A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Somos excepcionais!

Segundo o dicionário Aurélio palavra excepcional tem o seguinte significado: “Os que revelam pelo comportamento ou através de testes um quociente de inteligência ou reações psicossociais fora dos limites normais”.
No Brasil 60% do Produto Interno Bruto, vai para o governo, e 4,5% apenas para a educação, o que isso significa? Que a educação brasileira não é, e nunca foi prioridade. Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, a palavra liberdade significa: “em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional.” Qualificando o ser “livre” aquele constrói comportamentos voluntários.
No entanto, a liberdade se dá a consciência e a construção através da educação. Por, isso o Brasil não é um país de pessoas que se possam julgar “livres”, e aqueles que se dizem livres estão vivendo uma utopia, uma mentira; no entanto que liberadade é essa que tanto falamos? Liberdade de expressão é um exemplo, que seria melhor visualizado no período da ditadura militar,  e que hoje  ainda existe; existem também pessoas que não falam que não ouvem, e isso ocorre não porque elas não podem fazer isso, pois, elas podem, o problema é que elas não sabem fazer isso, pois não tem o que discutirem, não enxergam uma problemática, julgo excepcionais não aqueles que por alguma deficiencia não conseguem falar, ouvir, entre outros, e sim o povo brasileiro, que são cegos, surdos e mudos, traduzo o sentido de excepcional até para adjetivo de alienado.
Há muitos que dizem que a ditadura já passou, claro que passou! E é isso mesmo que muitos precisam enxergar e que muitos querem mostrar, para que se quebrem esse paradigma,  e que parem com a atitude de violência para com muitos que querem expor suas idéias; Concordo plenamente com François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire um filosofo iluminista fracês, quando diz Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-la” as idéias mesmo “erradas” tem que ser ditas, as pessoas tem que ter o direito de expor, senão como haverá a dialética? Ou prova ao contrário?
Já que a mais bela de todas as tecnologias que o homem inventou foram aquelas nas paredes das cavernas, “a palavra”, todos tem o direito ao acesso, bem como sua exposição. E vale muito repensar no conceito de “Excepcional”, pois, afinal se você não se levanta, e/ou não fala, não ouve algo para defender os direitos de todos, quem é o aleijado e/ou excepcional?

Este artigo foi criado pela aluna do 2º ano de História, Thaís Apda. Oliveira Muniz, da Faculdade Barretos.

 


2 comentários:

  1. Sim vc me persuadiu,como falei antes...sou excepcional em relação a população do meu país que não tem nada de consciência social.Tudo alienado!!a maioria claro,há exceções.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Gabi, era essa a intenção!

    ResponderExcluir

Marcadores