A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Psicólogo dá dicas de como encarar momentos de transição na escola

O trânsito já denuncia que as férias acabaram. Depois do descanso, crianças e adolescentes reencontram os amigos da escola. Eles já sabem: começa tudo de novo.

Para alunos do sexto ano, a antiga quinta série, 2012 vai ser cheio de novidades. O estudante Alan só tinha um professor para todas as disciplinas, mas agora: “São muitas matérias e oito professores”, afirma.
Os psicólogos dizem que nessa fase o mais importante é que os pais fiquem bem atentos a qualquer dificuldade. Recorram logo ao reforço na própria escola ou a um professor particular, sem esperar até o segundo bimestre.
Para outro grupo de estudantes, as mudanças são ainda maiores. Eles estão entrando no Ensino Médio, hora de decidir o que vão fazer da vida.
O grande desafio é aprender a usar bem o tempo, uma mudança de atitude. “Uma atitude mais responsável com os estudos, uma capacidade maior de gerenciamento do tempo pra dividir as atividades que seriam lúdicas, de lazer, e as atividades de responsabilidade”, explica Fábio Caló, psicólogo.
Mas será que a vida de repente tem que ficar séria demais? “Eu acho que a gente tem que ter um momento de diversão também, porque não adianta só estudar, estudar, estudar e não se divertir”, diz Camila Lanfredi, 15 anos -estudante.
“Esse equilíbrio entre a prática de esportes, a vivência de atividades que são de lazer, bem como as atividades de estudo é fundamental”, afirma o psicólogo.
Apesar de aumentar a atenção, os pais não devem fazer comparações. “Jamais devem dizer para o adolescente que os primos deles ou que até mesmo um coleguinha de turma tem um desempenho melhor, é mais inteligente, se dedica mais. Esse tipo de comentário, esse tipo de consideração está vetada”, ressalta o especialista.

Mais em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/02/psicologo-da-dicas-de-como-encarar-momentos-de-transicao-na-escola.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores