A Faculdade Barretos, juntamente com o coordenador do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos, dão as Boas Vindas a todos os alunos para o ano letivo de 2012! Sejam Bem Vindos!
"Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem. (Bertold Brecht)"

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Psicológico revela que amigos de infância raramente se casam

A psicologia está presente em nosso dia a dia, e boa parte das vezes, nem sabemos que estamos sendo influenciados por outros e tomando decisões que não necessariamente correspondem à pura verdade de sua ética pessoal.

O livro "150 Pequenas Experiências de Psicologia", de Serge Ciccotti, reúne uma série de curiosidades a respeito do comportamento humano, tudo baseado em estudos clínicos feitos e refeitos na tentativa de encontrar padrões em determinados contextos.
É intrigante --e, às vezes, assustador--, acompanhar o resultado de algumas pesquisas e descobrir algumas verdades que tomam conta das pessoas quase que sem autorização.
As situações psicológicas estudas e apresentadas são divididas em sete categorias, diferenciando contextos para que tudo fique às claras ao leitor. Em uma das análises mais curiosas e de interesse popular, estão as "influências sociais, poderes e manipulação".

Nesta parte o leitor descobre como fazer para obter boas gorjetas, por que é melhor evitar fazer compras vestindo um moletom, o impacto de 50 mil pessoas sobre as decisões de árbitros de futebol e por que raramente nos casamos com nossos amigos de infância.


Por que raramente nos casamos com nossos amigos de infância?

O efeito Westermarck
A designação efeito Westermarck se deve a um sociólogo finlandês que formulou, há mais de um século, a seguinte hipótese: quando duas crianças vivem juntas durante os primeiros anos de suas vidas, elas se dessensibilizam no plano da atração sexual futura.
Por outro lado, se filhos do mesmos pais forem separados nesse período durante um ano ou mais, o risco de um contato sexual posterior aumenta. Mas, se não houve separação, a familiaridade em tenra idade entre dois indivíduos inibe a atividade sexual ou, se se preferir, gera a repulsa sexual (1891/1291).

(...)
Conclusão

Mesmo que ele se refira principalmente ao incesto, o efeito Westermarck também sugere que se você foi muito próximo(a) de uma criança quando você mesmo(a) era criança, há pouca probabilidade de que, adulto(a), você sinta desejo por ele(a), exceto se você a(o) tiver perdido de vista durante um período relativamente longo...

Créditos: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/923866-psicologico-revela-que-amigos-de-infancia-raramente-se-casam.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores