A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cronograma Anpuh 2011

01 de novembro a 1 de dezembro de 2010
Inscrições de propostas de Seminários Temáticos
Inscrições de propostas de Minicursos.

9 de dezembro de 2010
Reunião da Comissão Científica preliminar (Diretoria nacional e Anpuh - SP) para avaliação das propostas de Seminários Temáticos e de Cursos, sugerindo junções ou desdobramentos.
Indicação de conferencistas nacionais
Confirmação de conferencistas estrangeiros.

10 de dezembro de 2010
Reunião com regionais para avaliar decisões da Comissão Científica preliminar.

13 de dezembro de 2010
Divulgação dos Simpósios Temáticos e Minicursos aprovados

01 de janeiro a 21 de março de 2011
Inscrições de trabalhos nos Simpósios Temáticos aprovados.
Envio de propostas de mesas redondas

01 de janeiro a 30 de junho
Inscrições prévias nos Minicursos.

22 a 31 de março de 2011
Avaliação e seleção dos trabalhos inscritos nos Simpósios Temáticos, feitas pelos coordenadores (com eventuais sugestões de remanejamentos ou junções, lembrando que os coordenadores poderão acompanhar diariamente as inscrições).

01 a 11 de abril de 2011
Envio pelos coordenadores da programação de trabalhos nos Simpósios Temáticos, já considerados os remanejamentos (considerando as segundas e terceiras opções).

1º de abril a 11 de julho de 2011
Inscrições de ouvintes.

14 de abril de 2011
Reunião da Comissão Científica (diretoria nacional e ANPUH SP, para definir mesas e resolver eventuais pendências)


15 de abril de 2011
Reunião com regionais para fechar programação.

http://www.anpuh.org/
@HistoriaUnibtos

ANPUH - 50 ANOS

Em 1961, em reunião na cidade de Marília, foi criada a ANPUH - Associação Nacional dos Professores Universitários de História, hoje transformada na Associação Nacional de História, pois a entidade se abriu para a filiação de todos os profissionais de história, inclusive aqueles que atuam no ensino fundamental e médio, e nas instituições voltadas ao patrimônio histórico. Esta entidade, portanto, está completando no ano de 2011, 50 anos de existência, que serão comemorados quando da realização de seu XXVI Simpósio Nacional de História, evento tradicionalmente promovido por esta Associação, o qual ocorrerá entre 17 e 21 de julho de 2011, na cidade de São Paulo, nas dependências do campus da Universidade de São Paulo.
A palavra comemorar vem do latim commemorare e significa trazer a memória, fazer recordar, fazer lembrar, solenizar recordando. A comemoração, portanto, se relaciona com o campo da memória, da memória voluntária, aquela em que se convoca à lembrança, em que um evento, uma solenidade convoca à recordação de um fato, de um feito, de um evento, de um acontecimento, de uma data, de um personagem. A comemoração tem, pois, a finalidade de provocar a recordação e de, solenizando uma ocasião, forçar a lembrança, fazer lembrar algo que seria individual ou coletivamente relevante, que deveria ser inesquecível.

http://www.anpuh.org/
@HistoriaUnibtos

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CONIC 2011

Já está decidido, o CONIC 2011 será na Universidade Santa Cecília (UniSanta), na cidade de Santos, litoral paulista.
O evento que ocorre todos os anos, e visa divulgar os trabalhos de iniciação científica de alunos de universidades públicas e privadas, vem crescendo a cada ano.
No ano de 2010, contou com a participação de 18 Estados, mais o Distrito Federal; contabilizando 1.212 trabalhos aprovados e mais de 3 mil participantes entre alunos e professores.
Este ano vamos trabalhar para que tudo ocorra dentro do esperado e nós do curso de história da Faculdade Barretos, também participemos de mais está etapa em nosso curso.
@HistoriaUnibtos

Monumento em homenagem ao peão de boiadeiro está esquecido

Construído em 1959 pelo Atelier Moral, de São Paulo, em frente ao Recinto Paulo de Lima Corrêa, o monumento ao peão é, além de uma bela e merecida homenagem aos heróis das estradas e arenas, um ícone da azulejaria.
Um tanto quanto esquecido, pela administração pública, que não sabe o que fazer com o próprio recinto, e também pela população, o patrimônio foi evidenciado durante essas semanas em que tanto se discutiu a transferência da feira livre da Rua 24 para o entorno da obra.
Segundo a historiadora e presidente da Associação dos Amigos do Recinto Paulo de Lima Corrêa (Arplic) Elisete Tedesco,”É preciso ter a consciência de que um bem tombado necessita ter seu entorno respeitado”. A má conservação da própria obra também é lembrada por Tedesco, “O patrimônio merece ser cuidado e, dada a ele, toda a relevância que merece. Desde a sua recuperação pela ALAB e Domus Artis em 2007, nada mais foi feito pelo poder público para evidenciá-lo: nenhum paisagismo, nenhuma iluminação, absolutamente nada”.
A matéria acima foi twitada pela ANPUH (Assoc. Nac. de História), isso nos orgulha, pois demonstra que ainda existem pessoas que estão preocupadas com nossos patrimônios.
http://www.jornaldebarretos.com.br/novo/2011/02/25623
http://www.anpuh.org/
@HistoriaUnibtos

Marcadores