A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Música não está nos currículos

As escolas públicas e privadas de Ensino Médio estão obrigadas a incluir aulas de música nos currículos pedagógicos.
Apesar de ser determinada por lei, a norma é descumprida por muitas instituições da Paraíba.
Ontem, o Conselho Nacional de Educação (CNE) divulgou uma resolução recomendando aos colégios que insiram essas aulas na disciplina de Educação Artística e apliquem também conteúdos que abordem as cultura afro-brasileira, indígena e europeia. Os colégios ainda são obrigados a ensinar a língua espanhola.
Apesar da obrigatoriedade, as normas vêm sendo negligenciadas em alguns Estados e municípios, segundo o Ministério da Educação. O caso é considerado preocupante porque as diretrizes curriculares nacionais devem ser obedecidas por todos os colégios de Ensino Médio do país, sejam eles públicos ou privados.
Entre outras medidas, a resolução do Conselho Nacional de Educação recomenda que os colégios adotem até dois tipos de idiomas estrangeiros em sala de aula, mas isso não é obrigatório. Se a escola não tiver condições financeiras, poderá ensinar apenas uma língua de outra nacionalidade, que deverá ser a espanhola, em cumprimento à lei 11.161/2005.
A Lei de Diretrizes Básicas (LDB) ainda determina que o currículo do Ensino Médio contemple quatro áreas de conhecimento: Linguagens (artes, música, português, indígenas e idiomas estrangeiros), Matemática, Ciências da Natureza (física, biologia e química) e Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia).
PROGRAMA

Os colégios devem ministrar aulas com conteúdos ligados à arte, culturas africana, europeia e indígena. Além disso, o programa curricular deve contemplar Educação artística, com atividades de artes cênicas, plásticas e, obrigatoriamente, a musical. As escolas devem também oferecer as disciplinas de Filosofia, Sociologia e Literatura do Brasil e de Portugal.
Em Campina Grande, as escolas da rede estadual de ensino também não estão oferecendo os conteúdos de música previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
Segundo a gerente da 3ª Região de Ensino de Campina, Sandra de Fátima Santos, responsável por 193 escolas estaduais em 43 municípios do Compartimento da Borborema, onde estão matriculados 95 mil alunos, apesar da disciplina fazer parte da grade obrigatória do Ensino Médio, a norma não vem sendo posta em prática devido à falta de professores habilitados para ministrar as aulas.
“A Secretaria de Educação da Paraíba está buscando contratar profissionais para o ensino de Música”, destacou Sandra. Já os conteúdos de Sociologia e Filosofia foram integrados na grade curricular desde 2009, segundo a gerente da 3º Região. Já o ensino de Língua Espanhola passará a ser oferecido nas escolas estaduais da região, a partir deste ano letivo.

REDE PRIVADA

Nas cerca de 200 escolas da rede privada de Campina, as determinações de integrar estes conteúdos na formação dos estudantes vêm sendo cumpridas desde 2009, segundo o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Campina Grande (Sinetec), Paulo Loureiro. (Georgia Simonelly).
 
Mais em: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/21241/musica-nao-esta-nos-curriculos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores