A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Alunos do ensino médio sofrem com a falta de apostilas

Alunos da rede estadual têm dificuldades de acompanhar o conteúdo escolar passado em sala de aula porque ainda não receberam apostilas fornecidas pela Secretaria de Estado da Educação Passados quase três meses do início das aulas, parte dos alunos da rede estadual de ensino em Rio Preto ainda não recebeu as apostilas do bimestre, que iniciou em 10 de fevereiro e terminará no próximo dia 30. Alunos e professores de pelo menos cinco escolas consultados pelo Diário confirmam o problema. Sem o material, os estudantes são obrigados a xerocar as páginas ou copiar tudo à mão para acompanhar os colegas de sala de aula que contam com as apostilas. “A diferenciação, em uma mesma sala de aula, de alunos com e sem o material prejudica o aprendizado, porque pode gerar atraso no acompanhamento da disciplina pelo estudante que copia o conteúdo”, diz a pedagoga Lana Maria Kamiyama. O problema da falta de apostilas é mais grave no ensino médio. No colégio José Felício Miziara, bairro Chácara Municipal, zona sul, falta material de geografia, história, física, biologia, arte, sociologia, química, inglês e biologia para o segundo e terceiro anos do ensino médio. O Diário apurou que apenas metade das cerca de 50 apostilas faltantes nesta escola foi reposta pela Diretoria de Ensino em Rio Preto. Na escola Monsenhor Gonçalves, bairro Boa Vista, faltam apostilas de português e educação física para parte dos alunos do terceiro ano do ensino médio. “São quatro na minha sala que não têm”, afirma a estudante J.B., 17 anos, que não quis ser identificada. “Agora nem adianta vir, o bimestre acaba no dia 30. Depois, é outra apostila”, diz o colega V.B., 16 anos. A carência de apostilas se repete nas escolas Maria Galante Nora, no Jardim Belo Horizonte, zona oeste, e Justino Jerry Faria, no Alto Rio Preto. Segundo os estudantes dessa última escola, em duas das três turmas do primeiro ano do ensino médio, faltam apostilas de biologia, história, matemática, artes e educação física. “Quando é texto, os professores mandam a gente copiar no caderno, mas os exercícios eles leem e nós só resolvemos. Com isso, não temos como estudar em casa”, diz uma estudante do primeiro ano que não quis se identificar por medo de retaliações. “Minha sala ficou sem a apostila de biologia. Preciso pegar emprestada de colegas de outras salas para assistir à aula. Como tenho de devolver a apostila, não dá para estudar em casa”, afirma Igor Ribeiro, 15 anos, que estuda o segundo ano, em uma sala com 35 alunos. E não são somente as apostilas de biologia que faltam. (Continua)

Crédito:http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Educacao/57846,,Alunos+do+ensino+medio+sofrem+com+a+falta+de+apostilas.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores