A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Haddad diz que quer aumentar valor da bolsa-permanência de alunos do Prouni

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (14) que pretende aumentar o valor da bolsa-permanência concedida a alunos do Prouni (Programa Universidade para Todos), que atualmente pode chegar a R$ 300. Ele afirmou que quer incluir o reajuste na proposta orçamentária de 2012.

A bolsa é concedida aos alunos que têm bolsa integral em cursos presenciais de, no mínimo, seis semestres e com carga horária média superior ou igual a seis horas por dia.
A afirmação de Haddad foi feita durante o 52º Conune (Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes), que acontece em Goiânia até o dia 17 de julho.


O que é preciso para se candidatar ao Prouni


Para se candidatar, é preciso ter tirado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 e não ter zerado a redação. As inscrições serão feitas pelo site do programa. O candidato não pode ter feito nenhum outro curso superior.
Além disso, o aluno precisa cumprir pelo menos um dos seguintes critérios:

•Ter feito todo o ensino médio na rede pública;

•Ter cursado em instituição particular, mas como bolsista integral;

•Ter feito parte do ensino médio na rede pública e parte na particular com bolsa integral;

•Seja portador de deficiência;

•Seja professor efetivo da rede pública de ensino e integrando quadro permanente de pessoal (que só poderão usar a bolsa para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia).

Como são as bolsas
As bolsas integrais podem ser concedidas a quem tenha renda familiar mensal menor que um salário mínimo e meio. As parciais (25% e 50%) são destinadas àqueles que não tenham renda maior que três salários mínimos.

O que é o Prouni


O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

Créditos: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/14/haddad-diz-que-quer-aumentar-valor-da-bolsa-permanencia-de-alunos-do-prouni.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores