A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Greve de professores da rede estadual do Rio de Janeiro termina depois de mais de dois meses

Os professores da rede estadual do Rio de Janeiro decidiram suspender a greve da categoria iniciada em 7 de junho. Em nota publicada no site do Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro), eles informam que ainda estão elaborando um calendário de mobilização para acompanhar e cobrar do governo estadual o cumprimento das determinações do decreto aprovado no dia 11 pelos deputados na Alerj.
A Alerj aprovou um reajuste de 5% para os professores da rede estadual. Os docentes pediam um aumento emergencial de 26%. O texto segue, agora, para a sanção do governador.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro encaminhou no dia 1º para a Alerj um projeto de lei com um reajuste salarial de 3,5% para os professores. Segundo a Secretaria de Educação, o reajuste total pode chegar a 13%, com a incorporação do bônus do programa Nova Escola ao sálario.

No entanto, os deputados modificaram o percentual de aumento proposto pelo governo Sergio Cabral (PMDB). Além disso, de acordo com a Alerj, foi antecipada em um ano a incorporação do Nova Escola, que agora acaba em 2013.

Reivindicações


A principal reivindicação dos profissionais era o reajuste emergencial de 26% e o descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos. Segundo a secretaria, o projeto encaminhado para a Alerj descongela a carreira dos servidores técnico-administrativos.
O último balanço divulgado pela assessoria de imprensa da secretaria de educação informava que cerca de 200 professores dos 51 mil regentes de turma estavam em greve. Isso representaria 0,4%. De acordo com o orgão, essa "era uma greve do Sepe, que é um dos sindicatos. A Uppes (União dos Professores Públicos do Estado), outro sindicato, não está em greve".
O sindicato estima que cerca de 60% dos funcionários aderiram ao movimento e 70% das escolas da baixada Fluminense estavam paralisadas. Na capital, a porcentagem é de 50%. No interior, são 30% das escolas que estão sem aula.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/12/greve-de-professores-do-rio-de-janeiro-termina-depois-de-mais-de-dois-meses.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores