A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

Cinema Comentado


  1. Introdução
O Projeto Cinema Comentado da Faculdade Barretos, em Barretos no interior de São Paulo, consiste em realizar um trabalho de inclusão cultural na nossa comunidade e desenvolver a análise crítica dos graduandos de História, Direito, Sistemas de Informação e Administração, cursos da faculdade supracitada.
O Cinema Comentado acaba por levar o audiovisual a essa comunidade, permitindo-lhes interagir na execução de cada etapa da produção de um filme, com foco no  desenvolvimento histórico mundial, nacional e local,  suas principais riquezas culturais e naturais.
Os graduandos além de terem seus ‘primeiros contatos’ com as ferramentas audiovisuais, os alunos e comunidade envolvida passa a conhecer e valorizar um pouco mais suas principais riquezas através da exploração, pesquisas, produção e avaliação do trabalho produzido.
  1. Objetivo
O Projeto Cinema Comentado é um projeto pedagógico de extensão universitária que busca utilizar a análise de filmes para discutir conteúdos temáticos de história, da área jurídica, administrativa e organizacional com os alunos da Faculdade Barretos e com a comunidade que a cerca. Através da análise da forma e do sentido do filme, procura-se apreender sugestões heurísticas interessantes capazes de propiciar uma consciência crítica da sociedade global. 
  1. Justificativa
Com certeza, existem muitos projetos pedagógicos que buscam utilizar, como mero recurso ilustrativo, o filme para discutir temas das disciplinas de história, psicologia, filosofia, educação e direito. Entretanto, o Cinema Comentado busca ir além do uso do filme apenas como mero recurso ilustrativo dos temas. Aliás, visa ir além do próprio objeto em si da investigação histórica. Na verdade, trata o filme como pré-texto para a reflexão crítico-histórica no sentido amplo da palavra, capaz de propiciar, um campo de experiência critica voltado para o conhecimento verdadeiro da totalidade social. O Cinema Comentado busca "dialogar" com elementos históricos, sociológicos, jurídicos sugeridos pelo filme. Ora, o filme reflete (e representa) uma totalidade social concreta, compondo um conjunto complexo de sugestões temáticas que podem ser apropriadas para uma reflexão crítico-histórica. Mesmo um drama psicológico ou um filme de terror, por exemplo, possuem, em última instância, elementos significativos que refletem (ou representam) determinados trejeitos da vida social concreta. É através da análise crítica do filme que podemos nos apropriar de sugestões temáticas e desenvolver determinadas reflexões históricas. Não compete ao filme explicar. O filme apenas sugere. É a teoria sociológica critica (e dialética) que é capaz de, a partir das "sugestões" do filme, contribuir para o conhecimento social. Entretanto, a teoria crítica apenas nos sugere o ponto de partida. O itinerário de reflexão critica é o percurso essencial, inclusive desvelando novas determinações do objeto social. A ideia é discutir a sociedade a partir do filme, mais do que discutir o filme a partir da história.
  1. Temas e filmes a serem comentados 
Nem todos os filmes têm o mesmo valor heurístico. Num primeiro momento, é importante utilizar filmes clássicos, filmes de grandes diretores e de mestres-artesãos do cinema mundial. A grande Arte, a verdadeira arte realista, é pródiga. O cinema viveu tempos áureos no século XX, com sua capacidade de explicitar, de forma magistral, os nexos problemáticas da modernidade tardia do capital. Os clássicos do século XX foram W. Griffith, Charles Chaplin, Buster Keaton, Harold Lloyd, Frank Capra, Fritz Lang, William Wyler, John Huston, Stanley Kubrick, Federico Fellini, Luchino Visconti, Pier Paolo Pasolini, Vittorio De Sica, Roberto Rosselini, Ingmar Bergman, Eisenstein, Tarkovski, Jean-Luc Godard, Michelangelo Antonioni, Woddy Allen, etc. É com os filmes clássicos e seus legítimos herdeiros estéticos contemporâneos que podemos tirar o melhor do cinema.
Assiste-se hoje muito pouco aos clássicos do cinema e se esquece que a magia do cinema deve muito àqueles que conseguiram aprimorar o cinema no século XX. Quando dizemos aprimorar o cinema, dizemos não apenas aprimorar a capacidade técnica-formal, insuperável em nosso dias com os magistrais efeitos especiais, mas principalmente a capacidade estético-crítica, que tende hoje a se degradar, tendo em vista roteiros banais e a lógica de mercado hegemônica que rebaixa as narrativas ao gosto comum das massas e à sua capacidade obtusa de entendimento.
Entretanto, o Cinema Comentado se utiliza muito dos filmes contemporâneos, capazes de explicitar temas históricos, sociológicos e jurídicos que tenham compromissos com a arte realista (o que implica o realismo em todas suas variantes estéticas, não desprezando, é claro, os generos ficção-científica ou o genero horror).
Apesar dos clássicos serem indispensáveis e necessários, eles não são suficientes. Todo filme realista pode ser objeto de análise fílmica. Além disso, mesmo do "lixo" da indústria cultural é possível tirar sugestões críticas interessantes, capazes de desvelar, desfetichizar/desmitificar a lógica do sistema do capital e a sociabilidade do mundo burguês, pois é isso que interessa explicitar. Finalmente, uma das funções do Cinema Comentado é criar uma nova sensibilidade estética, uma cultura fílmica comprometida com os valores humanistas e com a consciência crítica do mundo burguês.
A arte imita a vida, ditado popular que denota que o cinema é a maior expressão  (reflexo/representação) da vida moderna. Só uma análise dialética, materialista e histórica, comprometida com a crítica social, é capaz de vislumbrar a riqueza das múltiplas determinações que compõem a narrativa fílmica da grande obra.
Todos os filmes comentados e analisados estão disponíveis no acervo visual da Biblioteca da Faculdade Barretos para retirada dos alunos e da comunidade em geral.
  1. Metodologia
É possível discriminar os seguintes passos para uma análise crítica do filme: primeiramente assistir ao filme, de preferência em originais de ótima qualidade de imagem e som, buscando preservar os principais elementos da forma fílmica. Não podemos nos esquecer que cinema é imagem e som em movimento. É importante garantir tela grande e ótima qualidade de exibição, elementos capazes de envolver, no plano subjetivo, o público. O primeiro impacto emocional do filme é decisivo. O filme que consegue mobilizar a inteligência emocional do público é aquele capaz de contribuir para o projeto do cinema como experiência crítica. A exibição é o primeiro momento da catarse analítico-crítica, que é a proposta do projeto pedagógico Cinema Comentado; segundo, apreender a estrutura narrativa e seus elementos primários e secundários. É importante desconstruir a narrativa fílmica, com seus múltiplos personagens e situações-chaves. O rigor analítico e a precisão de detalhes é decisiva; terceiro, discriminar o eixo temático principal e os temas significativos primários e secundários sugeridos pelo filme, ou seja, seus eixos temáticos principais e de segunda ordem. É a partir daí que podemos refletir, de forma crítica, sobre o filme. E finalmente, a análise do filme a partir deste desenvolvimento teórico-categorial. E mais: o desenvolvimento categorial para além do filme, remetendo a outros filmes do gênero. Podemos, deste modo, discriminar um movimento de ida: a análise teórico-categorial se apropria do filme. Mas o verdadeiro desafio é provocar o movimento de volta: a obra fílmica contribuindo para o desenvolvimento teórico-categorial.
O professor deve atuar como facilitador ou mediador da prática reflexiva, procurando evitar a dispersão que é comum numa análise de filme. O operador deve instigar o estudo prévio dos elementos teórico-analíticos e seu arcabouço teórico-categorial. pois é através deste confronto analítico que a dialética materialista demonstra sua superioridade heurística em relação às demais abordagens sociológica ou psicológica.  

Cronograma 2011
DIA / MÊSFILME
19/03Obrigado por Fumar
16/04Tropa de Elite 2
21/05Eles não usam black tie

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