A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mais ganância que coragem fez Portugal cruzar o Atlântico, diz livro

Atravessar o Atlântico para se deparar com peste, animais selvagens e habitantes canibais em um lugar desconhecido é uma prova de coragem... ou de cobiça. Além das vidas em risco, uma expedição desse porte tem custo alto para quem a patrocina. Sem cair em anacronismo, basta tomar como exemplo as missões da Nasa (agência espacial norte-americana).
Quando a esquadra portuguesa se afastou da rota africana, mais que especiarias e expansão territorial, era a busca por riqueza mineral que guiava os lusitanos. Mesmo depois de descobrir novas terras, a exploração de ouro, prata e pedras preciosas levou algum tempo para tomar a forma pela qual ficou conhecida.
O lançamento "Boa Ventura!", baseado em pesquisa feita em arquivos brasileiros, portugueses e africanos, conta a história da corrida do ouro no Brasil (1697-1810), período que chegou a inflacionar a Europa.
Conta-se que, em 1876, dom Luís 1º, enquanto vasculhava os cofres portugueses, encontrou uma pepita brasileira com aproximadamente 20 quilos. Esquecida durante décadas, a peça era um remanescente da incalculável fortuna extraída do continente.
Com documentos inéditos, o volume foi escrito por Lucas Figueiredo, jornalista que carrega em seu currículo três prêmios Esso (2004, 2005, 2007), dois Vladimir Herzog (2005 e 2009) e um Jabuti (2010). Entre outros títulos, Lucas também é autor de "Morcegos Negros", "O Operador" e "Olho por Olho".

Crédito: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/907080-mais-ganancia-que-coragem-fez-portugal-cruzar-o-atlantico-diz-livro.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores