A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

terça-feira, 5 de abril de 2011

Cansados de receberem troco em balas, alunos de colégio em SP pagam padaria com doces

Alunos do colégio Vera Cruz, em São Paulo, fizeram na manhã de segunda-feira (4) um protesto inusitado: cansados de receberem troco da padaria da esquina em balas, compraram um saco de doces e resolveram fazer o pagamento em balinhas Sete Belo. A informação foi publicada na coluna Mônica Bergamo desta terça (5).
Munidos de cartazes com a frase “Bala não é dinheiro”, os estudantes fizeram o pagamento na mesma proporção da utilizada pela padaria: cada bala valia R$ 0,10. E o estabelecimento aceitou fazer as trocas.
O protesto foi organizado via Facebook pela aluna Helena Allegro, do oitavo ano. Segundo a colunista, mais de cem alunos combinaram o “levante”. Quatro foram contra –para eles, era mais importante discutir assuntos mais sérios, como o que acontece na Líbia e no Japão.
Para conseguir reunir todo mundo, foi criado, no site, o evento "Pagar a Codavonga em Balas". A descrição do evento é bastante direta: "Durante toda a semana que vem, vamos pagar tudo que compramos na padaria em balas em vez de dinheiro, porque afinal, isso que eles fazem com a gente. Se você não quiser, tente pelo menos recusar o famoso "troco em bala", que eles dão como se fosse a coisa mais normal o mundo. Caso alguém não saiba, um estabelecimento é obrigatório a ter troco EM DINHEIRO. Faça o possível para se recusar à este (sic) roubo. Obrigada." O evento teve 96 confirmações, 18 "talvez" e 16 "ausentes".
O gerente da padaria Covadonga, alvo do protesto, diz que ficou “surpreso” e negou que desse balas como troco. De acordo com Ronaldo Antinhani, responsável pelo local, para suprir a falta de moedas são oferecidas balas, mas ninguém é obrigado a aceitar. Obrigar o cliente a aceitar outra forma de pagamento de troco que não seja dinheiro é crime.
Um aluno ainda foi “flagrado” saindo da padaria com uma garrafa do uísque Chivas Regal, avaliado em R$ 120. A garrafa foi recuperada cinco minutos depois por um funcionário.
O protesto estava previsto para acontecer durante toda a semana, mas foi suspenso, segundo um recado de Helena no Facebook, por estar dando "muita confusão". Para a próxima sexta-feira (8), eles estão combinando um boicote à padaria -a convocação é para que todos levem lanche de casa ou comprem em outro lugar.

Crédito: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2011/04/05/cansados-de-receberem-troco-em-balas-alunos-de-colegio-em-sp-pagam-padaria-com-doces.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores