A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A dupla jornada de trabalho no ensino

Um em cada cinco professores da educação básica no Brasil frequenta salas de aula de instituições de ensino superior. É o que revela um levantamento do Ministério da Educação dos censos da educação básica e superior. No total, 381.124 educadores da creche ao nível médio estavam matriculados em cursos de graduação em 2009. Desses, metade no curso de pedagogia e alguns em cursos como direito e administração. Eunice Portela, professora e coordenadora do curso de pedagogia da Uniplan, atribui o aumento no número de professores inseridos na educação superior a três principais fatores. O primeiro diz respeito à exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96) quanto à obrigatoriedade da formação superior do professor. A alta competitividade no mercado de trabalho, segundo fator, leva à criação de critérios de contratação que ultrapassam a imposição do diploma e pesam sobre competências e habilidades específicas para o exercício da profissão. A terceira e última questão é o enquadramento em planos de cargos e salários e a progressão de carreira, nos quais o nível de escolaridade, somado ao tempo de serviço e à certificação, é determinante. “Não podemos negar que existe interesse por parte dos educadores em buscar a formação inicial e continuada, com vistas a melhorar sua visibilidade no mercado de trabalho, como também de progredir profissionalmente na carreira”, afirma Eunice. Para alguns, os dados representam o retrato de um país onde muitos docentes não possuem formação superior. A coordenadora, porém, defende a categoria. “Os professores em exercício da profissão, que ainda não têm curso superior, possuem a formação mínima: o curso normal ou magistério, que habilitava professores para lecionar na educação infantil e séries iniciais. Além disso, tínhamos as licenciaturas curtas, que permitiam o ensino em séries finais do ensino fundamental”, explica. Eunice Portela ressalta, ainda, o esforço de estudantes de pedagogia que já exercem a profissão de professor. “O desempenho daqueles que já dão aulas é melhor, se comparado com o dos demais alunos da turma que atuam em outras áreas. Eles conseguem associar a teoria à prática vivenciada por eles na sala de aula, são mais reflexivos quanto aos problemas educacionais, lideram os grupos e são mais motivados e participativos.

Crédito: http://comunidade.maiscomunidade.com/conteudo/2011-04-21/educacao/5443/A-DUPLA-JORNADA-DE-TRABALHO-NO-ENSINO.pnhtml

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