A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

terça-feira, 19 de abril de 2011

Índio de rondoniense lança livro em dois idiomas

Durantes três anos índios da etnia Suruí na cidade de Cacoal, em Rondônia, trabalharam na co-produção do livro Histórias do Clã Capegy Ey e o Mito do Gavião Real. O livro bilíngüe foi produzido em português e tupi monde (língua usada na tribo). O lançamento aconteceu na última sexta-feira (15). Autor da obra, Joaton Suruí, destaca a importância do livro para o povo indígena. “A obrva vai contribuir para incentivar a própria comunidade a preservar a cultura e dar educação aos filhos”, disse Joato Suruí. O livro bilíngüe registra quatro histórias milenares em português e tupi monde, e teve ajuda da professora lingüística da UNB, Ana Suelly. “O livro foi organizado, estruturado e desenvolvido por eles, contando com ajuda mínima minha, a obra é resultado de um trabalho coletivo dos indígenas” finaliza Ana Suelly. O resultado desperta sentimentos na geração mais nova da tribo. “ O meu pai já me contava as histórias, mais eu nem imaginava como era. Agora está bonito, estou muito emocionada com o meu desenho no livro”, disse a jovem Jussara Suruí.

Um comentário:

  1. Educação varia de sociedade para sociedade,dependendo do aspecto e necessidade de cada uma.Esse livro ajudará a nossa sociedade a entender isso,e nao confundir "educação" com "evolução" ou "civilização"

    ResponderExcluir

Marcadores