A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Estrangeirismos e liberdades

A aprovação pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul de lei que obriga a tradução de expressões ou palavras estrangeiras para a língua portuguesa, sempre que houver um termo equivalente, é um contrassenso encaminhado agora à avaliação do governador Tarso Genro, a quem cabe sancionar ou vetar o projeto. Certamente, há excessos injustificáveis, como o de componentes de produtos alimentares grafados em língua estrangeira, assim como indicações de produtos de higiene e limpeza, o que pode inclusive levar a equívocos perigosos. Outros exageros banalizaram o uso de expressões pelo comércio, como se os consumidores fossem mais seduzidos por liquidações e ofertas quando anunciadas em inglês. Nada disso justifica a adoção de normas restritivas ao uso de palavras estrangeiras, em quaisquer circunstâncias. Mesmo que, em muitos casos, o estrangeirismo possa dificultar a compreensão de textos e que os abusos transformem informações banais em comunicados intrincados, nenhuma lei pode impor limitações a ideias que se expressam em todas as línguas. O chamado estrangeirismo é um fenômeno mundial, que provoca reações e inclusive restrições em outros países, mas querer impedi-lo com leis é inoportuno e inócuo, até porque tais controles dificilmente seriam exercidos. Na justificativa do projeto aprovado pelo Legislativo, o autor da iniciativa, deputado Raul Carrion (PC do B), classifica a disseminação de palavras estrangeiras como “imposição cultural” e pode até ter razão em alguns aspectos. O que não cabe é tentar substituir o que define como imposição por proibições em desacordo com a evolução de todas as formas de expressão, que não se resumem à linguagem objetiva escrita e falada, mas também à arte, à literatura, à moda, enfim, a todas as manifestações culturais e comportamentais de uma sociedade. Os deputados ignoraram, com a aprovação do projeto, a influência positiva de expressões estrangeiras na comunicação dos jovens e no dinamismo da própria língua portuguesa. O português estará bem protegido com a melhoria da qualidade do ensino, se os estudantes forem estimulados a ler e a escrever e se a própria população encontrar mecanismos de defesa das suas identidades. Num mundo globalizado e interligado pelas redes sociais da internet, a ameaça do estrangeirismo é menor que o risco de submeter o direito de expressão a controles estatais.

Crédito: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3282307.xml&template=3898.dwt&edition=16944§ion=1011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores