A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

OAB divulga locais de prova da 2ª fase do 1º Exame de Ordem de 2011

Os candidatos convocados para a 2ª fase do 1º Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de 2011 já podem consultar os locais de aplicação do exame. A prova prático-profissional acontece em 21 de agosto, das 14h às 19h.
Nessa etapa, o candidato deverá elaborar uma peça profissional e responder quatro questões discursivas. O resultado da segunda fase está previsto para 13 de setembro. A lista final de aprovados deve sair em 4 de outubro.

Outras informações podem ser obtidas no edital.

Questões anuladas

A Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e a FGV decidiram anular as questões 34, 64 e 79 do caderno de prova do tipo 1 (e as correspondentes nos outros cadernos) da primeira fase da prova, realizada no dia 17 de julho.
No texto, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) não explica o motivo da anulação, mas afirma que o restante do gabarito foi homologado e que todos os candidatos receberão as pontuações relativas às questões.


Como foi a prova

Professores de cursinhos especializados ouvidos pelo UOL afirmaram que a primeira fase teve nível médio para difícil.
Para Luiz Flávio Gomes, presidente do curso LFG, quem estudou, passou. "Não foi uma prova fácil, pode-se dizer que foi difícil, mas foi justa. Não tinha pegadinhas. É possível ter um número maior de aprovados", afirmou. Segundo ele, pode-se esperar um nível de aprovação em torno de 25% para a segunda fase -ainda baixo, mas maior que em anos anteriores.
Já Marco Antonio Araujo Junior, diretor-pedagógico do Complexo Damásio de Jesus, notou algumas "pegadinhas", principalmente na parte de ética. A redução de questões -de cem, na última prova, para 80- ajudou no gerenciamento do tempo.
"[Foi] Uma média de quase 4 minutos por questão. Deu um tempo maior para que o candidato pudesse resolver", afirmou. No entanto, diz, isso não é garantia de aprovação maior. "Acho que vai ter um numero de aprovados menor. Algumas disciplinas vão fazer a diferença."
No total, a OAB recebeu 121.309 inscrições. A seccional com maior número de inscritos é São Paulo, com 27.630 candidatos. Em seguida aparece Minas Gerais, com 13.318 inscrições, e Rio de Janeiro, com 11.066.

Polêmica

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil publicou um comunicado na semana passada hoje (22) dizendo que o Exame da Ordem é constitucional e que o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot teve uma visão preconceituosa ao dizer que a prova é dispensável. Janot deu o parecer do Ministério Público na ação em que um bacharel contesta a legalidade da prova no Supremo Tribunal Federal (STF).

Reprovações

No último exame, foram reprovados 9 em cada 10 bacharéis, o que levou a OAB ao pior resultado da história: apenas 9,74% dos candidatos foram aprovados. O número inclui os treineiros.
No começo deste mês, a OAB divulgou uma lista com as 90 faculdades cujos estudantes de direito se submeteram à última edição do Exame de Ordem, mas não tiveram nenhum candidato aprovado após as duas etapas do exame. O índice representa 14,75% das 610 faculdades que tiveram alunos matriculados na prova. Também foi divulgada a relação de instituições que mais aprovaram alunos: em termos proporcionais e absolutos.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/12/oab-divulga-locais-de-prova-da-2-fase-do-1-exame-de-ordem-de-2011.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores