A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Como se defender do bullying?

Os resultados de um estudo feito na UNICAMP, em 2010, com o objetivo de refletir sobre o bullyingna escola brasileira apontam para um número grande (60%) de vítimas que se sentem menosprezadas pelos seus pares. Acompanhe como esse fenômeno de agressão física e moral pode ser combatido.
Cotidianamente, educadores se deparam com o problema comum nas escolas: a violência entre os alunos. Uma dessas formas de violência hoje tem sido alvo de investigações e de melhor compreensão de suas características: o bullying. No livro El Bullying: la intimidación y maltrato entre iguales(2002), de J. Martinez, a palavra “bully”, do inglês, significa “aquele que é valente”, sentido ligado às condutas relacionadas a intimidação, agressão, tiranização, ameaças e insultos sobre uma vítima de quem ocupa tal papel.
Hoje em dia, a palavra também se emprega para considerar o assédio que uma pessoa ou um grupo pratica. Por outro lado, no Japão, o termo que se utiliza para a palavra é “ljime”, ou “ljime-ru” (quando agressão verbal). No entanto, o mais significativo da definição japonesa é a confluência de três características: os agressores têm uma posição dominante, os atos causam sofrimento mental e/ou físico e ocorrem entre iguais.
Identificamos o bullying a partir de condutas agressivas entre estudantes, com tipos distintos de agressão e manifestando-se por meio do exercício de ações negativas de um sobre o outro. É importante ter em mente que, em todos os casos de bullying, há um (ou mais) autor mal intencionado querendo causar dano a uma vítima, os alvos de bullying.
Os alvos, geralmente, são sujeitos excessivamente acanhados e tristes, apresentando alguma característica culturalmente estabelecida que os destoam do grupo social de que fazem parte: a cor do cabelo, o tipo físico, a opção sexual etc. Além disso, o autor do bullying agride o alvo em frente a espectadores durante um período de tempo tal para que seja uma violência recorrente. (continua)

Leia a reportagem completa em: http://clickeaprenda.uol.com.br/mostraConteudo.action?nivel=f2&codigoPagina=NOT1103300501

Um comentário:

  1. A que ponto o ser humano chegou?
    A Intolerância entre pessoas que deveriam tratar-se igualmente na sociedade,o desprezo,o preconceito,a ideologia de que uma raça,uma maioria,ou um grupo predominante é melhor,ou mais correto que outro em seus principios e modo de vida,chegou a tal ponto que desencadeia sucessivas cenas de violência moral e física como a que estamos presenciando tanto neste século.Algo que com certeza sempre existiu,porém a cada dia percebemos mais e mais casos assim,que hoje estão totalmente naturalizados,e não paramos para analisar o porque de atitudes tão desumanas.
    Se a inteligencia,racionalidade do ser humano é algo tão valorizado,até mesmo "divino" como uma "dadiva" para criarmos coisas,melhorarmos a vida etc.Reflito o porque evoluímos tanto em alguns aspectos e regredimos mais ainda em outros,tão básicos como a TOLERÂNCIA com o próximo.
    Uma reflexão que todos por obrigação deveriam fazer.

    ResponderExcluir

Marcadores