A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Onibus escolar com índios sofre atentado no Mato Grosso do Sul

Cinco delas estão internadas na Santa Casa de Campo Grande (MS) e, destas, quatro estão em estado grave. O caso aconteceu no município de Miranda, a 200 quilômetros de Campo Grande.

Os passageiros vivem em várias aldeias espalhadas pela região. O ônibus fazia o trajeto todos os dias e, no momento em que foi atacado, voltava da aula, em direção às aldeias. A bomba atingiu a frente do ônibus. O que está em pior estado é o motorista, Laércio Corrêa, de 27 anos, que sofreu queimaduras na maior parte do corpo, incluindo a cabeça.
A motivação do ataque ainda é desconhecida. O cacique Adilson Terena afirmou que não acredita que o ataque tenha sido praticado por índios, pelo fato de o ônibus transportar estudantes das duas aldeias supostamente rivais – Babaçu e Argola.

Adilson disse que foi encontrado um chapéu na mata próxima de onde o ônibus foi atacado, e que ele não pertence a nenhum índio. O dono do chapéu teria sido visto correndo para o matagal logo depois do ataque ao ônibus.
De acordo com o cacique, a possibilidade mais plausível é de que o ataque tenha sido feito a mando de fazendeiros – que disputam terras com os índios.
Em março deste ano, os Terena ocuparam duas fazendas em Miranda, uma delas a fazenda Petrópolis, do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian. A Justiça mandou a polícia tirar os índios de lá. Estima-se que seis mil índios Terena vivam em Miranda.
O delegado Tiago Macedo, que investiga o caso, adiantou ainda que não existem elementos suficientes para determinar o que motivou o atentado, se uma disputa entre indígenas ou terrorismo por parte de fazendeiros da região. O delegado começou a ouvir testemunhas na manhã desta segunda-feira (6).

Créditos: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=155857&id_secao=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores