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quinta-feira, 28 de abril de 2011

Apeoesp desaprova curso oferecido para professor ingressante na rede

Se a maioria dos professores efetivos que começaram a lecionar na rede estadual de ensino em 2011 aprovou o curso de formação específica, promovido pela São Paulo Escola de Formação, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) desaprova a medida. Para o órgão, a Secretaria de Estado da Educação deveria proporcionar a mesma oportunidade para todos os profissionais, independentemente dos anos de trabalho. Para os docentes que participaram das aulas, esta preparação é relevante, tanto para a carreira quanto para a prática em sala de aula. A avaliação consta em pesquisa feita pela Escola de Formação com a primeira turma de cursistas. São professores do ensino fundamental ciclo II, ensino médio e educação especial. O curso é etapa obrigatória nos concursos para ingressantes no quadro do magistério do Estado (professores, diretores e supervisores de ensino). A pesquisa ouviu 7.773 cursistas (de um total de 9.526), e foi realizada entre os dias 8 e 18 de dezembro de 2010. Foram respondidas questões sobre conteúdo, estrutura, condições e dedicação, relativas ao curso. Do total, 91% consideraram a preparação importante para o ingresso na carreira, 95% avaliaram o curso como relevante para a prática como professor da rede estadual e 94% afirmaram que os conteúdos abordados contribuíram para melhoria da prática pedagógica. Edivaldo Mendes da Costa, secretário de assuntos municipais da Apeoesp, acredita que os professores deveriam passar por constante treinamento. “O aprimoramento deveria ser o mesmo para todos. Com a estrutura tecnólogica disponível no Estado é possível disponibilizar palestras e videoconferências sem deslocar os profissionais de suas escolas sedes”, cita.
FORMAÇÃO
O artigo 7 da Lei Complementar nº 1.094, de 16 de julho de 2009, determina que, além das etapas da prova objetiva e da avaliação de títulos, os concursos para as carreiras do Quadro do Magistério (professores, diretores e supervisores de ensino) incluam curso de formação específica, oferecido pela São Paulo Escola de Formação de Professores, como uma terceira fase obrigatória. Para ser aprovado no concurso, o candidato precisa cursá-lo e ser aprovado em prova de aptidão. No curso, são apresentados o currículo adotado pelo Estado, metodologias de trabalho e aspectos da realidade das escolas estaduais. O conteúdo do curso é dividido em duas etapas. A primeira, com duração de oito semanas, aborda a função e a identidade do professor e do aluno e sua relação com a aprendizagem e o conhecimento, além de cultura escolar e familiar. Na segunda, com duração de 10 semanas, os professores trabalham suas respectivas especialidades, ou seja, cada uma das 13 disciplinas do currículo da rede estadual de ensino e educação especial.

Crédito: http://new.gazetadelimeira.com.br/Noticia.asp?ID=47882

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