Apesar de servir de parâmetro para que as escolas possam detectar problemas e modificar sua atuação, muitas ainda não sabem como utilizar esses resultados da Prova Brasil, uma das principais avaliações do Ministério da Educação (MEC). Pesquisa da Fundação Carlos Chagas com 400 coordenadores pedagógicos de 13 capitais apontou que muitos desconheciam o índice.
No segundo semestre de 2011, alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental participam do exame. É a partir dos resultados da Prova Brasil que é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que aponta em uma escala de 0 a 10 qual é a qualidade de cada escola, rede municipal ou estadual.
segundo a pesquisa, quase metade (47%) dos coordenadores, ao ser perguntado qual era o Ideb da sua escola, citava um número superior a 10. "Sabendo que o índice pode servir para o planejamento e ações de todos educadores da escola e que há metas governamentais a cumprir, esse desconhecimento é preocupante", aponta o estudo.
Para Amaury Gremaud, professor da Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Conselho Consultivo da Avalia Educacional (empresa de avaliação de escolas e sistemas de ensino do grupo Santilla), as avaliações ainda são subutilizadas pelas escolas. "Isso melhorou muito, as secretarias de educação estão bem próximas dos dados, eles não vão só para a gaveta de quem produz. Mas do ponto de vista do planejamento das escolas, ainda há muito espaço para trabalhar essas informações", afirma.
Na opinião do especialista, que foi diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as escolas precisam aprender a analisar os resultados da avaliações para alterar suas práticas. Comparar o Ideb da escola com a média nacional, por exemplo, pode não ser um bom parâmetro. "Quando a escola ou rede vai analisar os resultados é preciso olhar criticamente e levar em consideração coisas que os indicadores escondem", afirma o especialista.
O índice, por exemplo, não leva em conta o contexto social e econômico dos alunos - fator que pode influenciar o processo de aprendizagem e o desempenho final do estudante. Ele mede o "ponto de chegada", mas não o "ponto de partida" da escola, explica Gremaud. Por isso uma estratégia interessante é comparar os resultados da escola com outras unidades da mesma rede de ensino que atendam um público semelhante.
"Se você procura uma escola que tem condições próximas, mas um desempenho melhor, é sinal de que é preciso avaliar alguns processos. A direção pode comparar, por exemplo, se a equipe da outra escola passou por algum processo de treinamento diferenciado ou se o currículo é organizado de uma forma diferente. É olhar um pouco o que está dando certo em outros lugares", diz Gremaud.
O especialista aponta que os índices educacionais não são "perfeitos", mas são um bom parâmetro. "Indicadores são limitados, a Prova Brasil é uma prova de português e matemática, ela não leva em conta que as condições socioeconômicas dos alunos são diferentes. Por isso as escolas têm que ler os indicadores com uma certa calma", afirma.
A consulta ao Ideb de uma escola da rede municipal ou estadual e as metas que devem ser atingidas a cada dois anos estão disponíveis para consulta na internet.
Créditos: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5168288-EI8266,00-Estudo+escolas+nao+sabem+utilizar+resultados+de+avaliacoes.html
A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
- Abave (1)
- ABGLT (1)
- ADE (1)
- Agressão Fisíca (1)
- Alemanha (1)
- Aluizio Mercadante (7)
- Alunos (1)
- Analfabetismo Funcional (1)
- Analfabetos (2)
- Andifes (2)
- Anped (1)
- Apaesp (1)
- Apeosp (2)
- Atividade Complementar (1)
- Atividades Extracurriculares (1)
- Augusto Pinochet (1)
- Auxílio Transporte (1)
- Avaliação (1)
- Bahia (1)
- Beslas-Artes (1)
- Blog (1)
- Bolívia (1)
- Bolsa Família (2)
- Bônus (3)
- Bullying (2)
- Bullying Virtual (1)
- Camâra dos Deputados (1)
- Campus Party (1)
- Capes (1)
- CCJ (1)
- CDED (1)
- Censo da Educação Superior (1)
- Censo Escolar (2)
- Cespe/Cesgranrio (2)
- Chile (1)
- Ciência sem Fronteiras (1)
- Citi (1)
- CNE (5)
- Computador (2)
- Concurso (1)
- Congresso Nacional (1)
- Conif (1)
- Conselho de Segurança (1)
- Coréia do Sul (1)
- Corrupção (1)
- Cultura (1)
- Cultura Afro-Brasileira (1)
- Currículo (3)
- Cursinho (1)
- Curso de Extensão (2)
- Cursos Livres (1)
- Cursos Online (1)
- Cyberbullying (1)
- Defensoria Pública da União (1)
- Diário Oficial da União (1)
- Didática (12)
- Dilma Rousseff (1)
- Diretos Humanos (1)
- Diretrizes Curriculares (4)
- Ditadura (1)
- Doutorado (1)
- Ead (2)
- Educação (8)
- Educação Básica (4)
- Educação em Tempo Integral (1)
- Educação Financeira (1)
- Educação Infantil (1)
- Educação no Campo (1)
- Educação no Exterior (3)
- Educação Segmentada (1)
- Educacenso (1)
- EJA (1)
- Enade (2)
- Encceja (1)
- Enem (11)
- Ensino de Arte (1)
- Ensino de História (1)
- Ensino Fundamental (15)
- Ensino Médio (17)
- Ensino Superior (13)
- Ensino Técnico (1)
- Escola Particular (2)
- Escola Pública (1)
- Estudante (1)
- Evasão (1)
- Evo Morales (1)
- Excelência (1)
- Faap (1)
- Facebook (5)
- Faced (1)
- Facet (1)
- Faculdade Maurício de Nassau (1)
- Fama (1)
- Famene (1)
- Fapeg (1)
- Fapemig (1)
- Fernando Haddad (4)
- Fies (3)
- FNDE (3)
- Frequência Escolar (1)
- Fundeb (1)
- Geisy Arruda (1)
- Gilberto Kassab (1)
- Gratificação (1)
- Greve (2)
- Homofobia (1)
- HQs (1)
- IBGE (2)
- Ideb (3)
- Iesi (1)
- Imposto de Renda (1)
- Indenização (2)
- Índice de Qualidade da Educação (1)
- Inep (7)
- Inflação (3)
- Iniciação Cientifíca Junior (1)
- Instituto de Qualidade de Ensino (1)
- Intercâmbio (1)
- Ipea (2)
- Isenção (1)
- Jornada de Trabalho (2)
- LDB (2)
- Lei Nacional do Piso do Magistério (3)
- Leitura (2)
- Liberdade de Expressão (1)
- Livros (3)
- Luiz Cláudio Costa (3)
- Malvina Tuttman (1)
- Material Didático (1)
- Material Escolar (3)
- Matricula (1)
- Memória (1)
- Mensalidade (1)
- Mercado de Trabalho (1)
- Mestrado (1)
- Ministério da Educação (29)
- Ministério do Planejamento (1)
- Ministério Público (2)
- MIT (1)
- Movimento Estudantil (1)
- Música (1)
- Niied (1)
- Nordeste (1)
- OCW (1)
- ONU (1)
- Orkut (1)
- Pais (1)
- Paraíba (1)
- PDE (1)
- Pedagogia (10)
- Pedagogia Social (1)
- Pesquisas (2)
- PIB (3)
- Pisa (3)
- Piso Salarial (4)
- Plano de Lei do Senado (1)
- PNE (4)
- Polícia (1)
- Política (3)
- Pós-Doutorado (1)
- Pós-Graduação (1)
- Positivo (1)
- Pré-Escola (1)
- Prefeitura de São Paulo (1)
- Processo (1)
- Procon (4)
- Professor (8)
- Pronatec (2)
- Prouca (1)
- Prouni (9)
- PSDB (1)
- Psicologia (2)
- PUC (1)
- Quadrinhos (2)
- Qualificação Profissional (1)
- Reclamação (2)
- Rede Pública (1)
- Rede Social (1)
- Redes Sociais (2)
- Reforma Educativa (1)
- Responsabilidade Social (1)
- Reuni (2)
- Ruben Klein (1)
- SAEB (2)
- Salvador Allende (1)
- São Paulo (2)
- Saúde (1)
- Secretária Educação Goiás (1)
- Seeduc (1)
- Senado (1)
- Sisu (2)
- Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado (1)
- STF (1)
- Suicídio (1)
- Tablets (2)
- Taxa de Matrícula (1)
- Taxa de Vestibular (1)
- Terceira Idade (1)
- TI (9)
- Todos Pela Educação (3)
- Tumblr (1)
- Twitter (3)
- UAB (1)
- UCA (3)
- Uerj (1)
- UFC (2)
- UFMG (1)
- UFMT (1)
- UFPE (1)
- UFPR (2)
- Ufrj (1)
- UFV (1)
- UnATI (1)
- Undime (1)
- Unesp (2)
- União Européia (1)
- Uniban (2)
- Unicastelo (1)
- Unifesp (1)
- Uniforme Escolar (1)
- Unirio (1)
- Unisant'Anna (1)
- Unisinos (1)
- Universidade São Marcos (2)
- Uppes (1)
- USP (4)
- Vestibular (1)
- Volta às Aulas (1)
- Youtube (2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário