eles tenham esse benefício para participarem de todas as atividades", afirmou o vereador Floriano Pesaro (PSDB), um dos autores da proposta, junto com o vereador Alfredinho (PT).
A proposta foi aprovada no plenário e deve ser encaminhada novamente para apreciação dos parlamentares após a audiência, que será realizada nesta quarta-feira (10), às 11h.

Beneficiados

O projeto beneficia alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, estudantes inscritos em cursos preparatórios para vestibular, em cursos presenciais do Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), cursos presenciais técnicos e profissionalizantes e cursos presenciais de capacitação.
Também serão beneficiados os alunos inscristos em cursos presenciais de qualificação ou aprimoramento profissional, legalmente reconhecidos e promovidos por organizações conveniadas com o Poder Público Municipal, e inscritos em atividades ou programas oferecidos pelo município com a finalidade de inclusão social de crianças e adolescentes.

Créditos: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/08/10/sp-audiencia-discute-menor-tarifa-em-transporte-publico-para-estudantes.jhtm

Escolas deveriam atuar em rede no combate ao uso de drogas por adolescentes

Trabalhar em rede é a melhor estratégia de prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes. “A escola deve tratar o tema e expandir para suas pontas de contatos, como igrejas, projetos sociais, postos de saúde e, claro, a família”, afirmou a secretária nacional de Políticas Antidrogas (Senad), Paulina Duarte, em evento realizado na última semana, em São Paulo (SP).

Em 2010, o álcool foi a droga mais consumida entre os estudantes das redes pública e particular: 42,4% dos alunos ingeriram bebida alcoólica pelo menos uma vez no ano. A informação é da última pesquisa da Senad em parceria com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas, feita com mais de 50 mil alunos das 26 capitais e o Distrito Federal.
Já sobre o consumo de drogas ilícitas, de acordo com o estudo, houve diminuição. O crack, por exemplo, foi utilizado por 0,4% dos estudantes em 2010, contra 0,7% em 2004. A exceção ficou por conta da cocaína, que passou a ser consumida por 1,9% dos jovens no último ano – levantamento anterior mostrou que 1,7% dos estudantes haviam usado a droga.
“Mesmo com a diminuição, não podemos ficar tranquilos. Temos que intensificar as ações”, acredita Paulina. “A atuação deve ocorrer em duas perspectivas: responsabilidade compartilhada e feita de uma forma pragmática, sem demonizar o assunto e nem banalizar”, completou.
Para o psiquiatra e diretor do Programa de Orientação e Assistência a Dependentes (Proad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dartiu Xavier, um programa de prevenção nas escolas não pode abordar o tema em palestras de forma repressiva.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Processo de Atribuição de Classes e Aulas e a Prova de Avaliação para o ano letivo de 2012.

Diário Oficial

Poder Executivo

Estado de São Paulo Seção I

Geraldo Alckmin - Governador


Palácio dos Bandeirantes

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 2193- 8000

Volume 121 – Número 154 - São Paulo, Terça - Feira , 16 de Agosto de 2011 - p. 26e


DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Portaria Drhu – 55, de 15-08-2011.

Dispõe sobre as inscrições para o Processo de Atribuição de Classes e Aulas e a Prova de Avaliação para o ano letivo de 2012.

O Diretor do departamento de Recursos Humanos, considerando a necessidade de estabelecer datas, prazos e diretrizes para as inscrições do processo de atribuição de classes e aulas e a prova de avaliação referente ao ano letivo de 2012, expede a presente Portaria.

Artigo 1º - As classes e as aulas das escolas da rede estadual de ensino, obedecida à legislação pertinente, serão atribuídas em 2012 a:

I – docentes efetivos;

II – docentes estáveis pela Constituição Federal de 1988;

III – docentes celetistas;

IV – docentes com vínculo assegurado em lei, a que se refere o § 2º do artigo 2º da Lei Complementar 1.010/2007;

V – docentes contratados e candidatos à contratação temporária, nos termos da Lei Complementar 1.093/2009.

Artigo 2º - Os docentes não efetivos e os candidatos à contratação temporária somente poderão ser classificados para participar do processo de atribuição de classes e aulas se aprovados na Prova de Avaliação - 2011, a ser realizada pela Secretaria da Educação.

§ 1º - A pontuação que o docente/candidato obtiver na prova será somada às demais pontuações referentes a tempo de serviço e a títulos, para definir sua classificação no processo.

§ 2º - Os docentes a que se referem os incisos II, III e IV do artigo anterior, se aprovados em Prova de Avaliação realizada em anos anteriores, estão desobrigados de realizar nova Prova e a nota obtida anteriormente poderá ser utilizada para a classificação no atual processo.

§ 3º- Para os docentes a que se refere o parágrafo anterior, a média igual ou superior a 50% obtida na Prova de Promoção do ano de 2010 de que trata a Lei Complementar 1.097, de 27-10-2009, pode ser considerada como nota da Prova a que se refere o “caput” deste artigo, efetuando-se a devida correspondência da pontuação obtida.

§ 4º - Aos docentes a que se refere o § 2º deste artigo, faculta-se a participação na Prova de Avaliação – 2011, devendo indicar esta opção no momento da inscrição, a fim de ter considerada, na classificação do processo de atribuição de classes e aulas, a maior das notas obtidas entre as provas de avaliação dos anos anteriores e/ou a nota obtida na prova de promoção 2010.

§ 5º - A nota da Prova de Avaliação será única por campo de atuação e o candidato deverá, no momento da inscrição, optar por realizar:

1 – “Prova Classe”, para fins de classificação no campo de atuação de classes, e/ou

2 – “Prova Aulas”, para fins de classificação no campo de atuação de aulas e/ou no campo de atuação de Educação Especial, podendo, neste caso, optar por fazer prova em uma das disciplinas de sua habilitação/ qualificação ou a prova de Educação Especial.

§ 6º - O docente/candidato que optar pela “Prova Aulas”, a que se refere o item 2 do parágrafo anterior, fará uma única prova e a nota que obtiver será utilizada para a classificação no campo de atuação de aulas e também, se for o caso, para a classificação no campo de atuação de Educação Especial.

§ 7º - O docente/candidato, de que trata o parágrafo anterior, que também pretenda concorrer à atribuição no campo de atuação de classes, deverá prestar as 2 Provas oferecidas pela Secretaria da Educação.

Artigo 3º - Os interessados em atuar na rede estadual de ensino, no ano de 2012, que não possuem cadastro funcional no ano de 2011, junto à Secretaria da Educação, deverão comparecer a uma das Diretorias de Ensino, no período de 16/08 a 09-09-2011, munidos de documentos pessoais e comprovante de habilitação ou qualificação docente (diploma, histórico escolar, declaração da Instituição de Ensino da matrícula e frequência), para efetuar sua prévia inscrição, sendo que, posteriormente, deverão confirmar sua inscrição, conforme disposto no caput do artigo 4º, bem como seu inciso III, alíneas “a”, “b” e “c” desta Portaria.

Artigo 4º - Os professores da rede estadual de ensino e os candidatos à contratação, que já possuam cadastro funcional no sistema da Secretaria da Educação, deverão efetuar inscrição para o processo de atribuição de classes e aulas de 2012 diretamente no site: www.educacao.sp.gov.br, no período de 18/08 a 30-09-2011, procedendo, a seu critério, às seguintes indicações:

I – Docentes efetivos, indicações para:

a) Jornada de Trabalho Docente: manutenção, ampliação ou redução;

b) Atribuição de classes e aulas nos termos do artigo 22 da Lei Complementar 444/85;

c) Atuação em classes, turmas ou aulas de Projetos da Pasta.

II - Docentes de Categoria “P”, “N” e “F”, indicações para:

a) Carga horária máxima pretendida;

b) Atuação em classes, turmas ou aulas de Projetos da Pasta;

c) Realizar a Prova de Avaliação – 2011, optando pela “Prova Classe” ou pela “Prova Aulas”, neste caso indicando a disciplina desejada ou Educação Especial;

d) A opção de que trata o § 4º do artigo 2º desta Portaria.

e) Transferência de Diretoria de Ensino.

III – Atuais docentes de categorias “L” e “O” e candidatos à contratação, indicações para:

a) Carga horária máxima pretendida;

b) Atuação em classes, turmas ou aulas de Projetos da Pasta;

c) Realizar a Prova de Avaliação – 2011, optando pela “Prova Classe” ou pela “Prova Aulas”, neste caso indicando a disciplina desejada ou Educação Especial;

d) Mudança de Diretoria de Ensino.

Artigo 5º - Os candidatos à contratação que se declararem na condição de portadores de deficiência, terão esta condição incluída na respectiva inscrição (JATI), devendo posteriormente, até a data de 25-11-2011, apresentar o laudo que comprove a deficiência, expedido pela autoridade médica de competência.

§ 1º - Para a confirmação de que trata este artigo, o candidato à contratação deverá apresentar atestado expedido por órgão ou entidade integrante do Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo – S.U.S., conforme estabelece a Lei Complementar 1093/2009.

§ 2º - A confirmação da condição de portador de deficiência será efetuada pela Diretoria de Ensino, até 30-11-2011 no sistema JATC, à vista do laudo apresentado pelo candidato à contratação.

§ 3º - Não havendo confirmação da deficiência informada, o candidato à contratação terá a inscrição e a classificação efetuadas em situação regular.

Artigo 6º - Caberá à Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da Diretoria de Ensino, no período de 31/10 a 30-11-2011, nos termos das legislações que regulamentam as classes, turmas ou aulas dos Projetos da Pasta:

I – divulgar o período em que os docentes/candidatos deverão apresentar, quando for o caso, a proposta de trabalho para projetos;

II – publicar a classificação dos interessados selecionados.

Artigo 7º - As inscrições para a Prova de Avaliação – 2011 serão efetuadas no período de 16/08 a 30-09-2011, não havendo previsão para reabertura e/ou definição de novo período.

Artigo 8º - As demais fases e os cronogramas de classificação e de atribuição de classes e aulas do ano letivo de 2012 serão estabelecidos em Portaria a ser publicada oportunamente.

Artigo 9º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

MP pede que UFGD acabe com brecha que permitia transferência para curso de medicina

O MPF (Ministério Público Federal) enviou uma recomendação para que a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) suspenda o processo de mobilidade interna da instituição, que permite que alunos aprovados em nutrição mudem para o curso de medicina, por exemplo. Há indícios, diz o MPF, que de o modelo tenha beneficiado parentes de servidores de altos cargos da instituição e cita o exemplo da filha de um servidor que fez a troca entre os dois cursos.

No último vestibular, nutrição teve uma concorrência de 6,9 candidatos por vaga; já em medicina eram 102,28 candidatos para cada vaga. A universidade destina 10% das vagas de todos os cursos para a transferência interna, desde 2007. A transferência só pode acontecer entre cursos da mesma área de conhecimento, como nutrição e medicina, relações internacionais e direito, e pedagogia e educação física.
Para o Ministério Público, a UFGD teria ofertado menos vagas no vestibular 2010 para beneficiar alunos da própria universidade, pois não eram vagas ociosas e sim reservadas para "um grupo privilegiado de alunos, o que é totalmente inconstitucional”.

A partir de 2012, Enem terá vistas de provas

O MEC (Ministério da Educação) e o Ministério Público Federal firmaram ontem (9) um acordo que dará aos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acesso a suas provas corrigidas, a partir de 2012.

Até hoje, as chamadas "vistas de provas" no Enem não são permitidas, a despeito de ações movidas pelo Ministério Público Federal.
A proibição vale inclusive para o Enem deste ano, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro.
Segundo o acordo, ao qual a Folha teve acesso, as vistas serão de "caráter meramente pedagógico". Ou seja, os alunos continuarão sem poder apresentar recursos às correções.
Hoje, o que existe é o recurso de ofício, que ocorre automaticamente. Segundo esse mecanismo, quando os dois primeiros corretores da redação chegam a uma nota muito discrepante sobre o mesmo texto, um terceiro é chamado a opinar.
O acordo, previsto para durar inicialmente até 2016, não detalha como o acesso ocorrerá --se por meio eletrônico ou físico.
Mas afirma que, "na hipótese de existir qualquer dificuldade operacional ao cumprimento das obrigações", o MEC terá dez dias "para manifestação", antes da "adoção de qualquer medida".
Apesar de visar pacificar judicialmente o assunto, a existência do acordo não impede que novas ações sejam movidas pelo direito de acesso a provas corrigidas já em 2011.
Há uma semana, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região reverteu uma decisão da Justiça Federal em Brasília que determinava as "vistas".

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/saber/957428-a-partir-de-2012-enem-tera-vistas-de-provas.shtml

Estudo mostra que habilidade em matemática pode ser de nascença

Um estudo feito por psicólogos de uma universidade americana mostrou que a habilidade com matemática pode ser de nascença. Isso significa que uma pessoa pode simplesmente nascer com um “senso” para os números.

A pesquisa, divulgada pelo jornal “The Telegraph”, do Reino Unido, utilizou 200 crianças em idade pré-escolar (entre 3 e 5 anos de idade). Elas passaram por diversos testes, envolvendo ou não cálculos aritméticos ou mesmo com símbolos.
Em um dos exames, foi solicitado que elas dissessem, em um universo com bolinhas azuis e amarelas, qual cor estava em maior quantidade –sem que fizessem as contas. As crianças que tiveram melhor desempenho neste teste eram também as que foram melhor nos testes que exigiam contas. Isso, dizem os pesquisadores, mostra que ser bom em matemática pode ser de nascença, já que elas não tiveram nenhum “preparo” anterior na disciplina.
Segundo a pesquisadora Melissa Libertus, o resultado é uma “surpresa”. “A relação entre ‘senso numérico’ e habilidade em matemática é importante e intrigante. Pensava-se que a habilidade seria altamente dependente da cultura e da língua e levaria anos para ser aprendida. Uma relação [entre ‘senso’ e matemática] é surpreendente e levanta muitas questões”, disse a psicóloga ao “Telegraph”.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/10/estudo-mostra-que-habilidade-em-matematica-pode-ser-de-nascenca.jhtm

'Professor só pensa em salário', diz vereador de Jacareí

O vereador de Jacareí Dario Burro (DEM) causou polêmica após fazer, no Facebook, diversos comentários a respeito dos professores da rede pública. Em sua página na rede social, o vereador deixou vários posts por meio dos quais critica a postura dos profissionais da educação.O primeiro deles foi publicado no dia 3 de agosto. Nele, o vereador afirmou: "Professores adoram palestras nas escolas! Assim eles não precisam dar aulas". Em outros posts, o vereador diz "Professor só pensa em salário" e "O professor é um profissional frustrado que descarrega a frustração nos estudantes. O professor gostaria de ser Engenheiro, não consegue e vai dar aula de Matemática; outro queria ser Advogado, não consegue e vai dar aula de Português; outro queria ser Médico e vai dar aula de Biologia".

Procurado para falar sobre as declarações feitas pela rede social, Dario Burro, que está em seu primeiro mandato na Câmara de Jacareí, reafirmou sua posição. "Eu vejo que é muito grave a falta de resultado na educação, existem recursos, esses recursos são aplicados, a gente tem uma estrutura e o professor não produz", disse. "Eu não aceito jovens chegando ao sétimo ano sem saber escrever corretamente".

Com medo de rivalidade, alunos que estudam em fábrica de sabão em Goiânia recusam mudança

Os alunos da escola estadual Nazir Safatle, na região noroeste de Goiânia, que estudam desde o começo do ano em uma antiga fábrica de sabão, conforme mostrou reportagem do UOL Educação em abril, recusaram a proposta do governo estadual de transferência para outra unidade. Segundo eles, há problemas de rivalidade entre grupos na nova escola. Os estudantes foram para a fábrica após a demolição do prédio onde estudavam.
A Secretaria da Educação quer transferir os 635 alunos para um outro colégio, o Jayme Câmara, no Bairro Floresta.

Professores e alunos não concordam com a mudança e dizem que ficarão na fábrica até o fim da semana. Na escola, funcionários que pediram para não ser identificados dizem que vão obedecer a ordem e mudar para o novo local, onde vão ser acomodados em oito salas de aula.
As obras de construção do novo prédio da Nazir Safatle estão paradas e não evoluíram desde abril. Uma placa do governo de Goiás informa que uma nova unidade seria construída no local, no “padrão Século XXI" - com salas de informática, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, laboratório de ciência e sala para a direção. Em abril, a reportagem do UOL constatou que apenas o alicerce havia sido feito. E nada mudou, quatro meses depois. Segundo a secretária, não há prazo para conclusão do edifício, que foi demolido em agosto de 2010.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Após atraso no envio do boletim, Inep divulga resultados da Prova Brasil 2009 na internet

Após o atraso no envio dos boletins da Prova Brasil 2009 para as escolas, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou nesta quarta-feira (10) na internet os resultados. O boletim na internet é semelhante ao enviado às escolas, com comparações em relação ao município e indicadores de desempenho escolar, como distorção idade-série e total de professores com ensino superior.

A prova faz parte do rol de avaliações do MEC (Ministério da Educação) e é aplicada a estudantes do 5º e 9º anos de escolas públicas com 20 ou mais alunos. A nota na Prova Brasil é um dos elementos que compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Atraso

A presidente do Inep, Malvina Tuttman, admitiu à Revista Educação que os boletins não haviam sido enviados. Segundo ela, houve problemas na aplicação da prova em 23 escolas e que houve a decisão de adiar a divulgação das notas das outras 60 mil unidades.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/10/apos-atraso-no-envio-do-boletim-inep-divulga-resultados-da-prova-brasil-2009-na-internet.jhtm

Contrato de aplicação do Enem sobe 190% em um ano

Em apenas um ano, o contrato do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quase triplicou: saltou de R$ 128,5 milhões para R$ 372,5 milhões, um aumento de 190%.

Publicado ontem do Diário Oficial, o extrato de dispensa de licitação prevê "duas ou mais edições" do exame sob responsabilidade da Fundação Universidade de Brasília. Na prática, quem executará novamente o serviço será o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), o órgão da Universidade de Brasília (UnB) que o Ministério da Educação (MEC) pretende transformar em uma espécie de "Concursobrás".
O Enem 2011 - que ocorre nos dias 22 e 23 de outubro - teve 6,2 milhões de inscritos, um número recorde desde a sua criação, em 1998. No ano passado, o Inep gastou R$ 128,5 milhões para o consórcio formado por Cespe e Cesgranrio aplicar as provas para 4,6 milhões de estudantes. Naquela ocasião, também não foi aberto processo licitatório. Em 2012, haverá duas edições do Enem - uma em 28 e 29 de abril e outra no segundo semestre.

Faculdades de São Paulo cortam custo e criam "curso itinerante"

No meio dos cursos, alunos de São Paulo têm sido obrigados por universidades privadas a mudar de campus, com distâncias que superam 30 km. Somente neste ano, determinaram as transferências as gigantes Estácio UniRadial, Uniban e Braz Cubas.
De acordo com o texto, as universidades falam em economia e tentativa de acomodar alunos em instalações melhores como as causas da transferência. Já os pesquisadores citam falta de planejamento e busca de aumento de lucros.

O caso mais emblemático é o de uma turma de educação física da Estácio UniRadial. Os estudantes ingressaram em 2010 na Vila Formosa (zona leste). Mas no início de 2011, foram transferidos para o Jabaquara (zona sul). E agora para Interlagos (zona sul).

OUTRO LADO

As universidades Estácio UniRadial e Braz Cubas afirmaram que mudaram os cursos de campus para oferecer melhores condições aos estudantes nas novas instalações. A Uniban disse que deu outras opções aos universitários de seu curso transferido.
A UniRadial afirmou também que a unidade Interlagos "é a mais adequada para receber a academia" a ser utilizada pelos estudantes. A instituição disse ainda que está oferecendo bolsa de estudos aos alunos, "para minimizar os transtornos".
A Braz Cubas afirmou que seu campus principal possui melhor infraestrutura, com estacionamento próprio, e acesso mais fácil. Cita também que a mudança levou a uma maior facilidade para administração e economia em custos como água, luz, portaria, conservação, limpeza e manutenção.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/saber/958040-faculdades-de-sao-paulo-cortam-custo-e-criam-curso-itinerante.shtml

Polícia investiga agressão sofrida por professor em escola de SP

Um professor de história, de 62 anos, registrou um boletim de ocorrência contra um aluno de 14 anos que o teria agredido na última terça-feira (9) dentro de uma escola estadual de Juqueirópolis (624 km de São Paulo).

Segundo o delegado Victor Fernando Biroli, responsável pelo caso, o professor e o aluno da 6ª série tiveram um desentendimento por volta das 16h. O professor teria, então, ordenado que o estudante saísse da sala.
Próximo a porta da sala de aula, no entanto, professor e aluno brigaram. O professor disse à polícia que recebeu um soco e chutes, além de ter sido agredido verbalmente. O delegado ainda apura quem deu início as agressões.
O adolescente de 14 anos deve prestar depoimento sobre o caso ainda nesta quinta-feira, de acordo com a polícia. Já o professor deveria ter prestado depoimento na manhã de hoje, mas, segundo o delegado, não compareceu.
A Secretaria Estadual de Educação informou, em nota, que o estudante foi suspenso por três dias. Uma equipe da Diretoria Regional de Ensino de Adamantina (578 km de SP) foi deslocada para a escola para acompanhar o caso.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/958088-policia-investiga-agressao-sofrida-por-professor-em-escola-de-sp.shtml

Após passar no vestibular, aluna do ensino médio ganha na Justiça direito de fazer Unesp

Uma estudante que ainda não terminou o terceiro colegial ganhou o direito na Justiça de fazer o curso de engenharia elétrica na Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira (660 km de São Paulo).

Bianca Barroso Torquato Cunha, 17, passou no vestibular de inverno, realizado nos meses de junho e julho, deste ano, enquanto cursava uma escola particular de Rancharia (508 km de São Paulo). Agora ela vai fazer a faculdade e o colegial ao mesmo tempo, em Ilha Solteira, a partir da próxima segunda-feira (15).
Bianca diz que não terá dificuldades para fazer os dois cursos porque o colégio no qual ela vai estudar, que é particular, tem aulas de ensino médio nos períodos da manhã e da tarde. Quando não tiver aula na faculdade em um desses períodos, ela vai frequentar o colégio. “Essa flexibilidade ajudou”, afirma.
A Unesp informou, em nota, que a matrícula de Bianca foi realizada “de forma provisória em decorrência de cumprimento de ordem judicial liminar deferida em mandado de segurança”. Segundo a universidade, em dez dias serão apresentadas informações à Justiça sobre o caso. “Com a resposta da Unesp, o juiz irá decidir o mérito da ação, podendo confirmar a decisão liminar ou denegar a segurança pleiteada pela interessada”, informa a nota.

A Unesp comunicou também que é o primeiro caso registrado na faculdade de engenharia do campus de Ilha Solteira de ingresso de aluno que ainda não concluiu o ensino médio.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Justiça chilena pede investigação sobre violência contra estudantes em protesto

A justiça chilena pediu ao Ministério Público uma investigação sobre os procedimentos adotados pelos políciais na repressão aos protestos estudantis no país. Segundo o site Emol, a ação também busca identificar se o ministro do interior Rodrigo Hinzpeter teve responsabilidade pela violência contra os manifestantes.

No protesto realizado quarta-feira (10), houve confronto entre estudantes e policiais. A polícia usou jatos de água e gás lacrimogênio, enquanto alguns manifestantes jogavam pedras e incendiavam carros. Um balanço divulgado pelo governo informou que 396 pessoas foram presas e 78 ficaram feridas em todo o país.
As manifestações de estudantes de escolas e universidades do país tornaram-se recorrentes desde maio. Em algumas delas os manifestantes entraram em confronto com a polícia. Em outras, eles usaram a criatividade para dar destaque ao movimento, com encenações, simulações de praia nas ruas da capital e até um beijaço.

No começo do mês de julho, o presidente Sebastián Piñera anunciou um Grande Acordo Nacional para a Educação, que inclui um fundo de 4 bilhões de dólares. A medida no entanto não foi suficiente para acabar com os protestos.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/11/justica-chilena-pede-investigacao-sobre-violencia-contra-estudantes-em-protesto.jhtm

Bullying: garoto de 12 anos conta que apanha de colegas na escola há cinco meses

Um garoto de 12 anos foi submetido a um exame de corpo delito por agressões que ele teria sofrido na sala de aula e no pátio de uma escola estadual em Campo Grande. Ele apresenta hematomas nas pernas.
A vítima, que diz estar sofrendo bullying há pelo menos cinco meses, afirma não ter revelado a história antes por medo de apanhar ainda mais. Ele contou que a situação ficava pior nos dias que as aulas ocorriam na quadra de esporte da escola. “Eu sou goleiro e quando levava gols eu levava chutes e socos”, afirmou.
Somente esta semana o estudante, que está no 7º ano e é um dos melhores da sala, revelou para a mãe e para a diretora que era vítima de bullying. O caso foi registrado na Deca (Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente). Por conta da violência, a mãe do menino prometeu transferi-lo de colégio ainda nesta semana.
Segundo relato do aluno, o motivo teria sido o fato de a vítima ter delatado um estudante da sala, que havia fugido durante as aulas.

Mais 4 universidades federais serão instaladas em Estados das regiões Norte e Nordeste

O país vai ganhar mais quatro universidades federais, além de 120 campi dos institutos federais previstos no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O anúncio será feito pela presidente Dilma Rousseff, na próxima terça-feira (16), durante o evento de lançamento da terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior, disse hoje (11) o ministro da Educação, Fernando Haddad, ao participar do programa Mulheres Mil, no Ministério da Educação.

A Bahia vai receber duas novas universidades federais, o Ceará, uma e o Pará, outra. Haddad não deu mais detalhes sobre a terceira fase do programa de expansão, mas informou que esta terceira fase tem um recorte específico e é de porte menor em relação às duas etapas anteriores, que dobraram as vagas nas instituições federais. O ministro também preferiu deixar para a presidente o anúncio dos estados que receberão as escolas técnicas que, na verdade, são novos campi de institutos federais existentes.
Dentro do Pronatec, Dilma Rousseff ainda vai inaugurar 81 escolas que começaram a ser construídas no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Somadas às 214 inauguradas por Lula e às 140 que funcionavam antes de 2002, a previsão é que a rede seja ampliada para 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/11/mais-4-universidades-federais-serao-instaladas-em-estados-das-regioes-norte-e-nordeste.jhtm

Câmara de São José dos Campos (SP) proíbe materiais que possam 'induzir' crianças à homossexualidade

Por onze votos contra nove, a Câmara de São José dos Campos, a 97 km de São Paulo, aprovou o PL (Projeto de Lei) que proíbe a divulgação de “qualquer tipo de material” que possa induzir crianças e jovens à homossexualidade nas escolas municipal, estadual e particulares da cidade. A sessão contou com a presença de militantes do Fórum GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais), que protestaram contra o resultado da sessão.

Agora, o PL será encaminhado para o Executivo para ser sancionado ou vetado. Durante a votação, os vereadores contrários à decisão afirmaram que o projeto do vereador Cristovão Gonçalves (PSDB) é inconstitucional. Cerca de 80 pessoas compareceram à sessão na noite desta quinta-feira (11).
Antes de ser aprovada, a discussão em torno do projeto era sobre a aplicação da multa de R$ 1.000 para quem descumprir a medida e houve acordo entre os vereadores para que a cobrança fosse retirada do PL.
O Projeto de Lei, que visa proibir qualquer material que possa ser produzido e disponibilizado nas escolas, retoma as críticas em torno do “kit gay” do MEC (Ministério da Educação). Para o vereador, que usa a “pré-suspensão” do “kit gay” como exemplo, o tipo de material como o proposto pelo governo não é educativo e induz jovens a se tornarem homossexuais.

Minha História: Preso que passou em 4º no vestibular relata rotina universitária

RESUMO: O preso J. L. está no segundo semestre da graduação em Marketing e dá aulas como monitor no Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha, onde cumpre pena em regime semi-aberto.
DEPOIMENTO: Fui condenado a 45 anos de prisão, aos 22. Foi uma época louca da minha vida. Quando novo, fiz muita besteira. Tem um provérbio árabe que diz o seguinte: "um homem tem que ser belo aos 20, forte aos 30, rico aos 40 e sábio aos 50", mas com 20 anos eu quis ser tudo de uma vez só.

Pratiquei assalto à mão armada. Tinha aquela ânsia pelo vil metal e por poder. E o caminho mais curto era esse, mas, buscando tornar o tempo mais curto, o tornei mais longo. Estou preso há 19 anos.
Entrei em 1992. Meu pai já havia morrido. Minha mãe morreu em 1995. Eu vi minha família se deteriorando. Olhei para um lado e para o outro, e vi que estava sozinho, que eu dependia só de mim. Tinha que me apegar a alguma coisa.
Comecei a ler muito. O conhecimento me trouxe prazer. Meu livro favorito é "Agosto", de Rubem Fonseca. Também gosto muito de Mario Puzo, Machado de Assis, Álvares de Azevedo, Camilo Castelo Branco... Mas, o livro que me trouxe mais ensinamento foi a Bíblia.
Antes de ir preso, fiz até o ensino fundamental, mas foi muito fraco, em escola pública. Dentro da prisão, cursei o ensino médio em um grupo de estudos. Agora, faço o segundo semestre de Marketing em uma faculdade particular. Escolhi um curso de curta duração porque meu tempo é curto.
Na faculdade, ninguém sabe que sou preso. Eu não quero me expor porque sou tratado como uma pessoa comum. Eu brinco, a gente troca ideia de uma maneira normal e eu quero conservar isso. Não quero nem ser favorecido, muito menos rejeitado por isso. Cada um tem um ponto de vista, um pode achar "ai, coitado" e outro pode pensar "será que ele vai me roubar?".

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Professora inglesa é acusada de ter feito sexo com aluna de 15 anos

A professora inglesa de geografia Suzanne Harrison, 38, está sendo julgada por supostamente ter feito sexo com uma aluna de 15 anos. Segundo o Mail Online, ela teria confessado, em audiência judicial, quatro crimes sexuais contra a adolescente ao longo de um período de sete meses.

Acredita-se que Suzanne mantinha um relacionamento com a garota enquanto trabalhava em uma escola secundária em na cidade de Colchester, a cerca de 100 km de Londres.
A professora foi suspensa da escola, mas, poucos dias depois, se demitiu antes de enfrentar uma audiência disciplinar interna na instituição de ensino. Em 2006, Suzanne já havia sido julgada por envolvimento sexual com uma adolescente de 16.

"Caso raro e triste"


O advogado da professora, Richard Atchley, pediu que ela não fosse presa, por se tratar de um "caso raro e triste". Para ele, a melhor alternativa seria incluí-la em algum programa de reinserção social. A professora pagou fiança e foi libertada -o julgamento deve ser concluído em setembro.
Segundo o jornal, Suzanne se recusou a comentar o caso e saiu chorando da corte. O caso será submetido, também, às autoridades de ensino.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/12/professora-inglesa-e-acusada-de-ter-feito-sexo-com-aluna-de-15-anos.jhtm

Adolescentes ateiam fogo dentro de sala de aula em São Roque (SP)

Quatro adolescentes de 16 e 17 anos foram apreendidos na noite desta quinta-feira (11) depois de colocar fogo em uma carteira dentro da escola. O fato, que aconteceu em São Roque, que fica a 62 quilômetros de São Paulo, teria sido um protesto dos alunos contra uma suspensão.

O fogo foi percebido por uma inspetora de alunos da EMEF Barão de Piratininga, que viu os quatro estudantes dentro da sala de aula. A carteira foi destruída e a sala parcialmente danificada. De acordo com a diretora da escola, Márcia Nunes, o fato vai ser investigado. "Os jovens têm uma maneira, muitas vezes, errada de reagir. Eles precisam de uma orientação correta", alerta.
A diretora explicou que os quatro alunos suspeitos do vandalismo tinham sido suspensos depois de pularem o muro da escola. Eles não teriam concordado com a punição e voltaram à sala de aula para protestar com o princípio de incêndio.
No boletim de ocorrência registrado no plantão policial, consta que um isqueiro foi apreendido. Todos negaram a autoria do vandalismo. Eles foram ouvidos e liberados em seguida por serem menores de idade. A polícia de São Roque vai investigar o caso.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/12/adolescentes-ateiam-fogo-dentro-de-sala-de-aula-em-sao-roque-sp.jhtm

OAB divulga locais de prova da 2ª fase do 1º Exame de Ordem de 2011

Os candidatos convocados para a 2ª fase do 1º Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de 2011 já podem consultar os locais de aplicação do exame. A prova prático-profissional acontece em 21 de agosto, das 14h às 19h.
Nessa etapa, o candidato deverá elaborar uma peça profissional e responder quatro questões discursivas. O resultado da segunda fase está previsto para 13 de setembro. A lista final de aprovados deve sair em 4 de outubro.

Outras informações podem ser obtidas no edital.

Questões anuladas

A Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e a FGV decidiram anular as questões 34, 64 e 79 do caderno de prova do tipo 1 (e as correspondentes nos outros cadernos) da primeira fase da prova, realizada no dia 17 de julho.
No texto, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) não explica o motivo da anulação, mas afirma que o restante do gabarito foi homologado e que todos os candidatos receberão as pontuações relativas às questões.

Greve de professores da rede estadual do Rio de Janeiro termina depois de mais de dois meses

Os professores da rede estadual do Rio de Janeiro decidiram suspender a greve da categoria iniciada em 7 de junho. Em nota publicada no site do Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro), eles informam que ainda estão elaborando um calendário de mobilização para acompanhar e cobrar do governo estadual o cumprimento das determinações do decreto aprovado no dia 11 pelos deputados na Alerj.
A Alerj aprovou um reajuste de 5% para os professores da rede estadual. Os docentes pediam um aumento emergencial de 26%. O texto segue, agora, para a sanção do governador.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro encaminhou no dia 1º para a Alerj um projeto de lei com um reajuste salarial de 3,5% para os professores. Segundo a Secretaria de Educação, o reajuste total pode chegar a 13%, com a incorporação do bônus do programa Nova Escola ao sálario.

No entanto, os deputados modificaram o percentual de aumento proposto pelo governo Sergio Cabral (PMDB). Além disso, de acordo com a Alerj, foi antecipada em um ano a incorporação do Nova Escola, que agora acaba em 2013.

Reivindicações


A principal reivindicação dos profissionais era o reajuste emergencial de 26% e o descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos. Segundo a secretaria, o projeto encaminhado para a Alerj descongela a carreira dos servidores técnico-administrativos.
O último balanço divulgado pela assessoria de imprensa da secretaria de educação informava que cerca de 200 professores dos 51 mil regentes de turma estavam em greve. Isso representaria 0,4%. De acordo com o orgão, essa "era uma greve do Sepe, que é um dos sindicatos. A Uppes (União dos Professores Públicos do Estado), outro sindicato, não está em greve".
O sindicato estima que cerca de 60% dos funcionários aderiram ao movimento e 70% das escolas da baixada Fluminense estavam paralisadas. Na capital, a porcentagem é de 50%. No interior, são 30% das escolas que estão sem aula.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/12/greve-de-professores-do-rio-de-janeiro-termina-depois-de-mais-de-dois-meses.jhtm

Artigos científicos substituem teses na pós-graduação

Seguindo países como Holanda e EUA, programas de pós-graduação do Brasil já substituem a obrigação de escrever uma tese por artigos científicos, informa reportagem de Sabine Righetti publicada na Folha desta segunda-feira.

O aluno pode defender, em banca, três trabalhos publicados ou aceitos para publicação em revistas científicas. Pelo menos dois deles devem estar em periódicos de "alto impacto", ou seja, aqueles que são muito citados por pesquisadores.
A substituição da tese pelos artigos é feita com aval da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que avalia a pós-graduação no país e classifica, por área de conhecimento, cerca de 17 mil títulos.
Os pesquisadores que publicam nos melhores periódicos ganham notas mais altas e recebem mais recursos, como bolsas.
Hoje o Brasil está em 13º lugar no mundo em quantidade de artigos publicados.
 
Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/saber/959018-artigos-cientificos-substituem-teses-na-pos-graduacao.shtml

Intelectuais ligados ao PT manifestam apoio a Haddad

Um grupo de cerca de 30 intelectuais ligados ao PT se reuniu na sexta-feira (12) na casa do ministro Fernando Haddad (Educação) em um jantar de apoio à sua pré-candidatura a prefeito de São Paulo no ano que vem.

Aliados do ministro articulam a divulgação de um manifesto de acadêmicos em apoio à candidatura. O tema não foi tratado no jantar.
Entre os participantes do encontro estiveram os filósofos Marilena Chauí e Vladimir Safatle --que é colunista da Folha--, o cientista político André Singer, o jornalista Eugenio Bucci e a psicanalista Maria Rita Kehl.
Novato em disputas na sigla, Haddad iniciou há duas semanas um périplo pelos diretórios zonais do partido, em caravanas que reúnem todos os pré-candidatos.
Paralelamente, busca apoios que legitimem sua candidatura para além da preferência já manifestada pelo ex-presidente Lula.
A Folha apurou que, no jantar, Haddad fez um diagnóstico da cidade e uma crítica ao "esgarçamento" da relação entre o PT e setores médios da sociedade, entre os quais a intelectualidade.
Ele disse que pretende implantar o ensino integral em toda a rede da cidade, criticou a parceria com Organizações Sociais na saúde e disse que a prefeitura deveria conter a especulação imobiliária em São Paulo.
Alguns dos participantes do jantar têm antiga relação de amizade e profissional com Haddad. Eugenio Bucci e ele militaram no mesmo grupo político no Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, no início dos anos 1980.
"O ministro Haddad é a pessoa mais vocacionada que eu conheço para exercer um cargo no Executivo", disse Eugenio Bucci à Folha em conversa há duas semanas.

Escola pública terá educação financeira

Os alunos do ensino médio de escolas públicas começarão a ter orientação de educação financeira, informa reportagem de Cirilo Junior para a Folha. Segundo Jaqueline Moll, da diretoria de currículos e educação integral do MEC (Ministério da Educação), a ideia não é criar uma disciplina específica e sim integrar o assunto ao currículo normal das escolas. Ela calcula, porém, que serão ao menos dez anos para consolidar o tema nas escolas.

Ainda não está definido quando e em quais locais a educação financeira começará a ser implementada.
"Queremos abordar questões como a história do dinheiro e a geografia financeira e orientar o comportamento dos alunos nesse sentido", afirmou a especialista.
O projeto é uma das primeiras iniciativas da Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira), criada pelo Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira). O comitê reúne instituições como o BC (Banco Central), a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o MEC.
A educação financeira nas escolas vai seguir projeto-piloto de 2010, quando foi dada orientação a 26 mil estudantes da rede pública de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Ceará e Distrito Federal.
Apesar de o projeto ser focado em jovens, a orientação sobre como usar e aplicar de maneira mais inteligente o dinheiro não ficará restrita a essa faixa etária.
O BC prepara um plano de educação financeira para aposentados. Existem, ainda, projetos para adultos.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/959677-escola-publica-tera-educacao-financeira.shtml

Ciclistas são sabotados com tachinhas nas ruas da USP

Ciclistas que treinam na Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo, relatam que têm sido sabotados com tachinhas colocadas nas ruas há cerca de dois meses. Atletas e funcionários da USP acreditam que é uma retaliação de alunos, taxistas e motoristas de ônibus, que reclamam do excesso de bicicletas no campus e dos transtornos causados no trânsito.
Segundo os atletas, as tachinhas são colocadas na região da raia olímpica e na praça da Reitoria. A reportagem esteve na Cidade Universitária e encontrou tachinhas perto da avenida Professor Luciano Gualberto, também usada pelos ciclistas.

Os usuários sofrem com o prejuízo do pneu furado (de R$ 36 a R$ 150) e temem acidentes -- os ciclistas podem pedalar a até 45 km/h, às vezes em pelotão de 15 a 20 pessoas.
A Coordenadoria do Campus da USP disse que não tinha conhecimento do problema com as tachinhas e orienta os atletas a registrarem as queixas na Guarda Universitária para que os casos sejam investigados.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/959756-ciclistas-sao-sabotados-com-tachinhas-nas-ruas-da-usp.shtml

Marcadores