A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

terça-feira, 7 de junho de 2011

Linguista búlgaro Todorov vem ao Rio para palestra

O ciclo de palestras ‘Forma e Sentido Contemporâneo’ começa na terça-feira, 7 de junho, com a participação do lingüista búlgaro Tzvetan Todorov, um dos mais célebres intelectuais radicados na França. O evento conta com apoio da Faculdade de Letras da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Estudioso de semiologia, Todorov aplicou o método estruturalista à literatura e à crítica literária. Recentemente, Todorov publicou A literatura em perigo (Ed. Difel, 2007), obra que provocou polêmica nos círculos acadêmicos, ao criticar a tendência dos estudos literários contemporâneos de encarar os textos como meros pretextos para o exercício da análise estrutural. Ao proceder assim, a literatura, segundo ele, perde o seu sentido mais importante, que é o de fazer repensar, tanto o mundo quanto a si mesmo.

Depois dele, sempre às terças-feiras terão vez a crítica literária norte-americana Marjorie Perloff (dia 14); do poeta francês Michel Deguy (dia 21); e o músico, professor e ensaísta brasileiro José Miguel Wisnik (dia 28).

As quatro palestras - as três primeiras com tradução simultânea - serão transmitidas ao vivo pela pela Internet, o que permitirá o envio de perguntas em tempo real aos palestrantes.
Horário: 19h30 às 20h30
Entrada franca
Capacidade: 84 lugares Classificação indicativa: livre
Local: Centro Cultural Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo)
Telefone: (21) 3131.3060

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores