A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

sábado, 11 de junho de 2011

11 de junho de 1996 – A tragédia no Osasco Plaza Shopping

Às onze e quinze da manhã, centenas de jovens faziam compras para o Dia dos Namorados, e outras tantas pessoas almoçavam na praça de alimentação do Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo. Em meio às garfadas dos clientes que realizavam a maior refeição do dia, e das passadas apressadas dos apaixonados que caminhavam em busca do presente perfeito, um inimigo invisível se alastrava silencioso, prestes a provocar uma grande tragédia.

Uma pequena abertura em um dos dutos de gás de uma lanchonete da praça de alimentação causou uma grande explosão no centro comercial, seguida de desabamento. Das 42 pessoas mortas, onze eram crianças de uma escola vizinha, as quais costumavam cortar caminho pelo local. O saldo de feridos foi de 380 pessoas, em sua maioria jovens e crianças
Funcionários do shopping, que fora inaugurado em abril do ano anterior e no qual circulavam cerca de 50 mil pessoas por dia, reclamavam de um forte cheiro de gás, sentido pela primeira vez dez dias antes do acidente.
Depois da correria e do choro de quem escapara ileso da tragédia, um mutirão de voluntários foi organizado na busca por sobreviventes em meio aos destroços e à poeira. À noite, o Corpo de Bombeiros cercou o local para evitar a entrada de civis em uma área de grande risco de novos desabamentos.
A administração do shopping nos anos seguintes à explosão, afirmou ter pago R$ 25 milhões em indenizações às vítimas do desastre, apesar de ter relegado a culpa do acidente à distribuidora Ultragás. Em 2005, quando o julgamento dos indiciados finalmente aconteceu, a Justiça absolveu todos os réus do processo.

Hoje, o Osasco Plaza Shopping funciona normalmente, após ter passado por uma reforma estimada em R$ 5 milhões.

Créditos: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?blogid=57&archive=2010-06

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores