Fundada em 1829, a Perkins School for the Blind, sediada na cidade de Watertown, em Massachusetts, é a primeira escola para cegos dos Estados Unidos. Ao longo de sua experiência de mais de cem anos na inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos, a escola especializou-se também na inclusão de surdos, surdocegos, pessoas com baixa visão e pessoas com outras deficiências associadas. Em 1987, a instituição internacionalizou seu programa de formação de líderes, que busca capacitar educadores e professores para a educação especial.
Atualmente, por meio desse programa, a instituição ajuda na inclusão de pessoas com deficiência múltipla em 63 países, entre eles o Brasil, fornecendo apoio financeiro e consultoria técnica aos seus parceiros locais. Em 2010, a Perkins Internacional injetou mais de US$ 70 mil em programas de capacitação. O coordenador dos projetos da Perkins Internacional conduzidos na América Latina, Steve Perreault, conversou por e-mail com a Folha sobre a educação inclusiva.
FOLHA - Qual é o objetivo da Perkins Internacional no Brasil e em outros países?
STEVE PERREAULT - A Perkins Internacional dá suporte à educação de crianças com deficiência visual associada à outra deficiência e a surdocegos. Quando começamos nosso trabalho no Brasil, em 1990, crianças com esse tipo de deficiência praticamente não recebiam nenhuma assistência no campo da educação. Nossa filosofia defende o desenvolvimento de serviços de educação coerentes com as necessidades dessas crianças, por meio de consultorias, capacitação de professores, alinhamento com as políticas públicas e apoio à família dos alunos.
FOLHA - Qual é o valor do investimento da Perkins na inclusão dessas crianças no Brasil?
PERREAULT - Temos uma verba anual de US$ 30 mil para programas desenvolvidos no Brasil. Mas nos últimos três anos temos conseguido prover um adicional de US$ 20 mil para os programas no país, conduzidos pelos nossos parceiros locais, dentre os quais estão a Ahimsa (Associação Educacional para a Múltipla Deficiência), a Adefav (Associação para Deficientes da Áudio Visão), a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no setor de baixa visão, e a Abrapascem (Associação Brasileira de Pais e Amigos dos Surdocegos e dos Deficientes Sensoriais).
FOLHA - O que o senhor poderia dizer sobre as políticas públicas brasileiras relacionadas à educação inclusiva?
PERREAULT - Há uma lei, aprovada pelo governo, que diz que todas as escolas públicas e privadas regulares devem aceitar alunos com deficiência. Eu não tenho tanto conhecimento sobre as políticas públicas para a educação inclusiva no Brasil, mas proibir a recusa é uma grande vitória, pois amplia o acesso à educação a todas as crianças com deficiência. Durante muitos anos, escolas e governos escolheram arbitrariamente quem iriam educar, e, ao negarem a educação a pessoas com deficiência, um grande potencial para o aprendizado foi desperdiçado. O passo seguinte é saber como podemos assegurar os apoios capazes de realmente incluir as crianças com base em suas necessidades individuais. É preciso profissionais capacitados para trabalhar junto aos professores das escolas públicas no estabelecimento de planos individualizados de aprendizagem. O Perkins Internacional tem trabalhado com seus parceiros no Brasil o detalhamento desses apoios à educação de crianças com deficiência múltipla para facilitar a inclusão nas escolas locais. Este documento está sendo distribuído a autoridades de educação especial.
FOLHA - Em sua opinião, considerando o relacionamento da Perkins com seus parceiros locais, quais são os principais gargalos da educação inclusiva no Brasil?
PERREAULT - Em vez de rotular questões como problemas, nós reconhecemos o trabalho que resta a ser feito. O Brasil é um país progressista e voltado para o movimento da educação inclusiva, mas enfrenta desafios que vem de suas grandes distâncias e da densidade populacional. A tarefa é trabalhar com profissionais e famílias para levar suas vozes à política de tomada de decisões e definir o que é verdadeiramente acesso à educação. A questão não é apenas passar pela porta da escola, mas como o aluno pode se conectar e tirar o melhor proveito dos recursos que a escola tem para oferecer. A adequação do transporte para o colégio, por exemplo, muitas vezes é a chave para o sucesso do aluno com deficiência. Muitos alunos que são cegos, outro exemplo, tem pouco acesso a máquinas braillers.
FOLHA - Como é a política de educação inclusiva no EUA?
PERREAULT - A lei de educação especial apoia a inclusão de crianças com deficiências múltiplas com base no seu plano educativo individual, que deve ser desenvolvido com os pais e com a aprovação dos pais. Isso é muito importante. O sistema de ensino nos Estados Unidos ainda oferece suporte a uma gama de opções de posicionamento, baseado nas necessidades individuais de cada criança.
FOLHA - Como escolas especiais e regulares podem trabalhar juntas para incluir os alunos com deficiência em um sistema de educação que realmente faça com que eles aprendam?
PERREAULT - Acredito que as políticas devem apoiar o planejamento individualizado para cada criança, em um sistema conjunto. Escolas regulares e especiais não precisam ter sistemas diferentes. Tanto profissionais da educação regular quanto os da especial precisam de capacitação para alcançar esses apoios.
FOLHA - Quais são as iniciativas prioritárias da Perkins no Brasil?
PERREAULT - O programa Perkins Internacional continuará a trabalhar com seus principais parceiros no Brasil para promover oportunidades de educação às crianças com múltipla deficiência e às surdocegas. Continuaremos a nos concentrar na formação de professores expandido e explorando o uso de novas tecnologias, e ampliando a voz das famílias na definição das prioridades de ensino. Também continuaremos a proporcionar a troca de experiências entre profissionais da América Latina. Anualmente, nosso programa de capacitação alcança mais de 10 mil professores e pais de crianças com deficiências na América Latina.
Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/saber/921954-para-coordenador-escolas-regulares-e-especiais-podem-ser-iguais.shtml
A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
- Abave (1)
- ABGLT (1)
- ADE (1)
- Agressão Fisíca (1)
- Alemanha (1)
- Aluizio Mercadante (7)
- Alunos (1)
- Analfabetismo Funcional (1)
- Analfabetos (2)
- Andifes (2)
- Anped (1)
- Apaesp (1)
- Apeosp (2)
- Atividade Complementar (1)
- Atividades Extracurriculares (1)
- Augusto Pinochet (1)
- Auxílio Transporte (1)
- Avaliação (1)
- Bahia (1)
- Beslas-Artes (1)
- Blog (1)
- Bolívia (1)
- Bolsa Família (2)
- Bônus (3)
- Bullying (2)
- Bullying Virtual (1)
- Camâra dos Deputados (1)
- Campus Party (1)
- Capes (1)
- CCJ (1)
- CDED (1)
- Censo da Educação Superior (1)
- Censo Escolar (2)
- Cespe/Cesgranrio (2)
- Chile (1)
- Ciência sem Fronteiras (1)
- Citi (1)
- CNE (5)
- Computador (2)
- Concurso (1)
- Congresso Nacional (1)
- Conif (1)
- Conselho de Segurança (1)
- Coréia do Sul (1)
- Corrupção (1)
- Cultura (1)
- Cultura Afro-Brasileira (1)
- Currículo (3)
- Cursinho (1)
- Curso de Extensão (2)
- Cursos Livres (1)
- Cursos Online (1)
- Cyberbullying (1)
- Defensoria Pública da União (1)
- Diário Oficial da União (1)
- Didática (12)
- Dilma Rousseff (1)
- Diretos Humanos (1)
- Diretrizes Curriculares (4)
- Ditadura (1)
- Doutorado (1)
- Ead (2)
- Educação (8)
- Educação Básica (4)
- Educação em Tempo Integral (1)
- Educação Financeira (1)
- Educação Infantil (1)
- Educação no Campo (1)
- Educação no Exterior (3)
- Educação Segmentada (1)
- Educacenso (1)
- EJA (1)
- Enade (2)
- Encceja (1)
- Enem (11)
- Ensino de Arte (1)
- Ensino de História (1)
- Ensino Fundamental (15)
- Ensino Médio (17)
- Ensino Superior (13)
- Ensino Técnico (1)
- Escola Particular (2)
- Escola Pública (1)
- Estudante (1)
- Evasão (1)
- Evo Morales (1)
- Excelência (1)
- Faap (1)
- Facebook (5)
- Faced (1)
- Facet (1)
- Faculdade Maurício de Nassau (1)
- Fama (1)
- Famene (1)
- Fapeg (1)
- Fapemig (1)
- Fernando Haddad (4)
- Fies (3)
- FNDE (3)
- Frequência Escolar (1)
- Fundeb (1)
- Geisy Arruda (1)
- Gilberto Kassab (1)
- Gratificação (1)
- Greve (2)
- Homofobia (1)
- HQs (1)
- IBGE (2)
- Ideb (3)
- Iesi (1)
- Imposto de Renda (1)
- Indenização (2)
- Índice de Qualidade da Educação (1)
- Inep (7)
- Inflação (3)
- Iniciação Cientifíca Junior (1)
- Instituto de Qualidade de Ensino (1)
- Intercâmbio (1)
- Ipea (2)
- Isenção (1)
- Jornada de Trabalho (2)
- LDB (2)
- Lei Nacional do Piso do Magistério (3)
- Leitura (2)
- Liberdade de Expressão (1)
- Livros (3)
- Luiz Cláudio Costa (3)
- Malvina Tuttman (1)
- Material Didático (1)
- Material Escolar (3)
- Matricula (1)
- Memória (1)
- Mensalidade (1)
- Mercado de Trabalho (1)
- Mestrado (1)
- Ministério da Educação (29)
- Ministério do Planejamento (1)
- Ministério Público (2)
- MIT (1)
- Movimento Estudantil (1)
- Música (1)
- Niied (1)
- Nordeste (1)
- OCW (1)
- ONU (1)
- Orkut (1)
- Pais (1)
- Paraíba (1)
- PDE (1)
- Pedagogia (10)
- Pedagogia Social (1)
- Pesquisas (2)
- PIB (3)
- Pisa (3)
- Piso Salarial (4)
- Plano de Lei do Senado (1)
- PNE (4)
- Polícia (1)
- Política (3)
- Pós-Doutorado (1)
- Pós-Graduação (1)
- Positivo (1)
- Pré-Escola (1)
- Prefeitura de São Paulo (1)
- Processo (1)
- Procon (4)
- Professor (8)
- Pronatec (2)
- Prouca (1)
- Prouni (9)
- PSDB (1)
- Psicologia (2)
- PUC (1)
- Quadrinhos (2)
- Qualificação Profissional (1)
- Reclamação (2)
- Rede Pública (1)
- Rede Social (1)
- Redes Sociais (2)
- Reforma Educativa (1)
- Responsabilidade Social (1)
- Reuni (2)
- Ruben Klein (1)
- SAEB (2)
- Salvador Allende (1)
- São Paulo (2)
- Saúde (1)
- Secretária Educação Goiás (1)
- Seeduc (1)
- Senado (1)
- Sisu (2)
- Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado (1)
- STF (1)
- Suicídio (1)
- Tablets (2)
- Taxa de Matrícula (1)
- Taxa de Vestibular (1)
- Terceira Idade (1)
- TI (9)
- Todos Pela Educação (3)
- Tumblr (1)
- Twitter (3)
- UAB (1)
- UCA (3)
- Uerj (1)
- UFC (2)
- UFMG (1)
- UFMT (1)
- UFPE (1)
- UFPR (2)
- Ufrj (1)
- UFV (1)
- UnATI (1)
- Undime (1)
- Unesp (2)
- União Européia (1)
- Uniban (2)
- Unicastelo (1)
- Unifesp (1)
- Uniforme Escolar (1)
- Unirio (1)
- Unisant'Anna (1)
- Unisinos (1)
- Universidade São Marcos (2)
- Uppes (1)
- USP (4)
- Vestibular (1)
- Volta às Aulas (1)
- Youtube (2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário