A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Em construção da Petrobras, 2.000 não sabem ler

A refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, talvez seja hoje o exemplo mais emblemático do impacto da má formação escolar para a capacitação de mão de obra. Em levantamento interno com os 17,5 mil funcionários, a Petrobras identificou necessidade de oferecer qualificação técnica para 10 mil trabalhadores. Desse número, 17% eram analfabetos funcionais e cerca de 40% não haviam terminado o fundamental.

"As orientações de segurança, ele (trabalhador com baixa escolaridade) não consegue ler", diz o coordenador de Relações Institucionais da Petrobras na Refinaria Abreu e Lima, Antonio Aparecido Carrara.
Uma parceria com as contratadas da obra e o Sesi (Serviço Social da Indústria) passou a oferecer cursos de reforço escolar no canteiro.

O problema em Pernambuco não se restringe à fase de construção. Na região, 2.000, das 8.000 vagas do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo) não foram preenchidas porque os candidatos não alcançaram a nota mínima (2).
O reforço também foi oferecido a esse público.
Segundo a diretoria de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Ministério da Educação), Patrícia Barcelos, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) deve incluir um reforço em disciplinas básicas no 1º ano do ensino médio profissionalizante.
Haverá também um esforço para ampliar o Proeja, que integra as educações profissional e básica a jovens e adultos.

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/940647-em-construcao-da-petrobras-2000-nao-sabem-ler.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores