A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

domingo, 5 de junho de 2011

Cartilha de prevenção antidrogas causa polêmica em Curitiba

Uma cartilha de prevenção às drogas causa polêmica em Curitiba. O material foi distribuído em uma escola municipal e um aluno da 4ª série levou a cartilha para casa, e os familiares estranharam o conteúdo. A Secretaria Antidrogas da capital paranaense afirma que a cartilha deveria ser entregue apenas para adolescentes, acima de 12 anos. Contudo, para especialistas em educação o material é indicado apenas para adultos.

Para a avó de Bruno, aluno de nove anos, que participou de uma palestra e recebeu a "Cartilha de prevenção às drogas e à violência" , o material não é adequado.“Ela ensina o uso da droga, como você dilui, como você faz para adquirir (...) são umas coisas que induzem o jovem a buscar esse tipo de droga”, diz Célia Evangelista.

O psiquiatra Luiz Renato Carazzai analisou o conteúdo da cartilha e concorda com as preocupações. “A gente tanto antecipa essa criança numa linguagem mais adolescente, quanto desperta uma curiosidade para experimentação. Pra faixa de nove anos não é uma cartilha indicada”, afirma.
Segundo o deputado federal Fernando Francischini, que era o secretário Antidrogas quando a cartilha foi elaborada, o material deveria ser exclusivo para adolescentes, acima de 12 anos. Ele acredita que houve um engano na distribuição da cartilha, porque não é adequada para crianças.
A Secretaria Antidrogas da Prefeitura de Curitiba o material só é entregue a alunos de 5ª a 8ª série. O atual secretário Hamilton Klein disse em entrevista ao ParanáTV, da RPC TV, que não sabe como a cartilha chegou até a criança, pois todos os projetos são para alunos acima de 12 anos.
Para a doutora em Educação Araci Asinelli da Luz a linguagem e as ilustrações não são adequadas nem para os alunos do Ensino Fundamental. "Toda uma linguagem voltada para o público adulto. Então de forma nenhuma nem mesmo para adolescente eu recomendaria", explicou Araci.

Créditos: http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/06/cartilha-de-prevencao-antidrogas-causa-polemica-em-curitiba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores