A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Exposições atuais - MASP (Museu de Arte de São Paulo)

Vídeo-Exposição de Yann Arthus-Bertrand e da  Fundação Goodplanet 

Teaser 6 bilhões de Outros

Iniciado em 2003, dez anos depois do fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand surpreender o mundo com seu livro e documentário A terra vista do céu, o projeto mobilizou uma dezena de repórteres que percorreram 78 países recolhendo a palavra de homens e mulheres. Foram cinco anos para realizar 5.600 entrevistas, depois selecionadas e editadas sob comando dos diretores Sibylle d’Orgeval e Baptiste Rouget-Luchaire.
A procura pela maior diversidade possível de personalidades determinou as escolhas: diferentes meios sociais, faixas etárias, profissões, opções religiosas e diferenças étnicas. Compor um retrato sensível, representativo e respeitoso das pessoas entrevistadas e oferecer esses testemunhos ao maior número de pessoas era o objetivo.

O jornalista não aparece em imagem ou som. O entrevistado olha diretamente para a câmara, dirigindo-se ao espectador. Imagens coloridas de alta qualidade técnica mostram um tecido da diversidade cultural do planeta através de rostos, idiomas, marcas faciais e adereços. Essa abordagem direta cria o laço de intimidade e identificação, mostrando porque o maior espetáculo para o ser humano é o próprio ser humano. Narrativas de todos os cantos da Terra se sobrepõem e se ombreiam, capturam e encantam a atenção do espectador, mostrando em que somos idênticos e diferentes.

A exposição Uma seleção com cerca de 11 horas de depoimentos em vídeos poderão ser vistos em diferentes ambientes do MASP. No Mezanino, projeções de rostos compõem um painel de múltiplas identidades e os visitantes poderão assistir ao filme Mosaico, marca do projeto que através de uma grande projeção em quatro paredes põe em evidência uma alternância de retratos e depoimentos sobre as experiências e visões de mundo de cada um.
No Hall, de modo mais intimista – dentro de oito yurts (tipo de tenda inspirada nas habitações dos nômades mongóis), lugares propícios à confidência – poderão ser vistos filmes com depoimentos sobre temas como amor, família, felicidade, casa, pais, desafios, p erdão, sonhos, clima, progresso, etc. O visitante aprox ima-se de pessoas que, provavelmente, nunca teria a possibilidade de encontrar – e neste contexto é transportado pela emoção e reflexão. A confrontação dessas vozes tão diversas evidencia divergências, mas também proximidades de pensamento, muitas vezes surpreendentes. O filme com o making of da exposição, que atrai especial atenção do público, terá uma sala exclusiva para sua exibição. Em outra sala será apresentado um vídeo especialmente criado para o projeto, realizado em São Paulo pelos artistas Lucas Bambozzi e Kika Nicolela.

O público fala O visitante pode integrar 6 bilhões de Outros respondendo, através do site www.6bilhoesdeoutros.org, às mesmas 40 questões feitas aos personagens que integram a mostra. Haverá ainda um espaço cyber de acesso e uso dos visitantes para que testemunhos online possam estimular a interação entre as pessoas que visitarem a exposição e as de outros países que estarão conectados no site.

Serviço Educativo Neste contexto e como nas mostras compostas por obras do acervo e nas exposições temporárias realizadas pelo MASP, 6 bilhões de Outros terá um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas das redes pública e privada. A ideia, neste contexto, é colocar o maior número possível de pessoas em contato com a palavra do outro. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados e o agendamento pode ser feito pelo fone (11) 3251-5644, r 2112.
A Fundação GoodPlanet foi criada em 2005 por Yann Arthus-Bertrand com a missão de sensibilizar e educar o público para a proteção ao meio ambiente. Em 2009 foi reconhecida por sua utilidade pública. Seu objetivo é propor soluções realistas e otimistas e encorajar cada indivíduo a agir pelo planeta. Para tanto desenvolve programas voltados a estudantes, empresas, associações e população em geral. Mais informações: www.goodplanet.org

Créditos: http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=86&periodo_menu=cartaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores