A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

sábado, 25 de junho de 2011

Hackers publicam supostos dados pessoais do ministro da Educação

O grupo de hackers LulzSec Brazil publicou na tarde desta quinta-feira (23) em uma rede social link para arquivo com supostos dados pessoais do ministro da Educação, Fernando Haddad. Mais cedo o grupo havia divulgado arquivos com supostos dados da presidente Dilma Rousseff e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Também foram publicados outros dois arquivos relacionados a supostos e-mails de funcionários da Petrobras e do Ministério do Esporte. O link com supostas informações de Haddad inclui CPF, telefones e endereço. Além disso, foram publicados uma data de nascimento, escolaridade, nome da mãe e até signo.

Acadêmicos são suspeitos de manter rede online de prostituição nos EUA

O ex-reitor da Universidade do Novo México, professor F. Chris Garcia, 71, foi preso na quinta-feira (23) nos Estados Unidos por suspeita de manter uma rede de prostituição na internet. A acusação é de que ele era responsável por um um site que agenciava prostitutas e clientes.
A prisão ocorreu quatro dias depois que o professor de física David Flory, da Universidade Fairleigh Dickinson de New Jersey, foi detido por fazer parte do mesmo website, chamado Southwest Companions.
A polícia acredita que é mera coincidência o fato de os dois acusados serem acadêmicos e não acreditam que outras universidades estejam envolvidas.

Conselho Nacional de Educação pretende facilitar revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil

A presidenta Dilma Rousseff prometeu para o segundo semestre o lançamento do programa que pretende levar 75 mil estudantes brasileiros ao exterior com bolsas de mestrado, doutorado e graduação. Diante desse cenário de expansão da internacionalização do ensino superior, o Conselho Nacional de Educação (CNE) começa a discutir a revisão das regras para revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil. Hoje, o processo é burocrático e longo e, muitas vezes, quem retorna ao país depois de uma temporada de estudos no exterior não consegue ter o documento reconhecido, o que dificulta a atuação profissional em algumas áreas.

Atualmente o processo ocorre de forma descentralizada: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina que cabe às universidades públicas a tarefa de validar os diplomas obtidos em instituição estrangeira, seja de graduação, mestrado ou doutorado. Cada uma delas estabelece critérios próprios que podem incluir análise do currículo, prova ou mesmo a exigência de que o aluno curse disciplinas extras no Brasil. Em alguns casos, o estudante dá entrada no processo em mais de uma instituição para aumentar a chance de obter o diploma.

Professores gays da Alemanha participam de paradas para combater homofobia

Para combater a homofobia nas escolas, é preciso conscientizar toda a sociedade. Mais que isso: é preciso falar ao mundo inteiro. Sem medo de se expor, o grupo alemão Schwule Lehrer – ou Professores Gays – luta para que a diversidade sexual seja aceita nas escolas de seu país e vai até países como Polônia e Itália para participar de paradas e manifestos contra a homofobia.

A organização existe há 34 anos, época em que os professores não podiam se assumir homossexuais no sistema de ensino alemão. Muita coisa mudou de lá para cá, mas os desafios continuam. “A taxa de suicídio entre jovens gays, por exemplo, é quatro vezes maior que entre heterossexuais”, diz Guido Mayus, um dos coordenadores do grupo, que hoje conta com centenas de membros.
Para Mayus, é preciso que todos os professores – não só os de biologia – estejam qualificados para falar sobre orientação sexual. E assim cultivar nos alunos a tolerância e a aceitação. Só que isso requer mobilização. “Vocês precisam de apoio institucional”, afirma Mayus. “Aqui na Alemanha, trabalhamos com redes. Buscamos representantes em partidos e escolas, escrevemos cartas com pedidos às autoridades e também temos o apoio do nosso sindicato. É um processo longo e lento, mas com a repetição permanente acaba tendo bons resultados.”

Professores de Fortaleza voltam às aulas na segunda-feira; estado de greve continua

Os professores da rede pública municipal de Fortaleza (CE) decidiram na manhã desta sexta-feira (24) suspender a paralisação das aulas durante assembleia extraordinária. O estado de greve, que começou no dia 26 de abril, mantém-se.

O Sindiute (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará) afirmou que vai entrar com mandado de segurança para não precisar repor aulas nas férias de julho e aos sábados. Essas datas estão inclusas em calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Educação.
No próximo dia 1º haverá nova assembleia para discutir o estado de greve.

STJ determina pagamento de indenização a alunos de curso que não era reconhecido pelo MEC

Nesta semana, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou decisão do Judiciário alagoano que determinou o pagamento de indenização a alunos que cursaram uma pós-graduação que não era reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A Universidade Salgado de Oliveira deverá pagar a cada ex-aluno uma indenização por danos morais correspondente ao dobro do que foi gasto com mensalidade, além de R$ 2,5 mil.

Apesar da recomendação do MEC para que os alunos se informem sobre a regularidade dos cursos e das instituições antes de fazer a matrículas, casos como esse ainda são comuns. Para iniciar suas atividades, o estabelecimento de ensino precisa ser credenciado e os cursos, autorizados. Posteriormente, o curso é avaliado pelo ministério e pode receber ou não o reconhecimento que garantirá a validade do diploma.

Sai lista de aprovados na 1º chamada do Sisu do meio do ano

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, dia 22, a lista dos aprovados em primeira chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Cerca de 450 mil se candidataram para disputar uma das 26 mil vagas oferecidas em 48 instituições públicas de ensino superior. Os nomes aprovados podem ser consultados pela internet. ou pelo telefone 0800 616161.
Os aprovados terão os dias 27 e 28 deste mês para fazer a matrícula nas instituições de ensino. Os estudantes puderam escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Caso o participante tenha conseguido uma vaga no curso marcado como segunda opção, poderá permanecer no sistema e esperar pela segunda chamada. Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não fizerem a matrícula.

Minorias se unem contra ensino religioso obrigatório no Rio

Se tudo sair como planeja o prefeito Eduardo Paes (PMDB), em breve as 1.063 escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro passarão a contar com ensino religioso. Para levar à frente a medida, a prefeitura terá de contratar 600 novos professores, o que deve causar um impacto orçamentário anual de aproximadamente R$ 12 milhões. Embora a lei determine a obrigatoriedade do ensino nas escolas públicas, a frequência será facultativa. Na Câmara Municipal o debate pega fogo.

Audiência pública realizada nesta terça-feira (14) mostrou que além de polêmica, a lei pode aumentar as pilhas de processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF). Representantes das minorias temem o aumento do preconceito entre estudantes e suas famílias e argumentam que a proposta fere o artigo 19 da Constituição, que garante o Estado laico.

Porém, o ensino religioso também está previsto no artigo 210 da Carta Magna e conta com o respaldo do artigo 33 da lei 9.394 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – cujo conteúdo levou o Ministério Público Federal a entrar com uma ação de inconstitucionalidade que foi acolhida pelo STF, mas ainda aguarda parecer final.

Professora de 26 anos é acusada de manter relacionamento com aluna de 12 na Inglaterra

Uma professora de 26 anos, que dava aulas de educação física em uma escola de Faversham, na Inglaterra, é acusada de manter um relacionamento com uma aluna, na época, de 12 anos. Elas teriam mantido contato entre fevereiro de 2008 e a primavera de 2009, segundo o jornal Daily Mail.

Nicola Webster é acusada de ter sido vista beijando a menina –hoje com 16 anos– em público e andando de mãos dadas com a garota. Ela também teria levado a adolescente para casa e reservado um fim de semana para as duas em Palma de Mallorca, Espanha, urante o dia dos namorados de 2009 (comemorado em fevereiro).

Espanha aprova lei que proíbe doces e refrigerantes nas escolas

O congresso espanhol aprovou nesta quinta-feira (16) uma lei que limita a venda de doces industrializados, salgadinhos e refrigerantes nas escolas. Estão proibidos alimentos com altos níveis de gordura trans, saturada, sal e açúcares. O objetivo da chamada Lei de Segurança Alimentar e Nutrição é combater a obesidade infantil: uma em quatro crianças está acima do peso no país.

Na hora do recreio, os estudantes serão incentivados a consumir frutas, água potável não-engarrafada e produtos não-industrializados. A merenda deverá ser elaborada por nutricionistas e, se possível, com alternativas para quem tiver restrições alimentares por razão de saúde.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/06/16/espanha-aprova-lei-que-proibe-doces-e-refrigerantes-nas-escolas.jhtm

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Governo inglês assumirá controle de escolas primárias com mau desempenho

O governo inglês quer assumir no ano que vem o controle das 200 escolas de ensino primário com desempenho mais baixo do país. Segundo Michael Gove, Secretário da Educação, todas terão novos gestores.

No Reino Unido, a escola de ensino primário abrange o equivalente ao período entre a 1ª e 6ª série do ensino fundamental no Brasil. Com a medida, as 200 selecionadas serão convertidas em “academies”, tipo de instituição educacional sob controle direta do governo central.
Para sofrerem intervenção, as escolas estiveram acima de cinco anos abaixo do padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Departamento de Educação. Estar acima desse limite significa ter pelo menos 60% dos alunos acima da nota média em língua inglesa e matemática.

Professor tira as calças na frente de 2 mil colegas no Mato Grosso

Um professor tirou as calças no Mato Grosso diante de 2 mil colegas para protestar contra os salários baixos na rede estadual de ensino. Amorim Nusa, que trabalha em escolas de Cuiabá, manifestou-se durante assembleia da categoria nesta quinta-feira (16) na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá.

O grupo discutiu as próximas ações da greve, iniciada no último dia 6. Também foi reafirmada a recusa à proposta do governo de adotar o piso de R$ 1.312, exigido pelos docentes, somente em dezembro. A assembleia pede a implementação imediata.
Segundo o Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Estado), a intenção de Nusa foi mostrar que os docentes estão com as calças na mão. O sindicato estima que mais da 80% da rede estadual esteja paralisada.

Com quase 3.000 emendas, PNE deve ficar para 2012

O projeto de lei que criará o novo PNE (Plano Nacional de Educação), enviado ao Congresso Nacional no fim de 2010, recebeu 2.919 emendas parlamentares na comissão especial que analisa a matéria na Câmara. O documento irá estabelecer 20 metas educacionais que o país precisa cumprir até o fim da década. O relator da matéria, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), tinha previsão de terminar o relatório em agosto, mas, diante do número recorde de emendas, o texto deve ser concluído em setembro.

Depois da apresentação do relatório, abre-se novo prazo para apresentação de emendas. O presidente da comissão especial, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), prevê que a tramitação do plano na Câmara seja concluída até novembro, quando o texto será encaminhado ao Senado. Apesar de boa parte das emendas serem repetidas, a comissão discute com o centro de informática da Casa a criação de um software que seja capaz de classificá-las por tema para facilitar a análise por parte do relator. Gastão defende que não deve haver pressa para aprovar o novo PNE, apesar de o plano anterior ter perdido sua validade em dezembro de 2010 e o prazo de implantação do próximo ter começado neste ano.

“Manuseio e diálogo com o objeto, ouvir o que ele tem a dizer, ouvir a sua história”

     De início, isso soa estranho, não é mesmo? Ainda mais quando não se sabe sua origem, tornando-o um simples objeto, diferente talvez, mas não interessante.
     Entretanto, a partir do momento em que conversamos com ele, sendo possível conversar com o objeto, basta fazer-lhe algumas perguntas como: do que você é feito? É moldado ou em peças? Qual é a sua função? São perguntas simples como estas que nos levam a importantes revelações. Na qual o que de início era uma simples pedra côncava, torna-se uma pedra afiadeira, utilizada por índios ou primatas para afiar ferramentas e armas.
     Mas, você sabe como esses objetos chegam até nós, quem são os responsáveis que os disponibiliza para a sociedade. A arqueologia é um dos responsáveis, que tem sua atenção voltada para o contexto histórico-cultural de um determinado grupo social. Há também a etnologia, que tem a mesma função, mas seu enfoque está na sociedade contemporânea, onde ambos utilizam-se da cultura, como instrumento para melhor compreensão das diferenças entre o homem e a sociedade.
      Tomando por base a conversa com objetos se aprende a reconhecer e valorizar a cultura de cada um e a importância de seus responsáveis para o resgate e valorização da cultura nacional e, aprendemos ainda que a instituição-museu não pode e nem deve ser vista pelo espaço escolar como uma mera ilustração de teoria, muito menos como um lugar velho que guarda coisas antigas, mas sim, como um lugar de aprender, de conhecer e ouvir o que os objetos têm para contar.



Larissa de Oliveira Almeida

Cursa o 2º ano do Curso de Licenciatura em
História da Faculdade Barretos.

Terminam hoje inscrições para o Prouni do segundo semestre de 2011

Terminam nesta sexta-feira, às 23h59, as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) do segundo semestre de 2011. As inscrições serão feitas pelo site do Prouni. O programa oferece 92.107 bolsas de estudo: 46.970 integrais e 45.137 parciais (50% da mensalidade). A oferta representa um recorde na história do programa, criado em 2004.

Os três Estados com maior oferta de bolsas são: São Paulo, com 27.021, Minas Gerais, com 11.212, e Paraná, com 7.663.
Neste semestre, haverá somente uma etapa com três chamadas e a lista de espera. São ofertadas bolsas em instituições particulares de ensino superior.

Brasil ainda tem mais de 13 mil escolas sem luz, segundo Censo Escolar

O Brasil tem pelo menos 13 mil escolas sem energia elétrica ou que funcionam com gerador. O número foi declarado pelas próprias unidades no Censo Escolar do ano passado, que é o mais recente disponível e utiliza dados coletados até março de 2010. O levantamento aponta 13.134 escolas nesta situação.

A maioria (178.779), no entanto, afirmou utilizar as redes públicas de eletricidade. Além disso, 99% das unidades "no escuro" são rurais. São, de acordo com o ministério, 429.805 alunos prejudicados.

Biblioteca Britânica deve digitalizar 250 mil títulos

Mais de 40 milhões. É essa a quantidade de páginas que o Google digitalizará do acervo da Biblioteca Britânica. O acordo entre as duas entidades foi anunciado nesta segunda-feira, 20, e prevê a disponibilização de publicações lançadas entre 1700 e 1870, período que engloba as revoluções Industrial e Francesa.

Entre as obras estão um documento sobre o primeiro submarino movido a motor de combustão, publicado em 1858, e panfletos feministas sobre a rainha Maria Antonieta, de 1791. Os livros estarão disponíveis para download, para usos não comerciais, no portal de livros do Google e no site da biblioteca.

Créditos: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2011/06/biblioteca-britanica-deve-digitalizar-250-mil-titulos-de-seu-acervo/

China pretende reforçar educação bilíngue para reduzir discriminação contra minorias

A Comissão de Assuntos Étnicos da China pediu às autoridades locais para reforçar o ensino bilíngue em regiões com presença forte de minorias étnicas e preparar professores para ensinar também nas línguas nativas desses grupos. Materiais didáticos também devem ser elaborados levando-se em consideração a diversidade cultural.

A relação entre a maioria han e grupos minoritários na China gera conflitos constantes em províncias como Yunnan, Guanxi e Tibete, este último foco de movimentos separatistas em 2008.
A comissão pede também que as línguas das minorias sejam utilizadas em publicações, programas de televisão, filmes e na internet.
Críticos do regime chinês acreditam que medidas com essas são apenas de “fachada”, a fim de aliviar pressões internacionais pelos direitos dos grupos étnicos.
Mais de 60% dos membros dos 55 grupos minoritários chineses falam idiomas diferentes do mandarim, a língua oficial da China. 30 milhões de pessoas escrevem usando outros tipos de escrita.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/06/20/china-pretende-reforcar-educacao-bilingue-para-reduzir-discriminacao-contra-minorias.jhtm

Unieuro deverá indenizar por falta de acessibilidade

A falta de acessibilidade da Universidade Unieuro - Instituto Euroamericano em Brasília - gerou uma indenização de R$ 10 mil por danos morais a uma estudante com deficiência física. A decisão do juiz da 4ª Vara Cível de Brasília, foi divulgada hoje pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Ainda cabe recurso.

A universidade não oferecia rampas com inclinação adequada, não dispunha de corrimão e tinha elevadores defeituosos, sem abertura suficiente para uma cadeira de rodas comum, e inoperantes após as 23h, alegou a estudante. A universidade não cumpria as normas de acessibilidade da ABNT NBR 9050, defendeu a autora da ação.

Cresce evasão em universidades particulares de São Paulo

Um em cada quatro alunos no ensino superior privado desistiu do curso na região metropolitana de São Paulo, aponta estudo das próprias instituições a ser divulgado hoje.

A taxa de evasão, de 27%, representa um aumento de 14% entre 2008 e 2009 (último período com dados disponíveis). Essa é a maior proporção de desistência registrada na década.
No mesmo período, a evasão nas instituições públicas chegou a ter queda.
Para as universidades pagas, o crescimento da desistência está ligado à chegada dos alunos das classes C e D ao ensino superior.

Adolescentes indianas são suspensas por beber vodca durante aula e vomitar na classe

Três garotas indianas de 17 anos foram suspensas por ter tomado vodca durante a aula. As alunas da KB Patel Gujarati Kanya Uchchatar Madhyamik Vidhyalaya foram descobertas após uma delas vomitar durante a classe ao ingerir a bebida. O caso ocorreu na cidade de Indore, na região central do país.

Para enganar a escola, administrada pelo grupo conservador Gujarati Samaj, as meninas colocaram a vodca em uma garrafa de água. Duas teriam providenciado o produto e ofereceram para uma terceira, que experimentou álcool pela primeira vez. Ao ver a aluna vomitar, o professor observou que a voz das meninas estava devagar e elas pareciam embriagadas. Encontrou a garrafa de água ainda com resquícios de álcool.
Ao serem descobertas, uma das meninas chegou a ameaçar o professor caso fosse denunciada.
Segundo a direção, as três são de famílias ricas e influentes. A vodca foi roubada do bar do avô de uma das garotas. A escolha deveu-se à semelhança com a água.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/06/21/estudantes-indianas-sao-suspensas-por-beber-vodca-durante-aula-e-vomitar-na-classe.jhtm

quinta-feira, 23 de junho de 2011

"Acesso à educação produz revolução pacífica", diz Dilma Rousseff em premiação no Rio

A presidente Dilma Roussef esteve na tarde desta terça-feira (21) no Rio de Janeiro para a premiação da 6ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas), realizada em 2010. Após cumprimentar um a um todos os 504 medalhistas de ouro, Dilma discursou e ressaltou o poder da educação na sociedade. "O acesso à educação produz uma revolução pacífica. A arma é a dedicação dos professores, dos diretores, e a sede de conhecimento dos alunos", disse a presidente.
A princípio, a presidente iria cumprimentar pessoalmente apenas os 21 estudantes medalhistas em mais de quatro edições da OBMEP. Mas foi Dilma quem mudou a organização do evento ao decidir distribuir abraços, beijos e posar para fotos com todos os premiados. "O Brasil precisa de bons exemplos, porque sem eles as pessoas podem pensar que não precisam lutar, que podem desistir. Hoje esses estudantes mostraram que é importantíssimo se esforçar, se empenhar", enalteceu Dilma.

Dilma premia vencedores de olimpíada de matemática; deficiente visual é campeã

Cerca de 500 estudantes de todo o país foram premiados nesta terça-feira (21), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com medalhas de ouro da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A cerimônia começou às 14h e teve a participação da presidente Dilma Rousseff, dos ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Fernando Haddad (Educação), Luis Sérgio (Pesca e Aquicultura) e de Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro em exercício.

Esta é a sexta edição da Obmep, que teve a participação recorde de 19,6 milhões de alunos do ensino fundamental e do ensino médio, de 44,7 mil escolas públicas de quase todas as cidades brasileiras (5.518 municípios, 99,16% do total).

Universitários brasileiros serão voluntários nos Jogos Mundiais Militares de 2011

Cerca de 1.250 jovens universitários serão voluntários nos Jogos Mundiais Militares de 2011. O acordo foi assinado hoje (21) no Rio de Janeiro, entre a organização dos jogos e 16 universidades, públicas e privadas, dos estados do Rio e de São Paulo. As instituições participam do Projeto Rondon Esportivo, do Ministério da Defesa, cuja dinâmica servirá de modelo para o trabalho.

Os alunos de ensino superior, orientados por cerca de 45 professores, vão trabalhar colaborando na organização do evento, sendo alocados em funções relacionadas com os seus cursos.
De acordo com o coordenador-geral do Comitê de Planejamento Operacional dos Jogos Militares, general Jamil Megid, os voluntários serão distribuídos pelas diversas instalações esportivas. “Quem veio da faculdade de medicina vai para nossas instalações de saúde, completando nossa equipe profissional. Outros vão trabalhar nas relações públicas, na recepção das delegações, como intérpretes, e assim por diante”, explicou.

Estudante é esfaqueado após briga em escola na Paraíba

Uma discussão entre dois alunos terminou em morte dentro de uma escola pública no município de Cajazeiras, no sertão da Paraíba. O fato aconteceu na tarde da terça-feira (21) e teve como vítima o estudante Renato Oliveira, 21, que teria sido esfaqueado pelo colega de classe, identificado até o momento apenas como Larlisson, 21. Segundo testemunhas, os dois rapazes começaram a discutir no pátio de uma escola estadual.

Não demorou muito para a discussão partir para agressão física. Larlisson teria esfaqueado o peito de Renato, em uma região próxima ao coração. Os demais alunos tentaram impedir a confusão. Enquanto uns seguravam Larlisson, outros socorriam Renato, já caído ao chão. A vítima não resistiu e morreu no pátio da escola.

Acidente entre trem e ônibus escolar mata ao menos duas pessoas e deixa feridos em Minas Gerais

Um acidente entre um trem e um ônibus escolar matou nesta quarta-feira (22) ao menos duas pessoas na cidade de Entre Rios de Minas, região central de Minas Gerais e distante 120 quilômetros de Belo Horizonte. Mais cedo o Corpo de Bombeiros havia dito que eram três mortos, mas a informações foi retificada por volta de 12h20. Aproximadamente 20 pessoas ficaram feridas.

A Secretaria Municipal de Educação de Entre Rios de Minas informou que o ônibus transportava alunos com idades entre 6 e 17 anos. Eles estavam sendo levados a duas escolas, uma municipal e outra estadual, que ficam no bairro Castro. Ainda conforme o órgão, não há número exato de alunos que estavam no veículo.
De acordo com o sargento Alex Sandro, da Polícia Militar de Minas Gerais, o acidente ocorreu por volta das 6h40 desta manhã. O ônibus foi atingido pelo trem quando atravessava uma passagem de veículos feita sobre os trilhos. Aparentemente, uma forte neblina teria atrapalhado a visão do condutor do ônibus.

Após casos de violência, universidade da Índia cria site com antecedentes criminais de candidatos

Após ver o número de casos de violência no campus aumentar, a Universidade Panjab, uma das mais antigas da Índia, decidiu radicalizar: vai exigir declaração de antecedentes criminais dos candidatos a uma vaga e criar um site interno para cadastrar os alunos “problemáticos”. A informação foi divulgada nesta terça-feira (22) na versão eletrônica do jornal “The Times of India”.

Segundo o jornal, o site vai conter detalhes como o tipo de crime, a punição e todos os detalhes pessoais dos estudantes com algum registro penal. A página será usada pelos chefes de departamento antes de aceitar a entrada dos alunos. Na universidade, os candidatos primeiro fazem uma prova de entrada e, depois, precisam passar por um processo de seleção nos cursos.

Na Inglaterra, um em cada quatro estudantes descende de imigrantes

Nas escolas públicas inglesas, um em cada quatro estudantes é descendente de imigrantes. Há cinco anos, a proporção era de um em cada cinco. A informação consta no censo escolar deste ano, divulgado pelo Departamento de Educação.

A proporção de alunos que não tem o inglês como língua materna também aumentou. Na escola primária, que corresponde ao período entre o 1º e o 6º ano do fundamental no Brasil, o índice é de 16,6%. Há cinco anos, era de 13,5%.
Em 2051, um quinto da população britânica será de minorias étnicas, comparado a apenas 8% em 2001, de acordo com projeções feitas pela Universidade de Leeds.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/06/22/na-inglaterra-um-em-cada-quatro-estudantes-descende-de-imigrantes.jhtm

STF obriga prefeitura de SP a matricular crianças de até 5 anos em creches

O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve a decisão da Justiça paulista de obrigar a Prefeitura de São Paulo a matricular crianças menores de cinco anos em creches próximas de onde moram ou de onde seus pais trabalham.

O ministro Celso de Mello tomou a decisão com base nos artigos 208 da Constituição Federal e 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que tratam do dever do Estado com a educação.
O município de São Paulo recorreu ao STF para pedir a reavaliação da decisão do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que estabeleceu multa diária por criança caso a decisão não fosse obedecida.
O ministrou Mello enfatizou o dever do Estado com a educação e criticou as falhas de gestão que cumprir a lei.

Pais e alunos tentam linchar diretor de escola no Peru por desvio de verbas

Pais e alunos furiosos tentaram linchar o diretor do Colégio Nacional de Vitarte, em Lima, Félix Leonardo Nuna, na última terça-feira (21). A acusação é de desvio de verbas.
A polícia precisou intervir para evitar que o diretor fosse linchado, mas não foi suficiente para evitar que a multidão invadisse a escola e chegasse ao diretor.
O agredido foi levado à delegacia do distrito de Ate, onde fica a escola, e negou as irregularidades apontadas. As famílias marcharam até o órgão educacional da cidade.

Nuna foi substituído pelo vice-diretor Adolfo Baquerizo. Os alunos envolvidos na agressão foram advertidos, mas não sofreram punições.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/06/22/pais-e-alunos-tentam-linchar-diretor-de-escola-no-peru-por-desvio-de-verbas.jhtm

Em seis anos, uma em cada três bolsas do Prouni fica ociosa

Uma em cada três bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) oferecidas desde o começo do programa, em 2005, não foi preenchida. O total de bolsas ociosas em seis anos chegou a 427.438 – 33,1% de todas elas.

O número foi obtido por meio de dados de um levantamento estatístico do MEC (Ministério da Educação), disponível na página do Prouni na internet. Entre 2005 e o primeiro semestre de 2011, foram ofertadas 1.291.209 bolsas, com 863.771 (66,9%) preenchidas. O restante representa o total ocioso.
No primeiro semestre deste ano, 4% das 123 mil bolsas oferecidas ficaram ociosas na primeira etapa, apesar de mais de um milhão de candidatos terem se inscrito. A maioria, disse o MEC na época, era de cursos de educação à distância e/ou bolsas parciais. A ocupação foi maior nas integrais. O programa concede incentivos de 25%, 50% e 100% da mensalidade.
Até o primeiro semestre deste ano, o Prouni funcionava por meio de isenção fiscal em relação às bolsas oferecidas –se a universidade oferecesse 100 bolsas, a redução nos impostos seria relativa a todas, mesmo que não fossem totalmente preenchidas. Ou seja: neste período, o governo simplesmente deixou de arrecadar dinheiro.
Em 2009, uma análise do TCU (Tribunal de Contas da União) estimou que possa ter sido perdido, só nos dois primeiros anos do programa, um valor em torno de R$ 100 milhões.

Somos excepcionais!

Segundo o dicionário Aurélio palavra excepcional tem o seguinte significado: “Os que revelam pelo comportamento ou através de testes um quociente de inteligência ou reações psicossociais fora dos limites normais”.
No Brasil 60% do Produto Interno Bruto, vai para o governo, e 4,5% apenas para a educação, o que isso significa? Que a educação brasileira não é, e nunca foi prioridade. Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, a palavra liberdade significa: “em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional.” Qualificando o ser “livre” aquele constrói comportamentos voluntários.
No entanto, a liberdade se dá a consciência e a construção através da educação. Por, isso o Brasil não é um país de pessoas que se possam julgar “livres”, e aqueles que se dizem livres estão vivendo uma utopia, uma mentira; no entanto que liberadade é essa que tanto falamos? Liberdade de expressão é um exemplo, que seria melhor visualizado no período da ditadura militar,  e que hoje  ainda existe; existem também pessoas que não falam que não ouvem, e isso ocorre não porque elas não podem fazer isso, pois, elas podem, o problema é que elas não sabem fazer isso, pois não tem o que discutirem, não enxergam uma problemática, julgo excepcionais não aqueles que por alguma deficiencia não conseguem falar, ouvir, entre outros, e sim o povo brasileiro, que são cegos, surdos e mudos, traduzo o sentido de excepcional até para adjetivo de alienado.
Há muitos que dizem que a ditadura já passou, claro que passou! E é isso mesmo que muitos precisam enxergar e que muitos querem mostrar, para que se quebrem esse paradigma,  e que parem com a atitude de violência para com muitos que querem expor suas idéias; Concordo plenamente com François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire um filosofo iluminista fracês, quando diz Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-la” as idéias mesmo “erradas” tem que ser ditas, as pessoas tem que ter o direito de expor, senão como haverá a dialética? Ou prova ao contrário?
Já que a mais bela de todas as tecnologias que o homem inventou foram aquelas nas paredes das cavernas, “a palavra”, todos tem o direito ao acesso, bem como sua exposição. E vale muito repensar no conceito de “Excepcional”, pois, afinal se você não se levanta, e/ou não fala, não ouve algo para defender os direitos de todos, quem é o aleijado e/ou excepcional?

Este artigo foi criado pela aluna do 2º ano de História, Thaís Apda. Oliveira Muniz, da Faculdade Barretos.

 


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