A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

terça-feira, 14 de junho de 2011

14 de junho de 1982 – Brasil estréia com vitória na Copa do Mundo

Em sua estréia na Copa do Mundo da Espanha, a Seleção brasileira fez bonito e bateu a União Soviética, de virada, por 2 a 1, na cidade de Sevilha. Os soviéticos resistiram o máximo que puderam para segurar seu único gol marcado no primeiro tempo, por Bal. Nesta etapa da disputa, a Seleção auriverde fez um futebol burocrático e lento, sem ameaçar perigosamente o bom goleiro Dasev.

No segundo tempo, no entanto, o time de Zico, que teve atuação apagada devido à forte marcação que recebeu, mudou radicalmente seu modo de jogar com a entrada de Paulo Isidoro, no lugar de Dirceu, na ponta direita. Isidoro, Sócrates e Falcão, partiram para cima da muralha gelada do leste europeu, com ginga e jogo de cintura. O gol de empate foi marcado por Sócrates, numa jogada individual genial, finalizada por chute indefensável.

Também por amor à arte surgiu o gol da vitória. O passe de Isidoro, a incrível deixada de Falcão, a canhota de Eder a pegar o goleiro no contrapé, estático, paralisado, possibilitaram o início da grande festa brasileira.

“Estou satisfeito e o fato de não ter feito o gol não me abate em nada. Fui bem marcado. E o que tentei acabou não dando certo. Quem viu a partida pode analisar que minha movimentação, atraindo meu marcador, ajudou para que meus companheiros penetrassem. Quantas chances criamos!”, declarou Zico, reconhecendo que teve uma atuação apagada na partida.
Isidoro, o destaque da partida, também se manifestou: “Tenho certeza de que fiz o que sei. Entrei em campo consciente de minha responsabilidade. Graças a Deus, o time se superou e acabou conseguindo virar o marcador”.
Apesar da vitória no início, o time arrumado e competitivo, o Brasil não fez uma campanha brilhante no Mundial de 82. A competição terminou para a equipe canarinha nas Quartas de Final, quando o time dirigido por Telê Santana foi eliminado pela futura campeã, Itália, por 3 a 2.

Créditos: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?blogid=57&archive=2010-06

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores