A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O ENEM VIA COMPUTADOR... SERÁ QUE VAI ROLAR...

Zapeando hoje pela internet, vi uma reportagem falando sobre o Enem. A reportagem ressalta uma coisa que já foi publicada no BLOG, que é a questão de o INEP ter chamado Instituições de Ensino Superior Públicas para ajudar a fazer mais questões para o ENEM e assim aumentar o seu banco de dados de questões. Hoje o banco de questões conta com  dez mil questões, eles querem chegar a cem mil. Mas vamos ao que importa.
O texto dizia que a meta do INEP para os próximos anos é informatizar o ENEM. Isso mesmo, informatizar o ENEM. Não vai ter mais aquela prova de papel, a prova vai ser feita toda no computador. Achei a idéia legal, mas comecei a pensar. E fui longe nos meus devaneios. Pensem comigo...
Olhem o desafio que o Ministério da Educação irá enfrentar para conseguir fazer uma prova toda informatizada, o problema é tecnológico, de logística e principalmente de segurança. Será que o INEP, órgão que é o responsável pelo ENEM, tem competência para realizar uma façanha dessas, pois já faz algum tempo que o exame não vem dando muito certo. Cheio de erros nas provas, ou em casos mais graves, até mesmo o furto de provas.
Mas também tem o lado dos estudantes. Em um país como o Brasil, onde a maioria sai da escola mal sabendo o BE – A – BA. Custando a saber fazer contas de adição e subtração. Onde inúmeros alunos saem do colegial sem saber escrever seu próprio nome. Será que os alunos terão domínio suficiente de computação para fazer a prova? Pois já nas tarefas iniciais para acessarem suas provas eletrônicas eles necessitarão de fazer um logim e senha. Depois vai complicando um pouco mais. É isso ai, se a pessoa não tiver um pouquinho de conhecimento ela não vai dar conta mesmo. É fato.
Mas no mundo existem pessoas que dizem que aqui só sobrevivem os mais fortes, não acreditava nisso, nem ao menos concordava... mas ultimamente estou vendo que essa afirmativa é correta, o mundo é dos mais fortes, dos que querem seguir em frente. É a seleção natural.
Em sua visita ao Brasil o ex – presidente dos EUA Bill Clinton, em que veio para participar do Fórum Mundial de Sustentabilidade, ele disse que quer ver o ensino médio universalizado no país para que se ampliem o acesso e o número de matrículas nas universidades, além dos negócios com educação, é claro. O diploma superior ajuda a desenvolver cidadania, ressaltou ele, mesmo que essa graduação não seja decisiva para muitos empregos do século 21.

Autor: Hassan Marra Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores