A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Escolas católicas fecham as portas por falta de alunos nos EUA

Cerca de 30 escolas católicas fecharão as portas definitivamente nesta semana, em Nova York, nos Estados Unidos, no âmbito de uma reestruturação decidida pela arquidiocese para enfrentar problemas de financiamento e uma queda abrupta do número de alunos matriculados.

A medida, aprovada pelo arcebispo Timothy Dolan, afeta 27 (10%) das 274 escolas católicas dos dez condados do vale do rio Hudson, sob a esfera da arquidiocese de Nova York, segundo números oficiais. "Estas escolas têm visto uma queda de 71% em suas matrículas nos últimos cinco anos", informou a diocese arcebispal, ao enumerar uma das razões de sua decisão.
Segundo explicou, com estes fechamentos, seu déficit econômico será reduzido em US$ 10 milhões. O número de estudantes afetados pela decisão é de 3.652, o que representa "7% destes matriculados em escolas católicas de nível fundamental" na região sob controle da arquidiocese.
Atualmente, 80 mil alunos frequentam escolas fundamentais e secundaristas dos dez condados da arquidiocese, segundo números da Superintendência de Escolas Católicas de Nova York.

Ministério da Educação assume coordenação do programa ProJovem

O programa ProJovem Urbano, do governo federal, passou a ser gerido a partir desta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). O governo também anunciou que novos turmas serão abertas no início de 2012, já sob a coordenação do MEC.

O ProJovem Urbano foi instituído em 2005, durante o governo do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O programa era gerido pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude, órgãos vinculados à Secretaria-Geral da Presidência da República. O programa tem o objetivo de promover a inclusão social dos jovens.
De acordo com nota divulgada nesta quinta-feira pela Secretaria-Geral da Presidência da República, a mudança objetiva garantir a "atualização, o aperfeiçoamento e a expansão" do programa.
"A transferência da coordenação do ProJovem Urbano para o MEC, após seis anos de experiência exitosa, visa a ultrapassar sua etapa de implantação para lhe dar a condição de política pública vinculada à estrutura do sistema educacional brasileiro. Com isso, sua potencialidade já demonstrada poderá ser plenamente realizada, ampliando expressivamente sua abrangência e aperfeiçoando sua execução", diz a nota divulgada pelo ministro Gilberto Carvalho.

Créditos: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5215362-EI8266,00-Ministerio+da+Educacao+assume+coordenacao+do+programa+ProJovem.html

Redes sociais e 'twitteratura' aproximam o aluno do professor

Com informações rápidas em 140 caracteres e com uma infinidade de imagens, vídeos e links online, o maior desafio dos educadores atualmente é criar mecanismos que prendam a atenção dos alunos nos conteúdos escolares. Alguns professores perceberam que a solução para conquistar os estudantes é levar a sala de aula para o principal meio de socialização dos jovens: as redes sociais.

Enquanto o professor explica o conteúdo no quadro negro, os alunos recebem pelo microblog Twitter atualizações com links de imagens e vídeos relacionados ao que é ensinado. Depois, os alunos têm a tarefa de buscar informações adicionais e tuitar a descoberta para o educador. Assim, a escola vence as fronteiras da sala de aula e proporciona a estudantes e professores interagirem presencial e virtualmente.
O cenário descrito acima é considerado ideal para José Armando Valente, pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Universidade de Capinas (Unicamp). Segundo ele, é nas redes sociais que os jovens buscam notícias, atualizações e também se relacionam com amigos. Por que não fazer uso deste meio para que eles socializem com os professores e busquem informações sobre os conteúdos aprendidos em sala de aula?

Rio: denúncia de bullying em escola de elite vira caso de polícia

Nova denúncia de bullying em uma das escolas mais tradicionais - e caras - do Rio de Janeiro foi parar na 14ª DP (Leblon). Uma adolescente de 15 anos do Colégio Santo Agostinho, no Leblon, campeão do Enem em 2006, teria agredido estudante de 12 anos. A mãe registrou a queixa na delegacia há uma semana. "Ela contou que a filha vinha sofrendo agressões físicas e verbais pela mesma estudante", disse ontem a delegada Flávia Monteiro de Barros.

Segundo a delegada, professores e o coordenador pedagógico do colégio já foram intimados a prestar depoimento, semana que vem. Os pais da aluna que teria praticado a agressão também foram chamados a depor.
Procurada, a escola não se pronunciou. A adolescente agredida foi encaminhada para exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal. O laudo deverá ficar pronto nos próximos dias.
Pesquisa do Instituto Informa, feita em abril deste ano com 830 estudantes de 10 a 16 anos do Rio, revelou que 82,8% dos alunos de escolas particulares foram vítimas ou conheceram alguém que sofreu bullying. A prática recorrente envolve ofensas pessoais, deboches, humilhações em público e agressões físicas.

domingo, 3 de julho de 2011

Após protestos, Chile deve apresentar reforma educacional

Fernando Rojas, subsecretário chileno da Educação, anunciou nesta sexta-feira que o presidente Sebastián Piñera apresentará nos próximos dias o projeto de reforma da educação, que estará centrado no "financiamento estudantil".

"Temos que nos encarregar de um sistema que dê acesso, que dê financiamento adequado e que reduza os custos que a educação superior tem para as famílias chilenas", disse Rojas, em uma entrevista para a rádio Cooperativa.
O projeto será discutido no Congresso e "tem que abordar matérias de qualidade", assim como "a criação da Subsecretaria da Educação Superior", disse o subsecretário.
Cerca de 400 mil pessoas se mobilizaram na quinta-feira em seis cidades do país durante uma manifestação convocada pela Confederação de Federações de Estudantes do Chile e pelo Colégio de Professores, segundo o balanço entregue por ambas as organizações.

Chile: aluna é expulsa após organizar protesto pelo Facebook

Uma estudante da cidade chilena de Arica foi expulsa da escola por participar do movimento estudantil que protesta por melhores condições na educação do país. Segundo a diretora da escola, Luz Marina Osorio, a jovem foi punida por ter mobilizado os alunos por meio da rede social Facebook para que a escola se somasse as ações realizadas em diversas cidades do Chile.

Lorena Mussa, estudante do ensino médio, disse que o único objetivo da iniciativa era chamar seus colegas para discutir as demandas dos estudantes para a educação do país. Segundo a jovem, Osorio teria ameaçado que se os estudantes tomassem a escola ela poderia "matá-los".
Apesar das ameaças, Lorena disse que continuou sua participação no movimento e que chamou os colegas para mais uma reunião por meio do Facebook. Segundo a estudante, eles estavam dispostos a conversar, debater e escutar, mas a diretora chegou ao local e a levou para sua sala.
A estudante afirmou que foi mantida durante cinco horas na sala até que o colégio informou sobre a decisão da expulsão. Os pais de Lorena foram chamados pela direção e se recusaram a aceitar a medida da escola. Uma denúncia foi feita à secretaria de Educação de Arica e a família aguarda que a medida seja revista.

Matemáticos acreditam que "Pi" está errado e criam novo número

Há 10 anos, um matemático da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, afirmou que o número Pi, tão conhecido por todos, poderia estar errado. Segundo ele, o verdadeiro "número sagrado" para a matemática das circunferências é o 2Pi, ou seja, o seu dobro. A partir de então, começou um movimento para a criação de outro número, o Tau.

O site Live Science conta que, em 2001, o matemático Bob Palais afirmou que poderia estar cometendo uma blasfêmia, mas acreditava que o Pi estava errado. O ponto em que se apoiou o matemático é que o Pi (3,14, aproximadamente) é a razão entre o comprimento e o diâmetro de uma circunferência, enquanto o seu dobro (6,28, aproximadamente), é a razão entre a comprimento e o raio, que é, segundo Palais, uma grandeza muito mais importante que o diâmetro.
A partir de 2001, os seguidores da teoria de Palais passaram a aumentar, surgindo a ideia de substituir o nome de 2Pi para Tau, que passaria a ser o "verdadeiro número sagrado" da matemática. A ideia é passar a adotar o Tau em livros e calculadoras e os entusiastas até mesmo comemoraram o Dia Mundial do Tau em 28 de junho. Vale lembrar que o Pi também possui o seu dia, comemorado todo ano em 14 de março.

Créditos: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5216872-EI8266,00-Matematicos+acreditam+que+Pi+esta+errado+e+criam+novo+numero.html

USP abre inscrições para o processo de transferência 2012

A Universidade de São Paulo (USP) recebe a partir desta quinta-feira as inscrições para o processo de transferência de 2012. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet (www.fuvest.br) no período de 30 de junho a 08 de julho deste ano. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00, poderá ser feito em qualquer agência bancária, até 11 de julho de 2011, por meio do boleto gerado no ato de inscrição.

Nesta edição são oferecidas 1.101 vagas de transferências para cursos das áreas Biológicas, Exatas e de Humanidades. Estudantes de cursos superiores do Brasil e do exterior, bem como alunos da USP interessados em mudar de curso, podem se inscrever para o processo seletivo. As provas serão aplicadas nas cidades de São Paulo, Bauru, Campinas, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.
Alunos com matrícula trancada poderão participar do processo. Contudo, se forem aprovados, deverão estar regularmente matriculados no primeiro semestre de 2012 na escola de origem, para que a transferência se efetive.

Terremoto e tsunami do Japão podem virar questão de geografia

O desastre causado pelo terremoto de 8,9 graus na escala Richter que atingiu o Japão em março, seguido por tsunamis que devastaram a costa norte do país e causaram um acidente radioativo na usina nuclear de Fukushima, está diretamente relacionado com o conteúdo de Geografia do roteiro de estudos desta semana: a tectônica das placas terrestres. Mas não se esqueça que terremotos com fortes conseqüências também aconteceram recentemente no Haiti e no Chile.

“São fatos da atualidade referentes a um assunto que já é praxe na geografia”, afirma o professor EduardoYuji, do Cursinho Henfil. Ele destaca que, além do aspecto técnico ou natural da geografia – como teoria da deriva continental, distribuição das placas, vulcões e outros – este conteúdo pode aparecer em questões da chamada geografia humana, voltada ao desenvolvimento do homem. “Com o terremoto no Japão, por exemplo, podemos analisar o impacto econômico, os vazamentos radioativos, a contaminação da água, solo, alimentos.”

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