A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Professores apostam em blogs para despertar interesse de alunos

Quando o professor de história Marcos Simões foi ensinar sobre a 1ª Guerra Mundial aos seus alunos da Escola Estadual Professor José Nantala Bádue, em São Paulo, pensou em diversificar a aula ao pedir que todos colorissem um mapa geopolítico. A proposta foi barrada pela falta de livros suficientes na biblioteca para que todos pudessem realizar o trabalho em casa. A solução foi disponibilizar o documento na web, deixando os volumes da escola disponíveis apenas para os que não têm acesso à internet. Dessa iniciativa surgiu o Fazendo História Nova, um blog que Simões atualiza quase que diariamente. A ideia começou ano passado, com material extra para os alunos, e deu resultado. "Percebi que mais da metade da turma entrava no site. Quando dou um novo conteúdo, eles já perguntam se o material vai estar também no blog", afirma.
Conciliar educação com hábitos rotineiros dos estudantes, como usar a internet, também foi visto de maneira positiva por Rodolfo Avelino, professor de informática do Colégio Paulista (Copi), em São Paulo. Há quatro anos, o educador tem um site com o seu nome. "A minha maior motivação para construir essa plataforma era entender como poderia indicar algo além de textos acadêmicos, como o que está acontecendo no mundo da tecnologia hoje", afirma.
Tanto Simões quanto Avelino disponibilizam conteúdos extra na internet, que não foram ensinados em sala de aula. A prática instiga a curiosidade do estudante. "As aulas eram mais monótonas e têm ficado interessantes", afirma o professor de história. Uma das razões para isso é que a versatilidade da web traz para o ensino o que muitas vezes as escolas públicas não podem oferecer.
"Na escola não temos como usar recursos visuais. Então, busco vídeos relacionados ao conteúdo para incrementar", diz Simões. Palavras-cruzadas também são oferecidas na página e muitas vezes são pedidas em aula. Sobre o acesso à internet, o educador afirma que a maioria dos alunos, mesmo carente, tem em casa, e os que não têm conseguem o material com os colegas sem problemas.
Tantas atividades dão trabalho para quem tem a obrigação de atualizar a sua página com frequência, para não perder o fiel acesso dos seus alunos. "Fico em média duas horas por dia no computador, procurando vídeos e links para postar pelo menos de dois em dois dias", diz Simões. Já Avelino esforça-se para apresentar questões próximas da turma, que façam parte do cotidiano e provoquem interesse.
Outro ponto positivo da integração entre estudantes e educadores com a internet é que alguns materiais podem ser disponibilizados com antecedência, além de evitar a obrigação de se fazer fotocópia de todo o conteúdo necessário para as aulas. "No site já deixo habilitado os textos da semana seguinte para discutirmos", diz o professor de informática.

Crédito: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5111568-EI8266,00-Professores+apostam+em+blogs+para+despertar+interesse+de+alunos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores