A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

sábado, 16 de julho de 2011

Aluno que escondeu boneca inflável em escola pode ser condenado a 8 anos de prisão nos EUA

Um estudante que escondeu uma boneca inflável no banheiro da escola pode ser condenado a oito anos de prisão nos Estados Unidos. Ele teria levado o objeto para fazer uma “brincadeira” no último dia de aula de um colégio em Rushville, Indiana.

Imagens do circuito interno de TV mostraram um homem não identificado –no caso, o aluno Tyell Morton, de 18 anos – entrando na escola com um pacote e deixando o local logo depois, sem o objeto.
Além disso, na hora da fuga, Tyell foi flagrado por um funcionário. Segundo o jornal “Daily Mail”, Morton vestia um moletom com capuz e luvas de látex quando deixou a boneca dentro de uma cabine do banheiro. Com o susto, a escola trancou as portas e chamou o esquadrão antibombas.

A USP não deveria estar envergonhada?

O foco dos comentários sobre os resultados das faculdades de direito na prova da OAB são as instituições privadas; 90 delas não conseguiram aprovar nenhum aluno. Entre as melhores está a USP, com sua tradicional São Francisco, de onde saíram tantos presidentes e ministros.

A média é tão ruim, mas tão ruim, que a USP pode até comemorar. Mas, olhando bem os números, deveria também sentir vergonha.
Basta ver o número: de cada 10 de seus alunos, cerca de 4 não são aprovados no teste na OAB. É o resultado semelhante ao da Unesp, também pública.
Sinceramente, a escola mais renomada de direito do país ter esse resultado é um motivo de preocupação. Afinal, muitos de seus alunos, ao contrário das instituições privadas, fizeram um vestibular duro, vêm de boas escolas do ensino médio e são de famílias mais abastadas.
Será que, se a mesma clientela das faculdades privadas estivesse na São Francisco, o resultado não seria tão desastroso?

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/939701-a-usp-nao-deveria-estar-envergonhada.shtml

Secretaria de Educação de SP reabre inscrições para bolsas de mestrado e doutorado

A Secretaria da Educação de SP reabriu as inscrições para o projeto Bolsa Mestrado/Doutorado, que oferece bolsas de estudos a professores da rede estadual de ensino que desejam cursar uma pós-graduação stricto sensu. Neste ano, são oferecidas bolsas de R$ 1.300 para mestrado e de R$ 1.600 para doutorado.
Os interessados devem se cadastrar, até o dia 3 de agosto, no site http://bolsamestrado.edunet.sp.gov.br/

Requisitos


Para participar, o educador deve possuir graduação em licenciatura e:

•Trabalhar na rede pública estadual;

•Ser efetivo;

•Ter, no mínimo, três anos de atuação no cargo;

•Estar distante pelo menos cinco anos da aposentadoria quando se tratar de curso de mestrado, e nove anos, para curso de doutorado;

•Ter sido admitido como aluno de pós em curso reconhecido ou recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), na disciplina do cargo ou em educação;

•Não ter sofrido punição administrativa nos últimos cinco anos.

Enquanto receber o benefício, o bolsista não poderá ter nenhum tipo de auxílio financeiro para curso de pós-graduação de mestrado ou doutorado, concedido por órgão público.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/06/educacao-sp-reabre-inscricoes-para-projeto-que-concede-bolsas-de-mestrado-e-doutorado.jhtm

CNTE inicia jornada em defesa do piso salarial e do Plano Nacional de Educação

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) iniciou no dia 6 a Jornada Nacional pela Implementação do Piso Salarial e pela Aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE).

A ação marca o início de atividades que serão desenvolvidas pela CNTE, entre elas atos públicos e paralisações em estados e municípios.
Segundo o secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Heleno Araújo, uma paralisação nacional está prevista para o dia 16 de agosto. Araújo disse que em alguns municípios e Estados os trabalhadores não recebem o piso salarial nacional de R$ 1.597,87.
A CNTE também reivindica o cumprimento de 40 horas semanais de trabalho.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/06/cnte-inicia-jornada-em-defesa-do-piso-salarial-e-do-plano-nacional-de-educacao.jhtm

Coréia do Sul vai substituir livros didáticos por tablets, até 2015

A Coréia do Sul investirá, nos próximos quatro anos, 2 bilhões de doláres para substituir os livros dos alunos de suas escolas por tablets. O conteúdo das obras será transferido para um servidor já existente, que poderá ser acessado tanto por computadores quanto pelas novas pranchetas.

Ultrapassando os limites físicos da escola, o novo sistema poderá ser utilizado pelo aluno também em casa, servindo como subsídio para as lições ou para futuras aulas que ele não possa comparecer pessoalmente.
Segundo relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) divulgado ano passado, o país é a segunda nação do mundo quando se trata de estudantes com melhor desempenho nas áreas de leitura, matemática e ciência, ficando atrás apenas da China. Grande parte desse sucesso educacional se deve à reforma ocorrida no país a partir dos anos 80, quando diversas medidas foram tomadas pelo governo para melhorar a questão no país.

Créditos: http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/internacional/39839/ate+2015+estudantes+da+coreia+do+sul+lerao+livros+em+tablets+preve+governo/

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Relator quer que educação seja protegida de turbulências econômicas

Segundo a ONU, 67 milhões de crianças estão fora da escola em todo o mundo; declaração foi feita em encontro de alto nível em Genebra. Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York. O relator especial das Nações Unidas sobre o Direito à Educação disse que o acesso à escola é um direito humano [...]

Créditos: http://noticias.uol.com.br/ultnot/radioonu/2011/07/06/relator-quer-que-educacao-seja-protegida-de-turbulencias-economicas.jhtm

Bomba ativa era usada como sino escolar em Uganda

Um esquadrão antibomba de Uganda ficou chocado quando descobriu que uma bomba ativa estava sendo usada como sino escolar.

Os professores do primário estavam batendo com uma pedra para chamar as 700 crianças da escola para as aulas, relata o jornal "Daily Monitor".
O coordenador da rede antibomba, Wilson Bwambale, disse que os professores usaram a bomba em sua presença para organizar os estudantes.
"Foi chocante para nós descobrir que o que a escola estava usando como um sino era uma bomba", disse. "Ela ainda está ativa, o que significa que se fosse atingida por uma força maior, explodiria instantaneamente e causaria uma destruição incalculável na área. Mas nós a levamos a um local isolado, onde será explodida em breve."

Universidade inglesa é multada em R$ 140 mil por não exibir bandeira na entrada

Uma universidade inglesa terá que pagar uma multa de 56 mil libras (cerca de R$ 140 mil) por não exibir uma bandeira da União Europeia na entrada. A instituição seria obrigada a colocar o símbolo na entrada do prédio por ter recebido dinheiro de um fundo europeu na reforma de uma unidade.

O vice-chanceler da Universidade de Northampton, Nick Petford, divulgou ao jornal “Daily Mail” uma nota em que a instituição se diz “triste” com a situação, mas que “o processo relativo a esse financiamento europeu está sob revisão”.
Não é a primeira vez que uma instituição do país é multada pelo mesmo motivo. Entre os que tiveram problemas, está a autoridade de transportes da cidade de Liverpool, que foi punida por "publicidade insuficiente".

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/07/universidade-inglesa-e-multada-em-r-140-mil-por-nao-exibir-bandeira-na-entrada.jhtm

Senado convida reitor da UnB para falar sobre supostas perseguições ideológicas

O reitor da UnB (Universidade de Brasília), José Geraldo Sousa, foi convidado pelo Senado para prestar esclarecimentos sobre supostas perseguições ideológicas que estariam acontecendo contra professores da instituição. O requerimento, do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), foi aprovado ontem (6) pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

A revista "Veja" desta semana disse que estudantes, professores e funcionários da UnB estariam sendo perseguidos pela reitoria por discordarem ideologicamente da direção da universidade. A gestão de José Geraldo Sousa nega que o fato esteja acontecendo.
Também foram convidados o sociólogo Demétrio Magnoli, a procuradora de Justiça do Distrito Federal, Roberta Kaufmann e professores da universidade. Eles foram citados na reportagem da revista.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/07/senado-convida-reitor-da-unb-para-falar-sobre-supostas-perseguicoes-ideologicas.jhtm

Enem: 5,4 milhões estão habilitados para a prova deste ano

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano tem 5,4 milhões de candidatos habilitados para fazer a prova. O número final de inscritos foi informado à Agência Brasil pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após participar da assinatura de convênio com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram a inscrição pela internet, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aguardava a confirmação do Banco do Brasil sobre a quantidade de inscrições cujas taxas foram efetivamente pagas.
O número de participantes da edição 2011 é recorde. Em 2010, cerca de 4,6 milhões se inscreveram para fazer a prova. O exame será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro, em 12 mil locais de prova distribuídos por 1.599 municípios.
Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) deu início ao projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso no ensino superior. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o país.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Agnelo promete que, até 2014, Brasília não terá mais analfabetos

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, disse hoje (7) que Brasília será a primeira capital a erradicar o analfabetismo. Segundo ele, a meta é zerar, até 2014, o índice que hoje está abaixo de 4%. O governo do DF assinou uma série de convênios com o Ministério da Educação (MEC) para construção de creches e escolas técnicas, compra de bicicletas para transporte escolar e ampliação do ensino para tempo integral.

No Brasil, 9,6% da população com mais de 15 anos não sabem ler e escrever. Nos estados, a taxa de analfabetismo varia de 24,6% em Alagoas a 2,8% no Amapá. Os números são da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE) de 2009.
Segundo Agnelo, já foi feito um mapeamento que mostra onde estão os analfabetos da cidade. “Sabemos onde ele estão e vamos buscá-los, onde quer que eles estejam”, disse. O governador também confirmou o início da construção de 50 creches, em parceria com o MEC, e de 14 escolas técnicas para alunos do ensino médio.
Também foi anunciada a compra de 3 mil bicicletas, que serão entregues a alunos do Recanto das Emas, cidade satélite do DF. As bicicletas serão usadas pelos estudantes para ir e voltar da escola. Segundo a secretária de Educação do DF, Regina Vinhaes, a experiência com as bicicletas, se der bons resultados, poderá ser ampliada a outras cidades do DF.

Na Califórnia, livros didáticos podem ter que incluir gays "notáveis"

As escolas públicas da Califórnia podem em breve ser obrigadas a incluir em seus livros didáticos e aulas de História contribuições importantes de americanos gays, como parte de uma medida inédita no país para reduzir os ataques de estudantes contra colegas homossexuais.

O governador do Estado, Jerry Brown, tem dez dias para assinar ou vetar o projeto de lei, que já foi aprovado pelo Senado e, anteontem, pela Câmara estadual, numa votação de 49 deputados a favor e 25 contra.
O caso despertou a ira de grupos religiosos, que começaram uma campanha para que os pais tirem seus filhos das escolas públicas, caso a medida entre em vigor. Opositores republicanos da casa também são contra.
"Como cristão, estou profundamente ofendido", disse o deputado republicano Tim Donnelly à agência Associated Press.
Entre os defensores estão dois deputados abertamente gays, John A. Pérez, de Los Angeles, e Tom Ammiano, de San Francisco. "Eu não quero ser invisível nos livros escolares", disse Ammiano.

Prouni: busca de bolsas em particulares aumentou em 56%

Analisando os dados dos últimos cinco anos do Prouni (Programa Universidade para Todos), criado pelo governo federal, é possível ver que a busca dos estudantes de baixa renda pelas bolsas nas universidades particulares aumentou em 56%, enquanto a procura pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), empresa responsável pelo vestibular da USP, caiu em 21%.

De acordo com o pedagogo da Faculdade de Educação da USP, Ocimar Munhoz Alavarse, o aumento na procura pelas bolsas do Prouni está relacionado com a crescente demanda de pessoas que buscam por vagas no ensino superior. “O Prouni veio para atender uma pressão social. A criação do programa foi uma jogada ‘interessante’, pois o governo deixa de arrecadar tributos, oferece vagas que já existem, as quais ele também gastaria, e acaba poupando no investimento orçamentário que novas vagas nas universidades públicas significariam.”
“O Prouni tem relação com a chamada ociosidade na educação superior, pois as vagas já existiam nas universidades privadas, porém não havia alunos suficientes ou com requisitos financeiros necessários para preenchê-las. Com o programa do governo, as instituições diminuem as despesas por conta do benefício fiscal e ganham alunos. Do ponto de vista dos estudantes é muito bom, mas no campo de finanças públicas não é a melhor solução”, adverte o educador.

Novas tecnologias na educação

No início de julho, o Blog Educação (www.blogeducacao.org.br) repercutiu notícia do Pisa sobre sistemas de ensino e a tecnologia. Somos o último país de uma lista de 38 sistemas quanto ao número de computadores por alunos em escolas. Em casa, 53% dos estudantes brasileiros de 15 anos não têm computador.

O Blog Educação, extensão do programa educacional do Instituto Votorantim, é fonte valiosa para quem ensina ou quer aprender. O Pisa é o Programa Internacional de Avaliação de Alunos e referência para melhorias na Educação.
Como nem tudo está perdido, o contraponto dessa notícia é outra igualmente referenciada pelo Blog Educação na matéria “Pesquisa sobre inovação educativa identifica projetos de vanguarda”.
A matéria relata pesquisa da Fundação Telefônica e do Instituto para o Desenvolvimento e a Inovação Educativa (IDIE), da Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) sobre tecnologias de informação e comunicação em educação.
O estudo foi realizado em nível nacional com projetos para alunos do ensino básico e avaliou 64 trabalhos. Deles, 11 foram selecionados e quatro se destacaram.

Conselho define que creches devem fechar nas férias

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou ontem um parecer que orienta creches de todo o País a não oferecer atendimento durante as férias. O órgão, ligado ao Ministério da Educação (MEC), refutou a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que, em março, determinou que a Prefeitura mantivesse creches e pré-escolas abertas durante esse período. O parecer segue para homologação do ministro Fernando Haddad.

A discussão, que reuniu entidades nacionais, estaduais e municipais, foi suscitada por uma consulta da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo ao CNE, após a decisão da Justiça. De acordo com o parecer, que foi aprovado por unanimidade, as creches não devem ser vistas como unidades assistencialistas, mas sim educativas.
"A criança tem direito a uma convivência intensiva e extensiva com a sua família", afirma Cesar Callegari, membro do CNE e relator do parecer. "As crianças com necessidade de maior atenção devem ser atendidas, sim, mas pela assistência social e não pela educação."

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Novo Capitalismo

     A internet é de fundamental importância para todos nós tempos de hoje. Porém com essa onda de internet e de redes sociais, o capitalismo se torna cada dia mais evidente. Mas por que as redes sociais e a internet influenciam tanto no capitalismo selvagem do nosso mundo?

     O novo modelo de produção formado a partir da livre cooperação espontâneas nas comunidades em rede ou sociais (no caso dos programas de software livres), que aparentemente não tem motivação comercial direta alguma. Assim sendo, transforma-se surge o novo capitalismo imaterial.
     Um exemplo claro desse novo modelo de capitalismo é gigante GOOGLE. Ela mantém guardada a sete chaves o segredo do seu algoritmo de busca, porém deixa a disposição de qualquer desenvolvedor, os seus aplicativos. Assim, eles conseguem a melhoria de seus programas de maneira gratuita, e de uma forma muito rápida.
     Isso não acontece somente com o GOOGLE, outras empresas também se utilizam deste meio de capitalismo. A APPLE, por exemplo, abre seus códigos, e inúmeros desenvolvedores trabalham de graça para empresa na esperança de conseguirem uma chance de quem sabe, entrarem em um processo de seleção da empresa.
     No ramo do entretenimento, MYSPACE, YOUTUBE e FACEBOOK, trabalham nas mesmas linhas ditas acima, Porém nesses casos o objetivo maior é manter o seu consumidor/produtor/desenvolvedor fechado e enclausurado em seu pequeno quarto, passando horas a foi nas redes sociais.
     Carlos Formenti, professor de Teoria e Técnica dos Novos Meios da Universidade de Salento (Puglia, Itália), disse na sua apresentação no Festival da Inovação da Região de Puglia, que tudo o que nos é apresentado como uma super democracia econômica, não passa de uma farsa para encobrir uma gigantesca forma de exploração, que a cada dia faz com que mais e mais pessoas percam seus empregos, além de fazer com que pessoas trabalhem de graça para essas imensas empresas.
     Vemos nesse momento o aumento da produtividade na área da tecnologia, porém não existe uma absorção da mão de obra qualificada nesse campo. A própria GOOGLE, trabalha com muitos poucos funcionários, em relação a seu real tamanho e ganho.
     Que todos os infoproletáriados do mundo se unam enquanto ainda há tempo.


Artigo escrito pelo aluno do Curso de Licenciatura em História
da Faculdade Barretos, Hassan Marra Jorge.

Um terço dos alunos de gastronomia se desilude e larga o curso

Há 11 anos, o Brasil não tinha um único curso superior de gastronomia. Hoje, o que não falta é escola.

Os restaurantes, no entanto, não estão satisfeitos com a mão de obra que chega das instituições. No meio do fogo cruzado, grande parte dos alunos desiste da carreira.
Segundo o Ministério da Educação, o índice de evasão do curso de gastronomia está 10% acima da média, mesmo tendo uma das menores durações --a maior parte termina em apenas dois anos.
Um terço dos alunos desiste dos cursos, taxa semelhante à de medicina, que dura seis anos.
Mais pesado que o de outras profissões de classe média, o trabalho da cozinha assusta os novatos.
"Na Europa o jovem vai para a cozinha porque não quer ser mecânico nem marceneiro. Aqui, entra na culinária porque não quer ser médico nem advogado", diz José Barattino, chef do Emiliano.
Ingrid Schmidt, coordenadora do Senac, diz que o perfil dos alunos é jovem. "A maioria vem do ensino médio." Para ela, muitos desistem da carreira por desilusão no mercado.

Justiça proíbe que governo do Rio corte ponto de professores em greve

A 3ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro decidiu na noite desta quinta-feira (7) que o governo do Estado não poderá cortar o ponto dos professores em greve há mais de um mês. No entanto, segundo o juiz Plínio Pinto Coelho Filho, os docentes precisarão repor as aulas assim que a greve terminar.
A principal reivindicação dos profissionais em greve é o reajuste emergencial de 26% e o descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos. No dia 6, foi realizada uma reunião entre membros do sindicato, deputados e o secretário de educação para discutir as reivindicações da categoria, mas nenhuma decisão foi tomada.

A Secretaria de Educação, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que aguarda o fechamento do balanço da arrecadação estadual no primeiro semestre para estudar a viabilidade das reivindicações. Um novo encontro entre a secretaria e membros do sindicato para discutir as propostas deve acontecer em 15 de julho.

Gasto federal em políticas sociais teve aumento real de 146% em 15 anos, diz Ipea

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (8) pela Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que a fatia do PIB destinada para os gastos sociais do governo federal teve aumento real de 11,24% em 1995 para 15,8% em 2009, um acréscimo de 4,56 pontos percentuais do PIB. O gasto social federal partiu de R$ 219,7 bilhões para R$ 541,3 bilhões, nos últimos 15 anos, um aumento de 146%.

“Não tem uma porcentagem ideal. Dado que o país é um país continental, é preciso fundamentar que este valor é cerca de dois terços do gasto de todo o país com a área social [sem contar com os gastos estaduais e municipais]. [Se é] muito ou pouco, fica difícil de dizer. Se olharmos para Europa Ocidental, é pouco, mas é mais que a média da América como um todo”, avaliou o José Aparecido, pesquisador do Ipea e coordenador de área de finanças sociais da diretoria de Estudos Sociais.
Foram analisadas onze áreas de atuação (Previdência Social, Benefícios aos Servidores Públicos, Saúde, Educação, Emprego e Defesa do Trabalhador, Assistência Social) e cinco setores (Habitação e Urbanismo, Saneamento, Desenvolvimento Agrário, Alimentação e Nutrição e Cultura), que juntos ocupam de 0,4% e 1% do PIB.

A parte destinada ao social por Estados e municípios não constam neste estudo. A mais recente pesquisa do IPEA sobre os gastos das três esferas de poder juntas foi apresentado entre 2004 e 2005, o que aumentava o percentual total para cerca de 21% do PIB para a área social.

Usei como banheira, mas limpei depois, diz aluno que tomou banho em panela na UFSCar

O aluno Pedro, que tomou banho em uma panela do RU (Restaurante Universitário) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), disse ao UOL Educação, por e-mail, que a utilizou como banheira “numa manifestação lúdica”. “Eu mesmo limpei tudo, detergente, água fervendo, esponja”, afirma.

O restaurante não funciona desde o dia 6 de junho por causa de uma greve de funcionários que é apoiada pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso, o RU está ocupado por estudantes, como forma de pressão à reitoria.
Os membros do DCE repudiaram a atitude do aluno. A UFSCar emitiu nota na quinta-feira (7) informando que vai apurar os fatos. “Em função de fotos divulgadas na imprensa e nas redes sociais sobre suposto uso indevido de equipamentos do restaurante universitário do campus São Carlos da UFSCar, a universidade, de acordo com o que está previsto em seu regimento interno, informa que está tomando as providências para que seja aberta uma comissão, que irá averiguar os fatos.”
Pedro não quis revelar o sobrenome. Além da entrevista, ele enviou uma nota em que pede desculpas "com a consciência de que o ato citado foi incabível e acabou sendo desrespeitoso a todos". Pedro diz que "não tinha a intenção de atingir ninguém". Ele afirma também que "não houve o envolvimento nem ciência dos membros da Ocupação Livre do RU nem de qualquer outro indivíduo".

Veja a entrevista:

Em construção da Petrobras, 2.000 não sabem ler

A refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, talvez seja hoje o exemplo mais emblemático do impacto da má formação escolar para a capacitação de mão de obra. Em levantamento interno com os 17,5 mil funcionários, a Petrobras identificou necessidade de oferecer qualificação técnica para 10 mil trabalhadores. Desse número, 17% eram analfabetos funcionais e cerca de 40% não haviam terminado o fundamental.

"As orientações de segurança, ele (trabalhador com baixa escolaridade) não consegue ler", diz o coordenador de Relações Institucionais da Petrobras na Refinaria Abreu e Lima, Antonio Aparecido Carrara.
Uma parceria com as contratadas da obra e o Sesi (Serviço Social da Indústria) passou a oferecer cursos de reforço escolar no canteiro.

terça-feira, 12 de julho de 2011

25 Anos de Amizade Entre Cuba e Brasil

     No último mês de junho, completou no Brasil e em Cuba uma data muito especial para ambos os países.

     Foram comemorados os 25 anos de reatamento das relações entres BRASIL/CUBA. Na época do reatamento dos laços, o presidente do Brasil era José Sarney. Vamos lembrar um pouco da história...
     As relações com Cuba foram rompidas durante o golpe de 1964. Sob o olhar da ditadura, muitos trabalharam para retomar o caminho da democracia, entre eles Chico Buarque, Frei Betto, Leonardo Boff entre muitos outros tantos, fizeram trabalhos anônimos para que hoje Brasil e Cuba tivessem boa relação hoje. Mas pode expandir ainda mais.
     No momento há uma situação política envolvendo esses dois países, que pode e deve ser aproveitada para a solidariedade da Ilha. Entre os dias 23 e 26 de junho se realizou em São Paulo, o XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. Esse congresso foi feito para além todas as bandeiras históricas já defendidas, também verificar e ampliar as relações bilaterais entre esses dois países. Brasil e Cuba têm acordos em diversos acordos comerciais que estão em pleno funcionamento. Um exemplo é o financiamento do BNDES, com o qual se constrói o Porto de Mariel, que vai ser decisivo para o fortalecimento econômico de Cuba. Esse porto será o maior porto do Caribe. Em um outro projeto, os países estão trabalhando juntos para produção de vacinas para a África, e também na especialização de médicos do Timor-Leste, que se formam em Cuba e depois se especializam na Fiocruz.
     Para mostrar mais um exemplo de como o Brasil fura o bloqueio a Ilha, Cuba e Brasil, estão cooperando no sistema de saúde do Haiti. O Brasil cedeu 80 milhões de dólares, mais tecnologia e pessoal. Foi por isso que Fidel disse em 2005, em um encontro internacional, que preferia soldados brasileiros a marines americanos no Haiti.
     E vem muito mais por ai, um exemplo é o acordo que está para ser firmado no ramo da informação, firmando um convênio entre a EBC com a Prensa Latina e a Telesur, fazendo assim com que o povo brasileiro fure o bloqueio informativo de que a Ilha vive, e assim mostre as conquistas sociais da mesma.

Artigo escrito pelo aluno Hassan Marra Jorge,
do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos

Inep cancela avaliação de quatro cursos por suspeita de fraude

O Inep (instituto ligado ao Ministério da Educação) cancelou a avaliação de quatro cursos de direito após suspeita de fraude. O professor que participou da avaliação desses cursos é suspeito de ter apresentado diplomas falsos de mestrado e doutorado, segundo o instituto. Sem essa qualificação, o professor não estaria habilitado para analisar a qualidade dos cursos, de acordo com o Inep. O caso foi encaminhado para o Ministério Público e para a Polícia Federal.

O professor, que não teve o nome divulgado, foi credenciado pelo Ministério da Educação. Após uma denúncia anônima, por telefone, o Inep passou a investigar o docente, que dava aulas em duas universidades do Rio de Janeiro.
Ao descobrir que os diplomas apresentados eram falsos, o instituto cancelou todas as avaliações feitas pelo professor.
Foram atingidos pela decisão os cursos de direito da PUC (SP), da Faculdade Unime de Ciências Jurídicas (BA), da Faculdade Divinópolis (MG) e da Faculdade de Americana (SP).
Segundo o Inep, mais medidas de segurança serão tomadas para o credenciamento de professores.
A partir deste mês, será feito o cruzamento de dados de formação acadêmica fornecidos pelos avaliadores com o banco de dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/saber/941107-inep-cancela-avaliacao-de-quatro-cursos-por-suspeita-de-fraude.shtml

Rio vai premiar estudantes que terminarem ensino médio com boas notas

Jovens de famílias em condição de extrema pobreza que terminarem o ensino médio com boas notas poderão receber um prêmio de R$ 3,000,00 ao final dos três anos de estudo. A iniciativa lançada neste sábado, 9 de julho, no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, faz parte do Programa Renda Melhor, do governo do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Além de premiar os estudantes, o programa pretende complementar de R$ 30,00 a R$ 300,00 a renda de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, do governo federal.
O valor será depositado em uma caderneta de poupança do jovem, que receberá R$ 700 no primeiro ano, R$ 900,00 no segundo ano e R$ 1.000,00 no terceiro, além de uma complementação adicional se tiver boa avaliação em um teste final aplicado pelo governo estadual, totalizando R$ 3.100,00.

Meta da ONU exige que País alfabetize 3,5 mi de adultos

Com 13,9 milhões de jovens, adultos e idosos que não sabem ler nem escrever - ou 9,6% da população de 15 anos ou mais, segundo o Censo 2010 -, o Brasil terá de dobrar o ritmo de queda do analfabetismo para cumprir a meta assumida perante a Organização das Nações Unidas (ONU) de chegar à taxa de 6,7% em 2015.

Levada em conta a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que a população nessa faixa etária será de 154,9 milhões, o País deveria chegar a 2015 com 10,4 milhões de analfabetos. Em números absolutos, seria uma redução de 3,5 milhões em apenas cinco anos.
Entre 2000 e 2010, no entanto, o total de analfabetos caiu 2,3 milhões. Se o País repetir esse desempenho, a meta prometida pelo governo há 11 anos, durante conferência da Unesco, só será alcançada em 2020. Uma das principais dificuldades na redução das taxas é que os piores índices de analfabetismo entre adultos estão concentrados na população idosa, de 60 anos ou mais, que tem grande dificuldade de aprendizado.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/07/10/meta-da-onu-exige-que-pais-alfabetize-35-mi-de-adultos.jhtm

Campus da USP em Santos será na antiga garagem de bondes

O governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Santos e a USP (Universidade de São Paulo) anunciaram nesta sexta-feira que o primeiro campus da universidade na Baixada Santista será numa área na Vila Mathias, onde funcionavam a escola estadual Cesário de Bastos e a antiga garagem de bondes. Caberá à USP fazer as obras de readaptação dos imóveis, que somam 13 mil metros quadrados e são em parte tombados pelo patrimônio histórico municipal devido ao valor cultural.

A previsão é de que já em 2012 tenham início as aulas do curso de graduação em engenharia de petróleo e do mestrado em sistemas logísticos. A transferência do curso para o litoral se deve à necessidade de atender à demanda gerada pelas instalações da Petrobras na cidade para a exploração do petróleo do pré-sal na Bacia de Santos.

Reino Unido tenta atrair 10 mil brasileiros para universidades, diz jornal

Autoridades do meio universitário britânico estão sendo acusadas de tentar sanar um rombo no financiamento de instituições britânicas atraindo 10 mil alunos brasileiros para universidades particulares locais, segundo reportagem publicada neste domingo pelo jornal "The Observer".

Segundo o "Observer", a tentativa de acordo entre Reino Unido e Brasil foi iniciada no mês passado, quando o ministro das Universidades britânico, David Willetts, esteve no Brasil. O jornal diz que o plano é de que o governo brasileiro destinasse um total de 18.700 libras para cada estudante (cerca de R$ 47 mil).
De acordo com o jornal, o projeto recebeu críticas por parte da secretária-geral do Sindicato de Universidades e Faculdades, Sally Hunt.
Em entrevista ao jornal, Sally Hunt afirmou que a Reino Unido ''se beneficia enormemente com a vinda de estudantes e funcionários de todo o mundo. Mas o governo não deveria usar estudantes estrangeiros como 'vacas leiteiras' e como forma de pagar pelo seu fracassado plano de financiamento universitário''.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Novas Férias, Velhos Problemas

     As férias do meio de ano estão chegando a sua metade. Sendo assim, resolvi escrever este artigo sobre a vida cotidiana das férias do meio de ano.

     Já notaram as noticias que passam na televisão durante essa época do ano? São batidas de carros violentas normalmente ocasionada por conta da bebida alcoólica; são agressões e assassinatos que ocorrem dentro de casa ou em festas, também relacionados a bebidas alcoólicas; fora os assaltos a residências, que estão vazias nessa época do ano, pois seus donos saem de férias e os marginais aproveitam para roubar e fazer a festa. Fora os acidentes com as crianças e adolescentes: queda de lajes; cortes com linha de cerol; cortes em portas de vidro; etc.
     Mas não é só isso. Além de conviver com tudo isso, durante todas as férias, a população brasileira ainda enfrenta outros problemas, como estradas intransitáveis e aeroportos impossíveis de se usar. Em nossas estradas federais e estaduais quase não se tem asfalto, e nas privatizadas, o pedágio custa o preço de uma festa. Nos aeroportos, se você não tiver um pouquinho de sorte, você passa a noite no aeroporto e nem vê. Isso tudo porque vamos ser o país da COPA e das OLIMPIADAS.
     E não podemos deixar de fora dessa nossa conta, as drogas. Tão boa para os jovens, mas que destrói lares e mais lares em todos os lugares. Com essa nova droga, o OXI, as coisas tendem a piorar cada vez mais; mas quem sabe, acabando com um pouco de usuários os traficantes não ficam sem clientes não é.

 
 
Artigo escrito pelo aluno do Curso de Licenciatura em História
da Faculdade Barretos Hassan Marra Jorge

Secretaria de Educação (SP) recebe inscrições para o Programa Bolsa Universidade

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo está com as inscrições abertas para o Programa Bolsa Universidade, que concede bolsas de estudo a universitários que concluíram o ensino médio em qualquer rede de ensino do Brasil. Os selecionados irão atuar como educadores em escolas do Programa Escola da Família aos sábados e domingos.

O estudante receberá bolsa integral de seu curso - a Secretaria arca com 50% do valor da mensalidade, com teto de R$ 310, e a instituição de ensino completa o restante do valor da mensalidade.

As atividades desenvolvidas nas escolas poderão ser organizadas nos quatro eixos de atuação do Programa Escola da Família: esporte, cultura, saúde e trabalho.

Requisitos

Para se candidatar a uma das vagas oferecidas pelo Programa é preciso:

•Estar matriculado em faculdade conveniada com o Programa Bolsa Universidade;

•Não receber outra bolsa, financiamento ou similar, vindos de recursos públicos;

•Ter disponibilidade para atuar como educador universitário em escolas aos finais de semana.

Os interessados devem se inscrever, até o dia 14 de julho, no site da Escola da Família.
O início das atividades está previsto para o dia 6 de agosto.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/07/secretaria-de-educacao-sp-recebe-inscricoes-para-o-programa-bolsa-universidade.jhtm

Estudantes secundaristas ocupam colégios em Buenos Aires

Às vésperas das eleições para o governo da cidade de Buenos Aires, capital federal da Argentina, doze colégios permanecem ocupados por estudantes secundaristas que reclamam das “péssimas” condições dos edifícios, além de pedirem aumento do orçamento para educação pública e as bolsas de estudos prometidas pela atual gestão de Mauricio Macri, também candidato à reeleição e cotado para vencer o primeiro turno.

Os protestos, iniciados na segunda-feira (4/7), contam com o apoio de parte dos docentes e têm sido responsáveis por esquentar o debate sobre educação nestas eleições. “Nossa luta é, como em 2010, para defender a educação pública e terminar com o desmonte de nossas escolas”, declarou em comunicado a Coordenação Unificada de Estudantes Secundários (CUES), entidade que representa os estudantes e realiza ocupações.

Em SP, 40% dos diplomas estrangeiros são validados

A maioria dos estudantes que tenta revalidar diploma estrangeiro em universidades paulistas não obtém sucesso.

Dos 418 profissionais que pediram revalidação entre 2009 e 2011, 40% (168) a conseguiram. A taxa de aceitação da USP (Universidade de São Paulo), instituição que mais recebeu pedidos no período, foi de 36% (54 de 148 solicitações) de 2007 a 2008 para 48% (74 de 153 solicitações) de 2009 a 2010.
Apesar do crescimento do índice, profissionais reclamam da falta de critérios para reconhecer o canudo, já que as universidades têm autonomia nos processos.

Bolsista do governo dos EUA, a designer de interiores Vanessa dos Santos, 25, não conseguiu fazer inscrição para a revalidação do diploma.
Ela diz sentir-se desamparada pelo governo brasileiro após ter buscado instituições que oferecem formação similar e receber a resposta de que não poderia revalidar o diploma de curso de tecnólogo, considerado ensino superior.
"Cada universidade faz de um jeito, abrem processos [seletivos] do dia para a noite e cobram caro por isso", protesta Celso Pedroso, 27, que cursou medicina na Univalle, em Cochabamba, na Bolívia, de 2002 a 2009.

Ele tentou por três vezes revalidar o diploma, sem sucesso. Pedroso está inscrito no Revalida, prova organizada pelos ministérios da Educação e da Saúde para testar conhecimentos de médicos formados no exterior, cujas inscrições se encerram neste domingo (10).

75 mil estudantes de seis anos são reprovados no país

Apesar de recomendações de órgãos federais, 75 mil crianças do primeiro ano do ensino fundamental foram reprovadas ano passado, o que representa 2,6% dos alunos na faixa dos seis anos.
Tanto o Ministério da Educação quanto o Conselho Nacional de Educação defendem que a reprovação ocorra apenas a partir do terceiro ano. O principal temor é que a criança repetente nessa idade tenha dificuldades para o restante da vida escolar.

Formalmente, o conselho aprovou um parecer no fim do ano passado que recomenda a retenção apenas a partir do terceiro ano.
Mas, publicamente, a ideia é defendida desde ao menos o início de 2010, quando a Folha revelou que 79 mil crianças de seis anos haviam sido reprovadas em 2008 (3,5% das matrículas).
Mesmo com a aprovação do parecer --homologado (confirmado) pelo Ministério da Educação--, as redes têm liberdade para não segui-lo.

Escolas privadas têm turmas mais cheias que as escolas públicas

Dados divulgados pela primeira vez na internet pelo Ministério da Educação mostram que escolas privadas podem ter classes maiores que as públicas e que não há perfil padrão entre as melhores no Enem. "A existência de mais indicadores pode relativizar o ranking do Enem como o único termômetro para a avaliação", disse Silvia Colello, educadora da USP. Os dados são de 2010. Anteriormente, mesmo de anos anteriores, só estavam disponíveis a quem consultasse diretamente o Inep (órgão de pesquisas do MEC).
Um desses indicadores é o número de alunos por sala de aula, que pode interferir na relação entre os estudantes e deles com seus professores.

Mesmo cobrando mensalidades, três colégios privados são os que mais possuem alunos de ensino médio por turma na capital paulista --o Adventista da Liberdade, o Etapa e o Objetivo-Paz têm classes maiores que qualquer colégio público.
No Adventista, a média por turma é de 55. No Etapa são 51, e na unidade Paz do Objetivo, 49. A primeira pública é a José de San Martin, com 49. Procurados desde terça, assessores dos colégios afirmaram que não encontraram representantes das escolas para comentar os dados, devido às férias.

Escolas líderes no Enem em SP têm condições variadas

Boas notas, mas condições de aulas totalmente distintas, é o que marca a lista das melhores escolas da capital paulista no Enem.
No ranking das 20 melhores estão o Etapa e o Bandeirantes com 51 e 44 alunos por turma de ensino médio, respectivamente.

Também estão o Centro Educacional Pioneiro e o colégio Batista Brasileiro, com, respectivamente, 19 e 23 alunos por classe.
O Santo Américo oferece 8,3 horas-aulas diárias; o instituto federal, 4,5. A lista refere-se aos melhores do Enem 2009 --o resultado por escola do exame do ano passado ainda não foi divulgado.
Para o professor José Augusto Dias, da Faculdade de Educação da USP, outros fatores influenciam as médias das escolas no Enem: número de alunos que fazem a prova, a qualidade do corpo docente e a direção do colégio.

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